É oficial. Pepe anunciou o final de carreira como futebolista profissional aos 41 anos.
Pepe 29 títulos oficiais |
O anúncio partiu de uma curta-metragem de pouco mais de 30 minutos publicada nas redes sociais do agora antigo jogador. Entre memórias, conquistas e troféus, o defesa central recordou a vasta carreira de mais de 20 anos.
Internacional por Portugal em mais de 140 ocasiões, Pepe fez o seu último jogo oficial no último Campeonato da Europa com as Quinas ao peito, diante da seleção francesa, nos quartos-de-final da competição.
Em contexto de clube, a derradeira oportunidade em que pisou um relvado foi com a camisola do FC Porto no Estádio Municipal de Rio Maior. Diante do Casa Pia - duelo que os dragões levaram a melhor - Pepe fez os seus últimos 90 minutos no campeonato português.
Em pouco mais de 20 anos de carreira, foram 29 os troféus que o central português teve a oportunidade de levantar com o passar dos anos. Desde três Ligas dos Campeões, uma Supertaça Europeia e dois Mundiais de Clubes ao serviço do Real Madrid, o Campeonato da Europa e a Liga das Nações com a Seleção portuguesa e a vintena de taças nacionais que amealhou nas passagens por Portugal e Espanha - como pode ver no imenso palmarés.
Natural de Maceió, no Brasil, Pepe começou o sonho do futebol ainda no Corinthians Alagoano, mas, em 2001, rumou a Portugal pela porta do Marítimo. Aí teve início uma longa caminhada que só viria a terminar em 2024, após a conquista da Taça de Portugal com o FC Porto - o último troféu da carreira.
Sai de cena sendo o mais velho a marcar em fases a eliminar do Campeonato do Mundo, o mais velho de sempre a jogar na Liga dos Campeões e o mais velho a atuar em Campeonatos da Europa.
No total, Pepe alinhou em 895 jogos entre Marítimo, FC Porto, Real Madrid, Besiktas e seleção portuguesa. tendo marcado 51 golos. Retira-se como um dos grandes nomes do futebol português e, também, europeu.