Ataque falhado aos Países Baixos

    Portugal não vai além do 7.º lugar no ranking, uma má notícia

    Publicado em: 2025/03/11 23:03
    Atualizado em: 2025/03/14 22:40
    Portugal não vai além do 7.º lugar no ranking, uma má notícia

    A derrota do Benfica em Barcelona deixou Portugal sem hipóteses de ainda lutar pelo sexto lugar do ranking UEFA até final da época, o qual asseguraria mais uma vaga para a edição da Liga dos Campeões 26/27. O ataque aos Países Baixos não foi bem sucedido e o sexto lugar está matematicamente fora do alcance - nota importante, este é o ranking calculado a cinco anos e não o da época 24/25.   

    Mesmo que o Vitória SC conquiste a Conference League, e as equipas neerlandesas percam a partir de agora todos os jogos, o Ranking UEFA não sofrerá alterações que permitam ao nosso país subir um lugar.

    Significa isto que, pelo menos até 26/27, Portugal continuará a ter duas equipas na Champions, uma delas obrigada a jogar pré-eliminatórias (a menos que o consiga pelas novas Vagas Extra da UEFA, para os dois melhores coeficientes de cada época, algo que também já não é atingível para os portugueses esta época). 

    Ranking UEFA
    1.Inglaterra Inglaterra107.9100
    2.Itália Itália94.7310
    3.Espanha Espanha90.7390
    4.Alemanha Alemanha85.0190
    5.França França70.7360
    6.Países Baixos Países Baixos66.9830
    7.Portugal Portugal62.2660
    8.Bélgica Bélgica56.4500
    9.Chéquia Chéquia43.9000+1
    10.Turquia Turquia43.5000 -1

    Ranking UEFA �

    Pode ver AQUI o ranking da época 24/25 atualizado, já com os jogos realizados na noite desta terça-feira. Nesta tabela, Portugal continua no quinto lugar, atrás de Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha. 

    Há uma espécie de prémio de consolação. Apesar de já não conseguir ultrapassar os Países Baixos no ranking a cinco anos, o nosso país também já não vai ser ultrapassado pela Bélgica até ao final da época. Só aconteceria no irrealístico cenário de o Club Brugge ganhar a Liga dos Campeões e o Cercle Brugge vencer a Conference League, sendo que, muito provavelmente, ambos acabarão eliminados já esta semana. 

    Conclusão: tal como já vai acontecer na próxima época (25/26), também na seguinte Portugal vai continuar a ter duas equipas na Champions (uma a entrar diretamente), duas na Liga Europa (uma com acesso direto preferencial via Taça de Portugal) e uma na Conference League.



    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ZY
    Ranking
    2025-03-14 06h05m por zyxw_4321
    Confirmou-se o que tinha dito aqui na quarta-feira: vamos acabar a pontuação da época em 6° (ou 5° se por algum milagre as equipas francesas não fizerem mais pontos), por isso a perspectiva de continuar a lutar pelo 6° lugar é mais animadora.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    E mais. . .
    2025-03-13 01h29m por joaomalaquias
    O árbitro do V. guimaraes vs real betis é holandês. . . pois é até pode correr tudo bem, mas nao deixa de ser curioso
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZY
    Joaomalaquias
    2025-03-13 07h26m por zyxw_4321
    E o árbitro do Tottenham-AZ Alkmaar é português. Logo a única equipa neerlandesa em vantagem na eliminatória. Curioso.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ER
    Jorge-Fernandes
    2025-03-12 23h32m por Erkson-10
    Também é lendária a tua coragem de vir aqui ser constantemente sovado argumentativamente e desta vez nem precisei de ser eu quem se teve de esforçar.
    Se ficas mais contente com a vitória no grupo de um torneio de pré-época e por forçar o Barcelona a um jogo de desempate, do que passar duas eliminatórias e ir à fase de grupos da Liga Europa, então não há mais que possa dizer a quem demonstra ser ávido pela mediocridade.

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Erkson-10
    2025-03-13 12h06m por ZombyWoof
    Pobre contenta-se com carapau! Tremoços fazem de marisco e percebas de lagosta. . .
    Qualquer dia só o simples facto de um clube "pequeno" defrontar um tubarão europeu vai ser motivo de orgulho.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ER
    tcpor
    2025-03-12 23h26m por Erkson-10
    Sim, dá imensa vontade de rir ver alguém dizer que o seu clube foi longe quando a realidade é muito diferente do que quer fazer parecer. Uma vitória em toda a campanha não passa disso e pouco serve no ranking.
    O resto do comentário serve para encher chouriços, que já nada têm a haver com o comentário inicial.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Erkson-10
    2025-03-12 16h59m por Jorge-Fernandes
    O teu desdém pelo CF "os Belenenses" é lendário:
    Temos uma taça Intertoto no anos 70. Para mim é melhor feito que chegar a fase de grupos da liga europa, apesar de ter sido uma razoável campanha.
    O Belenenses teve azar que de uma forma geral só apanhou tubarões, mas mesmo assim temos alguns feitos que desprezas, como perder 0-1 e 0-2 com o Bayern enquanto Sporting e Benfica levavam aos 5, 6 e 7.
    Em 1962/63 fomos eliminados pelo Barcelona no 3º jogo 3-2, após dois emp...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZY
    Jorge Fernandes
    2025-03-12 19h36m por zyxw_4321
    Mostra-me o Fabril a valorizar a Taça Intertoto. Nem o Leiria, que foi um co-vencedor da prova quando esta já era organizada pela UEFA, valoriza isso. E o Belenenses também nunca fala da sua própria conquista. Porque era um torneio como outro qualquer. Ninguém celebra ganhar o Ramon Carranza ou o Teresa Herrera.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZY
    Jorge Fernandes
    2025-03-12 17h10m por zyxw_4321
    O resto do comentário está bom, mas não entendo a ideia de dizer que a Intertoto de 1975 vale mais do que ir à fase de grupos da Liga Europa. É melhor terem "ganho" uma prova opcional e não oficial, juntamente com 9 outras equipas, do que irem à fase de grupos de uma competição oficial, ainda por cima tendo de passar por duas eliminatórias primeiro? A ida à Liga Europa foi por mérito desportivo, a da Intertoto não. Aliás, desse período da prova, também o Sporting e a CUF "ganharam" uma ...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Troféu é Troféu
    2025-03-12 19h20m por Jorge-Fernandes
    Chama-me velha guarda ou velho do restelo, mas eu sou daqueles que prefere uma taça de portugal no palmáreis do que ter uma presença da liga dos campeões na fase de grupos. Alguns adeptos dos 3 não são dessa opinião.
    PS: Fabril valoriza a taça intertoto e o Benfica a taça Latina. Cada um valoriza o que quiser. Para mim troféu é troféu.
    Em relação a taça latina, a malta do Benfica gostam de gozar com a malta do Belém em relação aos campeonatos de portugal, mas depois querem...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    P. S.
    2025-03-12 14h26m por danimoura
    E é preciso ver que este ano tem havido uma enorme instabilidade em praticamente todos os maiores clubes portugueses, já tendo praticamente todos trocado de treinador uma vez ou mais até.

    Há pouco fiz o comparativo entre as equipas portuguesas e as neerlandesas e belgas, mas se fosse a ver também as francesas, não sei se seria muito diferente, tirando o PSG, as restantes equipas não têm feito melhor que Porto ou Benfica, e se olharmos o contexto social/económico do país, c...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    danimoura
    2025-03-12 16h21m por Riba21
    Quando comparas ordenados tens de comparar ordenados de jogadores.
    Aposto que Benfica, Porto e Sporting têm folhas salariais maiores que equipas como Ajax, PSV, Feyenoord, Anderlecht, Brugge, Basileia, Young Boys, etc etc de clubes desses países com melhores economias que Portugal.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Riba21
    2025-03-12 18h47m por danimoura
    No meu comentário não comparava os ordenados dos clubes de futebol, mas sim da população em geral (contexto social/económico do país).
    Para o país onde os clubes portugueses se inserem, muito fazem lá fora.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Rankings
    2025-03-12 14h14m por danimoura
    Já aqui falei várias vezes sobre isto, o pessoal é tão mas tão dramático, parece que vem aí o fim do mundo.

    Li que o ranking é como o azeite. . . FALSO. Este Ranking actual é completamente adulterado uma vez que até agora os pontos conquistados pelas equipas não reflectiam a dificuldade da competição onde competiam, é completamente absurdo e estúpido uma vitória na Conference League ter quase o mesmo peso de uma vitória na Champions.

    Vamos ver os resultados d...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    danimoura. . .
    2025-03-12 19h43m por AmoFutebolAmoSLB
    Uma vez que mencionaste algo que eu escrevi, o raking é como o azeite, eu vou responder.

    Desvirtuaste um pouco a minha ideia, em momento algum o meu comentário é dramático, aliás, eu até acho que Portugal tem o raking que corresponde à qualidade da nossa liga.

    Tens a tua opinião e eu tenho a minha. Penso que o raking por pontos conquistados pelas equipas, sem refletir o grau de dificuldade da liga, a meu ver está correto. Aliás, quando os pontos da UCL v...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AmoFutebolAmoSL B
    2025-03-13 09h23m por danimoura
    O meu comentário não foi direccionado a si especificamente, foi mais um comentário à generalidade do que fui lendo nesta caixa de comentários. . .

    "Tens a tua opinião e eu tenho a minha. "

    Sim, e é normal isso acontecer, cada um pensa de forma diferente. Para mim é um absurdo os resultados obtidos em competições diferentes contarem quase de forma semelhante, para mim não faz sentido nenhum uma vitória do Porto ou Benfica sobre um Atlético de Madrid ou Mónaco o...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ganbuzino
    2025-03-12 13h57m por MCP5
    Editado a 2025-03-12 17h31m
    Acho graça essa previsão de classificação dos 3 grandes na liga holandesa e belga quando ainda este ano o Club Brugge e o Feyenord fizeram o que fizeram o Sporting e Benfica respetivamente, e em que o próprio PSV demonstrou no jogo contra o Sporting ser mais equipa. . .

    Às vezes julgamos que somos mais do que aquilo que realmente somos, mas se calhar sou só eu a dizer. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    GA
    Conta o resto
    2025-03-12 19h23m por Ganbuzino
    Assim como o Sporting demonstrou ser mais equipa que o City, assim como o Benfica humilhou o Atlético de Madrid e mostrou ser mais equipa que a Juventus em sua casa, assim como o Vitória mostrou estar ao nível de uma das melhores equipas de Espanha 🤷

    O PSV é tão forte que o Benfica "roubou-lhe" o treinador, o Feyenoord é tão bom que o Benfica foi-lhe buscar os 2 melhores jogadores, sendo que um deles foi considerado o melhor jogador do campeonato deles.
    O Club Brugge😂 acho que nem vale a pena falar. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Está tudo doido?
    2025-03-12 12h52m por ZombyWoof
    Editado a 2025-03-12 17h32m
    Se estamos em 7º no ranking UEFA, deveriamos estar gratos aos nossos clubes que fazem de Portugal aquilo que não é!

    Tomara a nível económico, Portugal ter robustez como tem no futebol. Tomara a nível de regalias sociais estarmos em 7º lugar no ranking europeu. Tomara Portugal estar em 7º ao nível dos salários europeus. Tomara Portugal estar em 7º na credibilidade politica. Tomara Portugal estar em 7º na literacia cultural, financeira e saúde.

    Os clubes, e n...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZZ
    ZombyWolf
    2025-03-12 14h18m por zzcarlos
    Já tinha feito um comentário a referir precisamente isso. Somos uma potência mundial no que toca ao jogo do pontapé na bola e nas três modalidades. Cá no burgo não há bem a noção da visibilidade que o nosso país tem a nível mundial com a Selecção Nacional ou com os jogadores e treinadores tugas que estão espalhados por todo o lado.
    Quem me dera que fosse assim também em outras actividades e realidades da nossa sociedade.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ER
    tcpor
    2025-03-12 11h44m por Erkson-10
    Ri-me imenso com esse comentário, especialmente por ser acusado de debitar palavras avulso e ainda me dizes que convém inteirar-me da realidade, quando aquilo de que me acusas se vira para ti próprio sem te aperceberes.
    O Belenenses só por uma vez passou à segunda ronda e acabou logo eliminado (se isto é chegar longe. . . ). Ganhar ao Barcelona em casa é sempre um feito, mas não adianta de nada se não passar a eliminatória. A melhor prestação do teu clube foi em 15/16 quando passou...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Erkson-10
    2025-03-12 16h18m por tcpor
    Tendo em conta o tema, não deve haver muitos países, fora dos crónicos Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha, que se possam gabar desses feitos por clubes para além dos três grandes. Eu relembro, quando o Belenenses passou à tal segunda ronda, passou porque eliminou o vencedor da edição anterior da Taça UEFA, numa altura em que havia muito menos clubes a participar e, por isso, era muito mais difícil passar. Se isso é para rir? Pronto, seja. . . Poucos países colocaram dois finali...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Erkson-10
    2025-03-12 16h17m por tcpor
    Editado a 2025-03-12 16h18m
    Tendo em conta o tema, não deve haver muitos países, fora dos crónicos Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha, que se possam gabar desses feitos por clubes para além dos três grandes. Eu relembro, quando o Belenenses passou à tal segunda ronda, passou porque eliminou o vencedor da edição anterior da Taça UEFA, numa altura em que havia muito menos clubes a participar e, por isso, era muito mais difícil passar. Se isso é para rir? Pronto, seja. . . Poucos países colocaram dois finali. . . ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Um começo promissor
    2025-03-12 11h43m por TomPen
    Mas um final sombrio.

    A instabilidade dos clubes portugueses esta época manifestou-se de forma gritante lá fora.

    O Sporting teve a maior queda, de 10 pontos na primeira metade da fase de liga para apenas 1 ponto na segunda metade, resultando num 23o lugar algo embaraçoso a meu ver. Depois disso um rendimento abaixo do que se pedia contra um Dortmund ao alcance e deu no que deu.
    Está certo que a instabilidade do Sporting esta época tem uma raíz externa, ...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ranking's
    2025-03-12 11h13m por Jorge-Fernandes
    Quando os pontos da época de 2021/22 caírem, é quando os "Holandeses" vão perder o seu 6º lugar.
    Quem está em 6º lugar tem os pontos das equipas a dividir por 6 enquanto quem está em 7º ao 10º tem os pontos a dividir 5. Não esquecer que o futebol é cíclico, os próprios países baixos não há muito tempo estavam em 11º do ranking.
    França tem agora 7 clubes com o 5º lugar e agora os pontos dividem por 7.
    Antes lutávamos pelo 6º lugar com a Rússia e Turquia agora é com a Bélgica e Países Baixos.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SA
    Memória curta
    2025-03-12 11h46m por santossantos
    Há alguns anos Portugal estava atrás da Roménia, agora vejo pessoas a falar como se ser ultrapassado pela Holanda fosse o fim do mundo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    BE
    Uma época razoável
    2025-03-12 10h37m por Benfica_
    Penso que o problema é olharmos para o ranking como um espelho dos 4 grandes (Braga incluído, dada a presença ininterrupta nas eliminatórias/competições europeias) e não como um espelho da liga.

    Para se ter 6 equipas na Europa, é preciso que existam 6 equipas com essa qualidade. Nem 5 temos, apesar de achar que o Guimarães tem todas as condições para se tornar numa delas. Esta época está a ser uma rara exceção à regra. Não me lembro da última vez que um clube fora do top 4...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Benfica_
    2025-03-12 11h09m por Taument_da_Silva
    Tivemos o Boavista noutros tempos, mas realmente onde é que isso já vai. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    GA
    Tanto pessimismo
    2025-03-12 11h09m por Ganbuzino
    O problema dessas ligas é que não tem clubes ao nível dos nossos 3 grandes.
    Fora as big5, só o Ajax e conforme o momento se aproxima dos nossos 3 maiores clubes nacionais, por isso temos que ser mais ambiciosos
    Se tivéssemos 6 equipas de maior qualidade estavamos a lutar para o top dos campeonatos da Europa 🤷
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Benfica_
    2025-03-12 11h03m por rubenferreira877
    Nao esquecer que este alargamento da liga vem, teoricamente beneficiar Portugal. . . pois os clubes ficam (quase todos) como cabecas de serie nos sorteios de acesso a fase de liga. . . . Este formato e novo e ja vimos que com ele temos mais a ganhar do que a perder. . . vamos ver os proximos 2/3 anos. . .
    O meu clube por exemplo este ano foi cabeca de serie e coencidencia ou nao chegou a fase de liga, sera por acaso?

    A Belgica aproveitou o momento de forma do clube B...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ranking Europeu. . .
    2025-03-12 09h38m por AmoFutebolAmoSLB
    O ranking europeu é como o azeite, espelha sempre a verdade do real valor dos nossos clubes. Não é da nossa liga, porque essa é complicada e tem competição acérrima nos respetivos lugares, quero dizer que há um grupo que luta pelo título, outro grupo luta pela manutenção, outro grupo luta pelos lugares europeus. Isto é o que se passa em qualquer liga do mundo. . .

    Vejo muitos preocupados e lastimosos, apresentando as soluções para a resolução do problema. . . normalmente...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ER
    zyxw_4321
    2025-03-12 09h32m por Erkson-10
    Queria responder diretamente, mas este sistema do zerozero precisa de uns ajustes. Adiante. . .

    Tanto eu como tu sabemos que quando o nível sobe, as equipas do 6º lugar do ranking para baixo têm mais dificuldades em ter bons resultados e basta ver como os holandeses são sovados na Champions e na Liga Europa também não têm feito campanhas dignas de nota.
    Vamos acreditar seriamente que o nosso 5º classificado faria na Liga Europa o mesmo que o Vitória está a fazer este a...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ranking
    2025-03-12 09h31m por rubenferreira877
    Estamos a chorar numa suposta ultrapassagem dos Belgas mas mesmo que nos proximos 2 anos a 5 equipa (espero eu que o Vitoria SC) nao pontue e seja so os 3/4 clubes a pontuar pelos 5 nao se esquecam que agora ha muitos mais jogos na champions e liga europa, ou seja a conference pode "ajudar" os belgas mas nao ajuda como muitos pintam. . . num ano onde os 3 grandes e Vitoria e Braga consigam uns oitavos/ meias finais das competicoes e o fosso volta a ser grande. . ate porque agora nao ha rebai...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ER
    Ispeaksempolemi cas
    2025-03-12 09h25m por Erkson-10
    Mesmo assim, os clubes que mencionas quando tinham estrutura e adeptos faziam campanhas funestas e mal passavam da primeira eliminatória ou faziam poucos pontos na fase de grupos. Tirando os Vitórias e o Boavista (e ressalvo a Académica, mas esses quartos de final já foram há quase 60 anos), a realidade é que muitos não fizeram melhor que o Paços, Santa Clara, Arouca e até o Rio Ave.
    Também se pode dizer que o Famalicão, o Gil Vicente ou Farense também têm potencial, mas mentaliz...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Erikson 10
    2025-03-12 13h00m por Ispeaksempolemicas
    Campanhas más? Não concordo. O Marítimo por ex quando participou na Liga Europa (mais forte que esta comference) fez 6 pontos num grupo com Newcastle, Bordeaux e Club Brugge. Perante esta oposição é mau? Tenho a certeza que esse Marítimo na liga Conferência tbm garantia pelo menos os playoffs. O mesmo digo da Académica que fez 5 pontos mum grupo com Plzen, Atlético Madrid e Hapoel Tel Aviv e podia ter feito mais n fosse aquele golo no perto do fim do Hapoel em Coimbra. O próprio V. Guimar...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ER
    Ispeaksempolemi cas
    2025-03-12 13h20m por Erkson-10
    O Marítimo fez 6 pontos e só venceu um jogo, assim como o Rio Ave, Belenenses, Estoril e Académica. O Vitória fez boas exibições e acabou em último sem hipóteses de se apurar antes do último jogo.
    Bem escrutinado vemos que em fases de grupos não fizeram nada de especial e infelizmente só uma equipa extra grandes conseguiu passar essa fase.
    A maior parte dos clubes só conseguiu ir à fase de grupos vindo das pré-eliminatórias e em quase todos os casos uma vez na vida. Os clube...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZY
    Ispeaksempolemi cas
    2025-03-12 13h05m por zyxw_4321
    Com Este formato, é muito pouco provável que os clubes portugueses não sejam cabeça de série nas pré eliminatórias da Conference. Isso em princípio não acontece tão cedo. Agora, é uma questão de passar três eliminatórias seguidas, o quê mesmo como cabeça de série está longe de ser uma garantia.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ER
    Apple
    2025-03-12 09h12m por Erkson-10
    Olha o educado a ser educado e respeitador. Não se nota nada mais uma vez um pingo do teu complexo de inferioridade. . .
    Não sou do Braga e não faço pretensões de ser. Mas antes do Braga do que de um clube que se diz grande e se acobarda na Champions.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Vitória é grande.
    2025-03-12 09h12m por Jorge-Fernandes
    Mesmo estando a fazer a melhor campanha nos últimos 5 anos, apanhar este ano os Países Baixos era muito complicado.
    O problema é que os ditos grandes estão com medo de perder os seus lugares na Champions e por isso é que a impressa e Proença estão preocupados.
    Não esquecer que o Braga já foi a uma final da liga europa e o Boavista a uma meia final e ninguém dá muita relevância a isso, com muita pena minha. Os feitos do Braga e Boavista são extraordinários, ainda por cima porq...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    GA
    Críticos do ranking
    2025-03-12 08h57m por Ganbuzino
    Os mesmos que criticam o ranking são os mesmos que passam o tempo a empurrar o futebol português para baixo e pelos comentários dá a entender que é isso que desejam.

    Há campeonatos a baixo de nós mais competitivos mas nivelados por baixo assim como o holandês por exemplo.
    É verdade que as nossas equipas pequenas não tem feito grande coisas quando são apuradas, mas temos 3 grandes clubes que nenhuma dessas ligas tem, e ainda temos o Braga, o Vitória que parece estar a...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Ranking UEFA
    2025-03-12 08h51m por Taument_da_Silva
    Deve-se muito à introdução da Conference League, que permitiu à segunda linha das equipas holandesas conseguir imensos pontos que as nossas equipas não têm conseguido. O Vitória tem estado muito bem este ano, mas nos anos anteriores nem temos metido nenhuma equipa na Conference.

    Antes da Conference League e da ascensão meteórica do P$G, houve até anos em que nos batíamos com a França pelo 5. º lugar, mas o contexto mudou.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZY
    Taument da Silva
    2025-03-12 08h59m por zyxw_4321
    Nós só estivemos à frente da França pela mesma razão que os Países Baixos estão à nossa frente agora: um único ano anormalmente bom (2021/22 para eles, 2010/11 para nós) que foi contando durante cinco anos. De resto, foi muito raro a nossa liga fazer mais pontos que a francesa.

    O normal é estarmos a lutar pelo 6° lugar. O anormal é ter levado tanto tempo até que os Países Baixos e a Bélgica entrassem nessa luta.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    GA
    Outro pessimista
    2025-03-12 11h20m por Ganbuzino
    Em circunstâncias normais (sem este mau momento do Porto) os nossos 3 grandes ficavam nos 4 primeiros no campeonato dos países baixos, com o Ajax pelo meio.

    Na Bélgica então seria de rir, Benfica, Porto, Sporting no pódio, Braga e Vitória a lutar com o "colosso" Genk.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    zyxw_4321
    2025-03-12 09h31m por Taument_da_Silva
    Realmente era raro, mas acontecia ocasionalmente estarmos na discussão (não me refiro necessariamente a fazer mais pontos que a França, mas pelo menos ter o 5. º lugar matematicamente ao nosso alcance - hoje em dia nem com isso podemos sonhar).

    Seria bom que os nossos clubes como o Vitória conseguissem campanhas mais frequentes, iria reequilibrar a balança a nossos favor (o VSC tem grandeza suficiente para ser uma presença regular na Conference).
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZY
    Portugal
    2025-03-12 07h47m por zyxw_4321
    É preciso esperar por amanhã, mas quase de certeza que acabamos a época em 6° (a pontuação só desta época, quero dizer), o que é pelo menos um bom prenúncio. E a próxima época é a última em que o ano anormalmente bom dos Países Baixos conta, por isso daqui a um par de anos estamos a ultrapassá-los. A questão é se conseguimos manter a distância para a Bélgica até lá. Os confrontos diretos desta época com os dois países foram péssimos, o que não contribuiu para esta luta.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    PL
    Atenção à Bélgica
    2025-03-12 06h15m por ploplo
    Nos próximos dois anos vamos perder quase 10 pontos em relação a eles (3, 6 de 20/21 e 6, 3 de 21/22) ou seja vamos ser ultrapassados com uma pinta. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SA
    Bélgica
    2025-03-12 07h41m por santossantos
    É impossível saber como vai estar o ranking nas próximas épocas.

    O que se sabe é que Portugal vai começar 25/26 à frente da Bélgica, o resto será decidido pelos resultados.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SA
    Muita paciência
    2025-03-12 05h34m por santossantos
    É preciso muita paciência para a constante conversa que o futebol português não tem futuro. Todas as épocas a mesma conversa vazia.

    Pela primeira vez Portugal teve uma 5ª equipa a fazer uma época BRUTAL, o Vitória. Se isto não é uma boa notícia, não sei o que é.

    Nada contra o Santa Clara, mas a melhor notícia para a próxima época é o Vitória voltar a apurar-se para a Conference. Se isso acontecer Portugal ficará muito mais próximo de recuperar o 6º lugar.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ER
    santossantos
    2025-03-12 09h14m por Erkson-10
    Resta saber quantas vezes isso vai voltar a acontecer e quando vai voltar a acontecer. Esta época é uma exceção à regra, temos de nos mentalizar disso.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZY
    Erkson-10
    2025-03-12 09h17m por zyxw_4321
    Não concordo. Com o formato atual, há mais equipas fortes a entrar na Champions e na Liga Europa, quer diretamente, quer via pré eliminatórias. As pré eliminatórias da Conference são mais fracas, e também passam mais equipas, por isso acho que é bastante mais fácil ter uma 5a equipa na fase de liga com este novo formato. Veremos nas próximas épocas se é assim.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    UD
    Ranking UEFA
    2025-03-12 01h08m por UDLEI
    Isto só lá vai quando os nossos netos forem do Manchester, Madrid, Munique, etc.
    A globalização vai, gradualmente, colocar Lisboa e Porto em segundo plano e permitir o fim deste monopólio a 3 que dizima, salvo raras excepções, o futebol Português.
    Temos mais de vinte clubes que, com o apoio dos locais, poderiam ser como o Vitória.
    Assim andamos a lutar com a Bélgica e a sonhar ser como os Países Baixos.
    Como compensação vão ao Marquês e aos Aliados de vez em quando.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Kika Nazareth na lista, Stephanie Ribeiro riscada: a convocatória de Portugal para o Europeu
    Seleção AA Feminina
    Convocados
    Samara Lino e Bárbara Lopes fora, mas na comitiva
    Já estão escolhidas as 23 jogadoras que integram a lista final de convocadas da Seleção Nacional para o Campeonato Europeu. Francisca Nazareth continua nas ...

    NOTÍCIAS RELACIONADAS

    Gyökeres ultrapassa Salah e lidera corrida pela Bota de Ouro
    Rankings
    Sueco em alta
    As palavras começam a ser escassas para descrever o que Gyökeres tem vindo a fazer; assim sendo, os números ajudam a dar expressão à enorme temporada que o sueco ...