placardpt
    Vitória esclarecedora da Atalanta

    O futebol já vos devia isto

    Caro leitor, o futebol, por vezes, é injusto, como o leitor, por cruéis experiências, certamente já testemunhou. Apedeuta, é insensível a esforços e ignora entre-linhas quiméricas. Não foi o caso desta noite, histórica por imposição. Qual Robin Hood, o futebol roubou ao invencível (longe de ser vilão, claro) e deu ao pobre, que nunca havia saboreado a glória europeia e não levantava um troféu desde 1963.

    As razões para a Atalanta ter contas a ajustar com o destino não se prendem exclusivamente pela ausência de troféus. É preciso compreender o passado e, sobretudo, a influência de Gasperini no clube - para isso, o zerozero já dedicou um artigo, que pode ler aqui. Um homem e uma ideia insistentemente a bater à porta da felicidade - três finais perdidas nos últimos seis anos -, sem sucesso até esta noite.

    Foi dessa forma, tão confiante no que defendia ao ponto de não temer eventuais infortúnios, que a Atalanta entrou em campo. Confortável e destemida, a Atalanta foi superior durante todo o primeiro tempo.

    Dois pés e um dos rostos do projeto

    Qual malhete, os pés de Lookman colocaram ordem na casa. Com o esquerdo, o avançado nigeriano condenou uma desatenção de Palacios e traduziu a vivacidade italiana em números no marcador. Minutos mais tarde, o direito esculpiu uma obra de arte; da faixa para dentro, túnel a um adversário e remate em jeito, indefensável, para o fundo das redes. 

    O herói de Dublin: Ademola Lookman @Getty /

    Nem meia hora e o homem do jogo - salvo alguma trama alemã, típica nos minutos finais - já estava encontrada. A distinção sorriu a alguém que representa, quase na perfeição, o projeto Atalanta; ofuscado e infeliz, passou despercebido noutras paragens - quiçá, inclusive, com desafios mais aliciantes -, mas em Bérgamo, à semelhança de Gasperini e de outros tantos, encontrou o sítio e as condições certas para brilhar. Um bonito entrosar do destino com o mérito.

    De volta às quatro linhas, o Bayer só conseguiu mostrar um ar da sua graça perto do descanso; soltou-se das amarras impostas pelo adversário, procurou ter bola, mas mostrou algum desnorte, pouco típico no imparável rolo compressor construído por Xabi Alonso.

    Três, a conta que Deus fez; Lookman, o homem que Deus quis

    Descanso passado, ideias refrescadas e uma aposta clara para o segundo tempo: Victor Boniface. O melhor marcador dos alemães foi chamado à ação, com o intuito de dar baliza ao Bayer. Houve mais bola, mais afinco, maior intenção, mas pouco produto final, ainda assim.

    Musso, Hien, Ruggeri, Éderson... As linhas mais recuadas da Atalanta seguraram a equipa, deram confiança e criaram condições para as imediações adversárias nunca fugirem da mira. Se a intenção passou a ser «ferir o adversário», Lookman era o homem indicado para fazê-lo.

    Foi um tormento com oposição, então com espaço... Servido por Scamacca, apareceu com espaço na grande área; pedalou para cima de um adversário, chutou cruzado com o pior pé e rubricou o hat-trick. 

    Uma derrota que não mancha em nada a época soberba do Bayer. Uma vitória que consagra e imortaliza um projeto, um clube, uma cidade e dois homens: Ademola Lookman e Gian Piero Gasperini. O futebol, afinal, também pode ser justo, caro leitor.



    U Quarta, 22 Maio 2024 - 20:00
    Aviva Stadium
    István Kovács
    3-0
    Ademola Lookman 12' 26' 76'
    Aviva Stadium
    Lotação51 700
    Medidas106x68m
    Inauguração2010
    A Chave

    O segundo golo foi a chave desta partida. O primeiro, marcado cedo, pouco assustou o Bayer, habituado a reviravoltas nos descontos. Contudo, o segundo golo, pela beleza e pela confirmação da superioridade italiana, fez mossa para uns e tranquilizou outros.

    O Árbitro

    Exibição tranquila de István Kovács. Houve um ou outro cartão amarelo que saltou com alguma facilidade do bolso, mas manteve-se longe de polémicas e não prejudicou o espetáculo. O árbitro romeno abandona Dublin com uma nota positiva.

    O Melhor
    Olhem para este homem

    Ademola Lookman. Uma exibição para a história da Liga Europa. Explosivo, inteligente e matador. Hat-trick merecido e memorável. De longe, o melhor jogador desta grande final.

    O Pior
    Por fim, uma derrota

    Tardou a chegar e isso é mérito do Bayer, mas chegou. Esta não foi, de todo, a noite dos alemães. Mais apáticos e erráticos que o costume, estiveram irreconhecíveis e mereceram perder. Ainda assim, a derrota não apaga a fantástica época de Xabi e companhia, como é lógico.

    Forma
    Atalanta
    2023/2024
    54J
    31V
    10E
    13D
    101-52G
    Bayer Leverkusen
    2023/2024
    52J
    42V
    9E
    1D
    143-42G
    Sabia que...by playmaker stats
    Aos 66 anos, Gasperini conquista o 1.º título da carreira
    Desde 1999 que uma equipa italiana não vencia a Taça UEFA/Liga Europa (Parma)
    Equipas italianas que venceram provas europeias:
    Milan
    Inter
    Juventus
    Fiorentina
    Napoli
    Sampdoria
    Parma
    Lazio
    Roma
    Atalanta
    A Atalanta é o 30.º vencedor da competição
    HISTÓRICO: Na 1.ª final europeia em que participa, a Atalanta conquista a Liga Europa
    Sondagem
    RESULTADO SONDAGEM
    ATALANTA
    EMPATE
    BAYER LEVERKUSEN

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    "Banho tático"
    2024-05-23 20h24m por BlackCat
    O Gasperini deu um verdadeiro "banho tático" ao Xabi Alonso. Com as suas marcações individuais em todo o campo, a Atalanta nunca deixou a equipa do Leverkusen funcionar e, além do mais, a inspiração de Lookman e o seu histórico "hat-trick" fizeram o resto.
    Uma vitória merecida por parte de um treinador inovador e de uma equipa que joga bom futebol e de um clube pelo qual tenho grande simpatia.
    Bola na frente e. . .
    2024-05-23 16h58m por Blueonblue
    fé em deus!

    O futebol moderno está uma seca. Correias, passes longos dos centrais para a terra de ninguém e muito egoísmo em frente à baliza quando se está cercado de adversários.

    Este jogo só tem um nome: Lookman. O resto foi uma pasmaceira. A Atalanta fez gato sapato de um Leverkusen apático, que alguém como eu se pergunta: como é possível esta equipa ter sido campeã alemã?
    Jsilva
    2024-05-23 16h41m por futebol11fc
    Entendi mal também, não tinha reparado nesse comentário xD
    Fica bem
    JS
    futebol11fc
    2024-05-23 16h30m por jsilva77
    Peço desculpa pelo facto e não foi uma farpa, foi apenas a resposta a um comentário que dizia, sobre o jogo, e passo a citar: "aborrecido, só vi até o 2º jogo e depois parei de ver. este futebol moderno não presta. " . . . isto depois de um bom jogo, com equipas com futebol positivo, momentos de bom futebol, ao nível técnico e tático, com golos fantásticos . . . o problema é ver-mos cada vez mais valorizado o futebol assente em força, velocidade, jogado na profundidade, desvaloriza...ler comentário completo »
    Jsilva
    2024-05-23 14h32m por futebol11fc
    Não percebi essa farpa do "força e corrida" quando esta secção de comentários até foi das melhorzitas do zerozero nos últimos tempos
    Atalanta
    2024-05-23 10h50m por Echelon77
    Apesar da falta de ideias e jogo meio apático deste Leverkusen, tem de se elogiar e muito a postura e tática desta Atalanta que imenso contribuiu para o rumo do jogo.
    Acabou por ser um massacre autêntico e e com um justo vencedor!
    Muitos parabéns a esta equipa e muito curioso para ver se conseguem dar mais um passito em frente agora que estarão na Champions e provavelmente haverá mais algum dinheiro para estruturar a equipa.
    Que massacre
    2024-05-23 09h33m por tcb9277
    Atalanta vence sem espinhas. O resultado não peca por excesso, julgo que 3-0 reflete bem a diferença exibicional das duas equipas neste jogo.

    A Atalanta teve mais vontade, mais energia, mais qualidade tática e individual do que o Leverkusen.

    Banalizaram a equipa que já não perdia há 51 jogos.

    O que mais me admira foi como conseguiram manter o ritmo de jogo e a agressividade durante todos os 90 minutos.
    zyxw4321
    2024-05-23 09h30m por Aleaotejano
    Exatamente.
    JS
    Antes de mais, bom jogo
    2024-05-23 08h18m por jsilva77
    Atalanta muito superior e mereceu, que grande percurso nesta LE . . . Elimina o Campeão Português, naquele que terá sido o adversário mais complicado do Sporting, para além dos dois grandes . . . Elimina o, na altura, líder da Liga Inglesa e candidato ao título e à LE, Liverpool . . . Por fim, acaba com 3 golos sem resposta ao invicto campeão alemão Leverkusen . . . Jornada incrível que acaba num grande jogo ao nível técnico e tático, muito bem . . . Há malta por aqui que não gosta ...ler comentário completo »
    Final
    2024-05-23 07h22m por fmn_69
    Como é que o Leverkusen foi campeão?
    Atalanta n deu hipóteses, e foi merecido até pelo percurso, sobretudo a vitória sobre Liverpool
    Atalanta
    2024-05-23 05h34m por moumu
    Muitos parabéns pelo maior feito da história do clube, pelo que o o clube tem feito nos ultimos anos já mereicia um titulo, pena para o Leverkussen, fica com a bundesliga.
    Final
    2024-05-23 05h03m por darkrevenge16
    Ainda estou um bocado incrédulo, este jogo era o canto do cisne para a grande época que o 'super' leverkusen fez. Nunca esperei que levassem 3 sem resposta de uma Atalanta muito bem organizada, num jogo que já se andavam a preparar há semanas. Vi o jogo todo, além do evidente banho táctico foi um bom jogo de futebol.
    2024-05-23 01h59m por futebol11fc
    Na altura do sorteio dos Oitavos tinha aqui classificado esta Atalanta como 3º adversário mais complicado para Benfica e Sporting (apenas atrás de Leverkusen e Liverpool), quando muitos falavam dos West Ham's e Brighton's, exatamente por ser muito complicado enfrentar uma equipa que joga desta forma, como ficou provado hoje.
    A verdade é que eles ainda se superaram ao que eu esperava, uma vez que "destruíram" completamente tanto Leverkusen como Liverpool (em Anfield!)
    Leverkusen
    2024-05-23 01h53m por futebol11fc
    Não se conseguiu adaptar nunca à pressão agressiva e "homem-a-homem" da Atalanta, que tem um poderio físico absolutamente incrível (cansa só de ver o que correm durante os jogos os 2 alas - Ruggeri e Zappacosta e o médio Ederson) e Xabi Alonso, talvez pela primeira vez na época, errou na escolha dos jogadores: para este jogo, com o estilo de pressão "diferente" da equipa de Bérgamo, era claramente necessário uma referência ofensiva com outro poderio físico (Schick, Iglesias ou Boniface que...ler comentário completo »
    jsilva77
    2024-05-22 23h26m por zlatan_21
    Já é sabido desde à muito tempo que irá abandonar o comando técnico da Atalanta.
    Final LE
    2024-05-22 23h24m por zlatan_21
    Ganhou quem melhor jogou e quem se preparou melhor para o desafio. Vitória sem margem de contestação da Atalanta.
    Depois ds derrota na Coppa Italia eis que à segunda final da época, conseguem ser felizes e erguem um troféu internacional.
    O Xabi Alonso preparou muito mal o jogo. Entrar sem PL para a final foi péssimo, pois a Atalanta é forte fisicamente. O Leverkusen foi inexistente.
    Tem outra final para ganhar e a temporada continua a ser inesquecível, pois só ao fim de 52(!) jogos é que perderam.
    Lindo!
    2024-05-22 23h20m por AngelEyes
    Que final! A Atalanta vulgarizou este Leverkusen (que também me pareceu bastante apático, diga-se de passagem) e quebrou-lhes a invencibilidade de 51 jogos. O Lookman entregou-nos uma das melhores exibições individuais numa final europeia. Muito contente com esta conquista da Atalanta. O Gasperini já merecia um título e tem tudo para despedir-se com uma enorme conquista, a maior do clube de Bérgamo. Agora já ninguém pode dizer que eles jogam muito, mas não ganham nada!
    Correcção Atalanta
    2024-05-22 23h05m por FutebolMaravilha1
    Ganharam mais troféus depois dessa taça nos anos 60. Foram troféus de Série B mas também conta, mesmo não sendo dos principais
    Ademola Lookman
    2024-05-22 22h38m por Shunsuke__Nakamura
    Um golo com o pé direito e dois com o pé esquerdo, que ainda por cima é o seu pé mais fraco. O melhor golo desta noite para mim foi o segundo, sem dúvida.
    Atalanta
    2024-05-22 22h30m por pedrinho_dgl
    Entre as duas melhores equipas da prova ficou bem claro qual foi a melhor. Percurso fantático da Atalanta e um troféu justo.
    É uma equipa muito bem orientada e com um nível físico anormal. Já contra o Sporting se notou que eram diferenciados neste aspeto. Pressionam muito bem e durante o jogo inteiro, e isso é chave para o seu sucesso.
    Parabéns à Atalanta, têm uma identidade muito vincada e um coletivo fortíssimo. Se mantiverem a base podem perfeitamente ganhar a Supertaça Europeia.
    Parabéns Gasperini
    2024-05-22 22h20m por Aleaotejano
    Mais que merecido. Futebol total, pressão constante e louca. Foram a única equipa que dominou o Sporting em Alvalade esta época. Fomos quem lhes deu mais trabalho nesta caminhada histórica. Eliminam Sporting, Liverpool, Marselha e 3-0 ao super Leverkusen. Incrível.

    Os próximos dias ninguém trabalha em Bergamo!!
    FL
    Han???
    2024-05-22 22h16m por fllcortez
    A minha alma está parva!!! Nunca pensei que o bayern perdesse!! A marcação a campo inteiro é tramada. E de pensar que faltou estrelinha ao Sporting para os eliminar. . . oportunidades houve e muitas. . .
    JS
    Parabéns à Atalanta
    2024-05-22 22h15m por jsilva77
    Fico contente com a vitória dos italianos. Afinal, ainda existe algum lirismo no desporto e no futebol em particular. Gasperini é um excelente treinador e já deve ter vários tubarões atentos, no entanto, penso que se vai manter na Atalanta para a próxima época, parece daqueles casamentos perfeitos.

    Quanto ao Leverkusen, nada apaga a época magnífica desta equipa e, a perder, foram logo perder uma final. Mas, como já disseram, a perder que seja para uma equipa como est...ler comentário completo »
    Benfica
    2024-05-22 22h14m por ha-ldercabral
    https://www. google. com/amp/s/ge. globo. com/google/amp/futebol/futebol -internacional/liga-dos-campeo es/noticia/2024/05/02/alemanha -e-italia-garantem-vaga-extra- na-champions-league-202425. ghtml
    Atalanta
    2024-05-22 22h12m por Tobin
    Não me surpreende. Aquilo que fez contra o Sporting deu para perceber para o que vinha.

    2 grandes equipas, ganhou a melhor hoje.
    12

    OUTRAS NOTÍCIAS

    Euro
    Antevisão
    Bélgica e Roménia defrontam-se
    O Grupo E do Euro 2024 tem sido um dos mais entusiasmantes e imprevisíveis desta edição, quando muitos esperavam um claro favorito. Este sábado, a surpreendida ...