placardpt
Palavras de Rodiney Sampaio

Portimonense visa Boavista: «Não se pode favorecer os infratores»

2024/06/10 15:13

O Portimonense continua atento a uma possível recolocação na I Liga e aponta o foco à situação financeira do Boavista. Rodiney Sampaio, presidente da SAD dos algarvios, deu voz à insatisfação sentida.

Em declarações reproduzidas pelo emblema de Portimão, o dirigente lembrou casos de incumprimento dos Axadrezados e reiterou a força do projeto Portimonense, seja a nível financeiro ou estrutural.

As palavras de Rodiney Sampaio 

"O Portimonense e os investidores (acionistas ) são rigorosos cumpridores de todas responsabilidades e obrigações em todos aspetos. Sabemos que o futebol profissional hoje exige o máximo rigor em todas as áreas, nomeadamente, e especialmente financeiro.

Temos infraestruturas e estádio de topo, sem dívidas e com saúde financeira. Cumprimos todos os nossos deveres e obrigações com a  segurança social, Autoridade Tributária, seguros, salários, clubes e fornecedores.
Não fazemos nada mais que a obrigação e dever que deve pautar todos os clubes e sociedades desportivas. 

É difícil falar sobre o Boavista. É um clube histórico e já foi campeão nacional, mas a verdade é que o sucesso desportivo de outros anos se confunde com o avolumar de dividas e polémicas.

Incumprimento reiterado no pagamento de salários comprovados que já resultaram em procedimentos disciplinares onde foram condenados por não apresentarem em tempo os comprovativos de pagamento de salários a funcionários. Jogadores que apresentaram rescisão de contrato por salários em atraso. Incumprimentos diversos junto das instâncias internacionais sendo público que se encontram impedidos de inscrever jogadores pela FIFA.

O caso do Boavista merece a atenção da Portimonense como deverá merecer a atenção de todos os clubes e entidades desportivas nacionais. O incumprimento salarial coloca em causa a integridade da competição. Os pressupostos financeiros e a sua verificação antes do inicio da época desportiva procura oferecer um garante que a competição se desenrolará da melhor forma. A Liga não pode correr o risco de ter greves e ou jogadores com salários em atraso na principal competição portuguesa enquanto negoceia o maior contrato de direitos televisivos da história do futebol português.

Compete à a Liga e a Federação avaliar se os clubes que já são reincidentes por anos cumprem os mínimos requisitos para honrar a maior competição nacional.

A Liga tem feito um trabalho extraordinário para o bem do futebol português e pela economia do pais, é de louvar o trabalho que estão a fazer reconhecido mundialmente. Legitimar salários em atraso, impedimentos de inscrição, manobras financeiras é legitimar que todos os outros Clubes e Sociedades Desportivas comecem a fazer das más práticas no futebol uma nova tendência. 

Não se pode favorecer os  infratores em hipótese alguma e não se pode admitir que anualmente se façam novos acordos com a Segurança Social e Autoridade Tributária. Acordos em cima de acordos que prejudicam o erário público. Acordos que à partida se sabe que não serão cumpridos. 

Clubes com salários em atraso meses e meses, acordos ficcionados com a Segurança Social e Autoridade Tributária, dividas a outros clubes ou, e porque também os há, clubes “de casa às costas”, sem instalações de treino ou estádio. Os clubes quando participam nas Ligas Profissionais sabem perfeitamente o que é legal e moral e suas obrigações e deveres. Como podemos atrair adeptos aos estádios se os adeptos nem sabem onde o seu clube vai jogar na época desportiva seguinte?

Como podemos validar Clubes que pedem a clubes estrangeiros para pagar os valores em “contas de terceiros” – como foi o caso de Bozenik para o Sevilha? Como podem as entidades reguladoras desportivas nacionais validar que os salários dos jogadores sejam pagos em numerário e ou através de empresas veículo? Como pode ser aceite que toda a receita de uma sociedade desportiva esteja transferida para empresas veículo e assim lesando credores – entre eles o estado? A Liga exerce funções delegadas da Federação Portuguesa de Futebol. Não pode uma instituição de utilidade pública nacional validar a fuga ao pagamento de impostos através de manobras financeiras e jurídicas.

O Futebol deve privilegiar a informação transparente. A proveniência dos fundos tem que ser clara e não podem os TOC’s das sociedades desportivas assumir que o pagamento feito por terceiros confere um pagamento nos termos dos contratos de trabalho sob pena de eles próprios responderem em tribunal por falsas declarações. 

 Vamos ficar atentos a tudo para o bom do futebol português.

 O nosso projeto continua e acreditamos que justiça será implacável."



Brasil
Rodiney Sampaio
NomeRodiney Sampaio
Nascimento/Idade1970-10-15(53 anos)
Nacionalidade
Brasil
Brasil
FunçãoPresidente SAD

Fotografias(5)

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Não há "pachorra"
2024-06-11 22h14m por BlackCat
Não há "pachorra" para este tipo de dirigentes, que, após descerem no campo, querem salvar-se na "secretaria". Já agora, porque é que só fala agora, depois de descer? O ano passado foi a mesma coisa, com o Marítimo a atacar o Boavista e o Estrela da Amadora, o Covilhã a atacar o Leixões e a patética e unipessoal B-SAD o Länk Vilaverdense.
Se os credores (Estado incluido, bem como jogadores, técnicos e funcionários) querem fazer um acordo de pagamento faseado, ou seja, de rees...ler comentário completo »
Boavista
2024-06-11 19h38m por Tobin
É verdade que clubes caloteiros são beneficiados, pois andaram a viver acima das possibilidades, investindo em jogadores, enquanto outros sacrificaram o sucesso desportivo para pagar dívidas.

Mas estou farto destas artimanhas. Se o Portimonense discordava de algo deveria ter feito no inicio da temporada, não é agora andar a tentar manter-se fora de campo. O Boavista está à anos com problemas financeiros e antes da temporada iniciar-se não ouvi o Portimonense a protestar o q...ler comentário completo »
GIGASEVEN
2024-06-11 19h35m por panteras
Eu não diria melhor , apenas que em Portugal, Todos os clubes são corruptos, exceção feita a tres clubes que podem fazer de tudo , só existe ruido há volta deles, mas ficam sempre impunes , e os processos são todos arquivados . No fundo é como na vida real , o zé povinho é que se lixa, os poderosos e os mais ricos se safam sempre ou quase sempre. A Justiça é lenta, mas algumas coisas vão mudando bem devagarinho. . . . . .
Corrupção
2024-06-11 18h45m por Gigaseven
Lemos a catrefada de comentários sobre este post e chegamos a um conclusão muito clara daquilo que pensam os adeptos de futebol em Portugal; que no futebol português a corrupção é endémica todos estão de acordo mas ressalvando sempre que o seu clube e os seus dirigentes são do mais honesto e cumpridor que existe, corruptos são os outros.
tiaguix
2024-06-11 09h22m por ShaunTheSheep
Verdade e transparência?
O Portimonense só se pode queixar dele próprio. . . Isto é o que acontece a todos os que se juntam ao fcp. . . foi assim com o Salgueiros, Belenenses, Nacional, Leiria. . .
TI
E neste fórum. . .
2024-06-11 09h07m por tiaguix
Como quase sempre. . .
Os boavisteiros defendem cegamente a sua cegueira axadrezada, os benfiquistas, sportinguistas e portistas idem. Ninguém quer saber de verdade, nem de transparência, desde que os seus vão ganhando. . . Uma mediocridade. O Portimonense só desce se quiser ou se tiver os telhadinhos de vidro.
TI
andsleve
2024-06-11 09h03m por tiaguix
Claro que a Vilafranquense não se vai pronunciar. . . Está metida na negociata obscura que ninguém sabe como. foi feita nem paga. . . Aceitou a cedência do capital da SAD contra a vontade dos sócios. . . Estão caladinhos, como ratos, e a rezar para ninguém levantar poeiras.
TI
andsleve
2024-06-11 09h01m por tiaguix
Excelente ponto. Acontece que a Vilafranquense, por dívidas ao fisco e à SS, tem tudo penhorado. Não tem, nem pode ter contas bancárias. Logo, a pergunta que se impõe: onde está o dinheiro?
MA
Provas!
2024-06-11 02h37m por Malainpn
Isto é só conversa de café para fazer pressão mediatica. Para condenar um clube a descer de divisão são precisas PROVAS, não é só porque um idiota qualquer diz umas coisas a um jornal.

Ele fala em incumprimento a funcionários que já deu processos disciplinares? Houve um atraso que foi resolvido e não houve processo nenhum. Diz "jogadores rescindiram por ordenados" mas foi UM jogador e não foi por ordenados em atraso mas sim o atraso de 2 dias na transferência para um banco no ...ler comentário completo »
Boavista
2024-06-11 00h39m por ramiroo
É só o clube mais prejudicado financeiramente pela Liga, Federação e Governo desde o Euro2004. Lavem a boca antes de falar , seus mamões com estádios municipais!

Ainda assim tem solução se o Gérard Lopez quiser. . . Sosseguem a franga, pf
Blueonblue
2024-06-10 23h12m por Tobin
Tens razão, mas esqueceste-te de um pequeno pormenor, todos os 3 grandes já foram beneficiados, mas há uns que foram beneficiados diretamente por dinheiros ou benefícios públicos e outros por privados.

O FC Porto está a usufruir de um centro de alto rendimento com vários milhares de metros quadrados por apenas 500€ por mês, não sei a área exata, mas se avaliar-se o preço por m2 na zona e a área total do centro de treinos vais perceber os milhões que este "negócio" está a cau...ler comentário completo »
2024-06-10 22h15m por El_matad0r
Pois realmente é bonito e tem razão o Portimonense, mas há outra questão que se levanta aqui que é porque só agora depois de descerem de divisão abrem a boca pra falar disto?? Durante a época toda enquanto era possível a manutenção não se preocuparam agora já com a descida consumada decidem falar, se tivessem garantido a manutenção iam falar sobre este tema??
Não me recordo de os ter visto abordar este tema durante a época, se o fizeram e não vi faço mea culpa
sa-rgio901
2024-06-10 20h58m por Riba21
Isso não é verdade e já foi amplamente divulgado aqui no ZZ. Se houver algum clube da 1ª que não consiga inscrever-se na próxima época é uma equipa da 1ª que não desce (portimonense) e não uma equipa da 2ª que sobe.
Ninguem quer o Boavista na Primeira
2024-06-10 20h44m por rubenamapaulinho
Que venha o Portimonense. O Porto vai precisar de ajuda este ano novamente. . .
Como bsad e avs
2024-06-10 20h42m por Seidecor
Eu não vejo isto acontecer lá fora só em Portugal
Se todos cumprissem os regulamentos …
2024-06-10 20h41m por Seidecor
Porto também tinha prémios da champions e salários de funcionários em atraso , também descia …
Até em Inglaterra também fecharam os olhos ao city , e ao Everton deduziram pontos
Que tirem 6 pontos ao Boavista , agora descer penso que não … precisamos do Boavista na liga
sa-rgio901
2024-06-10 20h34m por sergioslb95
Nao tenho certeza disso, nao conheco os regulamentos da liga, mas se assim for é mais justo do que manter um dos que nao conseguiu a manutenção. Mas também digo, torço para que o Boavista nao desça, têm estas dificuldades financeiras desde que a própria liga os fez descer em 2008, e nunca foram ressarcidos. Justo ou nao, gostava de ter clubes como o Boavista sempre na primeira liga, mas ok ha que cumprir os compromissos e ser castigado se nao o fizer.
Sérgio SLB
2024-06-10 20h23m por sa-rgio901
Além do mais, caso aconteça que o BFC desça na secretaria, quem sobe é o Maritimo.
Maxaqueen
2024-06-10 19h50m por sergioslb95
Ora bem, tiraste-me as palavras da boca. E alem disso, porque so quando descem é que vem com estas tretas? Durante o ano podem meter processos e queixas e ninguem faz nada, na ora do aperto lembram-se . .
Portimonense
2024-06-10 19h27m por Riba21
Quer se goste ou não está a jogar com os regulamentos.
E quer se goste ou não, a verdade é que o boavista está preso por arames, pode até se safar e entrar na próxima edição da liga e pode a meio da época ter jogadores a fazer greves, a não jogarem e a deturpar com isso a verdade desportiva.
Os clubes têm de ter condições para fazer o campeonato.
E não interessa opinarem se devia subir da 2ª ou não descer da 1ª, as regras já estão definidas.
O Rodiney tem razão.
2024-06-10 19h00m por PortimonDesdePiqueno
O texto deste comunicado é bastante bem escrito e explícito nas intenções. No fundo, o que aqui se diz é o óbvio. Que as regras, antecipadamente aprovadas, para integrar uma competição profissional devem ser escrupulosamente cumpridas por todas as SADs. Sejam as obrigações financeiras, sejam as condições estruturais. Acho que ninguém contesta isso, ainda que o cumprimento das mesmas deixe muito a desejar. Como está à vista.
Esta "reivindicação" da Portimonense Futebol SAD para ...ler comentário completo »
zyxw_4321
2024-06-10 18h54m por Maxaqueen
Entre um clube que em campo não garantiu a manutenção e perdeu num playoff e um que não conseguiu aceder ao playoff mas que ficou na parte cimeira da Liga 2, acho que optaria pelo 2° clube sempre.
Pelo menos foi o que teve mais mérito a seguir aos que ficaram nos lugares de subida.
AP
Concordo
2024-06-10 17h57m por apsd93
Também concordo que se devia premiar o realmente tentar ter sucesso e não a mediocridade. Por isso caso se comprove a falta de cumprimento por parte do Boavista que suba o Marítimo
Triper
2024-06-10 17h48m por Blueonblue
outros há que levam com perdões bancários, enquanto o Zé Povinho como contribuinte nem sequer tem direito a renegociar dividas.

Calado és um poeta.
RP
O verdadeiro n⁰12: o advogado
2024-06-10 17h42m por rpocastro
Issobde investir em jogadores ou treinadores (Paulo Sérgio :) está fora de moda. Para um clube profissional é preciso um bom advogado seja para meter recursos suspensivos, seja para garantir a manutenção. Há anos que é assim desde o caso Matheus. Era descer e não subir nenhum. A I Liga tem clubes a mais e qualidade a menos. E este Portimonense não conseguiu bater um AVS que tem um plantel paupérrimo (a milhas do Santa Clara).
12
Tópicos Relacionados

OUTRAS NOTÍCIAS

Basquetebol
Análise à prestação histórica do luso
Terminou, nesta última madrugada, a grande final da NBA, principal liga de basquetebol norte-americano, com os Boston Celtics a sagrarem-se campeões, após baterem os Dallas ...

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

-Andrezinho-King 18-06-2024, 11:05
AN
andra-alexandre485 18-06-2024, 11:04
TI
ti_maria_69 18-06-2024, 11:01
Ronaldinho-gaucho 18-06-2024, 11:00
-Andrezinho-King 18-06-2024, 10:57
sonyec 18-06-2024, 10:56
sr_bob 18-06-2024, 10:53
Zyklon77 18-06-2024, 10:34
Aleaotejano 18-06-2024, 10:24
MA
maria1 18-06-2024, 10:19
KawaiiCreeper 18-06-2024, 10:17
nickname00 18-06-2024, 10:13
AN
andra-alexandre485 18-06-2024, 10:05
DabidBTV 18-06-2024, 10:02
Return_of_Platinum 18-06-2024, 10:02
BL
Bluetrain 18-06-2024, 10:00