Depois de muitos pedidos, a FIFA finalmente acedeu e vai organizar, no final de 2025, a primeira edição do Mundial Feminino de futsal. A prova vai decorrer de 21 de novembro a 6 de dezembro, nas Filipinas, e para já há seis seleções apuradas para a fase final, restando definir dez vagas.
A primeira equipa conhecida para esta fase final foi a anfitriã (Filipinas) e a segunda veio da Oceânia: a Nova Zelândia, como campeã da OFC Futsal Women´s Nations League 2024, ganhou o direito de representar o seu continente. Já a Europa vai ter, para além de Portugal, Espanha, Polónia e Itália. O que falta, então, decidir?
Quatro provas, dez vagas
Ásia, África, América do Norte e América do Sul. São estes os continentes que não têm, para já, qualquer equipa qualificada para o primeiro Mundial Feminino. Todos eles vão qualificar as equipas através das provas continentais e cada uma tem vagas diferentes.
A Copa América, que se está a disputar agora, vai apurar três seleções: as duas finalistas e o vencedor do bronze. Também com três vagas está a AFC Women's Futsal Asian Cup, que se joga apenas em maio, na China.
As quatro vagas que sobram ficam igualmente divididas por CAF e CONCACAF: duas para a Women´s Futsal Africa Cup of Nations e outras duas para o CONCACAF Women's Futsal Championship. As duas provas jogam-se entre abril e maio.