É já esta quinta-feira, 15 de agosto, que arranca a participação portuguesa na Divisão B do EuroBasket Sub-16 feminino, em Konya, na Turquia, entre os dias 15 e 24 de agosto, e a ambição lusitana é alta.
Portugal faz parte do grupo A, onde vai defrontar a Dinamarca, Suíça, Roménia e Noruega, e a missão é árdua, mas a selecionadora nacional Mariyana Kostourkova e a capitã Maria Palma, que fizeram a antevisão aos microfones da FPB TV, mostraram-se ambiciosas e apontaram como objetivo a subida de divisão.
Entre as convocadas de Kostourkova, no entanto, o grande destaque vai para a presença da poste Carolina Silva, que esteve ao serviço da seleção nacional feminina de Sub-18 no Eurobasket da categoria, em Matosinhos, onde foi alcançado o 5º lugar e a qualificação para o Mundial Sub-19 2025, e juntou-se, de seguida, às sub-16.
O primeiro jogo de Portugal está agendado para as 12 horas de Portugal Continental desta quinta-feira, frente à Suíça.
Mariyana Kostourkova, selecionadora nacional de sub-16 femininos, em discurso direto:
Preparação: «Preparação correu bem, dentro do normal. Tivemos treinos no Luxemburgo, com três seleções da Divisão B. Correram bem, foram positivos. Foi uma semana de preparação. Agora, acho que a equipa está melhor preparada»
Adversários: «Ainda não conhecemos muito as equipas. Temos alguma informação, mas como é uma idade, Sub-16, quase sem informação, temos mais ou menos a ideia do estilo de jogo. Por exemplo, a Roménia é mais física, mais alta, mas jogam na mesma basquetebol organizado. Não temos informações da Suíça. Temos alguma da Noruega. São equipas com quem conseguiremos ter sucesso no grupo, se estivermos 100 por cento focadas. É o nosso principal objetivo»
Objetivos: «O grande objetivo é ganhar mais jogos no grupo, alcançar o 1º lugar. O grande objetivo é regressar à Divisão A»
Desafios: «Nesta idade, a pouca ou quase nenhuma experiência é um desafio. São grupos jovens, com pouca experiência. É mais difícil a Divisão B, do que manter-se na Divisão A. Vai ser um grande desafio»
Maria Palma, base da seleção nacional feminina de sub-16, em discurso direto:
Sentimento da equipa: «Estamos bastante ansiosas. Temos uma equipa bastante unida e preparámos ao nosso campeonato. Temos objetivos e ambicionamos chegar o mais longe possível no campeonato»
Responsabilidade de capitã: «É uma grande honra e responsabilidade, principalmente. Como capitã, posso transmitir a experiência às mais novas, mostrar do que somos capazes e tentar fazer melhor do que o ano passado, porque temos uma equipa com capacidade para mais.»