"Viés de Recência", tradução livre da expressão recency bias, descreve a tendência irresistível de dar maior importância a eventos recentes ao formar opiniões, muitas vezes ignorando o contexto histórico ou as tendências de longo prazo. No turbilhão da NBA, momentos como um buzzer beater podem ofuscar tudo o que veio antes, mas Ricardo Brito Reis propõe ir além do óbvio e, com um olhar crítico, analisa os destaques da semana — números subestimados, heróis improváveis, jogadas de franzir o sobrolho, plot twists inesperados e declarações ofuscadas pelos holofotes. Porque, na NBA, as histórias que escapam ao olhar casual também merecem ser contadas.
*Artigo escrito no antigo acordo ortográfico
✍️@rbritoreis de volta para mais um Playbook 🏀
— ZEROZERO (@zerozeropt) February 1, 2024
Desta vez Dame perdeu no regresso a Portland e KD ganhou no regresso a Brooklyn, Steph Curry ainda é rei da popularidade e o Adeus de Marc Gasol pic.twitter.com/OnfiVXzI3f
Dame perdeu no regresso a Portland...
Damian Lillard voltou a Portlland como adversário, pela primeira vez, e desta vez não houve Dame Time. Os Milwaukee Bucks, nova equipa do base, perderam diante dos Trail Blazers (119-116) com Anfernee Simons a vestir a capa de herói pelos anfitriões, ao marcar 24 pontos, incluindo o cesto decisivo a 17 segundos da buzina final. Numa noite recheada de emoção depois de 11 temporadas como Trail Blazer, Lillard marcou 25 pontos, mas os Bucks somaram mesmo a segunda derrota consecutiva desde que Doc Rivers assumiu o comando técnico da equipa.
Welcome back, D.O.L.L.A. pic.twitter.com/37G9lW5YbH
— Portland Trail Blazers (@trailblazers) February 1, 2024
... e KD ganhou no regresso a Brooklyn
Kevin Durant também regressou pela primeira vez a um pavilhão que conhece bem, mas onde não foi feliz. Na visita aos Brooklyn Nets, KD somou 33 pontos, 5 ressaltos, 8 assistências e 2 desarmes de lançamento no triunfo dos Phoenix Suns (136-120), que aproveitaram a derrota dos Sacramento Kings em Miami para se colarem aos californianos na classificação do Oeste, embora longe dos 4 primeiros da conferência. No topo, Minnesota Timberwolves, Oklahoma City Thunder e Los Angeles Clippers venceram e cimentaram o lugar no pódio.
Steph Curry ainda é rei da popularidade
Steph Curry é o jogador da NBA que mais camisolas vendeu na primeira metade da temporada. A NBA anunciou os números de merchandising e o base dos Golden State Warriors levou a melhor sobre Jayson Tatum (Boston Celtics) e LeBron James (Los Angeles Lakers) no que diz respeito às jerseys mais procuradas pelos adeptos. No top-15 estão, ainda, nomes como Victor Wembanyama, Giannis Antetokounmpo, Luka Dončić, Kevin Durant, Damian Lillard, Joel Embiid e Nikola Jokić. Entre as equipas que vendem mais merchandising, Lakers, Celtics e Warriors estão no topo.
The NBA's top-selling jerseys list... based on https://t.co/I0ypSvyq5i sales from the first half of the 2023-24 season! pic.twitter.com/nLcKSqpxjk
— NBA (@NBA) January 30, 2024
Adeus de Marc Gasol
Marc Gasol anunciou o final de uma carreira de basquetebolista que durou 20 anos e ao longo dos quais foi bicampeão do Mundo e da Europa, e duas vezes vice-campeão olímpico pela seleção espanhola, e - claro! - campeão da NBA pelos Toronto Raptors em 2019. Ainda na NBA, foi 3x All-Star, 2x All-NBA e venceu o prémio de Defensive Player of the Year em 2012-13. Agora, Gasol vai dedicar-se ao Girona, emblema onde terminou a carreira e do qual é presidente.
- Final d’un capítol. Gràcies
— Marc Gasol (@MarcGasol) January 31, 2024
- End of a chapter. Thank you
- Final de un capítulo. Gracias pic.twitter.com/p6qeigl4BE
Os jogos desta madrugada:
Cleveland Cavaliers 128 - 121 Detroit Pistons
Charlotte Hornets 110 - 117 Chicago Bulls
Washington Wizards 109 -125 LA Clippers
Miami Heat 115 - 106 Sacramento Kings
Brooklyn Nets 120 - 136 Phoenix Suns
Minnesota Timberwolves 121 - 87 Dallas Mavericks
San Antonio Spurs 98 - 108 Orlando Magic
Oklahoma City Thunder 105 - 100 Denver Nuggets
Houston Rockets 99 - 110 New Orleans Pelicans
Portland Trail Blazers 119 - 116 Milwaukee Bucks
NOTA: texto escrito no antigo acordo ortográfico, por opção do autor
Siga-nos no X: Ricardo Brito Reis | Podcast Afunda de 3 | zerozero Basquetebol
Disponível em: Youtube | Spotify | Apple Podcast | zerozero