Canarinhos continuam em grande e venceram Chaves

Que bem jogas, Estoril!

À entrada para esta jornada o Estoril Praia até podia estar no último lugar, mas mostrou que está num momento de forma elevadíssimo e foi sempre superior a um Chaves apático e previsível, acabando por vencer merecidamente por 4-0, para dar um grande e merecido salto na classificação, para uma equipa que encanta, por esta altura.

Ambas as equipas chegavam a este duelo vindas de uma vitória, embora de competições e momentos de forma distintos, e queriam dar seguimento. No Estoril Praia, Vasco Seabra implementou uma revolução no onze inicial, em relação à vitória com o FC Porto (3-1), e fez sete alterações. Já no lado do Chaves, que também vem de uma vitória, por 2-1, frente ao Vizela, Moreno Teixeira fazia apenas uma alteração, forçada, com Bruno Rodrigues a assumir o lugar do castigado Ygor Nogueira.

O que a confiança faz

Ambas as equipas apareciam neste jogo em 3x4x3 e havia curiosidade para perceber como de (des)encaixariam, mas o que fez mesmo a diferença no arranque da partida foi o estado anímico do Estoril Praia. Os comandados de Vasco Seabra, apesar de terem entrado para esta jornada em último lugar, respiram confiança nesta fase da época e isso ficou rapidamente bem visível nos primeiros lances.

Estoril esteve sempre em cima @Kapta+
Os canarinhos iam circulando a bola entre corredores e setores com grande intensidade e fluidez e aproveitando o espaço dado entre os alas e centrais flavienses, e a capacidade de passe dos seus centrais e médios centro, para explorar essas áreas na desmarcação dos seus alas, Tiago Araújo e Rodrigo Gomes, e os primeiros minutos foram de sufoco para Rodrigo Moura na baliza do Chaves, chamado a intervir diversas vezes. Contudo, os seus companheiros de defesa foram apanhados a dormir após um remate de Mateus Fernandes e uma defesa incompleta e Rodrigo Gomes inaugurou mesmo o marcador.

Durante mais algum tempo o Estoril Praia ainda conseguiu permanecer com este ritmo e um futebol atrativo, mas baixou, naturalmente, com o cansaço, o Chaves respirou e aproveitou para subir por fim linhas, embora tenha claramente tido dificuldades criativas no último terço e criado praticamente apenas em lances de bola parada (onde efetivamente assustou os canarinhos) e cruzamentos em busca de Jô e Héctor. Sem o mesmo brilhantismo, o Estoril ia sendo melhor e já nos descontos Rodrigo Gomes foi desmarcado com um grande passe de Pedro Álvaro na cara de Rodrigo Moura, mas tentou o chapéu e falhou.

Que facilidade

Perante a desinspiração ofensiva da 1ª parte, o Chaves precisava claramente de fazer melhor e Moreno tentou mexer com as águas, fazendo entrar João Correia e Hélder Morim ao intervalo. Numa primeira fase, a equipa até parecia mais intensa na troca de bola e deu bons sinais, mas rapidamente perdeu esse fulgor, após continuar sem conseguir ligar no último setor, com mérito defensivo do Estoril, neste caso.

Do outro lado, os comandados de Vasco Seabra estavam longe do ritmo demonstrado no arranque do jogo, mas tudo parecia relativamente controlado. Rafik ia tentando acelerar o jogo com os seus dribles estonteantes (a decidir mal no último terço) e acabou por ser num desses que chegou o 2-0, numa altura em que o jogo até estava algo adormecido. Aos 61', Langa ainda fez grande corte e impediu o passe de rutura de Guitane, mas João Queirós foi apanhado a dormir, Rodrigo Gomes serpenteou-o e fez o 2-0 com toda a calma do mundo.

Foi tudo fácil para o Estoril @Kapta+
Ainda faltava muito para acabar o jogo, mas a atitude do Chaves denotava que o vencedor estava basicamente entregue e isso ficou definitivamente decidido pouco depois, aos 70', quando o 3-0 chegou com facilidade. Qualquer bola nas costas da defesa flaviense deixavam aquele trio a tremer por completo e bastou isso, e uma asneirada de Bruno Langa, para Rodrigo Gomes ficar na cara de Moura. O guardião ainda impediu a primeira oportunidade, mas, na recarga, Marqués só teve que encostar para o 3-0.

Até ao fim, o Estoril esteve sempre por cima, mas o ritmo de jogo baixou ainda mais e o resultado apenas sofreu alterações aos 90+2, quando Heriberto sacou um coelho da cartola, deambulou da esquerda para o meio e rematou para o 4-0. Foi mais do que suficiente para o Estoril Praia deixar definitivamente o último lugar da tabela classificativa, onde estava há algum tempo, e dar seguimento ao seu grande momento de forma (cinco vitórias nos últimos sete jogos). O Chaves, por sua vez, continua nessa luta dos últimos lugares.

jogos em destaque
U Domingo, 10 Dezembro 2023 - 20:30
Estádio António Coimbra da Mota
Carlos Macedo
4-0
Rodrigo Gomes 6' 61'
Alejandro Marqués 70'
Heriberto Tavares 90'

ESTÁDIO

Estádio António Coimbra da Mota
Lotação8 000
Medidas105x68
Inauguração1939
Lances Capitais
GOLO Estoril Praia!
Rodrigo Gomes marca
Rodrigo Gomes marca o seu 3º golo na prova (12 jogos)
61´
GOLO Estoril Praia!
Rodrigo Gomes marca
Rodrigo Gomes marca o seu 4º golo na prova (12 jogos)
70´
GOLO Estoril Praia!
Alejandro Marqués marca
Alejandro Marqués marca o seu 5º golo na prova (12 jogos)
90´
+2
GOLO Estoril Praia!
Heriberto Tavares marca
Heriberto Tavares marca o seu 1º golo na prova (13 jogos)
Positivo
Uns jogam muito...

O Estoril Praia respira confiança nesta fase da temporada. Entrou com tudo, marcou cedo e geriu. Contudo, mesmo em ritmo de gestão foi claramente a melhor equipa e chegou a números elevados com facilidade. Começam a ocupar o lugar que merecem na classificação.

Negativo
...outros nem tanto

Por outro lado, este Chaves tem que se preocupar se este é o nível qualitativo que vão apresentar. Foi um jogo paupérrimo dos flavienses, onde Carné foi espetador e a defesa precisou apenas de controlar bem a profundidade e cruzamentos. Muito a melhorar.

Forma
Estoril Praia
2023/2024
18J
9V
1E
8D
39-27G
GD Chaves
2023/2024
14J
3V
3E
8D
16-32G
O Árbitro

O árbitro Carlos Macedo teve um jogo de fácil ajuizamento e não complicou. Nada relevante a apontar.

Fotografias(22)

Liga Portugal Betclic: GD Estoril Praia x GD Chaves
Liga Portugal Betclic: GD Estoril Praia x GD Chaves
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ESTORIL PRAIA
EMPATE
GD CHAVES
Comentários (13)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
zlatan_21
2023-12-11 10h29m por LadyBug
Também sou dessa opinião. . .
Tiago Araújo
2023-12-11 09h30m por zlatan_21
O DE que o Benfica precisava.
Não dá para recomprá-lo?
Estoril
2023-12-11 05h04m por moumu
Bom reforço foi Vasco Seabra, consegue tirar melhor proveito dos seus jogadores.
Off Topic
2023-12-11 03h43m por petitor
Otávio do Famalicão equivocado pelo Sporting, acho que o Porto não devia deixar fugir este central canhoto, para substituir Diogo Carmo que após dois anos complicados o ideal era ser emprestado para um clube estrangeiro sem pressão para que possamos reaver algum dinheiro
Tiago Araújo e Guitane
2023-12-11 03h36m por petitor
Se fosse dirigente do Porto comprava estes dois no final da época.
Guitane substitui o Taremi que joga entre linhas como 2 avançado,
Tiago para o lugar de Zaidu dispensado
Rodrigo Gomes
2023-12-11 03h33m por petitor
E do Braga, certamente pedem no mínimo 20 a 30 milhões, já não faz sentido apesar da enorme qualidade.
Para mim o melhor lateral direito em Portugal
GERRARDandRONAL DINHO
2023-12-11 02h56m por Indargorri
O Rodrigo está emprestado pelo Braga
Mais do mesmo. . .
2023-12-11 00h00m por GERRARDandRONALDINHO
Rodrigo Gomes, mais um lateral jovem que vai continuar a ser ignorado pelos ditos "grandes". . .
manueldesousa
2023-12-10 23h37m por ValentesTransmontano
Com o Moreno, o Chaves já levou 5 em Guimarães, 4 na Amoreira, perdeu em Portimão sem jogar nada, foi eliminado da Taça pelo Canelas. . . é muito mau. Aqueles 5 primeiros jogos fizeram mossa, mas não justificam tudo. Não vejo como podem as coisas melhorar, sobretudo quando já começam todos os jogos a perder 0-1.
FL
Chaves
2023-12-10 23h32m por flaviebse
Sem ovos não se fazem omoletes. Horrível!
ValentesTransmo ntano
2023-12-10 23h11m por manueldesousa
CALMA, parece-me que a coisa já esteve pior para esses lados e o Estoril vai SURPREENDER MUITOS!
Saudações FARENSES, a partir do outro lado da N2.
Vergonhoso
2023-12-10 23h00m por ValentesTransmontano
Absolutamente vergonhoso!!!! Que desperdício de tempo e de dinheiro, com bilhetes caríssimos estes gajos têm de correr! É o mínimo que se pede! A descida está mais do que confirmada, são de loooonge a pior equipa da Liga. Mas de muito longe. Não podem andar a ser goleados pelo Estoril, pelo Farense, pelo Boavista e a perder tantos jogos com adversários directos! Não podem!

35 golos sofridos!!! TRINTA E CINCO! Se querem descer digam logo aos adeptos que não é preciso andarem ...ler comentário completo »
EN
E o que joga….
2023-12-10 22h33m por EnormeSCB
Rodrigo Gomes. Que evolução do miúdo, grande jogo. De resto vitória totalmente justa do Estoril.

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Depois do empate entre Estrela e GD Chaves
O Estrela da Amadora e o GD Chaves dividiram pontos com um 1-1, mas o principal destaque foram os adeptos, que se deslocaram em grandes números à Reboleira mesmo num dia de chuva. Na ...