Os intervenientes têm sido quase os mesmos da época passada, exceção feita à baliza e à lateral esquerda, mas a performance defensiva do Benfica em 2023/24 tem dado razões para alarme no seio da águia. Em seis jornadas, a equipa de Roger Schmidt já encaixou sete golos no campeonato, algo que não se via há 12 anos.
Veja Também
- Só o banco trava esta fera...
- Trubin defendeu grande penalidade e o continuou em vantagem
- No calor do Algarve
De acordo com o nosso Playmaker Stats, desde a temporada 2011/12 que o Benfica não tinha um registo defensivo tão negativo com apenas seis partidas realizadas no principal escalão do futebol nacional. À data treinado por Jorge Jesus, o conjunto benfiquista tinha os mesmos sete golos sofridos ao fim de seis jogos no campeonato.
Comparando agora diretamente com a época passada, a primeira sob as ordens de Schmidt, a diferença é notória. Em 2022/23, o Benfica conseguiu por quatro vezes manter a baliza inviolável nas primeiras seis jornadas e sofreu apenas três golos, dois frente ao Paços de Ferreira e um frente ao Vizela. Esta época, a águia tem voado de forma bem mais discreta em termos defensivos: não sofreu golos em apenas duas jornadas e só não superou o registo negativo de 2011/12 porque Anatoliy Trubin travou uma grande penalidade que podia ter dado o empate ao Portimonense.
Os sinais de instabilidade na defesa não abonam a favor das ambições da águia. Problemas para Roger Schmidt procurar corrigir em jogos futuros.
7 golos sofridos à 6.ª jornada da Liga 🇵🇹 pior registo do Benfica desde 2011/12 pic.twitter.com/oKv6hcKJAO
— Playmaker (@playmaker_PT) September 24, 2023