placardpt
      No fim, passam de 108 para 112 equipas

      Quadros competitivos, o que vai mudar? Quatro divisões nacionais e mudanças por três épocas

      2020/05/06 15:16

      A criação da III Liga, por parte da FPF, trouxe muitas novas questões e procura por respostas. É uma nova competição que se insere no panorama futebolístico português e que, de certa forma, vêm preencher um vazio reclamado por muitos clubes e intervenientes desde que foi extinta a III Divisão Nacional. O futebol nacional vai, a partir de 2021, voltar a ter quatro degraus nacionais.

      Nos campeonatos profissionais, não se perspetivam mudanças (a existirem, serão da autoria da Liga de Clubes, mas não há nenhum indício de alteração das 18 equipas em cada). A III Liga vai surgir como terceiro escalão (terá traços profissionais, desde logo por se instituir o salário mínimo nacional nos clubes que aí competem) e o seu começo está apontado para a época 2021/2022, ao passo que o Campeonato de Portugal, que deve manter a designação, passará a ser o quarto escalão.

      Época de transição

      ©FPF

      A temporada 2020/2021, que começa no fim do verão (em condições normais), ainda vai ter o Campeonato de Portugal como prova nacional única abaixo dos campeonatos profissionais, mas com o objetivo de se desmembrar em duas competições.

      Ao contrário das 4 séries atuais, passará a 8 séries de 12 equipas cada, num total de 96 equipas (as duas que vão descer da LigaPro, as 70 que se mantêm no CP, onde este ano não houve descidas, 20 que sobem dos distritais - uma por Associação - e quatro equipas B convidadas).

      Para uma equipa subir à LigaPro, tem de ganhar a sua série e depois a segunda fase, que é dividida em duas séries (quatro equipas cada), subindo o primeiro de cada. As outras, não subindo, vão fazer parte da III Liga na época seguinte (seis). A essas seis vão juntar-se os dois primeiros de uma segunda fase de acesso à III Liga, para a qual se qualificam os 2º, 3º, 4º e 5º classificados de cada série da primeira fase, que vão fazer nova poule entre si para definir os dois primeiros (16, no total), isto além dos dois que descem da Liga Pro, num total de 24 equipas na Liga III em 2021/2022.

      ©FPF

      Porém, a primeira fase tem ainda mais desfechos, que são, no fundo, despromoções. Ou se desce um escalão, ou dois: os 6º, 7º e 8º de cada série mantêm-se no Campeonato de Portugal, que passará então a quarto escalão, ao passo que os últimos quatro de cada série descem aos distritais.

      Plano a longo prazo

      A evolução será, depois, progressiva até que fique completa em 2023, com uma descida gradual de equipas para ajustar o terceiro e o quarto escalões: de 2021/2022 para 2022/2023, o Campeonato de Portugal passará de 60 para 56 equipas; na época seguinte, é a III Liga que passa de 24 para 20 equipas.

      No fundo, o objetivo é que 2023/2024 seja a época em que a mutação está completa: 18 equipas na Liga NOS, 18 na Liga Pro, 20 na III Liga e 56 no Campeonato de Portugal, num total de 112 equipas nos campeonatos profissionais - atualmente são 108.

      ©FPF

      Comentários (33)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      LP
      HGuima
      2020-05-07 18h46m por lpfcp
      Subscrevo. É evitar que apareçam "empresários" com más intenções, que percebem de ténis, mas de futebol 0, como aconteceu há uns 7/8 anos na formação, a quererem aproveitar se a força toda para unicamente tirarem partido financeiro do clube.
      Mas infelizmente sem investimento será difícil superar a época deste ano. Há uns meses falei com alguém do clube, que disse que tinham pelo menos 5 jogadores com propostas da segunda liga, e tanto é verdade que o Ze Carlos acabou mesmo por ir...ler comentário completo »
      Dúvida + karzanjane1
      2020-05-07 15h22m por sergiomaka
      Já li e reli e ainda não tenho a certeza sobre o seguinte:

      - Na III LIGA, é regra os jogadores serem todos profissionais?


      - karzanjane1, tens toda a razão. Vai existir um vazio de competição muito grande para quem ficar do 6º lugar (inclusive) para baixo. Provavelmente preenchido com eliminatórias da Taça de Portugal, no entanto curto. Mas também será um período de transição o que dará aos clubes para poupar algum dinheiro mas a essência do futebol jogado vai faltar. . .
      CNS 2020/2021 DESCIDAS
      2020-05-07 10h45m por karzanjane1
      MAS ESTA GENTE É LOUCA ENTÃO AS EQUIPAS QUE FICAM ABAIXO DO 5 LUGAR FICAM SEM JOGAR 7 MESES.
      ASSIM ACABAM COM ESTES CLUBES E OS JOGADORES ESTÃO 7 MESES SEM JOGAR.
      SE ISTO E APOIAR O FUTEBOL LOCAL, NEM SEI QUE DIGA, SÓ PODE SER LOUCURA.
      CONFORME ESTA DEFINIDO APÓS A PRIMEIRA FASE FICA LOGO DECIDIDO QUEM FICA NO CNS E DESCE AOS DISTRITAIS.
      ISTO SÓ PODE SER BRINCADEIRA.
      RI
      Tobias
      2020-05-07 10h19m por rikonnect
      Os derbys só são interessantes porque há poucos. Façam 4 ou 5 por época e o interesse desaparece. Passa a ser mais um jogo
      Nota
      2020-05-07 08h19m por NandoTobias
      E ainda haveria a possibilidade de haver 4 jogos porto x benfica ou 4 jogos de outros derbies o que seria bastante interessante para os clubes a nivel de bilheteiras assim como para os adeptos tmb seria incrivel
      Liga
      2020-05-07 08h18m por NandoTobias
      Por mim era assim:
      1ª Divisão 12 Equipas 2 voltas + volta campeões e descida divisão (36 Jogos) bem mais competitivos. Desce 2
      2ª Divisão 16 Equipas sobe 2 desce 4
      3ª Divisão 2x16 sobe quatro(2 cada serie) desce 8(4 de cada serie)
      4ª Divisão 4x16 sobe 8 (2 cada serie) e desce 16 para as distritais 4 de cada serie subindo 16 das distritais.

      Iria criar uma competividade enorme especialmente na 1ª e 2ª liga o que seria melhor para portugal, pois grande ...ler comentário completo »
      LP
      HGuima
      2020-05-07 00h46m por lpfcp
      E quanto ao grande Leça? Sabes se ainda vai criar SAD?
      II LIGA vs CNS
      2020-05-07 00h15m por sergiomaka
      Falou se aqui na falta de promoção da II LIGA mas essa competição tem a promoção que a Liga lhe dá. Já o CNS sendo a competição maior da FPF, a instituição dá lhe um enorme destaque no seu canal.
      A III LIGA ficará sob alçada da FPF? Daqui poderemos retirar que mecanismos de controlo e transparência às finanças do clube haverá. Talvez se as coisas correrem bem a tutela do futebol nacional fique somente sob alçada de um organismo e as decisões sejam transversais no futuro.
      JO
      No Canal 11 estão a comentar o assunto
      2020-05-06 22h34m por Jopeg
      Agora (22h30) o Canal 11 está a comentar o assunto com a presença de José Couceiro.
      CI
      vnlf
      2020-05-06 21h20m por ciroc
      Penso que será, 2 series de 10:
      primeira fase a 2 voltas (18 jogos)

      segunda fase: os 4 primeiros de cada serie, juntam-se numa serie para um serie de 8 chamada apuramento de campeão (18+14= 32 jogos)

      e os restantes permanecem nas suas séries, agora com 6 clubes, para manutenção/descida (18+10=28 jogos)
      vnlf
      2020-05-06 21h06m por yousandro
      vai ser muito dificil, estamos a nos arrastar na luta da manuntenção à muito tempo é quase um milagre nunca mais termos descido, este ano tinha sido dos poucos em que estavamos mais tranquilos
      mas verdade, seria uma feito muito grande

      pena é faltar ali o titulo nacional que o Belenenses já tem. . . o melhor foi um 2º lugar
      CI
      vnlf
      2020-05-06 20h37m por ciroc
      Logicamente, a III liga com 2 series de 10 clubes terá duas fases.

      Será semelhante à liga bpi na proxima temporada, também ela com duas séries de 10.
      3ª Liga
      2020-05-06 20h27m por yousandro
      Finalmente uma boa decisão da FPF! Já nao era sem tempo!
      A criaçao da tao esperada 3ª Liga, finalmente

      Vao estar nesta divisão as equipas que realmente têm capacidade de subir para a Segunda e já nao vao ter que levar com os campeoes distritais da Guarda ou de Portalegre (sem ofensa)
      Enquanto a 4ª divisao é o bom salto para as equipas que vêm do distrital, já nao haverá um choque tão grande ao terem de defrontar equipas com orçamentos e aspiraçoes muito maiores
      ler comentário completo »
      sergiomaka
      2020-05-06 20h17m por f1950
      Subscrevo completamente o teu comentário. Há clubes onde a mística é e será sempre de distrital e só se estragam/entram em loucuras quando saem dele.
      Quanto ao resto, a III Liga é apenas a correcção do desastre que foi o fim da 3ª Divisão.
      Não sei é se para a próxima época as medidas poderiam ser já mais radicais, assim alguns clubes que ficam à porta da subida vão se queixar novamente. Só espero que não seja outra vez o Praiense :D
      CI
      2023
      2020-05-06 19h54m por ciroc
      A III liga vai ter 20 equipas distribuídas em duas séries de 10. Era absurdo uma terceira divisão ter 20 equipas, demasiados jogos e, só subindo 2, a meio do ano já andava a maior parte das equipas a jogar sem objectivo.
      SA
      HGuima
      2020-05-06 19h26m por santossantos
      20+56 = 76 Isto significa que vai AUMENTAR o número de clubes acima das distritais, quando o Fernando Gomes se queixou do "falso amadorismo" e afirma que quer desenvolver a formação do jogador português.

      Vamos ser claros: é totalmente irrealista acreditar que Portugal tem jogadores para formar 20 plantéis, ou seja, o que esta medida incentiva é um aumento dos estrangeiros (sem qualidade), e um campeonato muito fraco, quando o que se pretende é ter campeonatos atraentes e GRA...ler comentário completo »
      Só Portugal
      2020-05-06 19h08m por ago
      Os clubes já não tem dinheiro para estar do cns , e estes , vão aumentar mais uma divisão.
      Pior é que , os clubes tem que pagar o salário mínimo , é só malandros , ninguém quer trabalhar , querem viver a custa do futebol. Depois choram e andam a pedir comida. Portugal só tem condições para ter duas ligas profissionais o resto é amador. Toca a trabalhar e depois do horário de trabalhar ir jogar ou tentar .
      SA
      Jopeg
      2020-05-06 18h34m por santossantos
      Temos de separar as duas questões:

      1. Criar 3ª divisão. Óptimo, uma medida que só peca por tardia.
      2. Organização da 3ª e 4ª divisão.

      Se o ponto 2 é gerido de forma totalmente errada, aumentando o número de clubes, o ponto 1 perde todo o impacto, e até pode ter um efeito contrário ao que se pretende.

      Estamos a falar de mais de 24/20 clubes numa 3ª divisão. Se olharmos para o que se passa nos outros países para perceber que isto é uma...ler comentário completo »
      JO
      sergiomaka
      2020-05-06 18h31m por Jopeg
      Concordo.

      Uma III divisão, com vários jogos (mesmo 3, 4) transmitidos no Canal 11 durante o fim de semana e com equipas como:
      Fafe, V. Guimarães B, Braga B, Merelinense, Maritimo B, Berço SC, Lusitânia de Lourosa, SC Espinho, Leça FC, SC Praiense, Benf. Castelo Branco, Anadia FC, Beira Mar, Torreense, Sertanense, Real, Olhanense, Alverca, Louletano, Loures, Sporting B, Benfica B e Porto B (sim, transferia estas duas equipas B para aqui e nunca ma...ler comentário completo »
      A não esquecer. . .
      2020-05-06 18h21m por sergiomaka
      Medidas sérias de controlo no que toca ao cumprimento dos salários dos jogadores.
      JO
      santossantos
      2020-05-06 18h19m por Jopeg
      Considero, apesar de fazer uma ou outra pequena alteração, uma boa medida de nada absurda ou ridícula, na minha modesta opinião.

      Havia um grande desfasamento entre a II liga e o CP (CNS), sobretudo nas equipas que subiam dos distritais.

      O erro foi terem acabado há uns anos atrás com as 4 divisões (I Liga, II Liga, 2ª B e 3ª Divisão).

      Mesmo em termos de arbitragem vai melhorar o facto dos árbitros não darem um salto tão grande.
      Trigo do joio
      2020-05-06 18h08m por sergiomaka
      Isto serve para começar a separar o trigo do joio.
      Quem não quer ou não tem capacidade para ser profissional renuncia o convite para uma III Liga e mantém se nesta base de amadorismo/bairrismo. E não é nenhuma afronta a nenhum clube é apenas não dar um passo maior que a perna. Assim iremos ter equipas na III Liga que têm realmente ambições de chegar a um outro patamar dando uma base legal (que para mim foi a maior vitória) aos jogadores para que não andem nestas divisões a receber sem quaisquer descontos. Pois muitos ficaram sem chão.
      SA
      Génio Couceiro
      2020-05-06 17h37m por santossantos
      Em vez de reduzir o número de equipas acima das distritais. . . VAI AUMENTAR.

      Isto é tão absurdo, tão ridículo que nem dá para comentar.
      O melhor quadro competitivo
      2020-05-06 17h22m por tcb9277
      O melhor modelo, em termos de dar mais competitividade e uma maior distribuição geográfica no futebol praticado ao mais alto nível em Portugal era o seguinte:

      1º Liga ---> descem 3

      Liga de Honra ---> sobem 3, descem 3

      II Divisão (Séries Norte/Centro/Sul) ---> sobe um clube por cada série e descem 3 por série

      III Divisão (Séries A/B/C/D/E/F/G/H, sendo a série A os clubes mais a norte e a série H os clubes mais a sul) ---> sobe 1 por c...ler comentário completo »
      JO
      newone21
      2020-05-06 16h37m por Jopeg
      Não, é só esta época para premiar as duas equipas melhor classificadas do CP (CNS) com a subida à II LIga.

      Os outros melhores classificados CP (CNS) disputarão a III liga a par de duas equipas que desçam da II Liga.
      12

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Ponto Final
      entrevista
      Novo episódio do Ponto Final
      O nosso convidado é um homem de área. Tem 36 anos e o último jogo que realizou foi em outubro. Despediu-se na distrital, mas o futebol levou-o para latitudes impensáveis. ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      LadyBug 30-11-2023, 14:16
      JotaFer 30-11-2023, 14:10
      sadabadabada 30-11-2023, 14:08
      FCPortoPower 30-11-2023, 14:07
      Platinum_Returns 30-11-2023, 14:04
      FCPortoPower 30-11-2023, 13:29
      FCPortoPower 30-11-2023, 13:27
      DSantos11 30-11-2023, 13:27
      NM
      nmprongs 30-11-2023, 13:11
      NM
      nmprongs 30-11-2023, 13:10
      NM
      nmprongs 30-11-2023, 13:09
      Stelio_Kontos 30-11-2023, 13:07
      AngelEyes 30-11-2023, 12:57
      ricardocunha251 30-11-2023, 12:53
      ZY
      zyxw4321 30-11-2023, 12:51