betano
    Ministro analisa dossiers delicados do Desporto

    Pedro Duarte e os direitos de tv: «Há alguma estupefação»

    Publicado em: 2025/04/09 19:23
    Atualizado em: 2025/04/12 15:40

    O desporto em Portugal está em mudança. Há um novo ciclo olímpico a ser trabalhado, há novos líderes na Federação Portuguesa de Futebol, no Comité Olímpico de Portugal e haverá eleições na Liga.

    Nos próximos anos há também a importante centralização dos direitos televisivos para ser fechada, assim como a organização de um Campeonato do Mundo de 2030 a ser preparada. 

    Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares e responsável pela pasta do Desporto no atual Governo em gestão, é o convidado especial do Tema do Dia no zerozero.

    O governante analisa com rigor e detalhe cada um destes temas, precisamente na véspera de receber Pedro Proença, o novo líder da FPF, em reunião de urgência. 

    A entrevista pode ser lida nos capítulos associados. 

    Leia as várias partes da conversa
    Portugal
    Pedro Duarte
    Nascimento/Idade1973-07-12(51 anos)
    PosiçãoUniversal

    Fotografias(4)

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    joaoalmeida516
    2025-04-14 13h59m por Jorge-Fernandes
    Isso é pensamento pequeno. Se este ano não fosse os pontos feitos no ranking pelo Vitória SC, tínhamos a Bélgica colada a nós.
    Os campeonatos não se jogam a 3. Tens que equilibrar a competição. Senão quando deixarem de ir a liga dos campeões regularmente, quero ver onde vão buscar o dinheiro.
    Ninguém dá mais de 45M€ por qualquer jogador do Benfica, isto porque o mercado encolheu na compra e vendas dos jogadores. E Audiovisual tb.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    JO
    Vamos esperar
    2025-04-14 19h02m por joaoalmeida516
    Vamos esperar e ver quanto o Benfica vai conseguir por os dois anos de contrato, sendo que consegue menos(ano) do que se fizesse um contrato tipo 10 anos, e nunca poderá receber menos.
    O Benfica não é a santa casa para deixar de ganhar para dar a terceiros, mas há quem ande a falar muito dos direitos o AVB porque tem urgência nos mesmos.
    E mais se o Benfica não entrar, eu assino por baixo, vão conseguir muito menos dinheiro.
    O Benfica é o que vende mais por muito que custe a muito boa gente.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    JO
    Não concordo
    2025-04-14 13h21m por joaoalmeida516
    Não concordo que o Benfica fique a perder dinheiro para sustentar clubes pequenos, alguns sem futuro nenhum.
    O Benfica se não aderir á centralização nenhum governo o pode obrigar basta recorrer para os tribunais europeus recordar que se trata de uma sad cotada em bolsa. Nenhum governo pode limitar os ganhos de uma empresa.
    Iremos ver que contrato o Benfica irá fazer para 2026 até 2028, já ique o contrato do Benfica termina antes, se for 50 milhões ano , nunca podemos ficar a receber menos.
    Bem é a primeira vez que comento aqui.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    A anos que defendo isto
    2025-04-10 19h13m por Sir_jaof
    Fazer como a UEFA.
    Agarrar no dinheiro e dividir em duas partes.
    A parte principal a dividir por classificação, uma parte menor a dividir pela"visualização dos jogos".

    Começando pela última parte, no fim da época era ver os telespectadores e organizar os clubes por audiências.

    A primeira parte, era distribuir as verbas pelas equipas segundo a sua classificação, chegando também á 2ª Liga, premiando o campeão e quem subia, de modo a se prepararem para o novo Campeonato, aumentando a qualidade deste.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AU
    Sir_jaof
    2025-04-10 21h09m por auribrancos
    Como é que ias ver os telespectadores? Usando o método completamente inviesado das audiências? As subscrições é que contam, tinham de saber o clube de cada consumidor do produto
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AU
    Sir_jaof
    2025-04-11 12h18m por auribrancos
    Subscrições dos canais televisivos
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    subscrições!?
    2025-04-10 21h15m por Sir_jaof
    De quê!?
    Dizes para centralizar os direitos e depois vender aos espectadores jogo a jogo!?
    Ou os espetadores a comprar os jogos da sua equipa!?
    O que é isso de "subscrições"?
    Falas de número de sócios!? É que se sim, ia ser sócios a sair dos cemitérios que Portugal duplicava de população. . . Os clubes a fazer sócios à borla ou até pagando a eles (mas sem direito a nada a não ser o cartão fofinho de sócio, tudo o resto pago a parte). . . Já tou a ver o Farense com 5M de sócios, todo o turista recebia o cartão de sócio. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Já só falta os 60%
    2025-04-10 19h07m por Sir_jaof
    Já só falta dizer que 60% dos portugueses são do Benfica, 40% do Sporting. . .
    . . . Mais os que são do FCP, do Braga, do Vitória, etc, etc. . . E depois há os que não seguem o futebol. . . No fim, o país deve ser uns 200% de povo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Pois
    2025-04-11 10h22m por DMRT
    Agora como ja disseste. . .
    Obrigado!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Distribuição
    2025-04-10 17h50m por VerdeRubro
    Por acaso existe alguma competição nacional ou internacional de relevo por essa Europa fora em que os direitos não sejam centralizados?
    Engraçado é que quem é contra a centralização em Portugal, já deve ser a favor nas competições internacionais porque aí já piam fininho e faz-lhes jeito que assim seja.

    E escusam de abanar o fantasma da "meritocracia" quando em todo o lado em que existe centralização é isso que acontece, tendo cada país adotado aquele que achou mais ajus...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ES
    Mero exemplo CosmoKramer
    2025-04-10 17h43m por Estebam
    Editado a 2025-04-10 17h46m
    04/04/2025
    AFS vs Estoril 743 espectadores

    Heerenveen vs Willem II 23 865 espectadores

    Dois jogos no mesmo dia de equipas de baixo da tabela, a horas semelhantes locais, vejam a diferença de espectadores, acham que a centralização não influencia isso? Com a centralização os clubes pequenos têm mais orçamento e provavelmente terão mais qualidade, logo os jogos serão mais atrativos. Só a malta fanática que só vê o seu clube à frente é que discorda disto. ...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Estebam
    2025-04-10 19h57m por Amoreira1939
    Em relação a esse exemplo no Avs-Estoril e do Heerenveen-Willem, é por isso mesmo que eu propus uma diferença máxima de 5 vezes no que um grande recebe de direitos em relação a um pequeno. Não custava nada experimentar. E não prejudica muito Benfica, Porto e Sporting que geram muito dinheiro mais que os outros clubes (só num ano o Sporting deve fazer o que o Estoril faz em 10). É que isto não é a Premier nem a Bundesliga onde todos os estádios enchem.

    Em relação a se isso va...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SA
    Holanda
    2025-04-10 18h59m por santossantos
    A centralização tem pouco ou nada a ver com isso, pois a realidade portuguesa é radicalmente diferente da holandesa.

    Seria a mesma coisa que um holandês comparar o Hereenven com as equipas alemãs de 2ª divisão que têm 50 mil pessoas em todos os jogos. Outra realidade.

    A centralização é vital, mas essencialmente para a vertente desportiva e para dar melhores condições a quem já vai ao estádio, porque o dinheiro sozinho não cria adeptos.

    Imaginan...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ES
    santossantos
    2025-04-10 22h28m por Estebam
    "A centralização tem pouco ou nada a ver com isso, pois a realidade portuguesa é radicalmente diferente da holandesa. "

    Falso, claramente falso. É óbvio que a centralização não mudar a nossa cultura de um dia para o outro, mas vai tornar o futebol entre equipas pequenas melhor e consequentemente mais atrativo e mais facilmente as pessoas que vivem nos arredores dos clubes pequenos vão à bola. Atualmente é que não vão de certeza, com o futebol mediocre que é praticado.
    ...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CosmoKramer
    2025-04-10 16h05m por ACravo
    Mas há por aqui cabecinhas 'pensadoras', que não entendem, que quem mais contribui, deve de receber mais. Fazem-me lembrar os defensores de que todos os trabalhadores, devem de ganhar por igual, independentemente da sua produtividade!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ES
    ACravo
    2025-04-10 22h16m por Estebam
    Então e a produtividade não é o mesmo que rendimento? Este site está cheio de iletrados.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Centralização
    2025-04-09 23h27m por Amoreira1939
    Tem de avançar, não há outra hipótese. Já em 2019 a Liga Portuguesa era a única das principais 20 ou 30 ligas da Europa na qual havia clubes a receber 15 vezes mais dinheiro que outros clubes nas receitas dos direitos televisivos. O país com a segunda maior disparidade deste género era a Sérvia ou a Grécia com os grandes de lá a receberem quase 4, 7 vezes mais! Não peço percentagens de partilha de direitos iguais às da Premier League ou da Liga Espanhola, mas 15 vezes mais é que não pode aco...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ES
    Amoreira1939
    2025-04-10 15h15m por Estebam
    Eu acho que se a diferença fosse de 5 vezes mais já seria bastante aceitável, 15 é um abuso mesmo.

    Também não concordo com reduções de clubes, pelo menos nas 3 primeiras ligas, no campeonato de Portugal acho que deveria haver uma redução sim, cada série tem 14 equipas, devia descer para 12/10 e faziam 3 voltas, ainda não estamos a meio de abril e muitas equipas do campeonato de Portugal vão ter o último jogo no próximo fim de semana. . .
    Existem 112 equipas a compet...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    E sim
    2025-04-10 19h51m por Amoreira1939
    96 equipas e 4 divisões chega perfeitamente dada a dimensão do nosso país e já devia ter sido feito há muito tempo.

    Durante anos houve um excesso de equipas nas competições nacionais, só nos anos 90 chegava talvez às 200 equipas, e depois quando a FPF repara que realmente era demasiado, comete um erro enorme em 2012-2013 em fundir a Segunda B e a Terceira no Campeonato Nacional de Séniores.

    Colocaram no mesmo escalão equipas que lutavam constantemente na Segu...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Estebam
    2025-04-10 19h50m por Amoreira1939
    om a redução dos clubes do campeonato de Portugal até podiam fazer uma fase de subida e uma fase de descida para cada uma das séries, prolongando assim o calendário e subindo diretamente os 4 campeões de cada fase de subida da respectiva série, que penso que era mais justo do que o modelo atual. E a pontuação obtida pelos clubes na 1ª volta tinha de ser contabilizada na 2ª volta, caso contrário um clube podia andar a 1ª volta inteira a jogar a feijões, e depois na 2ª volta em 10 jogos garan...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Centralização
    2025-04-09 22h58m por VerdeRubro
    Há muito que digo que esta situação só não está resolvida porque os dirigentes dos clubes ditos pequenos não querem ou não estão lá para defender os interesses dos seus clubes. Unem-se e recusem a participar e veremos se sem jogos haverá dinheiro.

    Mas o problema é cultural, muitos dos dirigentes dos clubes pequenos nem são desses clubes, mas sim dos ditos grandes e fazem tudo para cair nas graças e terem proveitos com isso.

    Depois pasmam-se porque na Alemanha e Inglaterra até os clubes mais modestos enchem estádios.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SA
    2026
    2025-04-09 22h08m por santossantos
    Na prática existe uma janela de 6 meses para chegar a um acordo, após as eleições no Benfica.

    Conhecendo a mentalidade pequenina que impera no futebol português, não me admirava nada que tivesse de ser o governo a decidir como será distribuído o dinheiro.

    Seja como for, parece-me que é impossível a centralização não ser muito próxima da que existe, por exemplo, em Espanha, o que já seria um avanço brutal para o futebol português.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ES
    santossantos
    2025-04-10 15h00m por Estebam
    A centralização em Espanha é má?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Pedro Duarte
    2025-04-09 22h03m por David_Villa
    Vai ser bom para o país como as jornadas da juventude. Desde que o papa veio fiquei a nadar em dinheiro. B#ll [. . . ]
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ES
    David_Villa
    2025-04-10 14h53m por Estebam
    O futebol tem um impacto muito superior ao da igreja em Portugal, nem sequer faz sentido comparar. O Mundial mesmo sendo apenas alguns jogos, vai ser bastante bom para o país, pena não ser já em 2026.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AU
    David_Villa
    2025-04-09 22h09m por auribrancos
    Aí é que o país se devia ter revoltado contra o Moedas, mas pronto. Mansos. Agora lá vem ele com mais um escândalo, na 5 de outubro.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Centralização
    2025-04-09 21h52m por tiger1974
    É só ver o que se está a passar em França, e quem pensa que em Portugal vai ser um maná anda iludido.
    Pior é ver pessoas com responsabilidades no tema, continuar a falar de centralização como se fosse ter os resultados de uma Premier League!!!
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ES
    Gigaseven
    2025-04-10 16h22m por Estebam
    Cair a pique sim, há uns anos estavámos a lutar para entrar no top5 e agora estamos mais perto de ir para top8 do que para top6.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ES
    tiger1974
    2025-04-10 16h01m por Estebam
    "Se os grandes abdicarem de alguma coisa, como é que isso os torna mais fortes, se tem menos dinheiro para contrratar melhores jogadores e disputarem contra os melhores?"
    mas isso é óbvio que no curto prazo os grandes vão ser ligeiramente prejudicados (sim ligeiramente, diria que 10/15M a menos pelo que se fala)
    Mas isso todos sabem, o objetivo desta mudança é a longo prazo, aumentar a competitividade da liga vai tornar as equipas mais fortes (sim até as equipas grandes ficam ...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ES
    tiger1974
    2025-04-10 14h50m por Estebam
    Editado a 2025-04-10 14h51m
    Sempre ouvi dizer, "equipa que ganha não se mexe", ora a nossa liga não ganha porcaria nenhuma, tem caído a pique no ranking, não vendemos direitos televisivos para quase países nenhuns, é suposto ficar quieto e não fazer nada para melhorar? A nossa liga precisa de mas competitividade, é um facto, se é a solução ou não, isso veremos, pior do que está duvido que fique.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ranking
    2025-04-10 16h17m por Gigaseven
    Editado a 2025-04-10 16h19m
    Caído a pique? Passar de 6º a 7º não me parece que seja cair a pique até porque esta época, só fizemos menos pontos que os clubes dos campeonatos BIG5. Essa descida já aconteceu mais vezes e essa permuta é normal entre países de nível semelhante
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Estebam
    2025-04-10 15h47m por tiger1974
    Nao quero alongar-me no assunto, porque nao é uma questao facil, e precisa de uma visao global.
    No entanto, dando o exemplo do que esta a acontecer em Franca, percebe-se que o todo nao é maior que as partes, e para os pequenos terem mais, os grandes vao ter de abdicar.
    O problema sempre foi quais grandes e quanto?
    Se os grandes abdicarem de alguma coisa, como é que isso os torna mais fortes, se tem menos dinheiro para contrratar melhores jogadores e disputarem cont...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ES
    tiger1974
    2025-04-09 21h58m por Estebam
    Não me digas que não queres centralização? Gostas de ver uma liga só com 4 equipas é isso?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Estebam
    2025-04-10 12h53m por tiger1974
    Rendia muito mais dinheiro que a imitacao de liga que temos hoje.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    AU
    Centralização
    2025-04-09 19h52m por auribrancos
    Só peca por tardia. Se os grandes são grandes, devem-no são só a si mas igualmente ao resto dos clubes que lhes criaram esse desafio. O que torna uma conquista grandiosa são os rivais que se tem de derrotar pelo caminho e a sua grandiosidade

    Peca por tardia, esta centralização. E mesmo assim os grandes estão a fazer o possível para subvertê-la, tentando sacar mais dinheiro do que a sua parte que devia advir da classificação.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    12
    Tópicos Relacionados

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 28-04-2025, 06:24
    moumu 28-04-2025, 06:22
    moumu 28-04-2025, 06:19
    moumu 28-04-2025, 06:18
    moumu 28-04-2025, 06:16
    moumu 28-04-2025, 05:27
    moumu 28-04-2025, 05:26
    moumu 28-04-2025, 05:20
    moumu 28-04-2025, 05:18
    MA
    Mangoneri 28-04-2025, 04:22
    RoazSado 28-04-2025, 03:16
    RoazSado 28-04-2025, 03:07
    RoazSado 28-04-2025, 03:01
    RoazSado 28-04-2025, 02:59
    RoazSado 28-04-2025, 02:53
    RoazSado 28-04-2025, 02:49