"Viés de Recência", tradução livre da expressão recency bias, descreve a tendência irresistível de dar maior importância a eventos recentes ao formar opiniões, muitas vezes ignorando o contexto histórico ou as tendências de longo prazo. No turbilhão da NBA, momentos como um buzzer beater podem ofuscar tudo o que veio antes, mas Ricardo Brito Reis propõe ir além do óbvio e, com um olhar crítico, analisa os destaques da semana — números subestimados, heróis improváveis, jogadas de franzir o sobrolho, plot twists inesperados e declarações ofuscadas pelos holofotes. Porque, na NBA, as histórias que escapam ao olhar casual também merecem ser contadas.
*Artigo escrito no antigo acordo ortográfico
✍️ @rbritoreis está novamente com o RBR Playbook! 🏀
— ZEROZERO (@zerozeropt) December 20, 2023
Desta vez Primeiro duplo-duplo da carreira de Neemias🏀, Regresso a Sacramento esta noite🔙, Buzzer de Ja Morant digno de cinema 📽️ e Damian Lillard e Deandre Ayton em destaque ‼️ pic.twitter.com/86Sayfjnf4
Desta vez Primeiro duplo-duplo da carreira de Neemias🏀, Regresso a Sacramento esta noite🔙, Regresso de Ja Morant digno de cinema 📽️ e Damian Lillard e Deandre Ayton em destaque ‼️ pic.twitter.com/0wAGsPTn4H
— ZEROZERO (@zerozeropt) December 20, 2023
Primeiro duplo-duplo da carreira de Neemias
Neemias Queta voltou a agarrar a oportunidade dada pelo treinador Joe Mazzulla e fez o primeiro duplo-duplo da carreira. Dez pontos e dez ressaltos - 6 deles ofensivos -, a que somou ainda uma assistência e um roubo de bola, apesar da derrota na visita aos Golden State Warriors por 132-126, após prolongamento. Neemias foi, de resto, o jogador dos Celtics com o melhor box plus/minus. Com ele em campo, os Celtics ganharam por 10. Sem ele, perderam por 16.
Regresso a Sacramento esta noite
Depois da derrota em São Francisco, os Boston Celtics têm mais um jogo já esta noite, em Sacramento. Na segunda noite do back-to-back, Kristaps Porziņģis deve estar disponível - o poste letão ficou de fora contra os Warriors - e, desta vez, é Al Horford que deve ficar a descansar, o que volta a abrir a porta a Neemias Queta, e logo contra a antiga equipa que o escolheu no draft de 2021 e o dispensou este verão.
Buzzer de Ja Morant digno de cinema
Ja Morant não podia ter desejado um melhor regresso à NBA. Depois de cumprir uma suspensão de 25 jogos por fazer lives no Instagram com armas, o base dos Memphis Grizzlies ajudou a equipa a vencer os New Orleans Pelicans (115-113), fora de casa, com um lançamento no último segundo. Ja terminou a partida com 34 pontos, 6 ressaltos, 8 assistências, 2 roubos de bola e um desarme de lançamento.
Damian Lillard e Deandre Ayton em destaque
Nos outros jogos da noite, destaque para o base Damian Lillard, que chegou aos 20 mil pontos na carreira, na vitória fácil dos Milwaukee Bucks sobre os San Antonio Spurs (132-119), num jogo em que Giannis Antetokounmpo registou um novo máximo de carreira com 16 assistências. Em Portland, Deandre Ayton recebeu a antiga equipa, os Phoenix Suns, e levou a melhor. Os Trail Blazers venceram (109-104), apesar dos 40 pontos de Kevin Durant, e Ayton somou 16 pontos e 15 ressaltos.
New Orleans Pelicans 113 x 115 Memphis Grizzlies
Milwaukee Bucks 132 x 119 San Antonio Spurs
Golden State Warriors 132 x 126 Boston Celtics
Portland Trail Blazers 109 x 104 Phoenix Suns
NOTA: texto escrito no antigo acordo ortográfico, por opção do autor
Siga-nos no X: Ricardo Brito Reis | Podcast Afunda de 3 | zerozero Basquetebol
Disponível em: Youtube | Spotify | Apple Podcast | zerozero