Demorou mais que o suposto, mas chegou para cumprir o principal objetivo.Na noite desta sexta-feira, Portugal bateu a seleção andorrana, por 2-7, na primeira jornada do grupo sete da ronda de qualificação para o EURO 2026.
Além da vitória, o grande destaque da noite foi para João Matos. O experiente fixo, aos 37 anos de idade, igualou o recorde de mais internacionalizações pela seleção principal de futsal: 208, as mesmas que Arnaldo Pereira.
Na quadra, as razões para festejar foram bem menores. Os homens de Jorge Braz eram imensamente favoritos e tudo o que não fosse uma vitória esclarecedora seria surpreendente. Por isso, a surpresa subiu de tom quando Roc Torres, ao minuto cinco, abriu o marcador ao aproveitar a recarga após uma defesa incompleta de Edu.
Portugal conseguiu dar a volta ainda no primeiro tempo, por Lúcio Rocha e Hugo Neves, mas o resultado ainda causava algum espanto pela curta vantagem.
Na segunda parte, contudo, a formação lusa conseguiu construir um resultado mais condizente com as diferenças entre os dois conjuntos. Ainda que a equipa da casa tenha voltado a marcar, Portugal marcou mais cinco e fechou o marcador no 2-7 final - Lúcio foi a estrela da noite ao rubricar um hat-trick.
Por fim, nota para a primeira internacionalização de Diogo Basílio, guarda-redes do Elétrico.
No cômputo geral, foi uma entrada com o pé direito - e com três pontos - na fase de qualificação para o EURO 2026 - no outro jogo do grupo, os Países Baixos venceram a Macedónia do Norte, por 4-0.