Ao contrário do que aconteceu em anos recentes, na qualificação para outras competições, Portugal teve uma caminhada imaculada para o Campeonato da Europa de 2024, que será disputado na Alemanha.
🇵🇹Portugal na qualificação para o Euro 2024:
10 jogos
10 vitórias
36 golos marcados
2 golos sofridos
31 jogadores utilizados
+ jogos: Bruno Fernandes, 10
+ minutos: Bruno Fernandes, 843
+ golos: Cristiano Ronaldo, 10
+ assistências: Bruno Fernandes, 8 pic.twitter.com/k4AWch1Rq9
— Playmaker (@playmaker_PT) November 19, 2023
O conjunto orientado por Roberto Martínez somou dez vitórias em dez jogos disputados, num cenário nunca antes visto no conjunto das Quinas. Dentro deste registo, há alguns dados a realçar, num levantamento feito pelo Playmaker Stats do zerozero.
Bruno Fernandes assumiu a batuta da seleção e acabou por ser decisivo para a consumação deste percurso sem falhas. O médio do Manchester United, que marcou o primeiro golo de Portugal frente à Islândia, foi o jogador com mais jogos (dez), mais minutos disputados (843) e mais assistências (oito).
O camisola 8 apenas não liderou a seleção num capítulo: golos. Aí, apesar dos 38 anos, Cristiano Ronaldo puxou dos galões e terminou esta fase de qualificação com dez golos apontados. No total, o jogador do Al Nassr tem 128 golos em 205 internacionalizações.
Nesta caminhada, Roberto Martínez utilizou 31 jogadores, sendo que nomes como José Sá, João Mário, Toti Gomes e João Neves tiveram a oportunidade de somar os primeiros minutos com a camisola da equipa principal de Portugal na qualificação para o Euro'2024.
Os 36 golos marcados e os dois sofridos são também um registo histórico.