Está decidido: Portugal vai apresentar a candidatura ao Campeonato da Europa Feminino de 2029, depois da decisão tomada na sequência de uma reunião entre os membros da direção da Federação Portuguesa de Futebol.
Num evento realizado de quatro em quatro anos - tal como no masculino -, a FPF procura suceder à Suíça, que vai receber a próxima edição do torneio a ser realizada em 2025.
Tomada a decisão, Fernando Gomes não tardou a pronunciar-se sobre as motivações da candidatura.
«Acreditamos que uma candidatura à organização do Campeonato da Europa em 2029 será mais um passo para consolidar o futebol feminino em Portugal», começou por dizer o presidente do organismo.
«Este compromisso é uma prioridade da FPF. Estamos determinados a reforçar esta posição com um projeto desta grandeza. A nossa experiência na organização de eventos internacionais garante-nos a capacidade de proporcionar um ambiente que não só celebre a competição, mas que também inspire as futuras gerações de jogadoras», acrescentou.
Recorde-se que a final da Liga dos Campeões feminina da presente temporada será realizada no Estádio José Alvalade, no último fim de semana de maio.
Condições exigidas pela UEFA
Para que a proposta dos vários pretendentes a albergar o evento, a UEFA exige oito estádios com lotações específicas.
Um dos recintos terá de apresentar, pelo menos, 50 mil lugares, três deles mais de 30 mil e quatro acima dos 20 mil cadeiras.