"Viés de Recência", tradução livre da expressão recency bias, descreve a tendência irresistível de dar maior importância a eventos recentes ao formar opiniões, muitas vezes ignorando o contexto histórico ou as tendências de longo prazo. No turbilhão da NBA, momentos como um buzzer beater podem ofuscar tudo o que veio antes, mas Ricardo Brito Reis propõe ir além do óbvio e, com um olhar crítico, analisa os destaques da semana — números subestimados, heróis improváveis, jogadas de franzir o sobrolho, plot twists inesperados e declarações ofuscadas pelos holofotes. Porque, na NBA, as histórias que escapam ao olhar casual também merecem ser contadas.
*Artigo escrito no antigo acordo ortográfico
🎄🎅OH OH OH! Merry RBR Playbook ❄️🏀
Não! Ainda não é meia-noite e o Pai Natal ainda não chegou, mas... ⌚️👀
O nosso @rbritoreis já nos deixou no sapatinho as novidades mais fresquinhas da NBA, com um português a ganhar cada vez mais destaque 🇵🇹😎 pic.twitter.com/QQuL026u40Veja Também
— ZEROZERO (@zerozeropt) December 24, 2023
- Mazzulla: «Neemias Queta está a melhorar cada vez mais»
- Neemias Queta em grande em vitória avassaladora dos Celtics
- Neemias Queta em grande em vitória avassaladora dos Celtics
Máximos de carreira para Neemias Queta
Neemias Queta teve uma noite para recordar em Los Angeles, na vitória dos Boston Celtics sobre os Clippers. O poste português somou 14 pontos, 12 ressaltos e 3 assistências - tudo máximos de carreira -, naquele que foi o seu segundo duplo-duplo desta semana. O bom momento de Neemias mereceu elogios do treinador Joe Mazzulla, que destacou o espírito de sacrifício e o profissionalismo do gigante do Vale da Amoreira.
Exibição de Neemias em destaque na imprensa local
Para além dos elogios do treinador, o jogo de Neemias foi amplamente destacado pelo imprensa local. No Boston Globe, pode ler-se que o português já fez o suficiente para ser terceiro poste da rotação, atrás de Kristaps Porziņģis e Al Horford. E no site Mass Live, é referido que o facto de Joe Mazzulla ter optado por retirar Neemias do campo nos últimos cinco minutos, para o poupar numa altura em que o jogo já estava decidido, é uma prova da sua importância nos Celtics.
Próximo jogo de Neemias? Dia de Natal, frente aos Lakers
A atravessar o melhor momento de forma desde que chegou à NBA, Neemias Queta terá nova prova de fogo esta segunda-feira. Os Boston Celtics visitam os Los Angeles Lakers, num dos cinco jogos do dia de Natal, e o português estará numa montra a que poucos jogadores têm acesso. O jogo terá transmissão nacional nos Estados Unidos e do outro lado da barricada estará o recordista de aparições em jogos no dia de Natal na NBA, LeBron James, que fará o 18.º jogo natalício da carreira.
LeBron aquece para defrontar Neemias e os Celtics
A uma semana de completar 39 anos, LeBron James voltou a dar mais uma prova da sua qualidade. O melhor marcador da história da NBA marcou 40 pontos - máximo de temporada - na vitória dos Lakers em Oklahoma City, o que ajudou a interromper uma série de quatro derrotas consecutivas da equipa de Los Angeles. LeBron marcou os cinco triplos que tentou e melhorou a percentagem de lançamentos de três pontos esta época (41.2%), para um máximo da carreira de 21 anos na liga.
NOTA: texto escrito no antigo acordo ortográfico, por opção do autor
Siga-nos no X: Ricardo Brito Reis | Podcast Afunda de 3 | zerozero Basquetebol
Disponível em: Youtube | Spotify | Apple Podcast | zerozero