Esta terça-feira marca o penúltimo dia da Main Round do EHF Euro 2024. Portugal volta a entrar em ação e tem como adversário os Países Baixos, seleção que ainda não somou qualquer ponto nesta fase da prova, pois tem quatro derrotas.
Este jogo assume especial importância para os Heróis do Mar, uma vez que pode carimbar a passagem para a discussão pelo quinto e sexto lugar do Europeu, assim como para o Torneio Pré-Olímpico, no próximo mês de março.
Ora, para o primeiro cenário se concretizar, basta vencer o encontro frente aos neerlandeses ou, caso contrário, esperar que a Dinamarca derrote a Eslovénia (quarta classificada do Grupo II, também com quatro pontos somados).
Para as outras contas, no entanto, é necessário outro tipo de matemática. Dinamarca (campeã mundial) e França (anfitriã) são as únicas equipas qualificadas diretamente para os Jogos Olímpicos. Espanha, Suécia, Alemanha, Noruega e Hungria, por outro lado, têm um lugar garantido no Pré-Olímpico devido à classificação no último Mundial.
Este Europeu dá direito a três vagas: o campeão e outros dois lugares. Ou seja, Portugal (se ganhar aos Países Baixos), Áustria e Islândia entram na equação, sendo que a última jornada da Main Round... coloca austríacos e islandeses frente a frente na luta pelo terceiro lugar e, consequentemente, uma vaga no Pré-Olímpico.