betano
    Herói de Faro deu masterclass no Dragão

    Os jantares no carro, a motinha do pai, o tabu da altura: a história de Ricardo Velho

    Ricardo Velho tem sido um dos nomes mais cogitados do futebol português nos últimos meses. O melhor guarda-redes da Liga Portuguesa em 2023/24 assinou uma masterclass diante do FC Porto no passado fim de semana, tal como já se havia mostrado a grande nível diante de Benfica e Sporting na temporada transata. 

    A exibição monumental no Dragão e a recente possível transferência para a Luz - que acabou por não se concretizar - deixaram água na boca para conhecer melhor o guardião de 26 anos. E quem melhor para falar sobre Ricardo, nesta viagem às suas origens, do que o próprio pai?

    O zerozero conversou com Mário Augusto, progenitor do guarda-redes, mas também convidou José Carvalho Araújo, ex-treinador, e Rafael Defendi, antigo colega nos Leões de Faro. 

    «Cheguei a levar os dois miúdos de mota»

    Mário Augusto Velho, pai de Ricardo, está «a viver um sonho». As primeiras palavras ao zerozero revelam o quão especial está a ser o momento de Ricardo para a família. «Foi uma luta, os meus três filhos jogaram futebol», inseriu rapidamente Mário. Ricardo, João e Jorge - três irmãos, com diferença de sete anos do mais novo para o mais velho.

    qEstive três anos a ir todos os dias Famalicão para o Porto, foi sempre uma vida louca
    Mário Velho, pai

    Amavelmente, começou a abrir o livro sobre a infância dos filhos: «Sabe, o Ricardo, quando era pequeno, não gostava de futebol. Uma vez fomos os cinco ver uma Supertaça, a Leiria. A mãe ficava no carro e nós íamos ao jogo. O Ricardo pediu para o levar à mãe ao intervalo porque não gostava de ver o jogo (risos)», começou por dizer Mário. «O irmão mais velho era guarda-redes e ele pediu para ir para o futebol por causa dele. Eu também ia à baliza nos torneios de futebol de salão e ele acompanhou-me sempre.»

    Quando a paixão pela baliza começou a ser sério, Mário contratou um treinador de guarda-redes para evoluir os seus dois mini-guardiões: «O mister Zé Alves começou  a treinar com o Ricardo e o Jorge. Também foi ele que o incentivou a ganhar gosto pela posição. Uma vez, na Rodovia, em Braga, o mister pôs o Ricardo de castigo, encostado ao poste a olhar para o treino. Ele portou-se mal e ele disse-lhe: "Oh meu filho da p***, vais aprender". O homem era assim destravado, mas os rapazes gostavam de treinar com ele», contou o pai, entre risadas.

    Ricardo num estágio da seleção nacional de sub-16 @Arquivo Pai

    Ricardo começou na EF Fernando Pires, com os dois irmãos, e depois, aventurou-se mais longe de casaVitória SC, FC Porto, Salgueiros e Trofense: tudo isto antes dos 13 anos e sempre acompanhado por João, o irmão do meio. 

    «Deixava o Ricardo no Olival e vinha para o Salgueiros com o João. Via o treino, porque no Porto não deixavam e ia buscar o Ricardo. Nas horas vagas ia buscar frangos para eles comerem no caminho para casa e depois estudarem. O carro era o escritório deles», confessou Mário. «Estive três anos a ir todos os dias de Arnoso (Famalicão) para o Porto, foi sempre uma vida louca. Depois vieram para a Trofa porque era mais perto», acrescentou.

    No FC Porto, Ricardo Velho esteve dos 9 aos 11 anos. A distância, o cansaço e a meninice ajudaram a apressar a separação. Arnoso era longe de mais da Cidade Invicta.  

    Os tempos não eram fáceis, mas Mário sempre tentou fazer tudo pelos «seus meninos», o que também levou algumas estórias inusitadas: «Para a Trofa, até chegava a levar os dois miúdos de mota. Passávamos uma ponte que só dava para passar a pé e de bicicleta, para fugir ao trânsito em hora de ponta. Era uma borga! Foi uma vida bonita. Custou-me, mas ele sempre foi um miúdo dedicado. Foi uma luta minha, uma luta para os irmãos. É um orgulho», concluiu.

    «Outros tinham mais estampa física, mas não eram tão bons»

    Em nove anos de SC Braga, nenhum treinador apostou tanto em Ricardo Velho como José Araújo. Em duas temporadas foram 48 jogos, divididos entre sub-19 e equipa B. Sobre o guardião, apenas palavras de apreço.

    «Encontrei-o nos júniores e depois nos sub-23. Já era um jovem adulto, um homem, aliás. Sempre teve uma grande maturidade e uma grande capacidade de trabalho, algo que é inerente à maior parte dos miúdos que têm sucesso. Não teve um percurso fácil no Braga, muito pela sua altura. Como não tinha 1,90m, foi ultrapassado por outros que tinham mais estampa mas não eram tão bons, principalmente quando chegou à equipa B», assumiu o ex-treinador, que agora se dedica à área empresarial. 

    qNão teve um percurso fácil no Braga, muito pela sua altura
    José Carvalho Araújo

    O preconceito com a altura em Braga levou-o para Faro, passo que José classifica como corajoso: «Faltou a oportunidade em Braga, mas ele mostrou o seu carácter e a vontade de querer assumir. Estava na Academia do Braga, num contexto que lhe era muito favorável e decidiu sair da zona de conforto. É de valorizar essa coragem. Apanhou guarda-redes experientes, soube esperar e desde que agarrou o lugar, nunca mais o largou.»

    «Com 26 anos, acho sempre que é importante jogar. A vertente financeira é importante, mas ele tem qualidade para ser mais do que suplente. Falou-se do Benfica, mas acho que foi melhor para ele ficar e sair para um sítio onde tenha mais hipóteses de jogar», concluiu, sobre um futuro passo na carreira.

    A calma no começo para depois colher os frutos

    Quando chegou a Faro, com 22 anos, Velho encontrou um balneário com muita experiência, no que a guardiões diz respeito. Defendi, Hugo Marques e mais tarde Beto, que chegou quando os dois primeiros se lesionaram. Para Velho... zero minutos.

    «Sempre foi muito bom, mas ainda não tinha ritmo de jogo para assumir. Se estivéssemos a meio da tabela era diferente, mas estávamos com a corda no pescoço. Podia ser a morte dele. Ele estava preparado, mas mentalmente podia afetá-lo», disse Defendi sobre esse momento.

    qTem frieza e concentração de topo
    Rafael Defendi

    Na temporada seguinte, na II Liga, foi diferente. Ricardo Velho e Defendi foram dividindo a baliza, momento que até aproximou os dois colegas: «Eu comecei a época a jogar e quando ele entrou tentei ajudá-lo de todas as formas, da mesma forma que ele me ajudou quando eu voltei. Tínhamos um afeto e um carinho grande um pelo outro, algo que atualmente é difícil, e foi bom para os dois. Conseguimos exigir muito um do outro nos treinos, era sempre muito intenso.»

    «Vi o Velho de perto durante três anos e a evolução foi gigante, principalmente em termos técnicos e mentais. A parte mental acho que é o que mais distingue um bom guarda-redes. Tem frieza e concentração de topo, vai atingir grandes voos e jogar em grandes clubes de certeza», disse Defendi. «Estou muito feliz pelo momento dele, falei com ele no outro dia e disse-lhe que estava a colher os frutos daquilo que plantou», completou.

    Seleção? A opinião é unânime

    Estará Ricardo Velho às portas da seleção? José Mota diz que a chamada já peca por tardia e que não lhe tem sido dada a devida valorização. Os nossos entrevistados corroboraram da opinião, apontando até uma data para o acontecimento.

    «A seleção? Era maravilhoso... Até fico emocionado a pensar nisso, é um desejo e o fruto do trabalho dele. Tentava sempre dar o melhor, apesar das dificuldades. O tempo que passámos juntos nas viagens é inesquecível, vivemos momentos lindos», confessou o pai, emocionado.

    Já Defendi, mais comedido, afirma que o importante é viver o presente. «Uma coisa de cada vez. Tem de continuar a fazer uma boa época, nem sei se ele vai acabar no Farense, mas vai chegar à Seleção. Pelo menos nos próximos dois anos.»

    Depois da hercúlea temporada transata, a época não começou de feição para o Farense, o que não tem impedido Velho de brilhar a grande altura. Resta saber onde a vida o levará, ficando a certeza de que é merecedor de uma montra mais apetrechada.

    Dos frangos improvisados nos jantares em andamento, à motinha do pai partilhada por três pessoas, uma história claramente de superação e afirmação. Velho, nome próprio para as balizas. 

    Valor de Mercado
    3.00 M €
    Portugal
    Ricardo Velho
    Nascimento/Idade1998-08-20(26 anos)
    PosiçãoGuarda Redes

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    Johnny_Bravo
    2024-09-20 21h18m por Chilli_Billy
    Claro que o potencial conta e é bastante! No caso do João Neves até acho que o Benfica o vendeu por pouco. Para a posição do Velho, 26 anos não é uma jovem promessa mas é uma idade que ainda têm potencial para mais.

    Mas por exemplo, fiz pesquisa para dizer valores certos, o Paulo Bernardo foi vendido por 4 M e o valor dele é 3, 5M. O Neres por 28M e o valor dele é 25M.
    Chilli_Billy
    2024-09-20 14h20m por Johnny_Bravo
    Achei que não iria ser tão estranho falar no valor atual e no valor de transação. O Neves tem 19 anos, o Ricardo Velho 26 anos. Há uma componente de potencial que se paga!
    Penso não estar a dizer nada de novo?
    Johnny_Bravo
    2024-09-20 14h06m por Chilli_Billy
    O João neves também vale 55M e foi vendido por 60M+10M por exemplo, entre outros muitos exemplos que existem no mercado. O Valor de mercado é apenas um indicador, há multiplos fatores que formam os valores de negócio.
    É totalmente natural o Farense ter apontado numa primeira abordagem a cláusula, tal como acho que aconteceu no negócio do João Neves, depois das abordagens os clubes ai começam as negociações.

    Sinceramente acho que o Ricardo Velho não foi negociado par...ler comentário completo »
    EQTALWGXEWMX
    2024-09-20 09h15m por Johnny_Bravo
    Meu caro, não estou a opinar, vai ver o valor do Ricardo Velho, aqui no zerozero e no Transfermarkt!
    Mário Velho
    2024-09-19 22h34m por redlegion
    Se ele acha que o Zé Alves é "destravado", então é porque não conheceu o Renan que andou pelo Maximinos e pelo Realense.
    Velho
    2024-09-19 21h34m por Tobin
    O Ricardo velho é talvez o 2º melhor GR português (atrás do Diogo Costa).

    Penso que teria sido uma excelente aquisição para o Sporting. Apesar de ainda ter esperanças que o Kovacevic seja um Gr de topo, ainda não deu para perceber se é ou não, por isso é cedo para dar uma avaliação (Não nos esqueçamos da crucificação que fizeram ao Trubin a época passada).

    Eu sinceramente não sei como é o Ricardo Velho com os pés, pois para o modelo de jogo do Sporting é essen...ler comentário completo »
    jsilva77
    2024-09-19 20h40m por Triper
    Como assim ninguém se importa? Tu tens literalmente uma campanha de uns quantos treinadores a tentarem colocá-lo lá faz meses.

    Tens inclusive imensa gente a considerá-lo que já deveria ter estado pelo menos como 3ª opção desde +/- a partir de metade da época passada. Gente que acha que a Seleção já deveria estar sem o Patrício e o José Sá faz tempo por existirem melhores porque lugares cativos não existem na Seleção e é altura de dar lugar a outros quando a qualidade baixa (cois...ler comentário completo »
    RIcardo Velho
    2024-09-19 18h57m por moumu
    Para já tem de se concentrar em evitar a descida do Farense, depois sim poderá pensar em mais altos voos.
    JS
    Tanto alarido e pressão
    2024-09-19 18h47m por jsilva77
    Para os Jogadores do Sporting não irem à Seleção, que até já foram convocados . . . E ninguém se importa de este enorme GR não ser chamado para alternar a titularidade com o Diogo Costa . . . Para mim é, sem sombra de dúvidas, o melhor GR português a seguir ao Diogo, a chamada à seleção seria mais que justa e . . . A próxima paragem dele deverá ser o FCPorto, uma vez que ainda é jovem e Diogo deverá sair na próxima época para a outros voos, com muita pena minha . . a ir para o SLBenfi...ler comentário completo »
    Johnny_Bravo
    2024-09-19 18h07m por EQTALWGXEWMX
    Se o Velho só vale 3M€ e o Trubin é que vale 10M€, querem o Velho para quê?
    Estão habituados a comprar aos pequenos por trocos e um camião de entulho, esses tempos acabaram
    zyxw_4321
    2024-09-19 17h59m por simaoandrade1997
    Tens toda a razão, erro meu. Mas mantenho o que disse, não me importava de o ver na convocatória, talvez no lugar do José Sá.
    ZY
    Simaoandrade199 7
    2024-09-19 17h53m por zyxw_4321
    O Rui Patrício não foi convocado na última pausa para seleções.
    auribrancos
    2024-09-19 17h47m por simaoandrade1997
    Calma, o rapaz ainda só tem 26 anos, o que para um GR é extremamente jovem. Mesmo que o Farense desça, alguém lhe há de pegar. Tem mais do que qualidade para outros voos. Eu estou em dizer, e isto é só a minha opinião, que o nível que tem demonstrado, não só neste início de época, como também na época passada, faz por merecer, por exemplo uma chamada à seleção, na próxima convocatória. Não me importava nada de o ver ser convocado no lugar do Rui Patrício.
    Johnny_Bravo
    2024-09-19 17h44m por simaoandrade1997
    Isso são outros quinhentos e não se pode cruxificar o clube por tentar fazer valer os seus interesses. Claro que, um clube como o Farense pedir 10M por um GR é demasiado, ainda para mais, falando do Benfica, já que o Ricardo Velho seria, provavelmente, o suplente do Trubin. Um GR desta qualidade precisa de jogar e embora ser jogador do Benfica lhe desse outro estatuto, mesmo sendo suplente, não condeno o Farense, porque sabe que tem ali um ativo que lhes pode render um grande encaixe.
    AU
    Ricardo Velho
    2024-09-19 17h13m por auribrancos
    Está numa fase decisiva da carreira. O clube dele em principio desce (julgando pelos desempenhos atuais), estão a ser enxovalhados jogo após jogo.

    Ele não se pode deixar arrastar por esta espiral negativa e tem de continuar a jogar como até agora, de forma a não acabar na Segunda Liga com o clube, por perder a hipótese de chegar a um grande. Tem reais hipóteses de dar o salto que o Cláudio Ramos deu por exemplo
    simaoandrade199 7
    2024-09-19 16h54m por Johnny_Bravo
    O Benfica este verão fez um contato e o Farense apontou para a clausula de rescisão de 10M. Se o Ricardo tem qualidade para jogar num grande, acho que sim! Mas o Farense também não devia cortar as pernas ao Ricardo. 10M? ele vale 3M. . .
    sparagufas
    2024-09-19 16h12m por simaoandrade1997
    Agora não é assim tão simples quanto parece. O Ricardo Velho é um excelente GR, sem dúvida alguma, mas no futebol atual, além da qualidade que o jogador tem de ter, talvez mais importante do que isso, é o encaixe com determinado treinador e dentro de um determinado modelo de jogo. Agora até os GR's têm de ter determinadas características e os clubes dependem cada vez mais de scouting.
    Mas não tenho dúvida nenhuma que, o Ricardo Velho é GR para voos maiores, com todo o respeito que o Farense merece.
    Não é de agora
    2024-09-19 15h46m por sparagufas
    Mas sempre disse que gostava que o Sporting fosse buscar o Ricardo, em vez do Kova. Quando saiu a notícia da contratação do Kova, mencionei que era desnecessário face ao que temos dentro de portas. . .
    Tópicos Relacionados

    SIMULADOR ZEROZERO

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Erik ten Hag: «Os jogadores executaram o plano de forma brilhante, mas depois desligámos»
    Liga Europa
    com video
    A análise ao empate no Dragão
    Erik ten Hag:, técnico do Manchester United, analisou o empate no Dragão - um «campo duro» na sua perspetiva, mas deixou elogios aos jogadores pela forma como conseguiram ...

    ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

    moumu 04-10-2024, 03:43
    moumu 04-10-2024, 03:39
    jorgegroj 04-10-2024, 03:39
    moumu 04-10-2024, 03:35
    moumu 04-10-2024, 03:31
    OJ_Silva 04-10-2024, 02:22
    simaoandrade1997 04-10-2024, 01:26
    simaoandrade1997 04-10-2024, 01:23
    GERRARDandRONALDINHO 04-10-2024, 01:22
    GERRARDandRONALDINHO 04-10-2024, 01:21
    GERRARDandRONALDINHO 04-10-2024, 01:12
    simaoandrade1997 04-10-2024, 01:12
    GERRARDandRONALDINHO 04-10-2024, 00:58
    simaoandrade1997 04-10-2024, 00:48
    simaoandrade1997 04-10-2024, 00:43
    simaoandrade1997 04-10-2024, 00:41