O guardião internacional português foi protagonista no desafio contra a seleção de Israel, ao executar um mau passe que resultou no golo da equipa adversária e no empate que praticamente afastou Portugal do primeiro lugar do grupo F.
Rui Patrício tem vindo a ser titular da equipa de Paulo Bento desde final de 2011, tendo já atuado numa fase final de uma grande competição, mais concretamente o Euro 2012, onde Portugal só caiu nas grandes penalidades das meias-finais frente à Espanha.
O guarda-redes leonino cumpriu na passada sexta-feira 26 internacionalizações e sofreu o 27º golo, o que significa uma média ligeiramente superior a um golo sofrido por jogo.
Antes do sportinguista, era dono das redes nacionais Eduardo. O atual guardião do SC Braga perdeu a titularidade quando se tornou suplente de Artur no Benfica, mas esteve também numa fase final. Aliás, Eduardo foi dos melhores na modesta prestação na África do Sul, em 2010.
Com 31 anos, Eduardo soma 31 internacionalizações e apenas 16 golos sofridos, o que significa uma média de 0,52 golos sofridos por jogo.
Ricardo foi a figura anterior a Eduardo e esteve presente em quatro fases finais, sendo que só jogou no Euro 2004, Mundial 2006 e Euro 2008. Atualmente, com 37 anos, recuperou a alegria de jogar ao serviço do Olhanense, onde tem sido opção de Abel Xavier.
Na seleção, Ricardo tem 79 internacionalizações e sofreu 66 golos, perfazendo uma média de 0,84 golos sofridos por jogo.
Por fim, recuando ao último guardião do novo milénio que se prolongou durante algum tempo na seleção, Vítor Baía esteve, também ele, em três fases finais: Europeus de 1996 e de 2000 e Mundial 2002.
No que toca a internacionalizações, Baía teve mais uma que Ricardo, ou seja, 80 jogos pela turma das quinas, e 50 golos sofridos. A média diz que o antigo portista teve 0,63 golos sofridos por jogo.
Nas contas globais, Eduardo é aquele que, com mais de 25 internacionalizações nos últimos anos e com uma presença contínua no onze (Quim sempre esteve intermitente), apresenta melhor média, embora não tenha contado para Paulo Bento nesta convocatória.