Mais um Europeu, mais um recorde escrito em português e, por mais estranho que possa parecer, desta vez, o envolvido não é o capitão Cristiano Ronaldo, mas sim outro monumento do nosso futebol: Pepe. O experiente central luso-brasileiro tornou-se o jogador mais velho da história a atuar em Campeonatos Europeus de seleções.
O central ex-FC Porto - o presidente André Villas-Boas confirmou, recentemente, a sua saída neste verão -, já era o português mais velho a jogar um Euro - tinha 38 anos e 121 dias quando foi titular frente à Bélgica (1-0), na última edição desta prova -, mas, agora, superou o recorde de veterania geral, que Gábor Király estabeleceu em 2016, também num jogo de oitavos frente à seleção belga (0-4).
O guarda-redes húngaro, mais célebre pelas calças cinzentas do que propriamente pela longevidade, foi o primeiro a jogar um Europeu depois da marca dos 40 anos. Ao atuar frente à Chéquia, na 1ª jornada da fase de grupos do Euro 2024, esta terça-feira, Pepe, aos 41 anos e quase 4 meses, tornou-se o mais velho de sempre a atuar em Europeus e o novo recordista absoluto.
O experiente central, que conta já com 138 internacionalizações por Portugal, inscreveu, assim, o seu nome nos livros de história da competição.