Penúltima jornada decorre este domingo

      Quem vai ficar com as últimas duas vagas de subida no CP?

      Publicado em: 2025/05/24 11:30
      Atualizado em: 2025/05/27 08:20
      Quem vai ficar com as últimas duas vagas de subida no CP?

      Faltam duas jornadas para terminar a fase de subida do Campeonato de Portugal. Metade dos lugares de promoção ainda estão por atribuir e podem ficar resolvidos já este fim de semana.

      Quem se vai juntar a Vitória SC e Lusitano de Évora? Veja como estão as contas.

      PJVED
      1Vitória SC B104310
      2USC Paredes54121
      3AD Marco 0944112
      4Leça FC34103

      Série A

      Na série mais a norte, o Vitória SC B fez pela vida e já garantiu a subida de divisão, num regresso do projeto à Liga 3. 

      Desta forma, os outros três clubes vão lutar pela lugar de promoção restante. Com cinco pontos, o Paredes é o único clube que pode garantir um dos dois primeiros lugares este domingo, caso vença em Leça da Palmeira e o Marco 09 não pontue na receção ao Vitória SC B

      Dénis Duarte, Dieu Michel e Miguel Moreno, com três golos, estão empatados no topo de lista dos marcadores da Série A. 

      PJVED
      1Lusit. Évora124400
      2Amora FC54121
      3CD Fátima34103
      4O Elvas24022

      Série B

      De forma irrepreensível, o Lusitano de Évora venceu os quatro encontros nesta fase e tornou-se na primeira equipa alentejana a subir à Liga 3. 

      A equipa de Pedro Russiano tem mesmo garantida a presença na final da Liga 3. Este sábado, o Lusitano defronta o Amora, atual segundo classificado e que pode selar já a promoção caso vença e aconteça um empate na outra partida, a envolver Elvas e Fátima.

      Dida, avançado dos Lusitanistas, leva já quatros golos e é mesmo o melhor marcador nesta fase de subida.



      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      ZZ
      Reformulação dos campeonatos
      2025-05-24 16h59m por zzsilva
      Os formatos da primeira e da segunda liga estão bem como estão, apenas não goste dos play-offs subtituindo por três subidas e descidas diretas.
      A Liga 3 está muito bem como está, não se pode andar a alterar sempre, este formato tem que estabilizar.

      O grande problema é o CP. Com mais duas equipas por série? Ou a criação dessa tal quinta divisão interdistrital?
      Nessa quinta divisão interdistrital para haver um formato equilibrado das séries tinha que haver o "pa...ler comentário completo »
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      ZZ
      Exemplificando
      2025-05-24 17h45m por zzsilva
      Editado a 2025-05-24 17h46m
      A divisões interdistritais serviam para suavizar e preparar os clubes para um escalão superior semiprofissional. O que se passa no CP é paradigmático.
      A dvisão interdistrital pressupões como o nome indica a junção de duas ou três associações distritais, como por exemplo Santarém e Leiria mais norte de Lisboa, havendo assim um equilibrio geográfico.

      Com rankings ou pontuações caímos novamente num "elitismo" que beneficia sempre as quatro maiores associações como já acontece nas subidas por desistências no CP.
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      CA
      Oi
      2025-05-24 18h52m por carlpt1
      E por falarem em mim.

      É só para dizer que Coimbra também tem mais clubes inscritos, podem conferir.

      😉
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      Oh meu!
      2025-05-24 18h44m por acmarinhense1
      Já te conheço de ginjeira, dos tempos do Krato.

      Como disse o zzsilva demonstra onde está a mentira escrita por ele. O mentiroso aqui toda a gente sabe quem é.
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      ZZ
      LOL
      2025-05-24 18h31m por zzsilva
      Editado a 2025-05-24 18h36m
      Demonstra onde está mentira que escrevi. A única 'caverna' onde estás metido é a da infelicidade de te armares em vítima quando perdes a argumentação. É o habitual.

      Ah, e não me peças para tratar por você. Senão respondo-te como outro user.
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      DO
      Resposta Final a ZZSilva
      2025-05-24 18h28m por Douto
      Caro Colaborador,

      Dei-lhe a oportunidade de, comigo, falar.

      Contudo, como é apanágio de pessoas do seu espectro político, quando perdem o debate, decidem criar mentiras e, posteriormente, fugir.

      Que seja feliz na sua ‘caverna’.

      Atenciosamente,
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      ZZ
      Enfim. . .
      2025-05-24 18h21m por zzsilva
      Editado a 2025-05-24 18h25m
      Como toda a gente sabe a quatro maiores associações são Porto, Lisboa, Braga e Aveiro. Leiria não entre nessa "competição" pelo número cada vez menor de clubes inscritos tendo à sua frente Viseu por exemplo.

      O estatuto sócio-económico ou demográfico não tem relação direta com a quantidade clubes inscritos neste exemplo que dei. Veja o exemplo de Viseu ou Santarém com mais clubes de que Leiria, faça uma pesquisa e confira.

      Fique lá com as suas habituais e despropositadas considerações políticas.
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      DO
      Resposta a ZZSilva
      2025-05-24 18h08m por Douto
      Caro Colaborador,

      Quando entramos a fundo nessa questão, entramos também num debate meta-desportivo que se acaba por politizar.

      As assimetrias existentes no nosso país vão ter sempre reflexo no contexto desportivo do país,

      A título de exemplo, o distrito de Portalegre pode ganhar mais ao juntar-se à região do Alentejo e Algarve a seu ver. O colaborador considera que isso vai favorecer mais o distrito de Portalegre, mas, na prática, nada vai m...ler comentário completo »
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      DO
      Resposta a ZZSIlva
      2025-05-24 17h25m por Douto
      Caro Colaborador,

      Quando fala em liga interdistrital, estaria a deduzir jogar, no curso da época desportiva, um campeonato jogado a 20 equipas? (18 campeões distritais do ano passado + 2 campeões da RA de Açores e Madeira)

      Pergunto isso, pois a minha ideia inicial passaria por um playoff depois do término do campeonato entre os campeões distritais + Madeira e Açores.

      O Ranking Distrital entrava nessa equação para mensurar os jogos a ser disputad...ler comentário completo »
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      DO
      Projeto a Liga Portuguesa de Futebol
      2025-05-24 16h20m por Douto
      Ligas Profissionais:

      Primeira Liga - 16 equipas
      Segunda Liga - 16 equipas
      Terceira Liga - 16 equipas
      Quarta Liga - 16 equipas

      Taça de Portugal - 64 equipas no formato Eliminatória a disputar exclusivamente em Janeiro, marcando a final para Maio.

      Taça da Liga - Extinção

      Supertaça - A jogar na primeira semana de Agosto

      Contabilização: r

      1 Vitória = 1 Ponto
      1 Empate = 0, 5 Pontos<...ler comentário completo »
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      Resposta a Douto
      2025-05-26 00h25m por Amoreira1939
      - Vou responder por partes.

      "Vejo ainda mais pontos de desvantagem do que vantagens para os emblemas do Interior do país.
      A título de exemplo, um emblema de Portalegre ou Castelo Branco terá um índice competitivo praticamente nulo diante equipas da AF Leiria ou Lisboa. "

      - É verdade, reconheço. Mas a meu ver não será muito diferente do que já acontece com o modelo atual. Veja as prestações dos emblemas da Guarda e de Castelo Branco nos últimos anos. E...ler comentário completo »
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      DO
      Resposta a Amoreira1939
      2025-05-26 23h55m por Douto
      Caro Colaborador,

      Gostei do seu pensamento estruturado.

      De facto, não deixa de ser um problema complexo mas gostei da sua ideia e fica anotada para futuros debates.

      Saudações Unionistas,
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      Douto
      2025-05-24 23h35m por Amoreira1939
      E o comentário longo das 23h32m é repetido e não deu para eliminar
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      Douto
      2025-05-24 23h32m por Amoreira1939
      Tal como disse noutro comentário, não temos equipas necessárias para ter essas 4 ligas profissionais. No máximo 3 ligas, e acho que já estou a esticar o número de clubes com capacidade para fazerem 15 jogos de Norte a Sul do país + ilhas.

      Vou adaptar a sua ideia do seguinte modo, como proposta para as competições nacionais ao estilo do modelo alemão:

      Competições profissionais nacionais (Nível I a III)
      - 1ª Liga: 16 clubes, descem 3
      - 2ª Liga: 16 ...ler comentário completo »
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      Douto
      2025-05-24 23h31m por Amoreira1939
      Editado a 2025-05-24 23h32m
      Quanto ao ranking a ideia não é má, só que as equipas B tinham de ser excluídas da contagem
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      Douto
      2025-05-24 23h20m por Amoreira1939
      Editado a 2025-05-24 23h30m
      Tal como disse noutro comentário, não temos equipas necessárias para ter essas 4 ligas profissionais. No máximo 3 ligas, e acho que já estou a esticar o número de clubes com capacidade para fazerem 15 jogos de Norte a Sul do país + ilhas.

      Vou adaptar a sua ideia do seguinte modo, como proposta para as competições nacionais ao estilo do modelo alemão:

      Competições profissionais nacionais (Nível I a III)
      - 1ª Liga: 16 clubes, descem 3
      - 2ª Liga: 16 clubes...ler comentário completo »
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      DO
      Resposta a Amoreira1939
      2025-05-25 00h15m por Douto
      Caro Colaborador,

      Concordo consigo que, porventura, não tenhamos, ainda, infra-estruturas para contar com 4 ligas profissionais.

      Trabalhar e profissionalizar a Terceira Liga é mais importante, nesta fase.

      Quanto à criação dessas Associações, entendo a ideia mas acho que não é exequível, na prática.

      Vejo ainda mais pontos de desvantagem do que vantagens para os emblemas do Interior do país.

      A título de exemplo,...ler comentário completo »
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      AU
      Ispeaksempolemi cas
      2025-05-24 16h01m por auribrancos
      12 equipas? Somos a Suiça ou quê? Nenhum dos grandes campeonatos do mundo, que é o que somos e com os quais nos devemos comparar, tem menos de 18 equipas.

      18 ou 20. Na minha opinião 18 assenta-nos de forma perfeita. Já tentamos com menos e foi um descalabro. O chico espertismo continua a existir. Se temos 18 e a partir do 12º é paisagem, se passamos a 16 vão começar a amolecer a partir do 8º ou assim, mal vejam a Europa por um canudo.

      Chegamos ao ponto q...ler comentário completo »
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      MA
      Paredes e Amora
      2025-05-24 15h49m por MattGroening
      São os meus preferidos. O Leça e o Fátima não possuem condições para estar na liga 3.
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      Ispeaksempolemi cas
      2025-05-24 14h50m por simaoandrade1997
      Modelo à "Inglesa"!!! Gosto e muito!! E ainda acrescentaria outro ponto: das duas uma, ou dão um propósito verdadeiro à Taça da Liga, e com isto quero dizer, uma vaga pelo menos, na Conference League (aberta a todos os escalões profissionais, como lá está, em Inglaterra, que está aberta até à League 2 ou 4ª Divisão) ou então que seja eliminada, já que é apenas só uma taça, que por este momento, é elitista.
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      😡
      2025-05-24 15h18m por carlosmas
      Elitismo.

      Abdominável denominação preconceituosa classista da história da humanidade. O desporto e particularmente neste caso o futebol como um reflexo da sociedade não está imune a esses abdomináveis preconceitos.
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      Caríssimo Douto
      2025-05-24 16h24m por carlosmas
      Editado a 2025-05-24 16h28m
      Não sou especialista em hortofruticultura, mas a dita Taça da liga já não tem 'sumo' algum que possa ser extraído, está num estado de podridão elitista.

      A minha preferência obviamente vai para o futebol amador forjado na construção da cidadania, inclusão ou lazer da classe trabalhadora, exemplificado no país através do Inatel.
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      DO
      Resposta a CarlosMas
      2025-05-24 16h05m por Douto
      Caro Colaborador,

      No seu entender, considera a redução para 16 equipas nas nossas ligas profissionais o número indicado?

      Como pretende extrair a Taça da Liga, visando a retirada de ‘sumo’ da mesma?

      Atenciosamente,
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      simaoandrade199 7
      2025-05-24 15h55m por carlosmas
      A democracia da concordância busca sempre um equilibro ou compromisso, e até porque já temos outro "especializado" comentador nesta retórica. 🤨
      Embora eu aprecie uma boa argumentação dialética.
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      carlosmas
      2025-05-24 15h44m por simaoandrade1997
      Vamos então cingir-nos ao primeiro comentário do meu caro amigo (caso permite que o trate por esses termos) e ficar por aí. Até porque é algo que não valerá a pena alimentar.
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      simaoandrade199 7
      2025-05-24 15h37m por carlosmas
      Pode ficar ao critério do carissimo comentador podendo ser procedida de uma réplica argumentativa da minha parte.
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      carlosmas
      2025-05-24 15h28m por simaoandrade1997
      É suposto responder a isso, ou ficamos mesmo só por esse comentário?
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      ZY
      Simaoandrade199 7
      2025-05-24 14h55m por zyxw_4321
      Editado a 2025-05-24 14h55m
      Acho má a ideia de atribuir uma vaga europeia à Taça da Liga, quando só temos cinco para distribuir, e uma vai para a Taça de Portugal. Quanto muito, daríamos uma de Países Baixos, e fazia-se um playoff entre o vencedor e o 4°/5° para decidir a última vaga, mas mais do que isso acho que seria exagerado.

      Agora, acho sim que a prova não devia ser exclusiva a 8 equipas. Este formato é péssimo, e se é para ficar, mais vale acabar com a prova. Eu só a defendi enqu...ler comentário completo »
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      zyxw_4321
      2025-05-24 15h11m por simaoandrade1997
      Também poderia ser, o formato Play-off. Se bem que continuo a preferir atribuir a vaga à Taça da Liga (não já, mas quando tivermos direito a mais vagas haha). Assim, o prestígio da competição subiria em flecha. Claro, a mudança de formato seria OBRIGATÓRIA, porque neste momento, não passa de um simples caneco para os ditos grandes andarem a "medir a ferramenta". Eu, aliás, faria um "reset" completo às competições. Tentaria "importar" modelos de outros países, com campeonatos mais p...ler comentário completo »
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      Leça
      2025-05-24 14h42m por petitor
      Espero que o meu Lecinha possa subir
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      Continuacao
      2025-05-24 14h10m por Ispeaksempolemicas
      Depois podia se criar taças próprias para cada grupo de divisões como existe em Inglaterra e noutros países.

      Taça da liga seria só para o escalão 1, 2 e 3.
      Uma taça CPP para os escalões 4, 5 e 6.
      Uma taça regional só com equipas do escalão 7.

      A taça de Portugal estaria aberta para todas as equipas até ao escalão 7 e depois para os segundos e vencedores das taças de cada distrito tal como é atualmente.
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      Reformular o futebol Português
      2025-05-24 14h00m por Ispeaksempolemicas
      Minha ideia para a reformulação dos quadros competitivos, semelhante ao Inglês.

      3 divisões profissionais de caracter nacional:

      1a divisão: 12 [1 playoff descida + 1 descida]
      2a divisão: 12 [1 subida + 1 playoff subida; 2 descidas]
      3a divisão: 12 [2 subidas; 1 playoff descida + 1 descida]

      A partir daqui um esquema em pirâmide começando por uma liga semi profissional nacional tornando se cada vez mais regional a medida que se vai descend...ler comentário completo »
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      CA
      Ispeaksempolemi cas
      2025-05-24 14h58m por carlpt1
      Editado a 2025-05-24 15h03m
      É uma boa ideia, mas já devia ter sido feita há mais tempo. Penso que agora a reformulação devia ser feita abaixo da liga três, a formula da liga três tem que estabilizar e está bem assim. Quanto às taças concordo com a ideia.
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      ispeaksempolemi cas
      2025-05-24 14h47m por 0_Matematico
      Fellow entusiasta do zerozero,

      Gosto do seu modelo mas acho curto um total de 36 (!) equipas profissionais tendo em conta as infraestruturas e número de clubes/interesse na modalidade que temos no nosso futebol. Com um número tão reduzido de vagas teremos pouca oportunidade para os clubes fazerem receitas e não estarem constantemente no buraco financeiro das ligas não profissionais. Não será reduzir a primeira divisão a 12 equipas no sentido de estar a torna-la numa taça da lig...ler comentário completo »
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      O Matemático
      2025-05-24 16h06m por Ispeaksempolemicas
      36 equipas profissionais são as que temos neste momento somando a primeira e segunda liga, eu apenas dividi essas equipas em 3 divisões pois não temos campeonato para tantas equipas na minha opinião. Penso que desta forma as forças estariam mais bem distribuidas em cada divisão mantendo praticamente o mesmo número de jogos. Entendo ainda assim que não seria um formato fácil de implentar pois drmoraria uns 3 anos ou mais a equilibrar divisões e seria contra o interesse da maior parte dos clube...ler comentário completo »
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      DO
      Resposta a Ispeaksempolemi cas
      2025-05-24 14h08m por Douto
      Caro Colaborador,

      Interessante o modelo que propõe.

      Quantas jornadas sugere que sejam disputadas nas ligas profissionais?

      Atencios amente,
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      DO
      Resposta a Ispeaksempolemi cas
      2025-05-24 14h16m por Douto
      Caro Colaborador,

      Nesse caso, perfila-se um total de 32 jornadas.

      O modelo que propõe tem várias similaridades com a liga escocesa, com a diferença que os mesmos fazem um total de 3 voltas, jogando, posteriormente, um playoff de manutenção.

      Apesar do seu modelo ser díspar do meu, gostaria de parabenizar o colaborador pela ideia fundamentada e metódica aqui exposta.

      Atenciosamente,
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      Douto
      2025-05-24 14h12m por Ispeaksempolemicas
      Excelente questão.

      Seria uma fase campeonato a 2 voltas (22 jornadas). Posteriormente uma fase campeão e manutenção com 6 clubes cada a 2 voltas com as equipas a manterem os pontos conquistados na fase campeonato (10 jornadas). O mesmo modelo para as 3 divisões profissionais.
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      Subida CNS
      2025-05-24 13h40m por sadinooo
      do Norte preferia que fosse o Leça, por ter alguma história comparando com os outros dois clubes que são praticamente desconhecidos

      a sul tenho preferência pelo Amora por ser da Margem Sul mas qualquer dos outros dois não me chateia se subir, especialmente o Elvas
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      12

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Moreirense confirma saída de sete jogadores
      Liga BETCLIC
      Oficial
      Jogadores em fim de contrato deixam a equipa
      O Moreirense confirmou esta quinta-feira a saída de sete jogadores da equipa principal.