O Santa Clara recebe, este sábado, o Rio Ave, no Estádio de São Miguel, em mais um embate a contar para a 13ª jornada do campeonato nacional. Ambas as formações atravessam excelentes momentos de forma, procurando certamente dar continuidade aos ciclos positivos. No entanto, o favoritismo teórico segue para a equipa que vai atuar em casa, a grande surpresa da I Liga até ao momento.
Após dois triunfos consecutivos, um dos quais na quarta eliminatória da Taça de Portugal, o emblema açoriano deslocou-se ao Estádio José Alvalade, num encontro que se antevia difícil. Contudo, aos 33', Vinícius Lopes congelou as bancadas, com uma finalização irrepreensível. Matheus Pereira encontrou o avançado brasileiro com um passe traiçoeiro. Posteriormente, o camisola '70' disparou de primeira, deixando Vladan Kovacevic pregado ao chão. A turma de Ponta Delgada foi a responsável pelo término da série imaculada dos leões.
Já os rioavistas defrontaram o Moreirense, em casa, depois de levarem a melhor contra o FC Alverca na prova rainha. Os comandados de Petit entraram fortes no jogo, abrindo a contagem por intermédio de Tiago Morais, aos 26'. Clayton Silva ampliou a vantagem, logo após o intervalo. Contudo, quando os três pontos pareciam já estar encaminhados, um autogolo de Aderllan Santos restabeleceu a esperança aos cónegos, antes de Gabrielzinho, aos 65', ter entornado um autêntico balde de água fria. Porém, já nos descontos, Marious Vrousai aproveitou um erro grosseiro de Pedro Santos para despoletar a euforia no Estádio dos Arcos.
Na antevisão ao confronto, Petit destacou a boa fase vivida pela sua equipa: «Os bons resultados têm sido importantes para evoluirmos. Estamos cá há quatro semanas, mudámos o sistema tático, o que implica questões físicas, mas houve uma melhoria grande já neste último jogo com o Moreirense. Haverá sempre coisas a retificar». Vasco Matos assegurou que a vitória histórica em Alvalade já faz parte do passado: «Deixou-nos orgulhosos a todos, mas temos de perceber rapidamente que temos um próximo adversário que tem características diferentes.»