Dragões ganham em Famalicão

Sai uma mini Masterclass

O FC Porto curou a derrota europeia, frente ao FC Barcelona, com um triunfo seguro sobre o FC Famalicão, fora de portas. A equipa de Sérgio Conceição não foi asfixiante ou totalmente exuberante, mas apresentou uma mini Masterclass perfeita.

O início de jogo não poderia ter sido mais eficaz para a equipa de Sérgio Conceição: os portistas, como vem sendo habitual ao longo dos últimos, revelaram muita competência nas bolas paradas. Evanilson fez o primeiro golo, aos nove minutos, com um belo remate à entrada da área, depois de uma livre lateral de João Mendes.

A equipa da cidade Invicta teve um bom início, mas isso não significa que o conjunto de João Pedro Sousa entrou mal. O desacerto defensivo no ataque à segunda bola que o deu o golo dos dragões foi anulado pela forma combativa como Topic e Youssouf obrigaram as linhas médias do FC Porto a descer.

Abram as alas

Foi interessante a leitura feita por ambos os treinadores. Com o meio campo intenso nos duelos, João Pedro Sousa e Sérgio Conceição deram criatividade aos flancos. Os famalicenses Puma Rodríguez e Francisco Moura revelaram uma cumplicidade enorme e obrigaram Jorge Sánchez a trabalhos reforçados no capítulo defensivo.

De forma natural, João Mendes, do lado portista, foi mais interventivo no ataque e mostrou uma ligação natural pouco comum para quem se estreia na Liga Portugal Betclic. O lateral assumiu a ala e fez vários cruzamentos perigosos para a área minhota.

A primeira parte terminou sobre brasas (apesar do frio intenso) nas duas balizas. O Famalicão teve, no mesmo lance, vários remates à baliza portista, mas os homens mais recuados da turma de Sérgio Conceição evitaram que Diogo Costa tivesse que defender e Eustaquio acabou por cortar com braço, mas a equipa de arbitragem mandou jogar.

A eficácia portista foi bem diferente: Galeno, Evanilson e João Mendes subiram em flecha, quando o Famalicão pressionou o FC Porto, e Taremi fez o segundo golo em cima do intervalo.

Saber gerir

O Famalicão surgiu no início da segunda parte mais pressionante, mas sem perigo. A equipa de João Pedro Sousa teve Gustavo Sá a variar o jogo entre as laterais e a chegar às zonas de finalização. Mas a defesa portista foi um muro.

Alan Varela e Eustaquio suportaram as investidas famalicenses, tal como o apoio mais defensivo de Taremi e Pepê. Os azuis-e-brancos esconderam a bola do Famalicão e o jogo ficou muito tranquilo para o conjunto portista. 

O Famalicão tentou esticar o jogo, quando refrescou a zona atacante. Pablo Felipe e Chiquinho tiveram a capacidade de manter a esperança minhota viva, mas a frescura defensiva dos famalicenses desceu abruptamente quando Youssouf foi expulso e com espaço para correr Franscisco Conceição fez o 0-3 em cima do minuto 90.

O triunfo atira os portistas para a liderança da Liga em igualdade pontual com Benfica e Sporting. Os rivais de Lisboa só jogam domingo e segunda-feira, respetivamente.

U Sábado, 02 Dezembro 2023 - 18:00
Estádio Municipal de Famalicão
António Nobre
0-3
Evanilson 9'
Mehdi Taremi 45'
Francisco Conceição 87'
Estádio Municipal de Famalicão
Estádio Municipal de Famalicão
Portugal
Vila Nova de Famalicão
Lotação5 186
Medidas105x68
Inauguração1952
FaseCampeonato
JornadaJornada 12
Lances Capitais
GOLO FC Porto!
Evanilson marca
Evanilson marca o seu 3º golo na prova (7 jogos)
Evanilson marcou o seu 45º golo na equipa (124 jogos)
29´
Cartão vermelho para Zaydou Youssouf (FC Famalicão) Zaydou Youssouf vê o seu 1º vermelho na prova (12 jogos)
45´
+5
GOLO FC Porto!
Mehdi Taremi marca
Mehdi Taremi marca o seu 3º golo na prova (12 jogos)
81´
Cartão vermelho para Zaydou Youssouf (FC Famalicão) Zaydou Youssouf vê o seu 1º vermelho na prova (12 jogos)
87´
GOLO FC Porto!
Francisco Conceição marca
Francisco Conceição marca o seu 2º golo na prova (6 jogos)
Francisco Conceição marcou o seu 5º golo na equipa (63 jogos)
A Chave

O segundo golo portista

O Famalicão terminou a primeira parte a causar grandes calafrios para a baliza portista, mas o golo de Taremi foi decisivo para o desenrolar do encontro. Os portistas tiveram outra segurança com dois golos de vantagem.

O Árbitro

António Nobre teve uma noite com muitos casinhos e alguns casos. O juiz da AF Leiria deu um critério disciplinar largo e o jogo aqueceu cedo, com muitos duelos desnecessários. No caso maior, uma possível grande penalidade por braço de Eustaquio, não foi chamado o lance pelo VAR Rui Costa. As imagens são claras: o médio canadiano ampliou a volumetria do seu corpo, mas não houve castigo máximo. Melhorou na segunda parte.

O Melhor
Segurança portista

Apesar de alguns calafrios, a equipa de Sérgio Conceição nunca ficou exposta ao nervosismo e a ansiedade do encontro. Foi eficaz em todos os momentos do jogo e isso é notório numa equipa que tem tido algumas oscilações esta temporada.

O Pior
Ausência de Plano B do Famalicão

A equipa de João Pedro Sousa viu a sua estratégia anulada pelo FC Porto e não conseguiu inverter a tendência da partida com outras ideias. Apesar de ter tido algum perigo e ter andado perto da baliza de Diogo Costa, não conseguiu mais do que isso.

Forma
FC Famalicão
2023/2024
15J
5V
4E
6D
18-18G
FC Porto
2023/2024
20J
14V
1E
5D
34-15G
Sabia que...by playmaker stats
Maior derrota do FC Famalicão esta época
Maior vitória do FC Porto neste campeonato
FC Porto marcou 3 golos num jogo pela 1.ª vez neste campeonato
9.ª vitória consecutiva do FC Porto frente ao FC Famalicão
10.ª vitória do FC Porto nos 11 últimos jogos realizados diante do FC Famalicão

Fotografias(23)

Liga Portugal Betclic: Famalicão x FC Porto
Liga Portugal Betclic: Famalicão x FC Porto
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
FC FAMALICÃO
EMPATE
FC PORTO
Comentários (35)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Este jogo
2023-12-04 23h16m por futebol11fc
É o exemplo sintomático do que é inclinar um campo nos momentos decisivos para dar a vitória ao Porto num jogo (teoricamente) complicado.
Senão vejamos, este jogo tem 3 lances capitais:

-Com 0-1 no marcador, Eustáquio na área toca a bola com o cotovelo, é verdade que está com o braço encostado ao corpo, mas faz o movimento com o cotovelo em direção à bola. Quem diz que tocou com o peito (como o Freitas Lobo) com a repetição à frente das 2 uma: ou é intelectualmente de...ler comentário completo »
Drifter
2023-12-03 17h16m por AngelEyes
Mas explica-me então como é que o ângulo do corpo ou do braço do Tino influencia o lance? É que a bola vai um pouco abaixo do ombro. . .
Não dá para comparar estes dois lances, porque o facto do Tino ter o braço mais aberto não impede a bola de passar. No caso do Eustáquio, sim. Não é por um jogador aumentar a volumetria que é necessariamente penálti. Se o Eustáquio fizesse o que fez e a bola lhe tive ido ao ombro, não era. E a forma com que o Eustáquio faz-se ao lance é, só por si, mais expansiva e denunciada do que a do Tino.
Penalty
2023-12-03 14h48m por Bluething
Dizer que só os grandes é que são beneficiados é ridiculo e moralmente indecoroso quando depois se vai a ver nos comentários dos adeptos que foram roubados!
Por exemplo no jogo entre o Vitória e o Farense os algarvios choraram a bom chorar.
Será que o Vitória também é um estarola?
Oh pah, a cegueira é tão…
2023-12-03 14h22m por Coach_89
Grande que até enoja!!
Como é que há gente aqui que tem a coragem de dizer que o Eustáquio tem o braço ao longo do tronco? Ou que bate no peito!!
Ainda falam dos políticos em Portugal. Abram os olhos!
Os erros de arbitragem e VAR retiram parte do mérito da justa vitória do fcp.
Foi uma arbitragem muito nobre!!!
A farsa do penalti
2023-12-03 13h33m por Sir_jaof
É farsa, porque o árbitro fez o que fazem sempre nestes casos. . . Mas até hoje, enquanto era a favor do FCP ou contra SLB e SCP, "estava junto ao corpo", agora que era contra FCP, milagre, já vêem a movimentação.

Por mim era grande penalidade, mas há o tinha dito noutros lances iguais que beneficiavam FCP, ou prejudicavam SLB e SCP. . .
Há que em lances iguais tenho opiniões diferentes, dependendo da camisola que vestem.
Vitória justa
2023-12-03 11h43m por Master-of-Puppets
Em um bom jogo do campeonato. São cada vez mais raros os grandes jogos no campeonato português. Francisco Conceição continua a crescer na equipa e com isso vê a sua importância aumentar, marcou um golo, e quase que marcou outro grande golo. Apesar de Jorge Sánchez não ter feito um jogo espetacular, esteve bem, é um bom sinal para o Porto, assim, há concorrência para João Mário que fez um jogo horrível contra o Barcelona. Do lado do Famalicão gosto de ver jogar o Puma Rodriguez, grande...ler comentário completo »
Sobre o penalty
2023-12-03 10h20m por Salvadorazul
Para mim não era se Eustáquio estivesse " quieto" mas Eustáquio movimenta o corpo( tronco) para o seu lado direito por isso é que para mim é penalty. Se não se mexesse era diferente.
Uma palavra
2023-12-03 10h13m por Salvadorazul
Para João Mendes. . . . sem ser um craque é muito mas muito superior ao trepo e cone do Zaidu
Boa vitória
2023-12-03 10h11m por Salvadorazul
Mas temos ser honestos era penalty claro do Eustáquio a favor do Famalicão. . .
Resultado injusto para o Famalicão mas vencemos sem convencer mas mais importante foram os 3 pontos num campo difícil
RU
Mais um dia normal do Tugao
2023-12-03 09h55m por ruif02
Mais um dia, mais uma arbitragem tendenciosa a favor dos 3 metralhas, o grande cancro do futebol português
Piada é depois eles se atacarem uns aos outros quando são constantemente levados ao colo jornada após jornada em todos os estádios de Portugal.
O penalty é naquela
2023-12-03 08h22m por Palhacitos
Mas a do evanilson. . . Ando desde a primeira jornada a dizer que não entendo o critério dos cartões vermelhos, independentemente se é Porto Benfica ou Sporting e Cucujães o critério nunca é igual. . . É uma [. . . ] este futebol, cada vez vejo menos
VI
Stello
2023-12-03 03h03m por Vilanova1
Tá a custar. Ta sempre junto ao corpo mas nao ta esticado. Volumetria, sabes o que é? É isso que define este penalti claro. Queres imagens????
FCP
2023-12-03 01h32m por moumu
Boa vitória fora fica è espera que SLB e SCP percam pontos! Nota mais para Xico Conceição,
Não é para perceber de certeza
2023-12-03 00h57m por miguelcarvalho244
"Apoiar o que ganha" como se te desse dinheiro. Ainda dizes " o meu clube". Como se fosse teu. Então com aquela direcção no dragão. . . então quando és de todo o lado menos do Porto e nem conheces a cidade, a cultura que se vai perdendo, mas mandas bitaites aqui de que o "grande" hoje merecia ganhar e penalty nem expulsão é mentira. Tristes estarolas. Triste realidade portuguesa.
FC Porto
2023-12-03 00h42m por Stelio_Kontos
Lance do Eustáquio, o jogador não faz movimento com o braço mas sim com o tronco, inclina o corpo para chegar à bola. O braço está sempre junto ao corpo, é bem visível nas repetições.
AngelEyes
2023-12-03 00h09m por PotentEagle
Deves ter latim ilimitado para andar a gastá-lo assim…
Drifter
2023-12-02 23h25m por AngelEyes
Nesse lance do Tino, a bola bate no braço (não no antebraço, que é o que está mais aberto). Achei correta a decisão de não marcar penálti. Se a bola batesse no antebraço, aí sim, porque está a aumentar a volumetria.
No lance do Eustáquio, a bola não vai à baliza pq ele faz um movimento com o braço para aumentar a volumetria e impedir, deliberadamente, que a bola passe.
Cegos
2023-12-02 23h08m por Platinum_Returns
Jã não bastava a cegueira do árbitro do jogo de hoje, que manifestamente apitou pendendo para o lado do Porto (incrível como Evanilson aguenta o jogo todo, nem sequer amarelo!), ainda é preciso levar com a cegueira de alguns "vermelhos orgulhosos" que têm a distinta lata de dizer que o Fama jogou a passo, ao contrário do jogo contra o seu (?) clube. Nada disso! O Fama arriscou tudo, pecou pela falta de eficácia, e sofre o 2º golo numa altura fulcral do jogo; pá, deixem-se desses comentár...ler comentário completo »
António Nobre
2023-12-02 22h31m por AngelEyes
Expulsa o Musa no Bessa e não expulsa o Evanilson hoje (nem amarelo!).
E o VAR mostrou-se mais uma vez inútil, como o tem sido quase em todos os lances capitais esta época. Penálti claro por assinalar.
Só vi os principais lances, por isso não posso opinar acerca do jogo. Pelo que vi e ouvi, não foi por isso que o Porto venceu, pois foi efetivamente superior ao Famalicão, mas este tipo de arbitragens não são bem vindas ao futebol português.
Melhor o resultado
2023-12-02 22h31m por telmogomes
Foi melhor o resultado que a exibição
Eu não somei , mas a quantidade de milhões desperdiçados por Conceição em reforços não se compreende
Queixasse da falta de investimento todos os anos mas a maior parte dos milhões vai tudo para a bancada
Só este ano Nico e Navarro já contrataria alguém top
Arbitragem
2023-12-02 22h30m por petitor
Confesso que o lance do Eustáquio e duvidoso, eu disse logo que para mim seria pênalti, mas há uma repetição por trás da baliza que se vê que ele tem o braço junto ao tronco logo deixo ao critério do árbitro, mas e duvidoso. Quando ao lance do Evanilson e uma entrada dura para amarelo, . mas não é entrada de vermelho direto
Porto
2023-12-02 22h27m por petitor
Do jogo queria destacar o lateral esquerdo João Mendes não acusou a pressão, sabe centrar bem, e tem equilíbrio a atacar e a defender, nao e forte no um para um ofensivo, mas é sólido a defender e tem muito pulmão, para mim seria aposta a titular.

Não concordo com a ida de Francisco Conceição para o banco, para mim a dívida seria entre o Pepê e o Galeno com o Chico a ser indiscutível á direita
JOGO
2023-12-02 21h50m por orgulhovermelho
Fácil de analisar, pênalti claro do Eustaquio , com o resultado 0-1 mas este jogo acredito que o Porto ganharia sempre, o Famalicão jogou a passo, quem os viu na luz no último fim de semana e quem viu este jogo, que passavidade.
PA
Ahahahah
2023-12-02 21h41m por PauloCarvalho8
Braço ao longo do corpo agora é pênalti , está certo está , no Porto vs Estoril então tinha ficado um a favor do Porto , no Benfica vs estrela da Amadora com o jogo a zeros um a favor do estrela …
Zaydo
2023-12-02 21h35m por JAM79
Foi expulso na reta final do jogo e não aos 29 minutos.
Fiquei com dúvidas no lance do Eustaquio, teria de ver o lance de outro ângulo para poder afirmar seja onque for, mas gosto dos iluminados que tem visão raio X!
Vitória justa de um FCP competente contra um difícil Famalicão!
12

OUTRAS NOTÍCIAS

SCP 2-0 SCF em direto!
GOLO Sporting!Viktor Gyökeres marca Acompanhe aqui o Sporting x Farense em direto e ao minuto, com todas as estat?ticas e as curiosidades mais interessantes.