"Viés de Recência", tradução livre da expressão recency bias, descreve a tendência irresistível de dar maior importância a eventos recentes ao formar opiniões, muitas vezes ignorando o contexto histórico ou as tendências de longo prazo. No turbilhão da NBA, momentos como um buzzer beater podem ofuscar tudo o que veio antes, mas Ricardo Brito Reis propõe ir além do óbvio e, com um olhar crítico, analisa os destaques da semana — números subestimados, heróis improváveis, jogadas de franzir o sobrolho, plot twists inesperados e declarações ofuscadas pelos holofotes. Porque, na NBA, as histórias que escapam ao olhar casual também merecem ser contadas.
*Artigo escrito no antigo acordo ortográfico
✍️ @rbritoreis para mais um Playbook 🏀
— ZEROZERO (@zerozeropt) January 18, 2024
Neemias Queta "atirou" Victor Wembanyama ao tapete na mesma noite em que foi divulgado uma das estatísticas mais impressionantes da carreira de LeBron James. pic.twitter.com/kv7pTel8At
Neemias atirou Wembanyama ao tapete
Foi mais um momento marcante na carreira de Neemias Queta. O poste português defrontou Victor Wembanyama, fenómeno francês de 2,24 metros que foi 1.ª escolha do draft pelos San Antonio Spurs, e esteve em excelente plano. Seis pontos, 8 ressaltos e dois abafos em 12 minutos de utilização, e dois afundanços que empolgaram o público do TD Garden, em Boston, num jogo que terminou com a 20.ª vitória em 20 jogos caseiros dos Celtics, esta temporada.
Neemi making space 💪🏾 pic.twitter.com/gXcrZv2lLC
— Boston Celtics (@celtics) January 18, 2024
Elogios de Mazzulla ao poste português
Depois da partida, em que Boston superou os texanos (117-98), o treinador dos Boston Celtics elogiou Neemias. Joe Mazzulla afirmou que o gigante do Vale da Amoreira mudou o jogo a favor dos Celtics logo na primeira parte, destacou que os Celtics se tornam uma equipa melhor quando o internacional português joga de forma mais física nos dois lados do campo, e garantiu que Neemias "ainda não sabe o quão bom pode vir a ser".
Eddie House's notes postgame 😂😂😂
— Celtics on NBC Sports Boston (@NBCSCeltics) January 18, 2024
It's a drawing of Neemias Queta dunking pic.twitter.com/AZoWmuYfSJ
Estatística impressionante de LeBron
Os Los Angeles Lakers venceram os Dallas Mavericks (127-110), no jogo em que Luka Dončić regressou de lesão, mas o destaque da partida foi mesmo um número sobre LeBron James que surgiu durante a transmissão televisiva. De acordo com a ABC, "King" James, que está a cumprir a 21.ª temporada na liga norte-americana, já defrontou 35% de todos jogadores que passaram pela NBA ao longo de sua história.
INSANE.
— Los Angeles Lakers (@Lakers) January 18, 2024
LeBron has played against 35% of all players in NBA history 🤯 pic.twitter.com/Xr6Qz7IExz
Falecimento de treinador adia Jazz-Warriors
E o jogo entre Utah Jazz e Golden State Warriors foi adiado devido ao falecimento de Dejan Milojević, treinador adjunto de 46 anos dos californianos. Antigo jogador de Partizan, Galatasaray, Valencia e Budućnost, Milojević ganhou o EuroBasket pela Sérvia e Montenegro em 2001. Iniciou a carreira de treinador em 2012, nos sérvios do Mega Basket, onde foi mentor de Nikola Jokić, e em 2021 deu o salto para a NBA, sagrando-se campeão logo na primeira época como adjunto de Steve Kerr.
NOTA: texto escrito no antigo acordo ortográfico, por opção do autor
Siga-nos no X: Ricardo Brito Reis | Podcast Afunda de 3 | zerozero Basquetebol
Disponível em: Youtube | Spotify | Apple Podcast | zerozero