Sporting vence e volta a abraçar a liderança

O vermelho alarmou, mas o verde ultrapassou

O Sporting vai para a pausa no topo da Liga Portugal Betclic, depois de sair vencedor de um difícil embate contra o Arouca. Entrou forte e até se colocou em vantagem, mas encontrou alguns percalços no caminho para os três pontos...

Com a necessidade de vencer, uma vez que o vulto vermelho da águia já sobrevoava o leão, foi um cartão da mesma cor que ameaçou o triunfo. Foi preciso alguma luta para que o semáforo de Alvalade voltasse a abrir e o verde ultrapassasse o vermelho.

Em inglês e sueco, uma vez mais

Embora mais tímido do que na quinta-feira, talvez mesmo devido ao resultado dessa noite, o público de Alvalade ganhou pujança depois do apito inicial. Primeiro devido às habituais canções de início de jogo, mas depois porque o Sporting entrou em campo de uma forma completamente distinta à desse jogo europeu. Leão dominante, com vontade de resolver cedo.

A grande novidade no onze foi Marcus Edwards, mesmo que a sua inclusão não tenha sido, de todo, uma surpresa. Está em grande forma e não precisou de muito tempo para prová-lo novamente.

45 minutos de nível alto @Kapta+
O inglês começou por fazer o primeiro remate perigoso do jogo e depois, no 31º minuto, fez o passe perfeito para que Victor Gyokeres abrisse o marcador. Golo nove para o camisola nove, ao 11º jogo com a camisola do Sporting, e também o quinto jogo consecutivo a marcar para o internacional sueco.

Não lance semelhante ao do primeiro golo, com uma bola bem medida nas costas da defesa, os três centrais do Sporting apareceram isolados: Inácio, Coates e Diomande, na mesma ordem em que se alinham na área oposta, falharam todos o desvio fatal. O passe foi novamente de Edwards, que saiu ao intervalo devido a incidentes de que não teve qualquer culpa...

Alarme vermelho

Daniel Ramos parecia incapaz de fazer o seu Arouca subir no terreno com bola, o que dava tranquilidade aos da casa. O Sporting encontrava espaços com facilidade e deixava a sensação de que o 2-0 estava próximo, até que soaram os alarmes. Ousmane Diomande expulso pela primeira vez na carreira.

Diomande deixou Sporting em maus lençóis @Kapta+
O central marfinense já tinha visto o amarelo com o jogo parado e cerca de 12 minutos depois, num lance em que tinha a bola controlada, viu o segundo amarelo por uma cotovelada em Trezza. Foram assobios ao árbitro, o som desse alarme. Mas não foi só esse barulho que aumentou, também as dificuldades do Sporting engordaram...

Amorim tirou Edwards e reforçou a defesa com Matheus Reis, enquanto Daniel Ramos tentou ser mais atrevido que na primeira parte, lançando Pedro Santos e Jason Remeseiro. Foi este último que cruzou para que Mújica arouquense soasse em Alvalade, já que o avançado espanhol saltou mais alto (que Matheus Reis...) e cabeceou para o empate.

Semáforo verde

Ainda cedo para um cenário de total descrença, tal como as bancadas demonstraram, mas as circunstâncias estavam longe de favorecer ao Sporting.

Gyokeres voltou a marcar @Kapta+
O técnico leonino voltou a mexer. Colocou em campo o dinamismo de Geny, mas surpreendeu principalmente ao chamar Eduardo Quaresma, que voltou a jogar pelos leões dois anos e meio depois da última partida oficial, mas voltou a sair antes do apito final. Foram necessários alguns minutos para que a equipa se encaixasse totalmente no jogo, mas, quando o fez, as oportunidades voltaram a surgir.

Pedro Gonçalves, algo desligado do jogo na primeira parte, foi um dos elementos mais inconformados com uma possível perda de pontos. Tentou várias vezes ligar meio-campo e ataque, mas aos 69 minutos conseguiu mesmo fazer o mais decisivo dos passes. Depois de um drible, o camisola oito assistiu Morita para o golo que colocou o Sporting novamente na frente.

O semáforo abriu e o otimismo das bancadas nunca parecera tão justificado, mas o jogo ainda estava longe do fim. Se o Sporting podia ter dilatado, também o Arouca ameaçou o golo num par de ocasiões, até ter, já perto do fim, também um expulso do seu lado. No fim, o verde sobreviveu.



U Domingo, 08 Outubro 2023 - 20:30
Estádio José Alvalade
António Nobre
2-1
Viktor Gyökeres 31'
Hidemasa Morita 69'
Rafa Mujica 52'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 8
Lances Capitais
31´
GOLO Sporting!
Viktor Gyökeres marca
Viktor Gyökeres marca o seu 6º golo na prova (7 jogos)
42´
Cartão vermelho para Ousmane Diomande (Sporting) Ousmane Diomande vê o seu 1º vermelho na prova (8 jogos)
52´
GOLO FC Arouca!
Rafa Mujica marca
69´
GOLO Sporting!
Hidemasa Morita marca
87´
Cartão vermelho para Rafael Fernandes (FC Arouca) Rafael Fernandes vê o seu 1º vermelho na prova (7 jogos)
A Chave

Minuto  42: segundo amarelo para Diomande e consequente expulsão. Foi esse o momento que definiu a partida, uma vez que até aí o Arouca não tinha criado qualquer perigo. Tudo mudou.

O Árbitro

A decisão que marca o jogo é, no mínimo, questionável. Ousmane Diomande viu dois amarelos e em nenhum deles é fácil de encontrar os motivos, de maneira que o costa-marfinense se pode considerar azarado.

O Melhor
Ligados à corrente

O Sporting não teve nenhum tipo de conforto esta noite, mas não se pode dizer que a equipa tenha jogado mal. Aproveitou mal o conforto inicial do jogo, fase em que podia ter marcado mais do que uma vez, mas, de resto, foi muito superior ao adversário, na vontade, esforço e qualidade do futebol. Assim, mereceu os três pontos que conquistou.

O Pior
Ingenuidade arouquense

O Arouca entrou muito mal no jogo, a ceder espaços na sua defesa e a não conseguir testar a adversária, mas do céu caiu uma oportunidade de somar pontos. Conseguiu recuperar o empate num dos únicos ataques que fez, mas mesmo com vantagem numérica não conseguiu segurar esse resultado. Daniel Ramos e a sua equipa podiam ter feito mais.

Forma
Sporting
2023/2024
10J
8V
1E
1D
20-10G
FC Arouca
2023/2024
12J
4V
3E
5D
16-18G
Sabia que...by playmaker stats
Sporting continua invicto frente ao FC Arouca em Alvalade: 7 vitórias e 1 empate

O FC Arouca marcou pela primeira vez em jogos consecutivos em casa dos leões.
Hidemasa Morita marcou pela primeira vez o golo da vitória num jogo do Sporting.

Nos últimos dois jogos em Alvalade para o campeonato, o médio japonês teve participação direta em dois dos quatro golos dos leões (1 golo + 1 assistência).
Suecos mais rápidos a chegar aos 6+ golos na Liga Portuguesa:
7J Gyökeres [SCP]
10J Mats Magnusson [SLB]
32J Martin Pringle [SLB]
Desde 2018/19 que o Sporting não vencia os primeiros 5 jogos em Alvalade para o campeonato:
2023/24 Rúben Amorim
2018/19 José Peseiro
Desde o final da 1.ª volta da temporada 2022/23 que o Sporting não somava 5 vitórias consecutivas em casa para o campeonato.
Sebastián Coates chega aos 335 jogos pelo Sporting e ultrapassa Carlos Xavier.

O defesa uruguaio está a 5 jogos de entrar no top-10 dos jogadores com mais jogos pelos leões.
Sondagem

RESULTADO SONDAGEM

SPORTING
EMPATE
FC AROUCA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Sporting
2023-10-09 14h06m por nelsongomes11
Dizem eles contra tudo e todos, enfim.
Ainda não chegamos às castanhas quanto mais ao Natal! Dos 3 grandes é o que tem jogado menos mal.
ProBono
2023-10-09 13h15m por Maxaqueen
A expulsão do Gonçalo Silva foi injustificada porquê?
Guarda-redes tombado e batido, bola na direcção da baliza, mão do defesa, falta, penalty e vermelho.
Há casos que se podem discutir, mas esse é limpo.
AN
ProBono
2023-10-09 12h08m por andra-alexandre485
Lool.

No mesmo jogo com o Casa Pia penálti para o Sporting que não foi marcado e falta no golo do Casa Pia não falas disto porque?
Praticamente todos os árbitros que analisaram estes lances disseram que o Sporting foi prejudicado.
Jogo de Braga expulsão perdoada ao Vitor Carvalho e já não falo no 2-0 porque quem tapa a visão ao Matheus é o jogador do Braga e não o Pote mas até posso aceitar essa decisão.
O único jogo que podem falar é do Farense na semana p...ler comentário completo »
Mudanças
2023-10-09 11h30m por JAM79
Acho que o VAR poderia e deveria intervir nestes lances, o primeiro amarelo aceitável, o 2° é ridículo, o jogador do Arouca deveria ser castigado pela simulação, vale tudo para conquistar o ponto. Na minha opinião o SCP é a equipa mais equilibrada, Slb tem os melhores jogadores, o meu FCP faz o que pode com o pouco que tem. Os árbitros tem tido demasiado protagonismo, algo tem de ser feito, se os jogadores são castigados pleos erros, os árbitros também deveriam ser!
Clima de suspeição
2023-10-09 11h12m por ricardolouromartins
O árbitro considerou que Diamonde deu uma cotovelada ao adversário. Ora, uma cotovelada é agressão, logo vermelho directo e vai ao VAR. O árbitro no entanto considera uma cotovelada, dá o segundo amarelo e consequente vermelho, assim expulsa o jogador e evita o VAR. Os árbitros posam como vitimas, mas são tão culpados do clima de suspeição como o são os dirigentes e comentadores. Boa vitória do Sporting, sempre em inferiroidade numérica.
AN
666_on_tour
2023-10-09 10h44m por andra-alexandre485
Sabichão?
Fomos gamados forte e feio.
O Sporting fez 7 faltas 4 cartões amarelos.
O Arouca fez 18 faltas 7 cartões amarelos.
Isto é uma constante com o Sporting, equipa que faz menos faltas e leva mais amarelos.
Vitória justa
2023-10-09 10h40m por Master-of-Puppets
Num jogo razoável, em que Gyokeres voltou a mostrar que é craque, Morita, Pote e Edwards a um bom nível e, arbitragem fraca. Os árbitros em Portugal são vítimas de grande pressão, mas, no jogo de ontem, foi o árbitro quem complicou, os cartões amarelos e vermelho a Diomande são ridículos e, depois na segunda parte, tentou emendar o erro ao mostrar amarelos a pedido. Muito a melhorar. . .

Quem precisa de melhorar muito é o Sporting, não fez um mau jogo, principalment...ler comentário completo »
3 grandes
2023-10-09 06h22m por serginhosslb18
Todos eles com imensas dificuldades este ano. Vai ser um campeonato bem competitivo ate ao fim, se eles estao assim agora, imagino quando chegar a fase em que é proibido escorregar e onde aumenta a pressao. Apesar de ver o Braga escorregar facilmente, tambem os vejo com mais moral e fio se jogo que os restantes, e pode ser perigoso. Dao tudo ate ao fim do jogo como se viu nos ultimos 2 jogos por exemplo. Espero que a pausa para as selecoes nos traga depois melhor futebol porque tem sido ...ler comentário completo »
SCP
2023-10-09 04h30m por moumu
Boa vitória ainda por cima a jogar com 10 tanto tempo, Goyekeres poderá levar o SCP a conquista algo, enfim a "ingenuidade" arouquence também ficou bem patente nas pré-eliminatórias da conference league.
JamaicaNN
2023-10-09 03h36m por tiagoribeirof45
O VAR não pode intervir em situações de cartão amarelo, apenas em caso de lances de expulsão com vermelho direto.
Sporting
2023-10-09 02h30m por Tobin
O Sporting mereceu a vitória

Arbitragem a prejudicar o Sporting

Gyokeres é uma máquina
Arbitragem
2023-10-09 02h27m por JamaicaNN
Incrível o amadorismo cá no burgo se esta época não está a ser a pior dos homens do apito não sei. . . é que são erros de puto amadorismo. . . Não é questão de clube A, B ou C já foi beneficiado estive a ver os amarelos ao Diomande são escandalosos e hoje em dia podemos dizer que com VAR o árbitro não viu porque não quis. . . até quando vamos continuar com estas arbitragens? O futebol português e seus jogadores merecem muito mais
OJaime_Pacheco
2023-10-09 00h10m por captus
Pahahah carrega no tabaco que isso está forte. .
Como se diz cá pra cima "ides levar mais que o burro do cigano"
xD

SL
Que pena
2023-10-08 23h13m por OJaime_Pacheco
Sofrer contra 10 é sempre muito negativo. Se fosse em Arouca talvez o resultado fosse diferente.

Agora uma deslocação complicada ao Bessa, onde espero que o Petit consiga repetir a proeza que fez contra o Benfica para voltarmos ao topo da tabela que é nosso por direito. A melhor equipa portuguesa do século 21.
3D
Não devíamos
2023-10-08 23h12m por 3dA
Ficar calados em relação a esta expulsão de Diomande. Se o primeiro amarelo é ridículo, o segundo então é absurdo mesmo. Não há qualquer movimento ostensivo/violento do braço do costa-marfinense, no máximo dos máximos seria falta. Dar amarelo é obsceno, e o primeiro amarelo em que numa picardia entre jogadores é o Diomande que é empurrado (também não acho necessário dar amarelo ao jogador do Arouca, mas a dar, dar também a Diomande é para a malta se rir) mas pronto, a equipa conseguiu c...ler comentário completo »
Sporting
2023-10-08 23h05m por grove_street
Tanta pressão que fizeram a pedir um segundo cartão amarelo, que hoje conseguiram! Mas aqui é acreditar até ao fim!

Repito, no jogo de quinta-feira , tivemos um toloi a fazer 2 faltas já com amarelo, mas só em Portugal pra se dar 2 amarelo com uma simples falta. Mas siga, os mesmos que fazem essa pressão, hoje nem aparecem.
Mais um jogo
2023-10-08 23h01m por _Marcos_18
Mais uma arbitragem vergonhosa! Enfim. . . já cansa falar sempre no mesmo.

Tirando isso, bom jogo! O Sporting teve sempre o jogo controlado até à expulsão. Depois da expulsão, jogo ficou mais aberto. Vitória justa da equipa que lutou mais pelos 3 pontos.
pedrinho
2023-10-08 23h01m por afonsofarense2000
Também achei absurdo o Hjulmand não ser expulso cá no São Luis

Saudações Farenses
Jogo
2023-10-08 22h59m por pedrinho_dgl
Resultado justo. A primeira parte estava completamente controlada pelo Sporting até à expulsão absurda do Diomande. Na 2 parte o jogo foi mais dificil com menos um e com o golo do Arouca, o jogo abriu, o Sporting acaba por chegar ao golo e conseguiu controlar até final.
Individualmente, pela positiva obviamente o Gyokeres, correu por dois na frente, é impressionante a dimensão fisica que dá ao jogo, além disso marcou um belo golo. O Edwards também esteve muito bem na 1 parte, a...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

II Liga
Rodolfo Landim comentou processo de aquisição
Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, confirmou esta segunda-feira que o emblema brasileiro tem negociações a decorrer para adquirir o Leixões SC.