"Viés de Recência", tradução livre da expressão recency bias, descreve a tendência irresistível de dar maior importância a eventos recentes ao formar opiniões, muitas vezes ignorando o contexto histórico ou as tendências de longo prazo. No turbilhão da NBA, momentos como um buzzer beater podem ofuscar tudo o que veio antes, mas Ricardo Brito Reis propõe ir além do óbvio e, com um olhar crítico, analisa os destaques da semana — números subestimados, heróis improváveis, jogadas de franzir o sobrolho, plot twists inesperados e declarações ofuscadas pelos holofotes. Porque, na NBA, as histórias que escapam ao olhar casual também merecem ser contadas.
*Artigo escrito no antigo acordo ortográfico
Ponham os óculos, que vamos pôr a leitura em dia 🏀🧐
— ZEROZERO (@zerozeropt) February 10, 2024
Neste sábado, o @rbritoreis trouxe-nos mais detalhes sobre o insólito momento de leitura de Robin Lopez e ainda teve um tempinho para falar sobre a vitória histórica dos Lakers! pic.twitter.com/hip2zT7WMq
Lakers fazem algo que não acontecia há mais de 30 anos
Talvez inspirados pela estátua de Kobe Bryant que foi apresentada na véspera, os Los Angeles Lakers assinaram uma masterclass ofensiva e marcaram 87 pontos na primeira parte da vitória sobre os New Orleans Pelicans (139-122). Os cinco titulares - D'Angelo Russell, Austin Reaves, Rui Hachimura, LeBron James e Anthony Davis - marcaram 20 ou mais pontos cada um, algo que não acontecia na NBA desde janeiro de 1993, ou seja, há mais de 30 anos. E a última vez que aconteceu na história dos Lakers foi há quase 40 anos, em novembro de 1984, seis semanas antes do nascimento de LeBron.
Robin Lopez reading a book at Bucks game after they traded him today 😂 pic.twitter.com/3WFHYezvBH
— Bleacher Report (@BleacherReport) February 9, 2024
Décimo sexto triplo-duplo de Sabonis
Os Denver Nuggets perderam a oportunidade de se isolarem no topo do Oeste, ao serem derrotados na visita aos Sacramento Kings (135-106). Em vez disso, a equipa de Nikola Jokić caiu para o 4.º lugar da classificação, numa conferência marcada pela competitividade. Por sua vez, para a antiga equipa do português Neemias Queta a vitória sobre os campeões foi a melhor resposta à derrota frente aos frágeis Detroit Pistons. Domantas Sabonis liderou os californianos, com o seu 16.º triplo-duplo da temporada.
Doc Rivers ultrapassa Larry Brown
Foi apenas a segunda vitória de Doc Rivers desde que chegou aos Milwaukee Bucks, mas foi o triunfo #1099 do treinador, que assim ultrapassou o lendário Larry Brown no oitavo lugar da lista dos treinadores com mais vitórias na história da NBA. Os Bucks atropelaram os Charlotte Hornets (120-84), na estreia de Patrick Beverley, recém-chegado à equipa de Giannis Antetokounmpo e Damian Lillard após a troca que o levou dos Philadelphia 76ers para Milwaukee.
RoLo é fã de cinema
E já se sabe qual era o livro que Robin Lopez estava a ler durante o jogo anterior dos Milwaukee Bucks, numa imagem que se tornou viral e que mostrava o poste, que tinha sido trocado dos Bucks para os Kings e posteriormente dispensado, completamente alheado da partida. O livro em causa chama-se "Backstory 2", de Patrick McGilligan, e é uma série de entrevistas a guionistas de cinema dos anos 40 e 50.
Os resultados da última noite
Philadelphia 76ers 121 - 127 Atlanta Hawks
Boston Celtics 133 - 129 Washington Wizards
Toronto Raptors 107 - 104 Houston Rockets
Milwaukee Bucks 120 - 84 Charlotte Hornets
Sacramento Kings 135 - 106 Denver Nuggets
LA Lakers 139 - 122 New Orleans Pelicans
NOTA: texto escrito no antigo acordo ortográfico, por opção do autor
Siga-nos no X: Ricardo Brito Reis | Podcast Afunda de 3 | zerozero Basquetebol
Disponível em: Youtube | Spotify | Apple Podcast | zerozero