Nicolás Otamendi abandonou o campeonato argentino em 2010/2011, altura em que saiu do Vélez Sarsfield e ingressou no FC Porto, a sua primeira equipa em território português. A partir daí, seguiram-se inúmeras experiências - Atlético Mineiro, Valencia e Manchester City - antes de aterrar em Lisboa, em 2020/2021.
O central do Benfica, atualmente com 36 anos, continua a ser um dos homens de confiança de Bruno Lage, sendo que já participou em oito partidas de 2024/2025 (sexto jogador com mais minutos da equipa), correspondendo com um golo e duas assistências.
Ainda assim, o camisola 30 só tem contrato até ao final da presente época e, em entrevista à ESPN, deixou a porta aberta relativamente a um possível regresso ao seu país, mas para representar o River Plate. «Nunca se sabe. Ainda tenho um ano de contrato com o Benfica, portanto, tento estar sempre focado aqui», começou por afirmar.
«Quando terminar o vínculo atual, em junho de 2025, vou avaliar as opções para o meu futuro. Não quero criar ilusões nas pessoas, mas sabem que sou adepto e vejo todos os encontros (...) Só faltam dois passos para conquistar a Libertadores. As partidas são muito tarde em Portugal. No outro cheguei meio adormecido ao treino, mas como era dia de recuperação não existiu problema [risos]», disse.
"NO QUIERO ILUSIONAR A LA GENTE PERO SABEN QUE YO SOY HINCHA, QUE MIRO TODOS LOS PARTIDOS, TENGO MUY BUENA RELACIÓN CON LOS DIRIGENTES..."
— SportsCenter (@SC_ESPN) October 3, 2024
⚪🔴⚪ Nico Otamendi: ¿PUEDE LLEGAR A RIVER?
📺 #DisneyPlus pic.twitter.com/tzJNCVJPYN