Garantia dada pelo selecionador nacional

    Roberto Martínez e a estreia de Mora: «Vai marcar uma era no futebol português»

    Publicado em: 2025/05/20 12:57
    Atualizado em: 2025/05/23 09:15
    E0

    Na sequência da convocatória de Portugal para o desafio diante da Alemanha, Roberto Martínez justificou as escolhas, falou da estreia de Rodrigo Mora e do regresso de Pedro Gonçalves ao lote de chamados.

    Veja Também

    Além disso, o selecionador nacional avaliou a partida diante dos germânicos com ambição, mas com o Mundial 2026 como plano de fundo.

    Ligação de Mourinho à seleção?: «Eu posso falar do nosso foco, que é o Munidal'2026, e é isso que estamos a fazer. Queremos crescer e continuar o percurso que temos vindo a fazer nos últimos 28 jogos. É o segundo estágio com o novo presidente Pedro Proença, há uma boa comunicação, e agora precisamos de ajudar os nossos jogadores porque os adversários são fortes.»

    Rodrigo Mora?: «Vi-o jogar na seleção sub-17 e foi um impacto fenomenal. Merece entrar no espaço da seleção porque tem feito a diferença, com apenas 18 anos, no último terço. É muito especial e tenho um sorriso quando falo do Rodrigo Mora porque vai marcar uma era no futebol português. João Cancelo e Tomás Araújo ficam de fora por decisão totalmente médica e Diogo Dalot entra pela mesma razão.»

    Porquê 27 convocados?: «Há muitos pontos. Primeiro, temos muitos jogos pela frente antes do nosso, com as finais europeias. Ainda estamos à espera do número final permitidos pela UEFA, se vão ser os 26 jogadores como já foi anteriormente. Desta conseguimos acompanhar os jogadores de forma individual, como o Nuno Tavares, o Diogo Dalot, da forma que podem impactar os jogos e ter a melhor seleção possível para ir à Alemanha.»

    Regresso de Pedro Gonçalves: «Todos os jogadores que merecem estar na seleção, é um momento importante. O Pedro Gonçalves teve uma época difícil por causa da lesão. Entrou na equipa num momento exigente, está a crescer muito e já fez 90 minutos. O que fez no último estágio em que esteve presente fez coisas boas e a sua experiência será importante para a final four.»

    Confiança de Pedro Proença?: «Temos de focar-nos na final-four. Estamos perante o nono e décimo jogos desta competição e os adversários são as melhores da Europa. Estamos entre as quatro melhores da Europa. O trabalho é tentar ganhar, mas também usar a Liga das Nações para preparar a qualificação do Mundial'2026. Se olharmos aos adversários na final four, Alemanha, França, Espanha, acima disto não há mais ninguém. O objetivo é o Mundial'2026. O resto é ruído.»

    Ronaldo lesionado no Al Nassr: «A informação que temos é que o Cristiano está apto para ir a jogo. Sobre o resto, sinto-me muito contente com a qualidade que temos na convocatória. É preciso gerir isso, porque há jogadores que têm mais minutos. Temos quatro jogadores na final da Liga dos Campeões e isso é importante.»

    Pedro Gonçalves chamado na pior fase?: «É se preso por ter cão ou por não ter cão. O Pote é um jogador importante, não é de agora. Tem muita competição e o adversário, a forma como se joga, tudo importa. Os jogos na Alemanha são necessários jogadores com experiência e o Pote trabalhou muito e fez um bom desempenho. O João Félix e o João Palhinha fizeram poucos minutos nos clubes, mas são muito importantes na forma de jogar da seleção.»

    Fórmula Quenda para Mora?: «Não. Há situações que estão relacionadas com os jogadores dentro da lista. Há várias posições. Para a posição do Quenda, que está a crescer muito, temos Pedro Neto e Francisco Conceição. O Rodrigo Mora acabou agora a temporada a um nível espetacular e acho que o seu treinador confia muito nele em jogos difíceis. Acho que merece um espaço na seleção.»



    Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
    Sondagem

    RESULTADO SONDAGEM

    ALEMANHA
    EMPATE
    PORTUGAL

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    EAinda não foram registados comentários...

    jogos históricos

    U Quarta, 04 Junho 2025 - 20:00
    Allianz Arena
    Slavko Vinčić
    1-2
    Florian Wirtz 48'
    Francisco Conceição 63'
    Cristiano Ronaldo 68'

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Real Madrid 1-1 Al-Hilal ao minuto: Real Madrid à procura do segundo golo
    RMA 1-1 AH em direto!
    Começou a 2ª parte Acompanhe aqui o Real Madrid x Al-Hilal em direto e ao minuto, com todas as estatísticas e as curiosidades mais interessantes.