Trae Young é um dos nomes mais «odiados» da comunidade basquetebolista de Nova Iorque. O base dos Atlanta Hawks foi o principal responsável pela eliminação dos Knicks dos play-offs, em 2021, e os adeptos nunca o esqueceram. Entre comentários sobre uma alegada queda de cabelo, até cuspidelas, Young já viu de tudo nos jogos no Madison Square Garden.
Ora, a madrugada desta quinta-feira não terá ajudado à relação entre as duas partes, já que os Hawks eliminaram os Knicks da NBA Cup, com uma vitória por 108-100, e Trae Young terminou o jogo a saltar, a passar a mão no símbolo da equipa da casa e a mandar beijos para as bancadas.
Naturalmente, Young foi um dos responsáveis pela vitória, terminando com 22 pontos e 11 assistências, muitas delas em formato alley-oop para Clint Capela (11 pontos e 13 ressaltos) e para Onyeka Okongwu (12 pontos e 11 ressaltos), mas não foi o principal responsável. Esse foi Jalen Johnson Johnson, que continua a fazer uma temporada absolutamente espetacular. O extremo terminou com 17 pontos, 12 ressaltos, seis assistências, dois blocos e dois roubos.
O jogo em si foi de parada e resposta, mas mudou na segunda parte. Primeiro com a defesa dos Hawks no terceiro período, liderada por Dyson Daniels, um dos candidatos a Defesa do Ano e que obrigou Jalen Brunson a ter uma noite de grande eficiência, convertendo apenas três dos 11 lançamentos que tentou. Isso fez com que os visitantes tivessem virado o marcador e partido para o último período a vencer por nove, fruto de um parcial de 18-34.
Depois, no último período, quando parecia que os Knicks podiam estar num processo de recuperação, Karl-Anthony Towns (19 pontos e 19 ressaltos) cometeu a 5ª falta, a cerca de 6:30 do fim, e foi colocado no banco, de forma a não cometer a 6ª. Isso fez com que os Knicks perdessem a capacidade de controlar as tabelas e foram os ressaltos ofensivos a inclinar o jogo para os Hawks. Nesses últimos 6:30 foram mais de dez os ressaltos ofensivos concedidos pela equipa da casa.
Com esta vitória, os Hawks marcaram encontraram com os Bucks, na meia-final da NBA Cup. Esse jogo, que se vai disputar em Las Vegas, está marcado para o próximo sábado.