placardpt
      Benfica e Sporting jogam Ronda de Elite

      Passar da teoria à prática

      É o passo que falta até à tão ambicionada final four. Aquela onde todos querem estar. Aquela fase em que estão os melhores. Aquela onde Benfica e Sporting querem chegar, vencendo a Ronda de Elite.

      Em sítios diferentes e em dias diferentes, águias e leões começam, esta semana, as respetivas campanhas de Liga dos Campeões com um objetivo único: chegar à fase final concentrada da UEFA Futsal Champions League. É preciso, no fundo, passar da teoria (de favoritismo)... à pratica (de candidato).

      Monstro cazaque no Kosovo

      Já esta quarta-feira, em Prishtina, o Benfica começa a jogar o Grupo B, onde está incluído com FK Dobovec, FC Prishtina e o poderoso Kairat, recordista de participações na UEFA Futsal Champions League. E daqui que, em teoria, vão sair as maiores dificuldades.

      Depois de alguns anos de menor fulgor europeu, o Kairat iniciou, esta temporada, uma nova era na sua equipa, com o espanhol Marlon Velasco a pegar no comando técnico do gigante cazaque: em termos domésticos, ainda só sabe vencer, mas na Europa não foi assim tão fácil.

      @FPF
      Apesar da nova geração de brasileiros começar, aos poucos a despontar, o Kairat esteve longe de considerar a ida a Palma, na Ronda Principal, um passeio: começou a ganhar, empatou com o Haladás depois e fechou a perder com a equipa da casa, acabando no segundo posto do Grupo 3.

      Agora a margem de erro é bem menor. Para todos, já que não podemos esquecer que o Benfica também passou maus bocados na ronda anterior. E à espreita estão outras duas equipas com um tipo de futsal agressivo fisicamente e que quer surpreender os tubarões...

      Mário Silva em discurso direto

      A Champions: «É uma prova que já vencemos e andamos à procura de tentar vencer novamente. A primeira coisa que temos de conseguir atingir é a final four, para depois tentar vencer a competição»

      Dobovec: «Conhecemos muito bem, por termos jogado há pouco tempo na Ronda Principal. Sabemos as virtudes que têm do ponto de vista físico e as deficiências que têm do ponto de vista de qualidade»

      Kairat: «É o adversário de maior nomeada. Uma equipa que constrói os seus plantéis essencialmente para esta competição e que consegue preparar melhor do que as outras, porque tem mais tempo.

      @Benfica
      Tem 10/11 atletas internacionais brasileiros e cazaques de elevada qualidade e um treinador espanhol que dá uma dinâmica diferente da que tinham nos últimos anos»

      Prishtina: «Gostaríamos muito de enfrentar o terceiro adversário com dois resultados para poder passar. Vencendo os primeiros dois jogos, podemos jogar com o resultado do terceiro jogo. É o Prishtina, aquele que conhecemos menos bem. Aquilo que poderá ter um caráter diferenciador é a forma como o público vive o jogo, que eu desconheço»

      Foco interno: «Aquilo com que nós nos preocupamos é em construir uma equipa com uma identidade própria. Nas últimas três/quatro semanas, demos um salto qualitativo enquanto grupo de trabalho e isso traduz-se nas ações e tarefas que desempenham lá dentro. 

      É esse salto qualitativo que eu espero ver nesta competição, sabendo que temos uma Ronda de Elite de extrema dificuldade, porque a deslocação não é fácil e são adversários difíceis»

      No quentinho de casa para festejar?

      Um dia depois, quinta-feira, é a vez do Sporting entrar em cena. Com o seu João Rocha como pano de fundo, a equipa de Nuno Dias é favorita a seguir em frente, ou não fosse finalista vencido da última edição da Liga dos Campeões.

      Habituada a estar nas decisões, a turma de Alvalade vai receber, em sua casa, Loznica, Haladás e Anderlecht, num verdadeiro grupo de campeões que é uma prova à atenção do leão. É que os nomes dos adversários podem enganar...

      @Tiago Matos/Sporting CP
      Se Loznica e Haladás são equipas com pouca expressão europeia, o projeto do Anderlecht não deixa ninguém indiferente pelos nomes que já conseguiu reunir no plantel. A equipa belga onde milita o português Cristiano Marques fez o Barça cair na última época e para este ano quer fazer nova surpresa.

      Cabe ao Sporting e à sua poderosa imagem europeia não permitir que tal aconteça. Os perigos das três equipas estão à vista e, tal como no grupo do Benfica, há um claro adversário direto à passagem. E, tal como no grupo do Benfica, há um favoritismo teórico que precisa de ser passado à prática.

      Nuno Dias em discurso direto

      Ronda de Elite: «Vamos jogar frente a três grandes equipas, que fizeram uma Main Round de grande qualidade, os húngaros [Haladás] empataram com o Kairat e perderam por um golo com o Palma, o KMF Loznica-Grad, da Sérvia, esteve a perder até aos 39 minutos com o FC Barcelona por um golo, perdeu 2-1 com o RSC Anderlecht, o RSC Anderlecht perdeu por 2-1 com o FC Barcelona, o RSC Anderlecht ganhou-nos na pré-época, é uma equipa fortíssima»

      Jogar em casa: «Vamos estar na presença de uma Ronda de Elite difícil e só com a presença dos nossos adeptos é que iremos conseguir os nossos objetivos e faço aqui o meu apelo de que não fiquem à espera do jogo com o RSC Anderlecht, porque vamos ter dois jogos muito difíceis antes de domingo. Vamos ter adversários com muito valor e se nós não conseguimos bons resultados na primeira e na segunda jornada, o jogo de domingo pouco importa»

      Comentários (1)
      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      ZY
      Ronda de Elite
      2023-11-29 07h54m por zyxw4321
      Ambas são difíceis, dado o valor de Anderlecht e Kairat , mas diria que o Benfica é quem tem a tarefa mais complicada.

      Mesmo assim, claro que torço para termos dois clubes na Final Four pela terceira época seguida.

      OUTRAS NOTÍCIAS

      Arábia Saudita
      Desafio da ronda 22 da liga saudita
      E vão 25 vitórias consecutivas para o Al Hilal, 33 jogos sem conhecer o sabor da derrota. Num dos maiores jogos do futebol saudita, o emblema comandado por Jorge Jesus derrotou o ...

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      Salvadorazul 01-03-2024, 19:33
      Salvadorazul 01-03-2024, 19:29
      fmn_69 01-03-2024, 19:21
      futebol11fc 01-03-2024, 19:20
      Ronaldinho-gaucho 01-03-2024, 18:58
      Ronaldinho-gaucho 01-03-2024, 18:56
      TheBlankSpace 01-03-2024, 18:51
      ES
      Esi 01-03-2024, 18:51
      TheBlankSpace 01-03-2024, 18:47
      VerdeRubro 01-03-2024, 18:37
      Taument_da_Silva 01-03-2024, 18:29
      HU
      hugocaldeira8 01-03-2024, 18:21
      Tobin 01-03-2024, 18:20
      JS
      jsilva77 01-03-2024, 18:19
      Barbosa-8 01-03-2024, 18:14
      moumu 01-03-2024, 18:03