placardpt
FC Porto ganha na Luz

O Monstro está vivo!

Foi com um enorme Iker Casillas e uma chama que quase parecia desaparecida, mas que surgiu em boa hora, que o FC Porto virou o resultado na Luz e animou ainda mais o campeonato. Num grande jogo de futebol, com muitas oportunidades, o Benfica mostrou desperdício e os portistas voltaram às noites de glória.

Jogatana!

Novidades centrais
Rui Vitória apostou em Lindelöf, tal como no Restelo, José Peseiro surpreendeu com Chidozie ao lado de Martins Indi.
Foi numa altura em que o Benfica já fazia pender a balança a seu favor no campo que Mitroglou abriu o marcador. O lance, por si só, não representou apenas o bom momento de forma do avançado grego, mas sobretudo a diferença que Renato Sanches representa para esta equipa, alto na pressão e destemido no risco.

Que ambiente...
Antes da entrada das equipas, surgiu nos ecrãs um vídeo feito pelo adepto encarnado Guilherme Cabral. A seguir, os intervenientes apareceram perante um cenário belíssimo nas bancadas. Dois momentos arrepiantes de assistir.
Por essa altura, era um FC Porto aparentemente derrotado no ânimo. Aos dragões, restava a fibra para contrariar tudo. Pois tudo era desfavorável: a classificação, o momento, o ambiente. De tudo o que havia de negativo num Estádio da Luz repleto, esse estaria do lado azul. Previsão errada.

Ou previsão... Herrera. Foi no pulmão e no pé do médio mexicano que os portistas, sem nada o fazer prever, regressaram ao jogo e ao campeonato. Numa excelente primeira parte, marcada pelos assobios a Maxi e pelas várias oportunidades de parte a parte, sobraram várias conclusões: este Benfica tem bem mais estofo do que o da primeira volta; este FC Porto joga com menos bola, mas é muito mais objetivo.

Não fosse o desperdício à frente da baliza (sobretudo do lado das águias, que têm sido letais) e poderíamos estar a falar de uma mão cheia de golos nos 45 minutos iniciais. O desperdício e... Iker Casillas. Já tinha estado em grande no jogo do Dragão, agora voltou a ser vital para que, no recolher dos balneários, a incerteza pairasse.

O inferno gelou

Aboubakar fez o segundo ©Carlos Alberto Costa
Interessante também analisar a componente tática. Peseiro optou por Brahimi a começar no meio e, depois do golo, devolveu-o (e a André André) à posição mais habitual, o que fez crescer a equipa. Rui Vitória, com isso, trocou Pizzi e Gaitán, não apenas para que Layún não se aventurasse tanto no ataque, mas também para que o português segurasse Maxi. Não deixa de ser curioso que... ambas resultaram - daí também a nota elevada de qualidade do jogo.

Isto para fazer a ponte para o segundo tempo e para dizer que começou melhor quem manteve. Os dragões, mais espetivos, deixaram em sentido as águias, que aceitaram, perceberam o toque e responderam. E de que maneira!

Só que, à avalanche de ataques encarnados, respondia Iker. Que grande exibição do espanhol, a crescer à medida que o jogo corria e a manter acesa a chama do dragão acesa. Parecia ténue, mas foi crescendo, de forma discreta, sem se dar por ela, até rebentar por Aboubakar.

A cambalhota estava feita e, na Luz, o sentimento era de espanto. Isto porque o Benfica, que vinha mostrando ter na eficácia a sua maior força, provava precisamente a dose que costumava servir aos adversários. E se as águias poderiam reagir no imediato, alguém não deixou. Casillas, sim.

Salvio oito meses depois
Já com 1x2 no marcador, momento para o saudado regresso de Salvio, 265 dias depois da lesão frente ao Marítimo.
Entrou Carcela e Talisca (não é médio, definitivamente), depois ainda se deu o regresso de Salvio, mas as ofensivas das águias já não foram as mesmas. Do outro lado estava uma equipa experimentada e com o clique que já lhe parecia desaparecer.

Não fugiu e temos campeonato!



U Sexta, 12 Fevereiro 2016 - 20:30
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Artur Soares Dias
1-2
Kostas Mitroglou 18'
Héctor Herrera 28'
Vincent Aboubakar 65'
Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Lotação64 642
Medidas105x68m
Inauguração2003
FaseCampeonato
JornadaJornada 22
Lances Capitais
18´
GOLO Benfica!
Kostas Mitroglou marca
Kostas Mitroglou marca o seu 12º golo na prova (21 jogos)
28´
GOLO FC Porto!
Héctor Herrera marca
Héctor Herrera marca o seu 6º golo na prova (18 jogos)
65´
GOLO FC Porto!
Vincent Aboubakar marca
Vincent Aboubakar marca o seu 11º golo na prova (21 jogos)
A Chave
Minuto 66: Logo depois do 1x2, Indi quase fazia auto-golo. Valeu Casillas a salvar e a manter em alta a confiança que tinha regressado à equipa.
O Árbitro
Jogo muito intenso e difícil de gerir, mas no qual o portuense pareceu estar à altura. Complicou aqui e ali, mas no global a apreciação é positiva.
O Melhor
Casillas
Diz-se que os grandes jogadores se veem nos grandes jogos e Casillas foi a prova clara de que isso acontece e de que é grande. Um inúmero punhado de grandes defesas do centenário internacional espanhol, a mostrar que quer mesmo a sua equipa na luta pelo título.
O Pior
Centrais encarnados
Não apenas nos golos, mas também na construção algo lenta e nos passes sem nexo. Jardel e Lindelöf acusaram muito mais a pressão, num jogo em que, do outro lado, até estava Chidozie em estreia.
Forma
Benfica
2015/2016
34J
24V
2E
8D
81-29G
FC Porto
2015/2016
36J
23V
5E
8D
62-29G
Sabia que...by playmaker stats
FC Porto quebra a melhor série do Benfica (11 jogos sem perder)
FC Porto volta a vencer na Luz 4 anos depois; também com uma vitória pela margem mínima (V 2-3)
Os dragões não venciam 2 clássicos consecutivos desde André Villas-Boas (2010/11)
José Peseiro vence na Luz pela 1.ª vez (5 jogos)
Esta época, Benfica sofre a 3.ª derrota em casa (Sporting, Atlético Madrid e FC Porto)
Benfica sofreu a 3.ª derrota (a 1.ª em casa) esta época com uma reviravolta (Galatasaray, Sporting, FC Porto)
Sporting e FC Porto são as únicas equipas a vencerem 2 vezes o Benfica em 2015/16
Benfica marcou o 60.º golo em 22 jornadas; o melhor registo das últimas 31 épocas
O melhor marcador da Liga, Jonas, volta a ficar em branco em clássicos (8 jogos)
Pontos perdidos em casa em 11 jogos na Liga 15/16:
7 FC Porto (2E 1D)
6 Sporting (3E)
6 BENFICA (2D)
FC Porto está em vantagem no confronto direto com o Benfica e está a 1 vitória dos encarnados
HISTÓRICO!!! Rui Vitória torna-se hoje no treinador do Benfica com + derrotas em clássicos numa época (5)
Rui Vitória já perdeu 50% dos clássicos em relação às 6 época de Jorge Jesus (10D / 35J)
Artur Jorge tinha sido o último treinador do Benfica a perder 4 clássicos na mesma época (1994/95)
A 25.ª jornada, em Alvalade, pode entrar na página negra do Benfica e igualar a pior série (94>95) de derrotas em clássicos (6)
Há precisamente 2 anos que Casillas não vencia um clássico fora de casa (V 0-2 Atl. Madrid, 2013/14)
Casillas venceu o 38.º clássico (Atl. Madrid, Barcelona, Sporting e Benfica) em 85 jogos (38V 22E 25D)

Fotografias(40)

Benfica x FC Porto - Liga NOS 2015/16 - J22
Benfica x FC Porto - Liga NOS 2015/16 - J22
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
BENFICA
EMPATE
FC PORTO

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
@Roby_o_Analist a
2016-02-13 15h01m por moonstruck
Apesar de em parte gostar da tua analise. . . Obviamente ainda falta campeonato. Uma coisa acho que estamos de acordo, será renhido até ao fim.
PA
H2O_Returns_Aga in
2016-02-13 13h56m por PaoloDiCanio
Não é preciso saber-se ler ou escrever para ganhar jogos, é preciso marcar golos, mais golos do que o adversário. . . e foi o que aconteceu, com naturalidade o Porto ganhou pq marcou 2 golos e os outros marcaram apenas 1. . .
eu_sei_ver_fute bol_S
2016-02-13 13h34m por 1oFCP
Aí aí tantos a usar os braços (com as respectivas mãos e cotovelos) na cabeça dos adversários. . .

. . . a defender assim ganha-se muitos duelos. . . mais dificil é ombro a ombro, mas aí já é falta, caso contrário ontem Marega não se isolava só 1 vez mas 3. . . sendo que na última Gaitan dentro da área agarra a bola com as mãos a pedir falta antes desta ser assinalada (sim, seria grande penalidade).

PS:
Sim eu sei. . . Maxi devia ter sido expulso. . . porque sim.
PA
Porto_Meu_Amor
2016-02-13 13h17m por PaoloDiCanio
Se o Porto tivesse salários em atraso, provavelmente o Benfica tinha goleado. . .
Porto_Meu_Amor
2016-02-13 12h59m por Neymar_16
E o Porto era o que? Desculpa mas o Benfica teve muitas mais ocasiões para fazer golo, chutoes foi o Porto depois do segundo golo, o Mitroglou teve oportunidades clarissimas para fazer 3 golos, marcou o primeiro, falhou aquele segundo de baliza aberta e na segunda parte teve mais uma clara.
Tinha que ser contra o Benfica que tinha de fazer esta exibição
O Corona criou perigo onde? Vi mais Brahimi do que Corona.
Jogo
2016-02-13 12h50m por Neymar_16
O Benfica merecia ganhar, controlou a maior parte do jogo, o Porto ganhou porque teve um Iker inspirado. Lembrou-se de defender. E aposto que nunca mais fará uma exibição destas.
E como sempre digo. . .
2016-02-13 12h47m por tmagalha
O benfica em jogos assim joga sempre com 10, isto porque o Jonas não aparece. . . . . . . . .
Lance samaris danilo
2016-02-13 12h14m por hs10
http://videos. sapo. pt/EYzmeJ5S0ibDbN9vDIiz
iSmurf
2016-02-13 12h10m por razorfancy via mobile
É capaz de ter sido o Renato então, eu ouvi o jogo na rádio (eles tinham dito que tinha sido o Samaris), sei que foi pouco antes do primeiro golo do Porto e a BTV não mostrou repetição (deve ser da tal isenção que o Pedro Guerra está sempre a falar xD ).
SI
FC PORTO
2016-02-13 12h02m por simao00FCP
Grande jogo do porto eu acredito que não foi um grande jogo do Benfica mas sim o porto que defendeu muito bem o resultado agora só espero que o sporting perca para ficarmos a 3 pontos dos nossos rivais e acender uma chama na luta pelo titulo, VAMOS PORTO!
"Se"
2016-02-13 10h59m por Dragnum-Force
"Se" o FCP não tivesse encontrado o fundo das redes, pois claro tinha perdido . . .
"Se" a baliza do FCP não tivesse defensor, seria uma festa de golos e o "Se"
possivelmente manifestari-se ao contrário . . .
"Se" o Ser-Humano fosse imortal ninguém morria !!!
"Se" é um tipo de paranóia que serve apenas para esconder vulnerabilidades!!!
Para mim não há nada melhor do que o incentivo dado por aquele que não pode suportar o sucesso da "oposição". . . :-)ler comentário completo »
JA
FCP15
2016-02-13 10h40m por JaimeDias1999 via mobile
Não, não vi o jogo, mas ouvi pelo relato na rádio. Mas no final, nas estatísticas mostrava que o Benfica foi melhor que o Porto, mas o Porto ganhou pela eficácia. E não, não fico com a vitoria moral, porque sei que o Porto foi melhor que o Benfica, porque a eficácia é muito determinante num jogo de futebol.
JA
mcosta10
2016-02-13 10h33m por JaimeDias1999 via mobile
Claro que a estatística, não ganha campeonatos, só estava a referir que o Benfica foi ligeiramente superior nas estatísticas. Mas o Porto ganhou com mérito, por ter mais eficácia.

Desculpa lá, mas quem deve crescer mais és tu, porque secalhar devias ter mais respeito e educação pelos outras users, aqui no zerozero.
Agressão a Danilo
2016-02-13 10h30m por razorfancy via mobile
Alguém tem o video ou imagens da agressão do Samaris sobre o Danilo antes do primeiro golo do Porto?
JaimeDias1999
2016-02-13 10h13m por FCP15 via mobile
Viste o jogo?
Fica lá com a tua vitória moral
JA
Jorge Felino
2016-02-13 09h50m por JaimeDias1999 via mobile
LOL, tu é que metes graça, dizes que só ganhamos aos clubes pequenos porque os controlamos e os subtemos. Neste jogo o Benfica foi superior ao Porto nas estatísticas. . .
JO
Benfica
2016-02-13 09h42m por jorgefelino via mobile
Os lampiões estão frustrados . . . . lol a culpa é do casillas. . . Não percebem que só ganham aos clubes pequenos porque os controlam e submetem. . . o belenenses é um exemplo claro de uma equipa B do Benfica. . .
No Surprises
2016-02-13 09h21m por tato_gomes via mobile
Mantenho a minha opinião de que o Porto tem melhor plantel do que o Benfas. . . Para não variar, "amarelam" quase sempre em momentos-chave. . Ainda assim, creio que estão melhor posicionados (não só em função da tabela classificativa) para conquistarem o título, pois os eternos rivais apresentam menor consistência contra equipas mais acessíveis.
Para jogo com o Zenit
2016-02-13 05h14m por mikel332
Para o jogo com Zenit:

Júlio César
Eliseu
Lisandro
nLindelof(Não gosto Jardel mas vai ser ele titular)
Nélson Semedo (Mas vai ser André Almeida titular)
Samaris
Renato Sanches
Gaitan
Pizzi
Mitroglou
Jonas
Benfica - Porto Resumo jogo
2016-02-13 05h12m por mikel332
Em relação ao jogo muito bem disputado as 2 equipas precisavam dos 3 pontos benfica para continuar a lutar plo campeonato e porto a querer provar que ainda está na luta plo campeonato.
Figura do jogo: sem dúvida Iker Casillas sem dúvida nenhuma impediu 4 golos cantados e fez com que moral do Benfica baixasse, e além disso após entrada do Talisca nunca mais atacamos por isso a vitória do porto ficava certa aí.

Júlio César: Sem culpa nos golos agora vê-se a diferença dos...ler comentário completo »
15ALeniTCheV
2016-02-13 03h34m por slbmeireles
Quanto ao jogo do zenit não vou comentar muito. Novamente será um jogo muito imprevisivel, mas volto a temer na defesa, principalmente por causa do Hulk.

Agora quanto ao maxi, opa nao sou muito de acordo que lhe atirem coisas, mas quem esqueceu os 8 anos foi ele, para já não falar de trocar para um rival, pior que isso foi as entrevistas que ele tem dado desde então, em que não mostra respeito nenhum pelos adeptos do Benfica e a cuspir no prato que lhe deu a comer.
...ler comentário completo »
H2O_Returns_Aga in
2016-02-13 03h15m por slbmeireles
Exatamente eu tambem temo a nossa defesa, mas isso já à muito tempo.
Nos jogos que demos goleadas, só não se nota isso porque o Benfica passa grande parte do tempo a atacar, então as nossas fragilidades não são exploradas.

Tal como o Porto não se notava as fragilidades no centro da defesa, porque o jogo deles era muito de posse de bola, logo não deixavam as outras equipas atacar muito.
Luis_FCP1980
2016-02-13 03h05m por slbmeireles
sim é verdade alguns adeptos não o foram e tambem vi isso em comentários.
Mas como eu disse eu nao faço parte desses adeptos. Porque o futebol é assim, imprevisivel, prova disso foi o Arouca ganhar a Benfica e Porto, o União da madeira ganhar ao Sporting, O portimonense ganhar ao sporting, o feirense e o famalicão ganharem ao Porto.
Nunca uma equipa mesmo que seja favorita pode cantar vitoria antecipada, ainda para mais num jogo destes.
Ainda me lembro de perder u...ler comentário completo »
Luis_FCP1980
2016-02-13 02h42m por slbmeireles
enganas-te sim
Até podes comprovar isso na noticia "Fez curto-circuito antes da Luz", página 2. Noticia essa que falava sobre a derrota do Porto no qual eu postei o seguinte comentário:

"JOGO DE SEXTA
2016-02-08 02h20m por slbmeireles

Apesar de o porto estar numa má fase, o jogo de sexta é sempre um ponto de interrogação. Clássicos são sempre assim.
Neste momento o Benfica está na melhor fase do campeonato, um ataque muito forte, com médi...ler comentário completo »
chieffkeef
2016-02-13 02h39m por tap7101
Onde anda o "perdedor" sabes ? Disse que levavamos 6-0 e desde ai nunca mais apareceu. . . Coitado. . . e não só ele. . . há mais !

OUTRAS NOTÍCIAS

Afunda de 3
Podcast
Podcast zerozero
No episódio desta quarta-feira, o destaque vai para o título dos Celtics e o futuro da equipa. Também se olha para Dallas e para algumas notícias gerais da NBA.Olhamos ...