betano
    Manuel Aires Mateus será o arquiteto responsável

    Pala e estacionamento subterrâneo: FPF apresenta projeto de reabilitação do Estádio Nacional

    2025/01/13 13:48

    Um ano depois da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ter aberto concurso público para o projeto de renovação do Estádio Nacional do Jamor, eis que este foi apresentado, esta segunda-feira, na Ordem dos Arquitetos.

    Manuel Aires Mateus é o líder do consórcio vencedor e será o coordenador de um projeto que tem como principais inovações a construção de uma pala acima da tribuna presidencial e de um parque de estacionamento subterrâneo:

    «Este concurso é apenas o princípio de um diálogo. Começámos por entender a demografia do Estádio Nacional. A prioridade foi preservar o património e refuncionalizá-lo. Entre as novidades, destaca-se a construção de uma pala com inclinação variável, uma operação de limpeza na entrada para a tribuna e a criação de um parque de estacionamento subterrâneo», explicou.

    Pedro Novo (presidente da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos), Isaltino Morais (presidente da Câmara Municipal de Oeiras), Fernando Gomes (presidente da FPF) e Pedro Dias (Secretário de Estado do Desporto) também discursaram. Este último, destacou que foi pedido um projeto que não ultrapassasse os 25 milhões de euros.

    Portugal
    Portugal
    CidadeOeiras
    Inauguração1944
    Medidas105x68
    Lotação37593
    ArquitetoMiguel Jacobetty Rosa


    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    ZY
    Cardoso7
    2025-01-14 10h36m por zyxw_4321
    Já se sabe quem paga? Diz lá quem é. Tendo em conta que menos de 3% do orçamento da FPF é coberto por dinheiro público, estou curioso para saber de quem falas.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    CA
    Como não falar em centralismo
    2025-01-14 10h23m por cardoso7
    Tanto dinheiro para umas obras de nada, para o uso que se sabe, como não achar que só se fará isto por ser em Lisboa e ter imagem de marca?

    Tanta coisa boa que se pode fazer para cidadão comum com este dinheiro.
    25 milhões para uma pala e um estacionamento que são usados de vez em quando. . e para uma coisa tão importante como o futebol, coisa sem a qual as pessoas não conseguem viver, a chamada necessidade primária. .

    Não há justificação possível pa...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ES
    Maisinform
    2025-01-14 10h07m por Estebam
    Quando houver centralização de direitos (espero que se confirme), a coisa pode mudar
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Reconversão
    2025-01-13 22h01m por Bluething
    Fazer como os alemães fizeram com o seu estádio olímpico em Berlim.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Gabyaa
    2025-01-13 21h30m por Maisinform
    Ora nem mais, nós é que andamos a pagar isto.
    Essa do krato apanhou me desprevenido, dei uma gargalhada
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    GA
    LOL
    2025-01-13 21h18m por gabyaa
    É por isso que não tiram de lá a Taça da Liga. A autarquia gasta mais uns milhares para ter a prova, para além do que já gasta na manutenção, e juntam o útil ao agradável.
    Qual é a rentabilidade que esse estádio tem? Nenhuma.
    E quem paga? O erário público dispensado à autarquia.
    Quem é a favor? O nosso amigo Krato.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Maisinform
    2025-01-13 20h53m por --Andrezinho--
    Tens razão num determinado ponto, por exemplo, estádio do Leiria, o clube que gere este estádio, não tem capacidade para um estádio grande, mas por outro lado se pensarmos em demolir estádios bons, acabamos por jogar em batanais.
    Existe alguns problemas nos estádios, ok, resolve-se, agora mandar abaixo, não concordo mas lá está, são opiniões.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Andrezinho
    2025-01-13 20h35m por Maisinform
    É um estádio demasiado grande para as necessidades da equipa que lá joga. Manter aquilo deve ser um balúrdio. Em relação às condições, estive lá há dois anos. Os torniquetes não funcionavam, o piso estava extremamente escorregadio porque tinha estado a chover. Resultado, dezenas de pessoas a escorregar e a cair, não estou a exagerar, aquilo era o equivalente a andar sobre gelo. Cadeiras completamente acabadas e sujas, ninguém as deve limpar desde o europeu. E depois há problema de se...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Maisinform
    2025-01-13 20h03m por --Andrezinho--
    Acho que o estádio de Leira, tem condições, porque dizes isso ?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    zyxw_4321
    2025-01-13 20h00m por --Andrezinho--
    Não digas estas coisas senão o moço arrebenta, falar em regionalismos e depois tens estas pérolas de haver um clube que jogou a final no seu estádio. . .
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    SA
    😉
    2025-01-13 19h50m por santinizz
    Pela manutenção das finais da FPF no Estádio Nacional. Continua a dar um gozo enorme às equipas a norte de Mondego virem ao "estádio minicipal de Oeiras" mesmo ao lado da capital do centralismo e levarem a taça para o norte do país.

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Estebam
    2025-01-13 18h49m por Maisinform
    O estádio de aveiro está em muito pior estado do que o Jamor e é muito mais novo. Não serve absolutamente para nada e já devia ter sido demolido. E quem diz esse diz o do Algarve e o de Leiria. Os eventos que ocorrem não justificam estádios desse tamanho, é só despesa sem sentido
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZY
    LucasRoque
    2025-01-13 18h01m por zyxw_4321
    Os Jogos Olímpicos custam vários milhares de milhões de euros a organizar. Os jogos de Paris foram os mais baratos do Século XXI, e mesmo assim custaram mais de 8 mil milhões de euros. O Euro 2004, com todas as suas derrapagens, nem sequer chegou a mil milhões, tanto quanto eu saiba.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    zyxw_4321
    2025-01-13 17h58m por lucasroque
    Já fizemos algo assim com o Euro, vamos fazer em ponto pequeno com o Mundial, os JO não precisariam de assim tanto investimento, seria renovar o Jamor, e não muito mais, com bastante benefício em termos de visibilidade e infraestruturas
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Quanto à notícia
    2025-01-13 17h11m por Maisinform
    25 milhões só servem para uma pala e um estacionamento? E arranjar os acessos? E as cadeiras que estão todas partidas? E a sujidade? E as casas de banho? O estádio nacional tem de ter obras a sério, não só lá dentro, como cá fora.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ES
    Jamor
    2025-01-13 17h10m por Estebam
    Tenho uma opinião particular, não sei se serei o único. Por mim era pegar no estádio do Jamor e no estádio de Aveiro, fazer as obras necessárias para terem condições para se realizarem lá os jogos (alguns milhões é verdade, mas para o euro gastou-se bem mais desnecessariamente). Digo isto para a malta do norte não se queixar e também porque o estádio de Aveiro está as moscas e é um estádio com capacidade para 30k.
    Após a remodelação poderiam por exemplo fazer as meias finais e fina...ler comentário completo »
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Zyxw4321
    2025-01-13 17h05m por Maisinform
    Com esse não vale a pena discutir, tem sempre razão e acha que sabe mais do que os outros. Não passa de um chorão que passou a vida a ouvir os discursos do pintinho e a bater palminhas contra o centralismo da capital
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    25 milhões por uma pala!!!!!
    2025-01-13 17h04m por Jorge-Fernandes
    Bem posso dizer que por 25 milhões para fazerem uma pala e estacionamentos e lugares VIP, mas vale não gastar o dinheiro.
    Mais vale sortear o estádio pelo país que vai receber a final da taça de Portugal.

    Para o Jamor o importante é a festa com bifanas e piqueniques que se lixe os lugares VIP e pala para a central.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZY
    Vic-16
    2025-01-13 16h58m por zyxw_4321
    O que não falta são pessoas que adoram Wembley e detestam o Jamor. E não são os lisboetas.

    De resto, não deixa de ter graça falares em finais na Luz e em Alvalade, tendo em conta que até hoje só um clube teve o direito de jogar a final da Taça em casa desde que o Jamor existe, e esse clube até teve direito a fazê-lo não uma, não duas, mas sim três vezes.

    Vou dar uma pista: é um clube de fora de Lisboa.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Mau seria. . .
    2025-01-13 16h52m por Platinum_Bom_Natal
    . . . se uma pala a tapar uma ninharia de metros quadrados e um estacionamento subterrâneo ultrapassassem os 25 milhões. Não é dia 01 de abril hoje?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    zyxw_4321
    2025-01-13 16h51m por Vic-16
    "que acham que o que se faz lá fora está bem, mas se fizermos exatamente o mesmo cá é um escândalo. " - procurei e não achei, tem disse isso?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Eu só gostava de saber
    2025-01-13 16h45m por Triper
    quem é o amigo destes tipos todos que vai lucrar com isto. Porque 25M€ investidos nisto, nestas condições, é simplesmente um gasto sem sentido.

    Não melhoram em nada a vida da maioria dos demais que realmente pagam para ir ver os jogos, só melhoram as condições do pessoal importante que vai ver, quanto muito, a final da taça que se joga lá, e esses vão a convite.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZY
    De resto
    2025-01-13 16h39m por zyxw_4321
    Eu nem sequer disse que precisamos de um estádio nacional de todo. Apenas que, se o tivermos, deve ser utilizado de maneira adequada. Mas já sei que qualquer coisa que mexa com o Jamor desperta logo regionalismos bacocos que acham que o que se faz lá fora está bem, mas se fizermos exatamente o mesmo cá é um escândalo.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    ZY
    Vic-16
    2025-01-13 16h38m por zyxw_4321
    As finais de Inglaterra são todas em Wembley, as finais de França são todas no Stade de France, exceto quando lhes apetece ir para o estrangeiro. A mesma coisa com as finais de Itália e Alemanha nos seus respetivos estádios olímpicos.

    Se achas que aproveitar o Jamor para jogos dos Sub-17 que têm poucas centenas de adeptos noutros estádios é um atentado, isso é lá contigo. Eu estava a explicar o tipo de jogos para os quais um estádio nacional serve.
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    Las
    2025-01-13 16h29m por Vic-16
    Passando por cima do despropósito do teu comentário (chega a ser um comentário?), podias dizer alguma coisa um bocadito mais inteligente para ser perceber o que tentaste dizer?
    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    12
    Tópicos Relacionados

    OUTRAS NOTÍCIAS

    FC Porto e Benfica voltam a disputar encontro na EHF EL
    Andebol
    Dois jogos de terça-feira
    A EHF European League volta a contar com mais um capítulo esta terça-feira! Benfica e FC Porto disputam outro encontro europeu, sendo que a Main Round encontra-se cada vez mais ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    zlatan_21 18-02-2025, 07:06
    tipmaster 18-02-2025, 06:50
    MI
    Minutemen 18-02-2025, 06:39
    El_matad0r 18-02-2025, 03:49
    OJ_Silva 18-02-2025, 03:18
    OJ_Silva 18-02-2025, 03:15
    OJ_Silva 18-02-2025, 03:13
    OJ_Silva 18-02-2025, 03:00
    OJ_Silva 18-02-2025, 02:59
    RoazSado 18-02-2025, 02:58
    AU
    auribrancos 18-02-2025, 02:37
    AU
    auribrancos 18-02-2025, 02:33
    AU
    auribrancos 18-02-2025, 02:30
    tekmosaic 18-02-2025, 01:53
    tekmosaic 18-02-2025, 01:46
    FO
    Formiga1979 18-02-2025, 01:27