placardpt
      Benfica e Sporting jogam Ronda de Elite

      Passar da teoria à prática

      É o passo que falta até à tão ambicionada final four. Aquela onde todos querem estar. Aquela fase em que estão os melhores. Aquela onde Benfica e Sporting querem chegar, vencendo a Ronda de Elite.

      Em sítios diferentes e em dias diferentes, águias e leões começam, esta semana, as respetivas campanhas de Liga dos Campeões com um objetivo único: chegar à fase final concentrada da UEFA Futsal Champions League. É preciso, no fundo, passar da teoria (de favoritismo)... à pratica (de candidato).

      Monstro cazaque no Kosovo

      Já esta quarta-feira, em Prishtina, o Benfica começa a jogar o Grupo B, onde está incluído com FK Dobovec, FC Prishtina e o poderoso Kairat, recordista de participações na UEFA Futsal Champions League. E daqui que, em teoria, vão sair as maiores dificuldades.

      Depois de alguns anos de menor fulgor europeu, o Kairat iniciou, esta temporada, uma nova era na sua equipa, com o espanhol Marlon Velasco a pegar no comando técnico do gigante cazaque: em termos domésticos, ainda só sabe vencer, mas na Europa não foi assim tão fácil.

      @FPF
      Apesar da nova geração de brasileiros começar, aos poucos a despontar, o Kairat esteve longe de considerar a ida a Palma, na Ronda Principal, um passeio: começou a ganhar, empatou com o Haladás depois e fechou a perder com a equipa da casa, acabando no segundo posto do Grupo 3.

      Agora a margem de erro é bem menor. Para todos, já que não podemos esquecer que o Benfica também passou maus bocados na ronda anterior. E à espreita estão outras duas equipas com um tipo de futsal agressivo fisicamente e que quer surpreender os tubarões...

      Mário Silva em discurso direto

      A Champions: «É uma prova que já vencemos e andamos à procura de tentar vencer novamente. A primeira coisa que temos de conseguir atingir é a final four, para depois tentar vencer a competição»

      Dobovec: «Conhecemos muito bem, por termos jogado há pouco tempo na Ronda Principal. Sabemos as virtudes que têm do ponto de vista físico e as deficiências que têm do ponto de vista de qualidade»

      Kairat: «É o adversário de maior nomeada. Uma equipa que constrói os seus plantéis essencialmente para esta competição e que consegue preparar melhor do que as outras, porque tem mais tempo.

      @Benfica
      Tem 10/11 atletas internacionais brasileiros e cazaques de elevada qualidade e um treinador espanhol que dá uma dinâmica diferente da que tinham nos últimos anos»

      Prishtina: «Gostaríamos muito de enfrentar o terceiro adversário com dois resultados para poder passar. Vencendo os primeiros dois jogos, podemos jogar com o resultado do terceiro jogo. É o Prishtina, aquele que conhecemos menos bem. Aquilo que poderá ter um caráter diferenciador é a forma como o público vive o jogo, que eu desconheço»

      Foco interno: «Aquilo com que nós nos preocupamos é em construir uma equipa com uma identidade própria. Nas últimas três/quatro semanas, demos um salto qualitativo enquanto grupo de trabalho e isso traduz-se nas ações e tarefas que desempenham lá dentro. 

      É esse salto qualitativo que eu espero ver nesta competição, sabendo que temos uma Ronda de Elite de extrema dificuldade, porque a deslocação não é fácil e são adversários difíceis»

      No quentinho de casa para festejar?

      Um dia depois, quinta-feira, é a vez do Sporting entrar em cena. Com o seu João Rocha como pano de fundo, a equipa de Nuno Dias é favorita a seguir em frente, ou não fosse finalista vencido da última edição da Liga dos Campeões.

      Habituada a estar nas decisões, a turma de Alvalade vai receber, em sua casa, Loznica, Haladás e Anderlecht, num verdadeiro grupo de campeões que é uma prova à atenção do leão. É que os nomes dos adversários podem enganar...

      @Tiago Matos/Sporting CP
      Se Loznica e Haladás são equipas com pouca expressão europeia, o projeto do Anderlecht não deixa ninguém indiferente pelos nomes que já conseguiu reunir no plantel. A equipa belga onde milita o português Cristiano Marques fez o Barça cair na última época e para este ano quer fazer nova surpresa.

      Cabe ao Sporting e à sua poderosa imagem europeia não permitir que tal aconteça. Os perigos das três equipas estão à vista e, tal como no grupo do Benfica, há um claro adversário direto à passagem. E, tal como no grupo do Benfica, há um favoritismo teórico que precisa de ser passado à prática.

      Nuno Dias em discurso direto

      Ronda de Elite: «Vamos jogar frente a três grandes equipas, que fizeram uma Main Round de grande qualidade, os húngaros [Haladás] empataram com o Kairat e perderam por um golo com o Palma, o KMF Loznica-Grad, da Sérvia, esteve a perder até aos 39 minutos com o FC Barcelona por um golo, perdeu 2-1 com o RSC Anderlecht, o RSC Anderlecht perdeu por 2-1 com o FC Barcelona, o RSC Anderlecht ganhou-nos na pré-época, é uma equipa fortíssima»

      Jogar em casa: «Vamos estar na presença de uma Ronda de Elite difícil e só com a presença dos nossos adeptos é que iremos conseguir os nossos objetivos e faço aqui o meu apelo de que não fiquem à espera do jogo com o RSC Anderlecht, porque vamos ter dois jogos muito difíceis antes de domingo. Vamos ter adversários com muito valor e se nós não conseguimos bons resultados na primeira e na segunda jornada, o jogo de domingo pouco importa»

      Comentários (1)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      ZY
      Ronda de Elite
      2023-11-29 07h54m por zyxw4321
      Ambas são difíceis, dado o valor de Anderlecht e Kairat , mas diria que o Benfica é quem tem a tarefa mais complicada.

      Mesmo assim, claro que torço para termos dois clubes na Final Four pela terceira época seguida.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Negócio Mistério
      Podcast
      Novo episódio do podcast
      De forma surpreendente, no verão de 1998, o Valência contratou o avançado italiano Cristiano Lucarelli, com apenas 23 anos, e deu-lhe a camisola 9. Claudio Ranieri era o ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      F_
      f_lanca 28-02-2024, 11:30
      Taument_da_Silva 28-02-2024, 11:21
      FC
      Fcpflaw2506 28-02-2024, 10:44
      rubenferreira877 28-02-2024, 10:36
      FFZ 28-02-2024, 10:34
      RA
      razga 28-02-2024, 10:32
      AngelEyes 28-02-2024, 10:32
      Taument_da_Silva 28-02-2024, 10:15
      FC
      Fcpflaw2506 28-02-2024, 10:07
      FC
      Fcpflaw2506 28-02-2024, 10:01
      MA
      Maradona1906 28-02-2024, 10:01
      rubenferreira877 28-02-2024, 09:57
      FC
      Fcpflaw2506 28-02-2024, 09:53
      FC
      Fcpflaw2506 28-02-2024, 09:49
      FC
      Fcpflaw2506 28-02-2024, 09:46
      TI
      ti_maria_69 28-02-2024, 09:43