"Viés de Recência", tradução livre da expressão recency bias, descreve a tendência irresistível de dar maior importância a eventos recentes ao formar opiniões, muitas vezes ignorando o contexto histórico ou as tendências de longo prazo. No turbilhão da NBA, momentos como um buzzer beater podem ofuscar tudo o que veio antes, mas Ricardo Brito Reis propõe ir além do óbvio e, com um olhar crítico, analisa os destaques da semana — números subestimados, heróis improváveis, jogadas de franzir o sobrolho, plot twists inesperados e declarações ofuscadas pelos holofotes. Porque, na NBA, as histórias que escapam ao olhar casual também merecem ser contadas.
*Artigo escrito no antigo acordo ortográfico
🏀Neste arranque de semana, o nosso @rbritoreis destaca os regressos emotivos de Marcus Smart a Boston e Bradley Beal a Washington. 🇺🇸 pic.twitter.com/fFAAjGuwqJ
— ZEROZERO (@zerozeropt) February 5, 2024
Neemias jogou no regresso de Marcus Smart
Neemias Queta foi utilizado pelo sexto jogo consecutivo, na vitória fácil dos Boston Celtics sobre os Memphis Grizzlies (131-91). Oito pontos, 8 ressaltos e 2 roubos de bola para o poste português, frente a uma equipa de Memphis que tem 13 dos 15 jogadores com contrato lesionados, pelo que teve que jogar com vários atletas com contratos de 10 dias. Um dos lesionados dos Grizzlies é Marcus Smart, antigo jogador dos Celtics, que foi homenageado no regresso a Boston.
The @Celtics tribute video for Marcus Smart 👏 pic.twitter.com/7gCTCCIi8j
— NBA TV (@NBATV) February 4, 2024
Bradley Beal brilhou em Washington
Outro regresso carregado de emoção foi o de Bradley Beal a Washington. O base/extremo jogou os primeiros 11 anos da carreira nos Wizards e, no primeiro jogo como adversário na capital dos EUA, marcou 43 pontos no triunfo dos Phoenix Suns (140-112). No final da partida, Beal recebeu cumprimentos especiais de dois naturais de Washington: o colega de equipa e futuro Hall of Famer Kevin Durant e o tenista Frances Tiafoe, atual n.º 14 do ranking ATP.
3x All-Star.
— Washington Wizards (@WashWizards) February 4, 2024
Community Assist Award Winner.
The Real Deal.
Join us in welcoming back to The District, Bradley Beal. 💙 pic.twitter.com/8ygLdtbPMB
Chris Finch lidera Oeste no All-Star
Chris Finch, dos Minnesota Timberwolves, foi anunciado como treinador da equipa da conferência Oeste no jogo All-Star, que se realiza a 18 de fevereiro, em Indianapolis. Na sua quarta temporada no comando técnico dos Wolves, Finch apresenta um registo de 35 vitórias e 15 derrotas, e torna-se no segundo treinador da história do conjunto de Minneapolis a marcar presença num jogo das estrelas, depois de Flip Saunders há precisamente 20 anos, em 2004.
Timberwolves head coach Chris Finch and staff will coach the WEST during the 2024 #NBAAllStar Game (Sunday, 2/18 on TNT). pic.twitter.com/5pnJ2ZrkpN
— NBA (@NBA) February 5, 2024
Doc Rivers volta a perder em Milwaukee
Por sua vez, o treinador da equipa da conferência Este, Doc Rivers, continua a não ter vida fácil desde que sucedeu a Adrian Griffin em Milwaukee. Em quatro jogos, os Bucks perderam três e esta noite foram batidos em Salt Lake City pelos Utah Jazz (123-108). Milwaukee esteve a ganhar por 19 pontos no decorrer da partida e entrou no último período com 12 pontos de vantagem, mas sofreu um parcial de 13-40 nos derradeiros 12 minutos e voltou a ser derrotado.
Os jogos desta madrugada:
Boston Celtics 131 x 91 Memphis Grizzlies
Charlotte Hornets 99 x 115 Indiana Pacers
Miami Heat 95 x 103 LA Clippers
Minnesota Timberwolves 111 x 90 Houston Rockets
Oklahoma City Thunder 135 x 127 Toronto Raptors
Utah Jazz 123 x 108 Milwaukee Bucks
Denver Nuggets 112 x 103 Portland Trail Blazers
NOTA: texto escrito no antigo acordo ortográfico, por opção do autor
Siga-nos no X: Ricardo Brito Reis | Podcast Afunda de 3 | zerozero Basquetebol
Disponível em: Youtube | Spotify | Apple Podcast | zerozero