placardpt
Seleção apura-se para final-four

Portugal é que está na moda!

Vai ser em Portugal a primeira final-four da Liga das Nações. Depois de quatro derrotas no Giuseppe Meazza, a seleção portuguesa finalmente consegue sair viva de Milão, capital da moda, e levar consigo o ponto necessário para que a festa não fique para a última. Num jogo com emoção e partes distintas, a Itália foi mais perigosa, mas Portugal foi mais confiante e conseguiu um resultado que sabe a vitória. Saudades da calculadora? Nem por isso...

Grito italiano

Cinco minutos, não mais do que isso. Foi o tempo que demorou a perceber que ia ser a Itália a pegar no jogo e a remeter Portugal ao seu meio-campo. Num Giuseppe Meazza atestado de entusiasmo e a empurrar a Squadra Azzurra, à seleção portuguesa não deu para muito mais do que tentar anular as várias oportunidades dos italianos.

Giuseppe Meazza cheio e com grande ambiente ©Getty /
Não foi um Portugal surpreendido, percebeu-se isso. A equipa soube organizar-se uns metros mais atrás do que o que gostaria, só que, se o aspeto posicional até foi bem desempenhado, algumas abordagens em falso, com Fonte e Mário Rui a serem os mais pecantes, puseram em causa o sucesso coletivo.

Valeu Rui Patrício, com várias excelentes intervenções a impedirem uma vantagem que os italianos justificavam ao intervalo, mas que não conseguiram alcançar. Com uma pressão muito forte na zona medular e com um Verratti a encher o campo, a equipa de Mancini apareceu várias vezes em zona de finalização, num estilo de futebol que começava em zonas interiores quase sempre e que depois se entregava ao espaço que Portugal cedia.

William ainda conseguiu ter bola algumas vezes, Bruma fugiu muito bem após lançado de cabeça por André Silva, Cancelo também foi capaz de se aventurar uma vez... mas foi tudo. De resto, foi uma equipa resignada com o domínio italiana, incapaz de sair da pressão intensa do adversário e, como disse Fernando Santos na véspera, sem saber jogar em contra-ataque.

Do intervalo vieram indicações claras: continuar da mesma maneira iria, muito provavelmente, dar em derrota. E terá vindo também um sinal evidente de que o pulmão italiano não ia durar eternamente no registo a que se assistia. E assim foi.

Chiellini fez 100.ª internacionalização ©Getty /
Fernando Santos trocou Bernardo Silva com Pizzi, colocou o jogador do City no meio e a equipa subiu as linhas de pressão. No início, teve algumas falhas consideráveis e começou por ser relativamente fácil a saída italiana, só que depois os caminhos para Jorginho foram fechados e Verratti quebrou fisicamente.

Domínio para mais um empate de sucesso

Ao minuto 64 apontámos o primeiro lance em que Portugal foi de forma apoiada desde a defesa até ao ataque. Não deu em nada, mas deu para perceber que era a hora portuguesa.

As substituições de Fernando Santos foram nesse sentido, nomeadamente a entrada de João Mário, vital para ter bola e para dar mostras aos italianos que teriam de passar também por um período de espera antes do assalto final.

Foi de William a grande oportunidade portuguesa, num pontapé que acabou com defesa formidável de Donnarumma. De resto, houve alguns novos sinais italianos perto do fim, mas já sem a mesma clarividência.

O empate sabe a três pontos e o grupo está ganho! Guimarães vai servir para uma boa comemoração.



U Sábado, 17 Novembro 2018 - 19:45
Stadio Giuseppe Meazza
Danny Makkelie
0-0
Stadio Giuseppe Meazza
Lotação80 018
Medidas105x68
Inauguração1925
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo 3
A Chave
Bernardo Silva no meio: passou para o tridente do meio na segunda parte, por troca com Pizzi, e aí se começou a ver finalmente Portugal com bola. Passou muito tempo refém da marcação e da linha na primeira parte, quando a equipa tanto precisava dele. 
O Árbitro
Arbitragem com alguns erros pontuais, mas globalmente bem, e sem ceder à forte pressão vinda das bancadas. Nota positiva.
O Melhor
Titãs medulares
Foi um jogo de grande riqueza na zona nevrálgica. Jorginho é um craque e Verratti foi o grande responsável pela grande primeira parte italiana. Mas do outro lado estavam Rúben Neves e William, que melhoraram na segunda parte que mandaram no jogo quando, ao fim de uma hora, os adversários esgotaram. À falta de golos, houve estes condimentos.
O Pior
Banco italiano sem soluções

Uma prova da falta de alternativas na atualidade futebolística italiana. A equipa de Mancini precisava de ganhar e exibia um futebol capaz de o fazer, mas na altura em que se começaram a fazer as mudanças, o nível de ameaça baixou.

Forma
Itália
2018/2019
3J
1V
1E
1D
2-2G
Portugal
2018/2019
2J
2V
0E
0D
4-2G
Sabia que...by playmaker stats
Portugal é a primeira seleção a assegurar a presença na "Final Four" da UEFA Nations League (Divisão A) que vai ser organizada no nosso país (Porto e Guimarães).
Portugal ainda não conseguiu vencer em Itália, foi apenas o 2.º empate em 13 jogos em solo italiano.
2018 E 0-0
1967 E 1-1 em Roma com golo de Eusébio
Itália continua invicta no Giuseppe Meazza, mas é a 2.ª vez consecutiva que é eliminada de uma competição oficial em Milão:
2018 E 0-0 Portugal, UEFA Nations League
2017 E 0-0 Suécia, Mundial 2018
Portugal não perde contra a Itália há 3 jogos consecutivos (e sem sofrer golos); nunca a seleção teve uma sequência tão grande de invencibilidade frente aos transalpinos.

Há 10 anos que Itália não marca a Portugal, o último a conseguir esse feito foi Quagliarella
Portugal é a primeira Seleção europeia a participar em quatro fases finais de provas oficiais:
Mundial
Confederações
Europeu
UEFA Nations League

Apenas França e Espanha podem igualar este feito da Seleção Nacional
30% dos empates de Fernando Santos na Seleção Nacional são sem golos (4 num total de 13 igualdades):

Itália [F], UEFA Nations League
Bélgica [F], Amigável
Chile [N], Confederações 2017
Áustria [N], Euro 2016

Fotografias(18)

Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
ITÁLIA
EMPATE
PORTUGAL

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
RN
Jogo
2018-11-18 18h40m por RN123
Jogo muito sofrido por parte da Seleção Nacional!
O mais importante foi termos conseguido passar à próxima fase da UEFA Nations League. . .
Agora que venham os polacos!
Itália vs Portugal
2018-11-18 14h38m por estaramosold
Ganhei a minha aposta, obrigado Portugal pelo empatezinho.

Primeira parte terrível para a seleção, a Itália também jogou e pressionou tanto que parecia que o jogo so tinha 60 minutos, acabou-se as pilhas na segunda parte não fez mais nada, mas, Portugal parecia a Andorra a defender em 30 metros, que horrivel exibição, não se pode jogar assim tudo tem um limite.

Nota positiva para os 4 homens do eixo defensivo, Guarda redes e Joao Mário que entrou muito bem
*
2018-11-18 12h28m por andrerib
Bernardo a MCD. . como joga no city!
Onze vs Polonia
2018-11-18 12h27m por andrerib
Alguma rotação. . .
GR: Rui Patricio
DD: João Cancelo
DC: Fonte
DC: Ruben Dias
DE: Raphael
MDF: Danilo
MCE: Renato Sanches/João Mário
MCD: Bernardo
EE:Bruma
ED: Rafa/Guedes
PL: Edér
PI
Portugal
2018-11-18 12h00m por Pinho352
O que se vê agora e desde 2014 é basicamente o mesmo, a jogar em ataque continuado é um futebol sem imaginação, é colocar a bola nos extremos e fazer um festival de cruzamentos até que haja uma que dê golo. Evolução zero.
Perante adversários de respeito, a estratégia é simples, colocar o camião e jogar com 9 ou 10 defesas e apenas para o 0-0. Vamos lá puxar pela memória e recordar os jogos contra equipas mais cotadas e ver como ficou em 90 minutos. França? Bélgica? Croácia? Itália...ler comentário completo »
Apelo à reflexão
2018-11-18 12h00m por ZZTUGA
Vale a pena reflectir é no PEQUENO pormenor de que a tendência destes pseudo-adeptos da selecção nacional é em criticar compulsivamente os jogadores dos clubes rivais ao clube a que são afectos.

Ao menos podiam dedicar-se a eologiar e destacar as qualidades e rendimento dos jogadores dos seus clubes, nesse caso nada a opôr, até acho que isso seria um contributo positivo para gerar debate e trocas de opiniões positivas.

E acerca das críticas dirigidas a selecci...ler comentário completo »
RI
rs24bfc
2018-11-18 11h40m por Ricardo_Gomes
nao podem fazer isso porque a maior parte dos jogadores nos clubes nao podem jogar pela seleção, ma para mandar vir que os do rival não valem nada são uns primeirinha.
Portugal
2018-11-18 11h36m por rs24bfc
Conclusões possíveis para os comentários abaixo: ou são comentários parciais de adeptos dos 3 estarolas que tentam mostrar que o seu gado é melhor que o dos outros ou sao de gente aleatoria que nao tem opiniao formada e vem a mesma para aqui expressar frustracoes da semana ou algo parecido.

Portugal passou indiscutivelmente. Ganhou à italia e polonia e ontem fez o que lhe competia: empatar em Itália. . . quando isso nao acontecer tragam ai os nomes todos dos jogadores provenien...ler comentário completo »
RJ
. . .
2018-11-18 10h39m por RJAR8
Jogar no city cheio de craques é fácil. . . assumir um jogo com a bolinha no pé é só para os muito bons. . . e ele é apenas “bom” jogador.
Portugal
2018-11-18 08h29m por ZZTUGA
Aqueles que criticam gratuitamente (ou porque seguem uma agenda), vão ter uma vez mais de guardar a viola no saco. Portugal foi a primeira selecção a marcar presença na final 4, mas para os haters do costume, o seleccionador não presta, alguns jogadores são fraquinhos, etc, etc.

Assistimos a uma primeira parte em que a nossa equipa foi dominada e manietada pela pressão e intensidade dos italianos, como muito bem reconheceu o Fernando Santos nas declarações após o jogo. ...ler comentário completo »
Jogar Como nunca e perder Como sempre
2018-11-18 05h43m por xithombo
Novo paradigma: o que importa é o resultado e o Fernando Santos é uma espécie de Maquiavel. O que vale jogar muito e bonito e depois sair vergado, humilhado e com umas palmadinhas nas costas? E ainda a dizerem que joga o melhor e mais bonito futebol, mas a acumular desaires? Quanto à Italia, não está Tao mal Como tentam pintar. É Claro que já não é aquele papão, mas com os jogadores que tem dá para estar no Top 10 europeu, basta ter um treinador matreiro, do gênero Fernando Santos ou Mou...ler comentário completo »
Seleção
2018-11-18 01h18m por rmsr
Exibição fraquíssima!

Equipa para a Polónia:

GR: Rui Patricio
DD: João Cancelo
DC: Ruben Dias, Fonte
DE: Mário Rui
MDF: Danilo Pereira (William é péssimo)
MC: Renato Sanches, João Mário ou B. Fernandes (Pizzi não sei o que lá está a fazer é o pior médio que está na seleção é uma nulidade completa)
EE:Bruma
ED: B. Silva
PL: André Silva

na 2ª parte devia entrar Guedes, Ruben Neves e Rafa (merece uma oportunidade não tem estado mal no Benfica)
P0
Itália 0-0 Portugal
2018-11-18 00h38m por P0P1
A primeira parte (principalmente) foi mesmo aborrecida e de domínio total da Itália, apesar de também não terem tido muitas oportunidades. Mas foi assegurado o objetivo, que é o mais importante para mim. Apesar de cada vez mais me custar assistir a jogos de futebol, tal é o pragmatismo, é completamente normal que o objetivo principal seja vencer ou assegurar títulos.
Voltando ao jogo. . . Portugal esteve bem a defender, no geral. Gostei dos centrais, do Mário Rui e do Cancelo ...ler comentário completo »
Nao vi o jogo completo
2018-11-18 00h12m por dava
Mas daquilo que vi. . . Portugal jogou muito pouco! Estava num jantar com amigos e o pessoal na brincadeira perguntava se alguém sabia qual era a cor do equipamento do Donnarumma!! So me lembro, na primeira parte de umas arrancadas do Bruma e rematar á baliza. . . Acho que jogamos muito pouco!!! Com a equipa quem temos, somos obrigados a jogar mais!!! O Pizzi, não esta em forma, penso que nesta altura há médios em melhor forma que o Pizzi! Saudações!
RI
vivofutbol
2018-11-17 23h22m por Ricardo_Gomes
tens mais algum PL tuga a jogar a titular? nao tens, entao nao te podes queixar quando exiges que os clube aposte em PLs la fora (o waris e depriot) nao tens moral para depois de te queixares que portugal nao tem PLs, e preparem-se que quando ronaldo se retirar e mais uns 3 ou 4 portugal volta à mediocridade.
JM
Seleção
2018-11-17 23h19m por JMCLSCP
Fernando Santos na Liga das Nações podia apostar num 4x2x3x1 declarado com:
R. Patrício
Cancelo / Pepe / R. Dias / M. Rui
William / R. Neves
Bruma / B. Silva / G. Guedes
A. Silva

Portugal
2018-11-17 23h01m por PedroFCP_RockNRoll
A 1ª parte foi um autêntico sufoco da Itália em que permitimos o Jorginho e o Verratti jogarem e trocarem a bola como bem queriam e quase que não tinhamos espaço (também porque Rúben Neves devia ter jogado a 8 e William a 6 e depois não percebo porque Moutinho não é convocado, tem formado uma grande dupla com o Neves no Wolves) para jogar devido à forte pressão italiana, na 2ª parte melhorou um pouco com as entradas de João Mário (Pizzi pouco ou nada acrescenta na seleção joga melhor atrás do ...ler comentário completo »
JM
bxtw-pt2
2018-11-17 22h43m por JMCLSCP
Os mais ingénuos chamar-te-iam ignorante por dizeres o que dizes de Sir William Carvalho, mas como eu sei que até és inteligente e estás apenas a alimentar o raciocínio habitual ''William é lento, logo mau jogador'' de quem não gosta do jogador porque no fundo sabes que o William é um jogador monstruoso e até o admiras, pois gostavas que o Fejsa (grande jogador, atenção) não suasse para fazer um passe vertical de 20/25 metros.

Será que viste o Euro sub-21 de 2015 ou o Euro 20...ler comentário completo »
RI
nao percebe do que se queixam
2018-11-17 22h39m por Ricardo_Gomes
Quando se traz contentores do brasil querem que o jogador portgues evolua como? jogador portugues em portugal nao tem futuro, o jorgue jesus tambem dizia que o bernado era cepo e nao servia.
AN
Muitos equivocos
2018-11-17 22h28m por angryagain
Conseguimos o resultado mas a exibição. . . doeu. FS tem vários erros de palmatória, vou enumerar alguns:

-R. Neves não é 6, é 8. Se jogasse a 8 até podia rematar + vezes de longe, tem melhor remate que William. A 6 andou um pouco perdido entre linhas.
-William não é 8, é 6. Além disso, é lento, por causa disso perdeu 2 bolas aos 86 e 87 min que podiam ter dado problema. Tb pressiona com os olhos. . .
-Pizzi dá muito pouco à seleção, não tem fisico, n...ler comentário completo »
MA
SCP supporter
2018-11-17 22h26m por Marshmallow
Para sua informação, caso se tenha equivocado, o William era aquele gajo do meio campo que se fartou de perder bolas, sõ fez passes na queima e nunca meteu o pé. . . Se calhar trocou nomes. . .
Portugal
2018-11-17 22h26m por RQ7T
Objetivo cumprido mas a exibição foi má demais.
A primeira parte foi praticamente um sufoco, deixamos o Jorginho e o Verratti a jogar à vontade , depois com bola não tinhamos linhas de passe para sair a jogar também por causa da forte pressão italiana. Isto levou a que a equipa recuasse bastante e permitisse à Itália estar constantemente perto da nossa área e eles assim conseguiram ter 3 grandes ocasiões de golo que felizmente falharam.
Na segunda parte a Itália baixou o ritmo...ler comentário completo »
10
Portugal
2018-11-17 22h23m por 10Valdo
Jogo monótono, para não dizer outra coisa.
A vitória ajustava-se, e bem , a Itália.
SCP SUPPORTER
2018-11-17 22h20m por Pedro3KSCP
É sempre assim, se é da formação de Alcochete é so dizer mal se é dos Seixal é feito de ouro.
Ele que vá ver o Barça vs Betis onde o William foi dos melhores se nao o melhor em campo
Jogo
2018-11-17 22h17m por Pedro3KSCP
1a parte FRAQUÍSSIMA!! 2a parte má mas melhor que a 1a. Bola pa frente sem nexo nenhum exibição ridicula. Excelente entrada de João Mário, cancelo a ter um bom jogo, foi dos melhores, dupla de centrais tambem bem.
12

OUTRAS NOTÍCIAS

Basquetebol
Mavericks derrotados em casa
1, 2, 3,...aí está mais uma vitória dos Boston Celtics. de Neemias Queta, que, nesta madrugada de quarta para quinta-feira, venceu na visita ao reduto dos Dallas Mavericks por ...