A jovem promessa do basquetebol português, Clara Silva, está prestes a dar um novo rumo à sua carreira nos Estados Unidos! A poste de 18 anos, que brilhou esta época ao serviço da Universidade de Kentucky, entrou no portal de transferências, sinalizando uma mudança de ares.
No entanto, um detalhe chama a atenção: Clara ativou o selo de «não contactar», indicando que já pode ter o seu futuro decidido ou, pelo menos, uma lista restrita de opções. O mistério adensa-se e recorde-se que a poste é agenciada pela On Time Agency, cuja vice-presidente é Ticha Penicheiro, antiga basquetebolista portuguesa e lenda da WNBA.
Na sua temporada de estreia na NCAA, a jogadora participou em 30 jogos, sempre como suplente, registando médias de quatro pontos, 2,6 ressaltos e 1,1 bloco por jogo. Clara ainda teve a experiência de jogar na prestigiada March Madness, onde a sua equipa caiu nos 16 avos de final frente a Kansas. Durante a época, foi distinguida com o prémio de Freshman of the Week (jovem da semana) da conferência SEC em novembro, logo na primeira semana de competição, após um arranque impressionante que incluiu 11 desarmes de lançamento nos seus dois primeiros jogos pela universidade.
Clara Silva chegou a Kentucky depois de ter comprometido inicialmente com Virginia Tech, mas acabou por seguir o treinador Kenny Brooks quando este se mudou para a Universidade de Kentucky. Antes de se comprometer com Virginia Tech, Clara e a família - os pais são ambos treinadores de basquetebol e o irmão Hugo Silva é basquetebolista do Benfica - chegaram a visitar o campus das universidades de Tennessee, Louisville e Maryland, em agosto do ano passado.