Tudo em aberto para a última jornada no grupo A, depois da Polónia empatar a um golo com a Rússia, esta terça-feira, em Varsóvia. Dois golos, muita emoção e todos a girar entre todos, neste grupo. Nicolau Copérnico, um dos mais renomados polacos, explicou um dia que o sol é o centro de tudo. Será? Hoje, Blaszczykowski deve ser o centro da esperança polaca.
A Polónia entrou melhor na partida e teve 20 minutos de grande fulgor, mas ficou sempre a ideia de que os «czares» podiam responder com golos ao domínio polaco, tal como na primeira jornada. Dito e feito.
Aos 37 minutos, Alan Dzagoev fez o primeiro golo da noite de Varsóvia! Arshavin bateu um livre da esquerda e o jogador do CSKA apareceu, de cabeça, a dar vantagem à Rússia. Estava feito o 0x1.
Mas, a Polónia não se conformou com o golo sofrido e foi tentando reagir. Ora, a vontade em conseguir o empate foi muita, contudo, ao intervalo os russos venciam.
Blaszczykowski, a esperança polaca gira em volta dele
Na entrada para a segunda parte, os «homens da casa» continuaram à procura do empate, que surgiu ao minuto 57. Após receber um passe de Obraniak, o irrequieto Blaszczykowski arrancou na esquerda e rematou cruzado para o empate. Festa no estádio.
do golo polaco o jogo continuou vivo e repartido. De um lado, Murawski (aos 65') e do outro Dzagoev (aos 68') criaram perigo.
Os treinadores mexeram, mas as equipas continuaram-se a anular-se. O selecionador da Rússia, Dick Advocaat, ainda lançou em campo Marat Izmailov. O jogador do Sporting entrou para os últimos 10 minutos, mas não conseguiu acrescentar muita coisa, em tão pouco tempo.
As contas do grupo continuam abertas com os polacos a sonharem com a próxima fase e os russos a gerirem uma qualificação que parece não lhes fugir.
Alan Dzagoev, o menino que brilha no meio dos grandes
Dzagoev é, para já, a figura do Campeonato da Europa 2012. Talento não falta a este rapaz de 21 anos que se estreou como profissional quando (só) tinha 16 anos.
Dzagoev é um rapaz que se habituou a uma vida de saltimbanco no mundo da bola. Cresceu em Breslan e mudou-se para Vladikavkaz para continuar a sua educação futebolística.
As suas belas exibições (num torneio juvenil) valeram-lhe um convite para integrar a famosa academia de futebol Yuri Konoplev, em Tolyatti, no tal projecto idealizado por Roman Abramovich.
Agora vai brilhando no Euro 2012 ao serviço da Rússia. Ah, é o melhor marcador da prova, até ao momento.