"Viés de Recência", tradução livre da expressão recency bias, descreve a tendência irresistível de dar maior importância a eventos recentes ao formar opiniões, muitas vezes ignorando o contexto histórico ou as tendências de longo prazo. No turbilhão da NBA, momentos como um buzzer beater podem ofuscar tudo o que veio antes, mas Ricardo Brito Reis propõe ir além do óbvio e, com um olhar crítico, analisa os destaques da semana — números subestimados, heróis improváveis, jogadas de franzir o sobrolho, plot twists inesperados e declarações ofuscadas pelos holofotes. Porque, na NBA, as histórias que escapam ao olhar casual também merecem ser contadas.
*Artigo escrito no antigo acordo ortográfico
✍️ @rbritoreis de volta para mais um Playbook 🏀
— ZEROZERO (@zerozeropt) January 12, 2024
Neemias abafou Antetokounmpo e Thunder arrasaram Trail Blazers, num dia em que foi anunciado que Draft da NBA e In-Season Tournament vão ter mudanças ‼️ pic.twitter.com/mMIFtyZRh1
Neemias abafou Antetokounmpo
Os Milwaukee Bucks levaram a melhor sobre os Boston Celtics (135-102) no jogo que colocou frente a frente os dois primeiros classificados da conferência Este. Ao intervalo, os Bucks venciam por 37 pontos e Joe Mazzulla, treinador dos Celtics, decidiu usar apenas os suplentes na segunda parte. Neemias Queta jogou quase 13 minutos, somou 4 pontos, 3 ressaltos e um desarme de lançamento a Thanasis Antetokounmpo.
Queta > Antetokounmpo pic.twitter.com/Jfalv9HDV2
— Marc D'Amico (@Marc_DAmico) January 12, 2024
"Tempestade perfeita" em OKC
Numa noite de blowouts, o jogo mais desequilibrado aconteceu em Oklahoma City, onde os Thunder bateram os Portland Trail Blazers por 139-77. Os 62 pontos de diferença igualaram a quinta maior margem num jogo na história da NBA e o treinador derrotado, Chauncey Billups, apelidou o jogo de "tempestade perfeita". OKC subiu ao 1.º lugar do Oeste e já vai em dez jogos consecutivos com eficácia acima de 50%, o que não acontecia desde os San Antonio Spurs de 1993.
Draft e In-Season Tournament com mudanças
No dia em que a NBA voltou a ter um jogo na Europa - os Cleveland Cavaliers venceram os Brooklyn Nets (111-102) em Paris -, foi anunciado que a liga vai mudar o formato do draft e transformá-lo num evento de dois dias, com a 1.ª ronda num dia e a 2.ª ronda noutro, para dar às equipas mais tempo para planear estratégias e fazer trocas. Entretanto, o comissário Adam Silver garantiu que o In-Season Tournament é uma aposta para manter no futuro, mas terá pequenos ajustes de calendário e formato.
Miloš Teodosić fez a assistência do ano?
Passou sem grande sucesso pela NBA, mas Miloš Teodosić continua a espalhar magia na Europa. O base sérvio tem brilhado pelo Estrela Vermelha de Belgrado, na Euroliga, e, durante o encontro com o Olimpia de Milão, fez uma assistência que, apesar de estarmos ainda em janeiro, já é candidata a melhor passe do ano.
𝗪𝗔𝗛 𝗠𝗔𝗜𝗦 𝗖𝗘𝗧𝗧𝗘 𝗣𝗔𝗦𝗦𝗘 𝗗𝗘 𝗧𝗘𝗢𝗗𝗢𝗦𝗜𝗖 ! 😱😱@kkcrvenazvezda x @EuroLeague#SKWEEKLive #EveryGameMatters pic.twitter.com/qMi3h1Xw5y
— SKWEEK (@skweektv) January 11, 2024
Os jogos desta noite:
Milwaukee Bucks 135 x 102 Boston Celtics
Oklahoma City Thunder 139 x 77 Portland Trail Blazers
Dallas Mavericks 128 x 124 New York Knicks
LA Lakers 109 x 127 Phoenix Suns
NOTA: texto escrito no antigo acordo ortográfico, por opção do autor
Siga-nos no X: Ricardo Brito Reis | Podcast Afunda de 3 | zerozero Basquetebol
Disponível em: Youtube | Spotify | Apple Podcast | zerozero