No dia em que o FC Porto joga uma cartada decisiva nos seus objetivos na Liga dos Campeões, Octávio Machado, antigo treinador dos dragões, veio a público deixar um forte ataque a Pinto da Costa.
«Nenhuma declaração de Pinto da Costa porá em causa a honra que tive em servir o FC Porto e a disponibilidade que demonstrei durante todo o tempo. Ele sabe que sempre fui rigoroso e, por isso, é que me veio buscar por três vezes a Palmela quando estava em desgraça. O que Pinto da Costa tem de explicar aos sócios do FC Porto é porque quis arrumar com o Vítor Baía para contratar o Robert Enke, por exemplo», explicou Octávio Machado, em declarações ao jornal Record, em reação a algumas páginas do recente livro ("31 anos de presidência, 31 decisões") lançado recentemente pelo líder portista.
«E, já agora, que diga quem falou com Scolari para que Baía não jogasse mais na seleção nacional e para que o guarda-redes escolhido fosse o Nuno Espírito Santo», completou.
O antigo treinador do FC Porto vai mais longe e admite que Pinto da Costa foi-lhe «desleal».
«Ele foi-me desleal, como o foi para Ivic, para o Artur Jorge...Olhe, ele até devia ter vergonha de falar como fala do Artur Jorge. Porquê? Porque dizia que o Artur Jorge nem sabia fazer convocatórias», destacou.
A finalizar, Octávio Machado - que no FC Porto totalizou 35 jogos oficiais ao longo da sua carreira de treinador - explicou ainda que Pinto da Costa « tanto vai a Fátima como vai à bruxa».
«Pinto da Costa é que pagava os serviços de Delane Vieira. Ele tanto vai a Fátima como vai à bruxa».