Benfica deixa fugir vantagem contra o Inter

Quanto custa um ponto?

A edição de 2023/24 da Liga dos Campeões ainda não trouxe qualquer dose de descanso ao Benfica. Esta quarta-feira, ao quinto jogo, foi possível pontuar pela primeira vez na fase de grupos, mas o desfecho não traz qualquer felicidade aos adeptos. Aliás, esse ponto singular tem travo especialmente amargo, numa noite em que as águias chegaram a ostentar uma vantagem de três golos.

Há, ainda assim, uma atenuante para compensar essa amargura. O 3-3 aqui registado, contra um Inter que deixou várias estrelas no banco, permite ao Benfica depender apenas de si para conseguir uma vaga na Liga Europa: precisa de vencer por dois golos na Áustria, no derradeiro jogo.

Cláusula anti-rivais Lei do ex

As bancadas da Luz não atingiram a capacidade máxima, mas os adeptos presentes, talvez cientes de que no pior cenário esta poderia ser a última noite europeia da época, trouxeram a energia e voz necessária para defrontar o Inter de Milão. O gigante italiano viajou leve, sem a pressão da qualificação, para defrontar um adversário com quem nunca tinha perdido, mesmo tendo defrontado três vezes este ano.

Desta vez foi diferente. Por vários motivos, é certo, mas principalmente porque os nerazzuri foram lembrados de um antigo conhecido seu: João Mário.

Hat-trick deixou o Benfica a ganhar por 3-0 @Kapta+
Foi o médio de 30 anos que colocou o Benfica no bom caminho nesta Liga dos Campeões. Foi ele, que em 2016 deixou Lisboa por Milão a troco de mais de 40 milhões de euros, quem assombrou os visitantes com golos e pensamentos do que poderia ter sido. Um primeiro aos 5', pela nostalgia. Bis aos 13', para deixar os responsáveis do Inter a pensar naquela cláusula anti-rival que o Sporting tanto quis. Aos 34' um hat-trick histórico, já que nenhuma águia o tinha feito na versão moderna da Liga dos Campeões. Épico, no mínimo.

Se a tal cláusula leonina não surtiu efeito - pelo menos para já -, devido à falta de tração legal, o mesmo não se pode dizer da lei do ex. Não figura nos calhamaços de direito, nem nas lista de leis que o IFAB escreveu para o futebol, mas o precedente é extenso e João Mário tratou de escrever um dos mais memoráveis exemplos.

Inacreditável...

Ao intervalo, os adeptos da casa eram abraçados por um certo alívio. Mais do que os três golos de João Mário, todos de encosto e com Tengstedt na origem, valia a sensação de que o Benfica ainda conseguiria deixar uma boa imagem nesta Champions e que dependeria apenas de si para dar continuidade à campanha europeia em 2023/24, pela via da Liga Europa. Pouco depois desse intervalo, o conforto já não era o mesmo...

Inter escapou com um 3-3... @Kapta+
Mesmo com o apuramento já assegurado, o Inter não se resignou à derrota. Com os mesmos 11 com que começou o jogo - isto é, com os maiores craques ainda no banco -, foi à carga e rapidamente reduziu para 3-2: no seguimento de um canto, Arnautovic estreou-se a marcar na época, assistido pelo ex-Vitória SC Yann Bisseck, e pouco depois marcou Davide Frattesi.

Se os dois golos de rajada tornaram o ambiente mais pesado, esse cenário só piorou quando aos 69 minutos o árbitro assinalou uma grande penalidade sobre o recém-lançado Marcus Thuram. Decisão amplamente assobiada, mas que mesmo assim culminou no desespero dos da casa, com Alexis Sánchez a fazer o 3-3.

Enquanto jogadores com João Neves e Di María cresceram, na procura pelo 4-3, o VAR voltava a empurrar a águia para baixo. Pela segunda vez nesta campanha europeia, António Silva viu o cartão vermelho e deixou a sua equipa com menos um, numa altura em que um golo sofrido eliminaria de vez a possibilidade de seguir para a Liga Europa. Esse sonho, embora difícil e ameaçado por um remate de Dimarco ao ferro, segue vivo para a derradeira jornada.

U Quarta, 29 Novembro 2023 - 20:00
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Andris Treimanis
3-3
João Mário 6' 13' 34'
Marko Arnautovic 53'
Davide Frattesi 58'
Alexis Sánchez 72' (g.p.)
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
JornadaGrupo DJornada 5
Lances Capitais
GOLO Benfica!
João Mário marca
João Mário marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
João Mário marcou o seu 31º golo na equipa (114 jogos)
13´
GOLO Benfica!
João Mário marca
João Mário marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
João Mário marcou o seu 32º golo na equipa (114 jogos)
34´
GOLO Benfica!
João Mário marca
João Mário marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
João Mário marcou o seu 33º golo na equipa (114 jogos)
53´
GOLO Internazionale!
Marko Arnautovic marca
Marko Arnautovic marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
58´
GOLO Internazionale!
Davide Frattesi marca
Davide Frattesi marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
72´
GOLO Internazionale
Alexis Sánchez marca de grande penalidade!
Alexis Sánchez marca o seu 2º golo na prova (5 jogos)
86´
Cartão vermelho para António Silva (Benfica) por entrada muito dura sobre Barella
António Silva vê o seu 2º vermelho na prova (4 jogos)
A Chave

Minuto 58´: Davide Frattesi faz o 3-2 e não só dá crença à sua equipa, como deixa na Luz uma sensação de que a vitória pode fugir.

O Árbitro

A grande penalidade da qual origina o 3-3 é bem assinalada, mas sobram algumas dúvidas acerca de uma potencial falta sobre João Neves na origem da jogada... Ainda assim, o VAR optou por apoiara a decisão do árbitro.

O Melhor
Primeira parte

Não foi brilhante, e importa salientar que o Inter de Milão se apresentou em força reduzida por já ter o apuramento assegurado, mas a primeira parte deste jogo foi, de longe, a melhor imagem que o Benfica deixou nesta edição da Liga dos Campeões. Atacou, criou e não deixou que o adversário fizesse o mesmo! É preciso mostrar uma face semelhante na Áustria...

O Pior
Dar armas ao adversário

Com a mesma velocidade com que o Benfica construiu um resultado confortável, deixou-o fugir. Dois golos em instantes deixaram a equipa a tremer e o terceiro foi uma questão de tempo. Nem o Inter parecia ter assim tanta vontade de levar pontos deste jogo, mas certo é que, quando a oportunidade se apresentou, aproveitou.

Forma
Benfica
2023/2024
20J
13V
2E
5D
37-20G
Internazionale
2023/2024
18J
13V
4E
1D
38-12G
Sabia que...by playmaker stats
António Silva é o jogador do Benfica com mais vermelhos diretos (2) nas provas europeias.

Luisão, Nico Gaitán e António Silva, são os jogadores encarnados com mais expulsões (2) pelo clube nas provas da UEFA.
Foi a 13.ª vez na história das provas europeias que o uma equipa desperdiçou uma vantagem de 3 golos ao intervalo (11 empates e 2 reviravoltas).

O Benfica e Liverpool são as únicas equipas a desperdiçarem 3+ golos de vantagem ao intervalo por duas ou mais ocasiões.
O Benfica para garantir a Europa League tem de obrigatóriamente de vencer o Red Bull Salzburg por 2 golos de diferença.

Se não ultrapassar os austríacos, as águias voltam a ficar de fora da europa, antes de dezembro, cinco anos depois.
Há precisamente 7 anos que o Benfica desperdiçou uma vantagem de 3 golos ao intervalo:
2016 E 3-3 Besiktas, Champions League
2023 E 3-3 Inter, Champions League

Foi a 2.ª vez na história das águias que aconteceu este registo.
HISTÓRICO!!! O Benfica desperdiça pela primeira vez uma vantagem de 3 golos ao intervalo num jogo em casa.

Fotografias(22)

Liga dos Campeões: SL Benfica x FC Internazionale
Liga dos Campeões: SL Benfica x FC Internazionale
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
INTERNAZIONALE
Comentários (110)
Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Schmidt o gênio
2023-11-30 19h04m por Bluething
Meter 2 jogadores a 29 segundos do fim é obra.
Mas a culpa é dos árbitros.

Genial este senhor.
Jogo
2023-11-30 16h36m por BurroDeBancada
O Benfica tem mesmo uma mentalidade muito fraca, todos os jogos, há anos, que sempre que estão em vantagem deixam-se adormecer ao invés de continuar a partir para cima e matar por completo o jogo. Mas vá, desta vez fizemos o suficiente para ganhar e será impossível ignorar a arbitragem horrenda: 2 golos da Inter + 1 vermelho para o Tónio que simplesmente não eram para ser. Teríamos ganho 3-1 e o Tónio estaria disponível para a deslocação a Salzburgo. Mas é o básico os clubes portugueses s...ler comentário completo »
3D
Schmidt
2023-11-30 16h03m por 3dA
Mais uma vez, a ''mostrar-se'' quando perde. A arbitragem foi sempre má e ficaram sempre penaltys por marcar quando o Benfica perde. Quando ganha, elogia. Sonso. . .
3D
Benfica
2023-11-30 16h01m por 3dA
Fez o que lhe competia na 1ª parte construindo uma vantagem confortável perante as segundas linhas do Inter (só um titular, Acerbi) mas deixou-se adormecer por completo na 2ª parte, permitindo que o Inter crescesse à medida que ia refrescando a equipa com Thuram, Barella, Dimarco, Lautaro enquanto Roger Schmidt permanecia apático. No entanto, creio que vão conseguir o acesso à Liga Europa na última jornada.

Quantos à arbitragem, não vejo nas repetições que vi se Otamendi ...ler comentário completo »
Zerozero
2023-11-30 14h16m por LadyBug
Deixam que estes artigos saiam?

Não era para falar do Benfica - Inter de Milão?

Se a tal cláusula leonina não surtiu efeito - pelo menos para já -, devido à falta de tração legal, o mesmo não se pode dizer da lei do ex. Não figura nos calhamaços de direito, nem nas lista de leis que o IFAB escreveu para o futebol, mas o precedente é extenso e João Mário tratou de escrever um dos mais memoráveis exemplos.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www. zerozero.pt/noticias/quanto-cu sta-um-ponto-/556081
Cláusula anti-rivais Lei do ex Texto re
2023-11-30 14h13m por LadyBug
Mas este jornalista, mesmo depois de o tribunal adequado ter decidido ainda diz estas coisas?

Já estou como o Schmidt com o jornalista da RTP. . .

És jornalista e adepto de um clube? e és parcial nos teus comentários?

Ricardo Miguel Gonçalves
@rmg0ncalves, queres falar no Nuno Santos, Fabio Cardoso? Também o assobiaste nos jogos da selecção?

Mas fica sabendo, que por mim o João Mário nunca tinha vindo para o Benfica, acho que não tem nível para jogar com o Manto Sagrado. . .

orgulhovermelho
2023-11-30 14h04m por Platinum_Returns
Procurei, procurei, mas não encontrei o seu comentário ao jogo de ontem aqui na caixa; achei algo estranho, uma vez que se revelou tão entusiástico a parabenizar os jogadores da formação do Seixal após o encontro de 3ª feira na Catalunha, mas parece que entretanto perdeu o entusiasmo. . . estarei enganado?
Quanto aos lances
2023-11-30 10h44m por mikev
Penso que o primeiro golo (acho q foi o contra-ataque do lance do João Neves), não deveria ter sido validado pela falta no inicio do contra-ataque. Não percebo como é q o VAR deixou seguir.
O penalti é bem assinalado
Quanto ao António Silva é um lance "discutivel" quando não o deveria de ser. Este tipo de lances têm que haver uma coêrencia entre todos os árbitros. Uns marcam, outros não marcam, uns dão vermelho direto outros amarelo. . Não há um critério definido.
<...ler comentário completo »
Culpa
2023-11-30 10h41m por mikev
É inteiramente do treinador. Não sabe mexer na equipa quando deve, não tem leitura de jogo, tem "vacas sagradas" na equipa como outro user disse em baixo.
O Di Maria então é tipo Taremi, arrasta-se em campo e tem lugar cativo.

Uma primeira parte de "luxo" para uma segunda parte de pesadelo. Não pode haver este "adormecimento" em jogos destes.

Muitos comentários a falar da qualidade de João Mário quando para mim a qualidade esteve no Tengstedt. Esse s...ler comentário completo »
Jaof
2023-11-30 10h37m por Palhacitos
Deixa de ser cego ou de ter palas. Nem que entendas de futebol, ter uma discussão contigo sobre futebol é impossível porque tu só vês azul. . . A bola é azul, a parede é azul e o teu cérebro é minúsculo. . . E azul
o árbitro
2023-11-30 10h35m por Palhacitos
Os três lances são de interpretação, há árbitros que marcam falta, que não marcavam penalti, que davam amarelo e ficavam por aí e há var/ que interpretariam de forma diferente. O Antônio Silva teve uma entrada que foi idiota mas não tem o pé apontado ao joelho, não lesionou ninguém, por isso eu não dava vermelho, aliás, nem entendo como o var manda chamar o árbitro.
H2OReturns
2023-11-30 10h31m por Benfiquista_N1
Mas vocês ainda dão palha a um user anti benfiquista que aproveita todas as noticias para lançar farpas? Sejam inteligentes é dizer sempre que sim, aos maluquinhos dizemos sempre sim. . . Há de chegar um dia em que ninguém lhe irá dar mais palhas e ele ficará a escrever para a parede. . . Sejam inteligentes. . .
ZH
benfica
2023-11-30 10h18m por zhar
Já só restam mais 6 meses disto. . . 6 meses ate finalmente rafa , joão mario e di maria se porem finalmente a andar para fora do benfica e acaba o emprestimo do habitual lesionado cronico do psg que vem para ca todos os anos. . . não é por ter feito 3 golos de encostar que desculpa tudo o resto. . . depois é saber como é que vão resolver o sr 20 milhoes. . . mas pronto. . . se ha coisa boa a tirar disto ao menos parece que se consegue aproveitar o pouco de bom que o tangsted ainda tem e nã...ler comentário completo »
VerdeRubro
2023-11-30 10h16m por Salvadorazul
👏 👏👏
Soberba
2023-11-30 09h45m por VerdeRubro
Empate consentido devido à soberba e teimosia do treinador do Benfica.
Depois vir falar daquela maneira sobre a arbitragem no fim do jogo, só mesmo de alguém que vive no mundo à parte.
Se houve algum desastre foi o seu trabalho no banco durante a segunda parte, onde ele não teve engenho nem perspicácia para saber ler o jogo acabando por ser o responsável pela perda de 2 pontos.
Vá lá vai
2023-11-30 08h56m por Salvadorazul
Que ainda se vê alguns benfiquistas que sabem " ver futebol". Os outros patéticos defendem-se na arbitragem. É o cúmulo dizerem empataram por causa da arbitragem. É de rir. Visto que não ganharam nenhum jogo então foram roubados nos 5 jogos!!! Abram os olhos, a culpa é do vosso treinador.
HD
Big picture
2023-11-30 08h48m por HD_L
Já muito tempo passei aqui a discutir nomes, mas o facto é que independentemente de quem jogue, há que haver rotinas e dinâmicas na equipa. Coisa que o Benfica não tem, mesmo quando tiveram todo o plantel sem (ou quase sem) lesões.

A arbitragem teve de facto influência, mas isso não cobre os defeitos que temos vindo a demonstrar em toda a época. Durante a época toda tivemos muito poucos minutos de bom futebol.

Não se pode depender de individualidades para ga...ler comentário completo »
Claro
2023-11-30 08h36m por Salvadorazul
A culpa foi da arbitragem. . . . lol
BL
Do melhor para o pior
2023-11-30 08h24m por Bluetrain
Incrível! Se fosse benfiquista ficava danado. Depois de ter uma vantagem de 3 golos e empatar, é inaceitável. O Benfica joga ‘a Porto e o Porto joga à Benfica na Champions. Mesma coisa.
Ispeak
2023-11-30 07h36m por PedroBorgas
O problema é mesmo esse e é por isso que acho que a época vai correr mal:

- O Schmidt vive no mundo dele. Tudo começou contra o Estoril quando ele disse que jogamos bem durante os piores 70 minutos de futebol do Benfica.

A sorte é que no ano passado a cena engatou logo de início, porque senão tinha acontecido o mesmo que nesta época. É já se via - tinhas os mesmos, nomeadamente o Enzo, a jogar 90 +120 +90 etc etc. Sempre mexeu mal como em Chaves, porque só mete ...ler comentário completo »
SLB
2023-11-30 05h07m por moumu
Uma pena deixar escapar uma vantagem de 3 golos mas prontos o Inter mexeu um pouco ao intervalo e é das 3 melhores equipas do mundo, mesmo assim acredito na passagem do SLB à liga europa mas vão precisar de um grande jogo na Austria.
António
2023-11-30 03h28m por Sir_jaof
É preciso ignorância ou má intenção para dizer que é mal expulso. . .
. . . Até Duarte Gomes descreve bem o lance, para logo depois defender o indefensável. . .
. . . então António faz uma tesoura, projectando-se é acertando com o joelho na perna do adversário e não é para vermelho directo!?
Qual a diferença entre entrar de sola (perna esticada) e de joelho à perna do adversário? NENHUMA, as consequências são ideais, pois é uma pequena superfície de contacto que leva...ler comentário completo »
Hi
2023-11-30 03h05m por Tfsmach
Se falta um jogador para uma posição, se não tiver no plantel, não existe na equipa equipa B, sub-19…???

Não seria uma boa forma de MOTIVAR, a formação???

P. S.
Parabéns João pela desforra, pena não ter sido com vitória. . . . teria outro sabor e dor de cotovelo para os azuis de Milão.
Hi
2023-11-30 02h58m por Tfsmach
Fiquei entusiasmado, quando vim aqui ver o resultado, 3-0.
Impensável. . . .
E quando voltei a ver 3-2, disse para mim ainda vão perder, o que esteve perto de acontecer. . .
Devido a situação, digo eu, de o Inter não querer perder o 1°lugar, devido á Real Sociedade, não estar a ganhar o jogo que era para ganhar. . . . E não ganhou. . . .

Pode-se apontar muitos, problemas/erros. . . . Ao treinador para variar, mas se os jogadores não derem o seu...ler comentário completo »
BL
Falta mentalidade europeia ao Benfica
2023-11-30 02h02m por BlackCat
Este jogo, que acabei de ver em diferido, mostrou, claramente, que a equipa do Benfica não tem mentalidade europeia.
A 1ª parte foi excelente, mas também é verdade que o Inter entrou com as "segundas linhas". E a verdade é que, quando uma equipa joga com muitos jogadores não titulares, por muita qualidade que estes tenham (como era o caso dos italianos), não estão habituados a jogar juntos e não têm as rotinas de uma verdadeira equipa. Isto é um facto e está mais que estudado! ...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Liga BETCLIC
com video
Depois do empate entre Estrela e GD Chaves
O Estrela da Amadora e o GD Chaves dividiram pontos com um 1-1, mas o principal destaque foram os adeptos, que se deslocaram em grandes números à Reboleira mesmo num dia de chuva. Na ...