Jornalista em entrevista ao zerozero

      Se há Portugal - França, há Bonamici: «Pedi a nacionalidade portuguesa, só espero que não demore 20 anos»

      2024/07/05 09:20
      ENVIADOS ESPECIAIS em Hamburgo, Alemanha:

      Olivier Bonamici. O nome dispensa apresentação e o homem que o incorpora muito menos. Se a voz é inconfundível - pelo sotaque e pelo conteúdo que carrega -, a naturalidade das suas opiniões é a imagem de marca. O francês de coração lusitano é, por isso, uma figura inevitável sempre que o destino futebolístico cruza os dois países que lhe ocupam a alma. Como agora, em Hamburgo, nos quartos de final do Campeonato da Europa de 2024. 

      Em Portugal desde 1996, o jornalista já não esconde a inclinação emocional nem a importância deste duelo: «Faz sentido e para mim é especial, não é? São os meus dois países do coração e claro que faz sentido. Faz-me recordar as minhas origens e, ao mesmo tempo, o país que eu mais amo hoje em dia, que é Portugal», conta ao zerozero, antes de revelar uma novidade. 

      «Sabes que estou, finalmente, à espera para adquirir a nacionalidade portuguesa? Já tinha direito há bastante tempo, mas para mim a nacionalidade não é uma questão de papel. Mas após 30 anos em Portugal, jurei que aos 50 anos de idade ia ser português. Portanto, iniciei este ano o processo para adquirir a nacionalidade portuguesa», confessa Bonamici, para «engatar» de seguida a ironia característica. 

      «Agora só espero não receber a nacionalidade daqui a 20 anos, porque já fiz o pedido há um ano e ainda não avançou. Inacreditável. Por isso, para mim é um ano especial, claro, porque vou ser português também, não é? Isso é brutal.» 

      Crítica, paranoia e um paradoxo

      Contada a novidade, o tema foca-se, invariavelmente, no jogo desta sexta-feira. «A imprensa francesa está farta de enaltecer a seleção portuguesa», diz Bonamici ao zerozero. A perceção, no país, sobre a equipa portuguesa mudou depois de 2016? «Claro, a partir do momento em que ganhas...». 

      Mas o centro gravitacional do debate desportivo em França incide, especialmente, sobre a própria perceção coletiva; e é duro para a seleção de Didier Deschamps. «Existe, culturalmente, uma comunicação social muito mais crítica e, de uma forma geral, as pessoas também. Queres um exemplo? A França foi campeã do mundo em 2018 e o jornalista mais conhecido no país disse que a seleção jogava um nojo», recorda. 

      qA simplicade é uma qualidade dos portugueses, mas se virmos o Ronaldo em campo, essa não é propriamente a primeira qualidade dele
      Olivier Bonamici, jornalista luso-francês

      «Portanto, em França há uma escola, como a do L’Équipe, de muita crítica ao desporto francês e, por vezes, a própria visão dos portugueses sobre aquilo que os franceses acham está completamente errada. Os franceses podem ser chauvinistas noutros aspetos, mas estranhamente em relação ao desporto não são assim tanto», completa Bonamici.  

      Cada povo com as suas imperfeições e dicotomias. Portugal – e a seleção - são, segundo o jornalista luso-francês, um bom exemplo: «Uma das qualidades principais, para mim, do povo português, é a simplicidade; isso é algo que não se reflete na seleção portuguesa. Aliás, se virmos o Ronaldo em campo, a simplicidade não é propriamente a primeira qualidade dele», atira Bonamici. 

      A observação é interessante e levanta outra questão. O complexo de inferioridade historicamente embrenhado no ADN lusitano que, frequentemente, castra ambições maiores. «O que acontece em Portugal é uma espécie de paranoia tipicamente portuguesa. "Ah, os espanhóis nunca gostaram de nós." O que é que é isso? "Mas ah, os franceses nunca gostaram de nós." Mas onde é que isso está escrito? Há prova? Por vezes, é por causa de um comentário de m**** que isto se banaliza.» Bonamici sem «papas na língua». 

      O perigo político para Mbappé e C.ª

      Futebol e sociedade, pensamentos e consequências. Há um fio condutor oscilante na conversa do jornalista com o zerozero e a próxima «cartada» a ser lançada mete Mbappé, Thuram e as eleições francesas – em pleno andamento durante o Europeu.  

      qSe o Mbappé e o Thuram se queixarem demasiado, isso vai dar ainda mais peso ao argumento do eleitorado de extrema-direita
      Olivier Bonamici, jornalista luso-francês
      Com o Rassemblement National, de Marine Le Pen, às portas da governação e, com isso, uma viragem drástica à extrema-direita em França, Olivier Bonamici levanta reservas na hora de abordar as declarações do capitão francês de Marcus Thuram (críticos de Le Pen). 

      «A seleção vai ter que ter muito cuidado com a seguinte questão: o Mbappé quando disse aquilo, o próprio Thuram também, pode estar a produzir uma espécie de efeito contrário. O eleitorado de extrema-direita é um eleitorado que considera que existe uma elite cultural e intelectual que anda a desprezar o chamado povo. E se o Mbappé e o Thuram se queixarem demasiado, isso vai dar ainda mais peso ao argumento deste eleitorado. Vão dizer: “Mas quem são eles, que ganham milhões, para nos darem lições de moral sobre a vida? Não sabem o que é insegurança, não sabem das dificuldades de chegar ao fim do mês...». 

      E até que ponto o debate político e a posição de uma das maiores estrelas globais podem causar desconforto no sei da seleção? «Para o jogo com Portugal, zero. Agora, se a França passar e a extrema-direita governar o país pode haver, estranhamente, essa situação contrária, quase de união. Pode, de facto, mexer dentro da seleção - mas com um ponto de interrogação, ok? -, mas só se a França passar, e eu espero que não passe», atira Bonamici. 



      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem

      RESULTADO SONDAGEM

      PORTUGAL
      EMPATE
      FRANÇA

      Fotografias

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      AU
      VanNistelrooy
      2024-07-08 17h44m por auribranco
      Retiro o que disse. . . o Marcantónio del Carlo espera a nacionalidade portuguesa há 40 anos

      Devia ser algo desse género o tempo normal já agora. Podia ter autorização de residência, mesmos direitos, mas NACIONALIDADE só em casos excepcionais
      Fala com o DR. NUNO. . .
      2024-07-07 12h25m por Toupeiral
      . . . ele trata de tudo. . .

      🔑
      Savageblanco
      2024-07-05 20h08m por VanNistelrooy
      Comentário ignorante e racista.

      Ele pediu a nacionalidade há 1 ano, não está há 20 anos à espera, leiam a notícia antes de vomitarem o habitual ódio e ignorância
      auribranco
      2024-07-05 15h45m por VanNistelrooy
      Isso é um problema do Marcantonio, provavelmente ele não está a contar toda a verdade como muitas vezes acontece só contam o que lhes interessa, não conheço ninguém que com tudo em ordem não tenha conseguido passaporte português em menos de 7/8 anos. Muitos voltam pela família mas acho que a maioria vive na Europa.
      AU
      VanNistelrooy
      2024-07-05 13h02m por auribranco
      Os esquemas são a forma como obtêm a nacionalidade. O ator Marcantonio del Carmo fala português melhor que 60 ou 70% da população, e há uns 20 anos que tenta e não consegue

      Estes gajos em 5 anos, tempo minimo, já conseguem. . .

      Quanto a partilharem a cultura, partilham uma pequena parte, 200 anos já nos separaram imenso. A maioria deles voltam para lá. O Liedson voltou para lá, Gabriel voltou para lá e muitos outros voltarão para lá. Portugal só serve pa...ler comentário completo »
      ZY
      Auribranco
      2024-07-05 13h00m por zyxw_4321
      Nenhum desses jogadores passou por cima dos outros, esperaram o tempo legítimo para obter a nacionalidade. Nem todos são o Pedro Pichardo.
      auribranco
      2024-07-05 12h51m por VanNistelrooy
      Quais esquemas? Os brasileiros falam português e partilham a mesma cultura, é natural que muitos deles se sintam também portugueses
      AU
      lfb
      2024-07-05 12h40m por auribranco
      Ou aqui com o Pepe, Deco e Otávio. . . ou no Sporting com Liedson e Matheus Nunes. . . ou no Braga com Dyego Souza. . . e ainda tentaram o Fernando, o Gabriel Appelt, o Galeno e o Evaldo.

      A escola de samba vem em massa, os interesses duvido que sejam os dos clubes. Alguém muito maior está por detrás destes esquemas
      Taument_da_Silv a
      2024-07-05 11h57m por Vic-54
      Q. Mãe das gémeas é portuguesa há mais de quinze anos. Falhaste a graçola.
      Bonamici
      2024-07-05 11h32m por Taument_da_Silva
      Pergunta à mãe das gémeas, ela sabe como agilizar a coisa.
      Este homem
      2024-07-05 11h03m por David_Villa
      Comenta ciclismo, snooker, futebol, olimpíadas, etc. Ponham-no a Ministro do Desporto.
      Burocracias
      2024-07-05 10h31m por lfb
      Adoro este jornalista. Acompanho-o, penso que do início, do Eurosport e volta à França. Um conselho: arrange qualquer coisa no Benfica, nem que seja xadrez ou tiro aos pombos, e a nacionalidade aparece ainda este ano.
      Bonamici
      2024-07-05 10h19m por Return_of_Platinum
      Se fosse jogador de futebol, já lhe tinham dado há muito. Dualidade de critérios. . . . . .
      jogos históricos
      U Sexta, 05 Julho 2024 - 20:00
      Volksparkstadion
      Michael Oliver
      0-0
      (3-5 g.p.)

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Liga Europa
      com video
      Médio abordou tema antes do jogo da Liga Europa
      Sobre a hipótese de se tornar treinador, João Moutinho não descartou a ideia mas garantiu que tal não será realidade num futuro próximo. A propósito, ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      anon428 25-07-2024, 01:51
      CA
      cao__raivoso__doodle 25-07-2024, 01:32
      CA
      cao__raivoso__doodle 25-07-2024, 01:21
      LU
      luiserra 25-07-2024, 00:46
      O_Pestinha666 25-07-2024, 00:46
      LU
      luiserra 25-07-2024, 00:36
      AngelEyes 25-07-2024, 00:09
      sonyec 25-07-2024, 00:01
      OJ_Silva 24-07-2024, 23:53
      zlatan_21 24-07-2024, 23:49
      luishenriques729 24-07-2024, 23:46
      luishenriques729 24-07-2024, 23:44
      luishenriques729 24-07-2024, 23:38
      CupGameMerchant 24-07-2024, 23:23
      sergiomaka 24-07-2024, 23:19
      Blueonblue 24-07-2024, 23:19