placardpt
      Chelsea vence Liga Europa

      Outra vez, Benfica (1x2)

      Outra vez, Benfica. Tal como no estádio do Dragão, a equipa perdeu o jogo já nos descontos (1x2). O Chelsea é o novo vencedor da Liga Europa. Caiu o pano sobre esta edição da competição europeia. Está encontrado o sucessor do Atlético Madrid.

      Amsterdam ArenA encheu para ver a final

      O estádio encheu com o vermelho da Luz e o azul londrino. Adeptos de todos os cantos do Mundo, todos, sem exceção, movidos pela sua doutrina da fé clubística, ou simplesmente pela curiosidade de assistir a um jogo de tal gabarito.

      As bancadas animaram-se com os elementos simbólicos de ambos os clubes. Bandeiras, cachecóis e bonés. Não faltaram, pois, objetos religiosos de uma prática emanada ao longo dos tempos, que passou de pai para filho, de tio para sobrinho, ou apenas por simples convicção.

      Em Amesterdão, o Benfica procurava voltar a erguer um troféu europeu. Já o Chelsea, por seu lado, entrava em campo com a fixa ideia de se tornar na primeira equipa a deter os dois principais troféus de clubes em simultâneo.

      Na sua nona participação numa final europeia, o Benfica teve pela frente um Chelsea que chegava pela quinta vez na sua história ao último jogo de uma competição da UEFA. Talvez por isso, e por outras coisas mais, os treinadores preferiram não atribuir favoritismo antecipado, pois sabiam que isso não serviria de garantia para a vitória.

      Benfiquistas não faltaram à chamada ©Carlos Alberto Costa
      O Benfica - equipa consolidada, experiente e constante – foi empurrado pela crença e sonho dos milhares de adeptos que coloriram de encarnado o palco desta final. «É desta, tem que ser desta», acreditavam os adeptos, que carregavam em si uma alegria imensa por verem o seu clube num jogo de classe mundial.

      Só deu Benfica na primeira parte

      Uma final é sempre um jogo que encerra certas particularidades tão concretas que acabam, é certo, por limitar toda e qualquer comparação com outros jogos da temporada ou mesmo de épocas anteriores.

      Na capital da Holanda, os benfiquistas quebraram um jejum de 23 anos sem estar num jogo decisivo europeu. Não admira, por isso, que fossem os encarnados a ter um nervosismo nitidamente maior, apenas fora de campo.

      Um nervosismo que se fez maior depois do rude golpe no Dragão, quando os encarnados já não contavam com ele.

      Na mente estavam, pois, os 90 minutos onde tudo se ia decidir, a não ser que fosse necessário esticar um pouco mais para os 120 ou para as grandes penalidades.

      Gaitán foi dos jogadores mais ativos na equipa do Benfica ©Carlos Alberto Costa
      Na distribuição dos atletas os dois técnicos fugiram ao seu plano tático habitual. Jorge Jesus, que não contava com o castigado Maxi Pereira, puxou André Almeida para o corredor direito e lançou Melgarejo para o esquerdo. Cardozo e Rodrigo foram as referências de ataque na equipa da Luz.

      Do outro lado, Rafael Benítez viu-se forçado a uma alteração, com Gary Cahill no lugar do lesionado John Terry, mantendo David Luiz a fazer dupla com Ramires em zonas mais recuadas do meio-campo. O técnico do Chelsea optou ainda por deixar Victor Moses no banco e lançou para a titularidade o brasileiro Oscar.

      Os campeões europeus começaram por mostrar alguma (pouca) circulação de bola mas o Benfica cedo assumiu as despesas de jogo. Numa primeira parte onde o conjunto da Luz praticou um futebol mais intenso, as melhores ocasiões de golo tiveram as cores de "Portugal". Contudo, o Benfica teve muita cerimónia nos vários lances que criou em zona frontal à baliza dos ingleses.

      Aos 34 minutos, por exemplo, Nico Gaitán tentou o golo de trivela, aproveitando uma segunda bola, após uma jogada de entendimento do ataque encarnado.

      O Chelsea, que raramente conseguiu ligar setores e levar perigo à baliza de Artur, procurou segurar as investidas da equipa de Jorge Jesus. Todavia, os blues até podiam ter ido a vencer para o intervalo. Aos 39 minutos, Frank Lampard, de fora da área, obrigou Artur a uma defesa de recurso, uma vez que a bola fez uma uma trajetória traiçoeira; o guarda-redes do Benfica, em desequilíbrio, ainda conseguiu defender com a mão esquerda, para canto.

      Benfica deu mais espaço, Chelsea aproveitou

      Torres carimbou o seu nome na lista de marcadores da final ©Carlos Alberto Costa
      O segundo tempo não mudou o teor do encontro. O Benfica voltou a carregar em busca do golo e o Chelsea passava por dificuldades. O conjunto de Jorge Jesus mostrou ser uma equipa sem complexos, ainda que o adversário da noite se tenha chamado Chelsea e fosse o (ainda) campeão europeu em título.

      Embalados pelos adeptos que não largaram no apoio à equipa, a nação benfiquista gritou golo, aos 51', mas o golo foi anulado. O árbitro entendeu que Cardozo estava em posição irregular no momento do passe de Gaitán.

      Ainda que fosse o Benfica a estar por cima, nesta segunda parte, as águias deram mais espaço ao adversário que, claro está, ia aproveitando para lançar ataques rápidos. 

      Foi, de resto, num desses ataques a grande velocidade que o Chelsea chegou ao golo por Fernando Torres, aos 59 minutos. Cech meteu na frente, Mata, no meio-campo, simulou o toque mas deixou para El Niño que atirou a contar, depois de fintar Artur Moraes. O atacante espanhol colocava os ingleses na frente do marcador, era a festa azul na Amsterdam ArenA.

      Mas a festa dos ingleses não iria durar muito. Aos 68', numa altura em que Lima e Ola John já estavam em campo por troca com Melgarejo e Rodrigo, Cardozo empatou a final na marcação de uma grande penalidade. O paraguaio não falhou frente ao guarda-redes checo do Chelsea; o árbitro entendeu que Azpilicueta tocou com a mão dentro da área.

      Empatados, esperava-se uma parte de final de encontro com muita emoção. Cardozo, aos 82', quase fazia o segundo mas Cech aplicou-se para evitar o tento de Tacuara. O paraguaio recebeu à entrada da área e rematou fortíssimo.

      Respondeu o Chelsea por Lampard, aos 89 minutos. O médio inglês rematou mas a bola foi embater nos ferros da baliza de Artur Moraes.

      Estavam jogados os 90 minutos. Nenhuma equipa queria arriscar a perder tudo nesta fase. Cheirava a prolongamento. Cheirava mas não aconteceu. A sorte voltou a ser madrasta para o Benfica. Tal como no Dragão, as águias sofreram o golo da derrota já em tempo de descontos, num canto batido na direita por Mata, Ivanovic saltou mais alto que André Almeida e encaixou a bola no canto esquerdo da baliza de Artur.

      Já não deu tempo para mais. O Chelsea venceu o Benfica. Lágrimas dos adeptos e jogadores encarnados.

      Eusébio e Djuricic na bancada
      Eusébio e o reforço Djuricic estiveram nas bancadas da Amsterdam ArenA

      Relvado escorregadio
      O relvado da Amsterdam ArenA foi regado antes da partida e ficou escorregadio. Foram muitos os jogadores em constante desequilíbrio

      Garay saiu lesionado
      Jorge Jesus foi obrigado a mexer na dupla de centrais na segunda parte, uma vez que Garay saiu lesionado, tendo entrado Jardel

      Espectadores nas bancadas
      46 163 espectadores estiveram nas bancadas da Amsterdam ArenA

       

       

       

       

       

       

       

       



      Veja as incidências da partida no acompanhamento feito pelo zerozero.pt.
      Sondagem
      RESULTADO SONDAGEM
      BENFICA
      EMPATE
      CHELSEA

      Quadro completo (Final):


      Europa League 2012/2013: veja aqui tudo sobre a edição

      Comentários

      Gostaria de comentar? Basta registar-se!
      motivo:
      PI
      jlagartinho
      2013-05-17 10h15m por Pirisca
      Li o q escreveste 4 ou 5 vezes para ter a certeza de que se tratava de um sportinguista a critciar a época do SLB. .

      LOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOO OL
      LOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOL
      LOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOL

      LOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOL
      LOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOL
      LO OOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOL
      LOOO OOOOOOOOLOOOOOOOOOOL
      LOOOOO OOOOOOLOOOOOOOOOOL
      LOOOOOOO OOOOLOOOOOOOOOOL
      LOOOOOOOOO OOLOOOOOOOOOOL
      LOOOOOOOOOOO LOOOOOOOOOOL
      LOOOOOOOOOOOLO OOOOOOOOOL
      LOOOOOOOOOOOLOOO OOOOOOOL
      LOOOOOOOOOOOLOOOOO OOOOOL
      LOOOOOOOOOOOLOOOOOOO OOOL

      jesus e a fruta. . .
      2013-05-17 08h18m por jlagartinho
      . . . e desta vez a fruta é o melão. . . já que nos ultimos dias ganhar jogos passou para segundo plano, sendo que o mais importante é jogar bem, eu procuro neste post dar algum descanço àqueles que temem a saida do JJ, senão vejamos . . . o que interessa agora é por as equipas a praticar um futebol bonito, é estar na luta até final e de vez enquando ganhar uma ou outa coisita tipo taça da liga. . . sendo assim, mesmo que o JJ resolva sair o problema está resolvido. . . é só ir buscar o Peseiro. . .
      mrjayjay
      2013-05-16 22h23m por King_lion
      Nós tivemos lá um bem pior chamado Godinho Lopes. . . mas também já passou.
      gui_slb
      2013-05-16 22h18m por King_lion
      Deixa lá. Há-de-vos calhar a vocês. E pode ser que seja com o Couceiro no banco, já que até gostas dele.
      Roswell_51
      2013-05-16 22h16m por King_lion
      O meu clube fez a pior época da história. Mas eu sou obrigado a trancar-me num convento e carpir magoas para sempre enquanto a bazófia lampiã atinge níveis estratosféricos? lol

      Agora é a vossa vez. . . para verem o que custa.

      É a peseirada à benfica!
      GU
      *
      2013-05-16 22h13m por gui__slb_
      Paços
      GU
      king lion
      2013-05-16 22h10m por gui__slb_
      Estas a 15 pontos do Paoços!! Mas nunca ficaste em 6º nao é?
      Clubezeco
      RO
      sr King_lion
      2013-05-16 22h10m por Roswell_51
      esse seu ultimo comentario e realmente deprimente. critica arrogancia dos outros sendo igualmente arrogante. o seu clube fez a pior epoca da sua historia e o sr alegra se com uma derrota do Benfica. infelizmente o que e impagavel e continuar a haver adeptos nojentos com o sr.
      gui_slb
      2013-05-16 22h03m por King_lion
      LOL

      Não conheço o José Couceiro, não sou familiar dele e nem sequer votei nele.

      Aliás, só quero é tal personagem longe do meu clube.

      Imaginação fértil tens tu. . . espero que não seja do melão de ontem.
      Roswell_51
      2013-05-16 21h59m por King_lion
      Então agora somos todos obrigados a apoiar o benfica? Ver o vosso clube perder e apreciar o melão de quem ainda há pouco mais de uma semana andava aí de peito inchado e que já se auto-proclamava campeão a meio do campeonato é impagável.

      Para o ano há mais.
      GU
      king lion
      2013-05-16 21h58m por gui__slb_
      Tu deves ser aquele miudo que antes das eleiçoes passava aqui a vida, so via couceiro a frente e assinava todos os comentarios. . . Ja digeriste a derrota? O teu tio, como esta?
      gui_slb
      2013-05-16 21h56m por King_lion
      Era para o gui_slb o meu último comentário. Esclareça-me essa do Couceiro.
      RO
      sr King_lion
      2013-05-16 21h54m por Roswell_51
      entao o sr nao gosta e depois responde da mesma forma? que rica coerencia. e so porque ha adeptos ignorantes prefere generalizar? inteligencia nao e o seu forte. nao e de admirar que as suas intervencoes sejam tao infelizes.
      mrjayjay
      2013-05-16 21h52m por King_lion
      Qual artista? Não percebi essa.
      Mais alguns. . .
      2013-05-16 21h50m por King_lion
      «Eu nem sei o que dizer.
      Odeio futebol, odeio. »

      «Acabei de mandar o redpass e o cartão de sócio para o lixo. Pra mim acabou. »

      «somos uns infelizes»

      «Este script foi escrito por Pinto da Costa.

      Só um anti doente é que desejaria isto ao Benfica. »

      «Acabou-se o futebol para mim.
      Nunca mais vou tirar alegria seja do que for.

      Fui violado na alma. »
      é assim
      2013-05-16 21h48m por afonsozada
      Ontem marcamos 2 e mesmo que 1 não tenha valido, lembro que foi com um fora de jogo assim tão “pequenininho” que o FCP ganhou a ultima Liga Europa ao Braga. Azar também com os árbitros assistentes.


      GU
      king lion
      2013-05-16 21h46m por gui__slb_
      Vai la aos foruns do teu clubezeco falar dos 15 (!) pontos de atraso em relaçao ao Paços. . . Mas va, pelo menos nunca ficaram em 6º nao é ahahah?

      PS: Este artista nao era o sobrinho do Couceiro ou filho do amigo do amigo do Couceiro? Uma coisa assim ahah
      mrjayjay
      2013-05-16 21h46m por King_lion
      Claro. É sempre um prazer ler comentários deste género.
      Roswell_51
      2013-05-16 21h45m por King_lion
      Moral é coisa que não pode ser reconhecida àqueles que em 2005 festejaram efusivamente a vitória do CSKA. Inchem agora.
      RO
      sr King_lion
      2013-05-16 21h41m por Roswell_51
      a vitoria do Chelsea deu algum titulo ao Sporting? parece me que nao. a epoca do seu clube acabou em Dezembro amigo. a do Benfica continua ate ao ultimo jogo da epoca. o sr envergonha os verdadeiros sportinguistas e o grande clube que e o Sporting. por isso reduza se a sua insignificancia, pois moral e coisa que nao lhe pode ser reconhecida.
      mrjayjay
      2013-05-16 21h40m por King_lion
      Eu não inventei nada. Tudo isto foi escrito num fórum de benfiquistas e é público.

      Ainda tenho aqui muitas mais frases do género.
      GU
      king lion
      2013-05-16 21h36m por gui__slb_
      Tambem foste festejar o 7º lugar ontem?
      Pérolas do ser lamp
      2013-05-16 21h32m por King_lion
      É sempre delicioso ler as reacções dos lampiões ao fracasso. Ficam aqui algumas pérolas do fórum do MELÃO:

      «Acabou Benfica. NUNCA MAIS»

      «Eu reparei nlogo que ia entrar! ACABOU O BENFICA PARA MIM! DEUS, JESUS TUDO PARA A M. . . ; P. . . QUE VOS PARIU!»

      «Fizemos mesmo muito mal no passado f. . . »

      «Apetece-me morrer!»

      «nada de novo. . . para mim acabou o futebol»

      «Clube amaldiçoado.
      "Sorte e azar...ler comentário completo »
      JO
      Amt benfica
      2013-05-16 21h13m por Jorkera10
      Qe injustiça
      luispintu
      2013-05-16 21h04m por MarcoMonteiro
      pratica tao bom futebol que vai ao dragão defender e depois acaba por perder

      isso dos titulos é uma coisa que nao assiste ao benfica xD
      jogos históricos
      U Quarta, 15 Maio 2013 - 19:45
      Johan Cruyff Arena
      Björn Kuipers
      1-2
      Óscar Cardozo 68' (g.p.)
      Fernando Torres 60'
      Branislav Ivanović 90'
      Tópicos Relacionados

      OUTRAS NOTÍCIAS

      FC Porto
      Brasileiro deu outra pista no que toca ao futuro
      Numa altura em que Sérgio Conceição está a ser apontado com insistência à porta de saída do FC Porto, Wenderson Galeno já fala do técnico ...
      Jogos
      Europa League
      Europa League
      F1-2

      ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

      79
      79BC 28-05-2024, 10:43
      AS
      ASNL 28-05-2024, 10:34
      Vic-54 28-05-2024, 10:14
      JS
      jsilva77 28-05-2024, 10:07
      DingyPT 28-05-2024, 09:42
      TR
      TripeirosCorruptos 28-05-2024, 09:32
      BL
      Bluetrain 28-05-2024, 09:31
      TR
      TripeirosCorruptos 28-05-2024, 09:31
      BL
      Bluetrain 28-05-2024, 09:09
      FC
      Fcpflaw2506 28-05-2024, 09:07
      moumu 28-05-2024, 08:58
      DanielCosta19 28-05-2024, 08:35
      sadabadabada 28-05-2024, 08:29
      PI
      Pinho352 28-05-2024, 08:21
      RI
      Ricardo_609 28-05-2024, 08:17
      tiger1974 28-05-2024, 07:52