placardpt
Falou de forma aberta de todos os treinadores

Rafa sobre Schmidt: «Não têm noção da pessoa que está aqui»

2024/05/18 12:54

Um a um, todos os treinadores com que Rafa Silva trabalhou no Benfica mereceram palavras de apreciação do avançado. E de forma honesta e transparente. Na hora da despedida, o internacional português falou abertamente dos oito anos que passou no clube.

«O míster Rui Vitória foi a minha chegada aqui. Eu acho que nós não nos conectámos muito bem. É verdade, não há como fugir. Não tenho nada de mal a dizer. O máximo que posso dizer é: acho que nós acabamos por não nos conectar com toda a gente na vida. Eu não o entendi bem e ele se calhar não me entendeu bem a mim, mas fez um trabalho muito bom no Benfica, e foi o treinador que me trouxe para cá», começou por dizer, à BTV.

«O míster Bruno [Lage] foi uma pessoa que, quando estava tudo um bocadinho escuro, nos trouxe um bocadinho de vida. E quando digo 'um bocadinho', não é um bocadinho, a relativizar, porque foi mesmo uma pessoa muito importante no Benfica. Não foi devidamente apreciada, por assim dizer. Devia ter sido muito mais apreciado, e para mim foi um treinador muito importante. Aprendi muito com ele, e trouxe muito boa vida aqui ao Benfica e ao nosso balneário», avaliou Rafa.

Em dois momentos (no fim de 2019/20 e na segunda metade de 2021/22), Nélson Veríssimo assumiu o comando do Benfica em fases de transição. Da segunda vez, ao colocar Rafa à direita, foi associado a um menor rendimento do jogador: «Acabou por ficar connosco na altura em que o míster Bruno saiu. Não é fácil. As duas vezes em que ele esteve connosco, não é fácil, porque não foi programado por ele, não foi uma época programada por ele, foi acabar épocas, e isso nunca é fácil. Nós sabemos disso. E foi uma pessoa sempre muito honesta comigo, com quem eu ainda tenho relação e de quem eu gosto muito».

«O míster Jorge [Jesus] é uma das pessoas de quem eu gosto mais. Ele pode não saber disto, mas é uma das pessoas de quem eu gosto mais, porque eu gosto muito. Acho que a honestidade é uma coisa muito importante na nossa vida, e é uma pessoa muito frontal. Como é uma pessoa que não tem filtros, acaba por ser uma pessoa com quem eu me identifico muito, porque eu gosto muito disso. Acho que lhe sai tudo o que tem para sair, e isso a mim, como pessoa... gosto muito e aprendi imenso com ele. Foi um treinador com quem eu aprendi mesmo muito, que nos ensinou muito e que eu gostava que ele tivesse saído daqui [numa época] em que tivéssemos ganho um título, na verdade», lembrou.

Por fim, o atual técnico das águias, o alemão Roger Schmidt, também significou palavras relevantes de Rafa Silva. E, além disso, palavras abonatórias numa altura em que a contestação é grande.

«O míster Roger [Schmidt] acaba por ser o mais fácil de falar porque é o nosso treinador. Espero que continue cá muitos anos. Espero que o apreciem como treinador, porque não têm a noção da pessoa que está aqui. Foi uma das fortes razões também para eu ter continuado no Benfica, numa altura em que as coisas estavam muito… Para mim, na minha cabeça, não estavam a fazer o sentido que faziam. E então foi o míster Roger que… Tivemos uma conversa quando eu cheguei cá, depois das nossas férias. E foi uma das razões também que me fizeram ficar cá. Sou muito agradecido por o que ele fez por mim, por ter percebido a pessoa que eu era, por ter sabido lidar comigo e gerir o que eu sou, porque acho que um treinador é muito importante também quando sabe lidar com as pessoas, sabe estar. O míster Roger foi muito importante aqui no meu percurso no Benfica, nestes dois últimos anos, e conseguiu trazer-nos títulos outra vez, depois de três anos», enalteceu.

Houve ainda espaço para uma apreciação a Rui Costa, que Rafa Silva encontrou como dirigente e que entretanto assumiu a presidência das águias.

«O Rui, para mim, é difícil eu dizer Presidente Rui, porque para mim o Rui é um amigo. Foi ele uma das pessoas que me trouxeram para cá, na altura. E é o que ele é. Ele acolhe muito bem, foi jogador, sabe bem o que é que nós sentimos, sabe bem o que é que nós passámos, foi um grande jogador. E então, há a amizade que eu acabei por criar com ele, foi uma amizade muito importante para mim. É um amigo e será sempre um amigo. Devido a tudo o que nós criámos aqui, devido a todos estes anos, são muitos anos juntos, muito anos de relacionamento. E lá está, é isso o que eu gosto no futebol. Não interessa muito o que é que nós somos, interessa a maneira como nós nos tratamos», vincou.



Portugal
Rafa Silva
NomeRafael Alexandre Fernandes Ferreira Silva
Nascimento/Idade1993-05-17(31 anos)
Nacionalidade
Portugal
Portugal
PosiçãoAvançado (2.º avançado)

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Jogadores do benfica
2024-05-18 20h06m por Ispeaksempolemicas
A época até pode ter sido má. Alguns jogadores até podem ser inconstantes mas tenho que dizer que a forma como alguns adeptos tratam os jogadores e os treinadores do Benfica é algo que não consigo entender. . . como que há adeptos que falam tão mal de pessoas que estiveram ligadas ao clube, épocas podem correr mal, a exigência do Benfica é grande mas não pode valer tudo.
Normalmente
2024-05-18 20h00m por OJaime_Pacheco
Um flop reconhece outro flop.
Por mim o Xaimite podia ficar mais anos.
Um dos maiores embustes dos últimos anos apenas superado por Quique Flores
P0
Rafa
2024-05-18 17h21m por P0P1
O "problema" do Rafa foi ter sido constantemente utilizado e tratado como um jogador acima do seu real patamar por muita gente com responsabilidade. É um grande jogador para a realidade do Benfica, mas não para ter o estatuto de jogar uma época inteira sempre os 90 minutos e ser completamente indiscutível. É simplesmente demasiado irregular e perdulário para isso, sempre foi. Depois é óbvio que acaba por ter a imagem um bocado desgastada perante muitos adeptos pelas suas piores fases, porq...ler comentário completo »
Rafa Lenda do Benfica
2024-05-18 16h30m por The-Watcher
Não sejam ingratos, o Rafa fica ligado a vários títulos nacionais do Benfica, umas épocas melhores que outras (como qualquer jogador. . ) mas sempre um jogador com importância.
Enquanto não adepto do Benfica digo que fico mais aliviado não ter que enfrentar um jogador deste nivel, um dos melhores do nosso campeonato que merece o meu total respeito.
Boa sorte para o futuro Rafa!
RV
Rafa e Grimaldo
2024-05-18 15h12m por RVL22
Englobo no mesmo pacote. Jogadores que gosto muito e tenho muito pena de os ver sair onde se enterra milhões de euros em cepos que não dão metade. Veja se a defesa esquerdo este ano, servia para segurar o catalão. Só depois de voar é que pensamos afinal ele era bom . .
O Rafa como qualquer pessoa tem o seu feitio , mas cumpria. Marcava golos, assistia, desequilibrava. Em dia sim era um terror para as defesas contrárias. . . era sempre um jogador importante. Mil rafas nos lugare...ler comentário completo »
Rafa
2024-05-18 14h37m por AngelEyes
Como um co-protagonista, podia ser um jogador muito especial, mas a verdade é que a partir do momento em que começámos a depender mais dele, foi quando o nosso rendimento começou a tornar-se irregular, mais ou menos desde 2020. Não é a toa que os nossos melhores momentos coincidiram com os melhores momentos do Rafa. Os números dele são impressionantes, mas se formos a analisar, não se estendem pela época toda, ficam condensados em 2 ou 3 meses top. Isto é um verdadeiro problema para um...ler comentário completo »
asa_scouting
2024-05-18 14h07m por O_Pestinha666
Achas que o Marialvas tem condições para o CP?
Taument da Silva
2024-05-18 14h06m por fcpinvicta
O mesmo que fizeram ao Pizzi, no Benfica pelos vistos só funcionam os Rodriguinhos ou os putos do FM
AS
Rafa tem talento
2024-05-18 14h03m por asa_scouting
mas de cabeça é zero, mal humorado e arrogante. . . .
Rafa
2024-05-18 13h48m por man_in_the_box
Uma pessoa que se autodenomina de «frontal» e é incapaz de não gostar dos treinadores que teve no Benfica. Refere-se ao JJ como frontal (como ele próprio), mas nunca lho tinha dito, pasmem-se. Trata o presidente atual por tu (o Rui). Demonstrou falta de empenho em todos os jogos (perdia a bola, ficava no chão de braços abertos a olhar para o árbitro). Não tinha grande espírito de abnegação em prol da equipa.
Pessoalmente, como benfiquista, não vai deixar grandes saudades.
ler comentário completo »
Rafa
2024-05-18 13h44m por Taument_da_Silva
Fico feliz que tenha sido aplaudido no seu último jogo na Luz, porque sinceramente serviu o nosso clube durante 8 longos anos e passou a vida a ser completamente maltratado por uma falange sonora de adeptos. É um jogador que se especializa numa certa forma de jogar e que sabemos que não é regular, mas daí a ser tratado como lixo, meu deus, que estamos nós a fazer aos jogadores que nos são fiéis?

Este ano teve exibições boas, outras apagadas. Não é um finalizador nato e tem ...ler comentário completo »
Membro
2024-05-18 13h39m por Taument_da_Silva
Leste ao menos o artigo? Ele diz com todas as letras que não se entendia com o Rui Vitória. Reconhece que fez um bom trabalho, mas em momento algum diz que gostou dele ou faz-lhe qualquer elogio a nível pessoal. É absolutamente claro nas declarações que não é um apreciador do RV, então como é que alguém pode ler isto e dizer "gostou de todos, next"?

VI
Roger Schmidt
2024-05-18 13h05m por Visaodejogo
Errou bastante durante época, e a comunicação não foi a melhor e a culpa não é só dele.
Acho que chegou um ponto que os adeptos estão a exagerar.
Mesmo ontem, o Benfica empatou não por causa do treinador, falhou-se bastante na finalização mais uma vez.
ME
Resumindo
2024-05-18 13h00m por Membro
Gostou de todos. Next.

OUTRAS NOTÍCIAS

Basquetebol
Mavericks derrotados em casa
1, 2, 3,...aí está mais uma vitória dos Boston Celtics. de Neemias Queta, que, nesta madrugada de quarta para quinta-feira, venceu na visita ao reduto dos Dallas Mavericks por ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

mundial200 13-06-2024, 04:22