placardpt
Sporting vence na Amadora

O brilho não foi da estrela

Chegou a tremer, numa altura em que o rival celebrava a conquista dos três pontos e a vantagem do Estrela da Amadora no marcador, mas o Sporting conseguiu a reviravolta e, assim, segurou a liderança da Liga Portugal Betclic na véspera de uma semana potencialmente decisiva.

Tal como tinha acontecido na primeira volta, a equipa da Reboleira foi competente e criou muitos problemas ao leão, mas saiu do relvado sem pontos. Não valeu a estrela habitual, que voltou a sair do campo sem golos frente a este oponente, mas sim um brilhante Francisco Trincão, que pintou as jogadas dos dois golos.

Certo é, de resto, que ninguém falará de «estrelinha», como acontecia na última vez que a equipa de Amorim liderou a tabela numa fase tão adiantada da época. Mais do que crença, o virar do marcador assentou na competência e compostura leonina, presente mesmo na ausência de algumas peças importantes.

Piso escorregadio

O Sporting viu o seu rival desperdiçar três grandes penalidades - algo amplamente festejado nos cafés em torno do Estádio José Gomes -, mas mesmo assim vencer, retirando, temporariamente, a liderança da posse do leão. Foi assim que, ainda antes do pontapé de saída num piso molhado, o Sporting ficou a saber que não havia espaço para deslizes. 

Depois desses acontecimentos alheios, o estádio encheu, com o vulto da multidão a cobrir o tricolor das bancadas molhadas. Os visitantes cobriram metade do espaço e cantavam como se em casa estivessem, mas os anfitriões também viviam a ocasião com intensidade. Isso valeu também para o interior das quatro linhas, onde a equipa da casa se colocou em vantagem ao 17º minuto de jogo.

Estrela esteve na frente do marcador @Kapta+
Leonel Bucca, na sua primeira titularidade no futebol europeu, fez também o primeiro golo com a camisola do Estrela da Amadora, no seguimento de um pontapé de canto. O Sporting até tinha entrado melhor, mas Franco Israel abordou essa bola parada de forma trágica e cedeu ao adversário uma chance de ouro, que foi desde logo aproveitada.

À boleia de Trincão

O Sporting não era estranho a dificuldades frente a este adversário, que na primeira volta criou inúmeros problemas em Alvalade. Rúben Amorim sabia que a equipa tinha de reagir rapidamente, mas que isso nunca seria fácil na ausência de peças como Pote (lesão), Coates (gastroenterite) ou Hjulmand, que começou no banco por estar a um amarelo da suspensão. O facto de o dérbi estar à espreita pesou, mas as decisões tomadas em relação ao onze só teriam sentido depois de um resultado favorável.

Prestação brilhante de Trincão na Reboleira @Kapta+
Foi isso que o leão perseguiu, e se lá chegou foi, em parte, graças aos esforços de Francisco Trincão. O esquerdino viu o seu regresso à seleção arruinado por lesão, mas regressou a tempo de ser titular e a sua presença foi sentida aos 23 minutos, quando assistiu Paulinho para o golo do empate. Um cruzamento imaculado do 17, que tinha iniciado a jogada no seu próprio meio-campo.

Houve mais uma perigosíssima bola parada do Estrela pelo meio (Israel travou Gaspar), mas, de resto, Trincão assumiu um papel principal na Amadora. Depois de um par de jogadas perigosas, o ex-Barça arrancou pela direita e só parou depois de um remate forte travado por Bruno Brígido. Nuno Santos apareceu à esquerda, para uma recarga que virou o marcador.

Tudo sob controlo

Para a segunda parte, Amorim lançou Inácio. Do outro lado, Sérgio Vieira colocou Hevertton e Régis no relvado. Esperavam-se mudanças, mas a história manteve-se semelhante, com um Sporting dominante com bola e um Estrela que, à exceção de bolas paradas, pouco criava.

Sporting voltou a ficar com os três pontos @Kapta+
A mexida no adversário favoreceu Nuno Santos, que ganhou espaço à esquerda e ficou perto de bisar ou assistir. Não o fez e quase foi castigado por isso, com Hevertton a ameaçar o empate do outro lado do campo. Trincão continuou interventivo, assim como Daniel Bragança, numa altura em que a formação da Amadora começou a tentar explorar as transições de forma mais frequente.

Até ao final, o leão manteve o destino das coisas totalmente sob o seu controlo. Manteve-se por cima, altivo, e esteve sempre mais perto de assinar o 3-1 do conforto do que de sofrer o empate. No fim, mesmo sem voltar a marcar, levou para casa uma vitória importante, sabendo que o próximo adversário será o Benfica.



U Sexta, 29 Março 2024 - 20:30
Estádio José Gomes
Fábio Veríssimo
1-2
Leonel Bucca 17'
Paulinho 23'
Nuno Santos 41'
Estádio José Gomes
Lotação9 800
Medidas105x68
Inauguração1957
FaseCampeonato
JornadaJornada 27
A Chave

Minuto 41: Trincão, que já tinha sido responsável pelo golo do empate, arrancou para a jogada que culminou com o 1-2 leonino ainda antes do intervalo.

O Árbitro

Nada a assinalar na exibição de Fábio Veríssimo.

O Melhor
Compostura do leão

Sem desespero ou ansiedade, mesmo em desvantagem no marcador numa fase determinante da temporada. Ao contrário de tempos antigos, o leão manteve a compostura e jogou normalmente, com uma notável crença de que os golos chegariam. Este Sporting não é o mesmo que se sagrou campeão em 2021 - é melhor.

O Pior
Estrela escapou ao monstro

Viktor Gyökeres fez uma exibição competente, mas o facto de não ter marcado, como já tinha acontecido na primeira volta frente a este adversário, tirou-o do caminho de um registo que só foi alcançado por Eusébio e Jardel: marcar a todos os adversários numa edição da Liga. Estrela escapou ao sueco...

Forma
Est. Amadora
2023/2024
30J
7V
8E
15D
30-46G
Sporting
2023/2024
44J
33V
6E
5D
119-43G
Sabia que...by playmaker stats
O Sporting é a 3.ª equipa com mais golos sofridos através de bola parada na Liga Betclic 2023/24:
19 Estoril Praia
17 Gil Vicente
13 Sporting
O Sporting sofreu o 4.º golo após pontapé de canto.

Golos sofridos após canto dos 5 primeiros classificados na Liga Betclic 2023/24:
4 Sporting
4 SC Braga
2 Benfica
1 Vitória SC
0 FC Porto (a única da prova sem golos sofridos)
O Estrela Amadora sofreu pela 4.ª vez 2+ golos em casa:
Sporting
Benfica
FC Arouca
SC Braga

O registo caseiro dos tricolores é de 5 vitórias, 2 empates e 7 derrotas em 14 jornadas na Reboleira.
Sporting alcançou a 6.ª vitória com reviravolta na temporada.

Com 6+ reviravoltas (todas as épocas):
2023/24
2021/22
2018/19
2007/08 (7)
1991/92 (7)
1983/84
1953/54 (8)
1951/52
1949/50
1945/46
1942/43
Sporting está invicto há 13 jogos consecutivos no campeonato.

Os leões não perdem para a Liga Betclic 2023/24 desde dezembro 2023.
Sporting vence há 9 jogos consecutivos o Estrela Amadora.

Há 18 anos que os leões vencem sempre os 'tricolores'.

Fotografias(20)

Liga Portugal Betclic: Estrela da Amadora x Sporting
Liga Portugal Betclic: Estrela da Amadora x Sporting

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
Israel
2024-03-31 10h03m por Taremisu
O meu problema com o Israel não são os ditos golos com culpas. . . Mas sim as outras ações! Lances de divisão nunca segura à primeira. . Fora dos postes é sempre uma incerteza e neste golo em específico a bola é cabeceada dentro da pequena área. . . A bola tem de ser dele independentemente de existir erro na marcação. . . Mas é a minha opinião. . .
futebol11fc
2024-03-30 16h36m por Desegunda
Quanto ao Israel concordo, mas se fosse para dar tempo para um jogador crescer porque é que não seu deu essa oportunidade ao Callai ou ao Pinto. Porque andamos a contratar segundo redes se temos qualidade vinda da academia e nem vale a pena dizer que não estavam preparados, os frangos que o Adan e o Israel não não nos faziam perder mais jogos se fosse um miúdo a sofrelos. Não esquecer o Patrício e como ele começou, por norma a este nível basta dar tempo de jogo para um jogador crescer, vai...ler comentário completo »
7
2024-03-30 15h11m por O_Pestinha666
Onde está Madeirense é Amadorense.
É erro do site onde fiz o copy.
7
2024-03-30 15h04m por O_Pestinha666
Gaspar Kialonda está na mira da Lazio de Roma. O scouting do emblema italiano está a analisar vários vídeos do jogador quer da selecção angolana como do Estrela da Amadora SAD, segundo sabe o Bola Em Campo de fonte ligada ao clube português.
O defesa central, que cumpre a sua primeira época 2022-23 no Estrela da Amadora, após ter deixado o Sagrada Esperança, é dos jogadores mais utilizados da equipa de madeirense orientada por Sergio Vieira.

7
2024-03-30 14h59m por O_Pestinha666
Eu ainda me lembro. Até te disse que o tinha acompanhado na 2 e achava que ainda era cedo e era esperar pela evolução na 1 e que tinha tudo para vingar.
Até agora estás com 100% de razão.
Jogo
2024-03-30 12h09m por O_Pestinha666
Excelente ambiente na Reboleira. Podiamos ter matado o jogo na 1ªparte para gerir melhor na 2ª.
No estádio nao me apercebi bem da dita falha do Israel. Vi em casa depois o lance e talvez pudesse ter feito um pouco melhor mas tambem safou golos quase certos.
Agora venha a prova do algodão. . . . . . .
3D
Sporting
2024-03-30 11h08m por 3dA
Feliz por ver que a equipa, tal como Amorim disse após o jogo, se mantém personalizada mesmo na adversidade. Chegámos com naturalidade ao 1-2 depois de sofrer o golo (erro primário de Israel) e a partir daí controlámos por completo, sendo que o Estrela não tem um único lance perigoso na 2ª parte. Excelente vitória num terreno complicado, contra uma equipa que abusou da agressividade.

Destaque natural para Trincão, grande jogo. Na minha opinião, a manter este nível, mere...ler comentário completo »
Isreal
2024-03-30 08h46m por pedronunes631
No lance do golo ele não tem uma má saida, ele sai exatamente para onde a bola vai o problema é o erro de marcação de quem está a marcar o Buka que deixa ele vir de trás e antecipar-se ao Israel e também fazer a recarga.

Se há coisa que não nos podemos queixar é do Israel , desde que está a jogar já fez muitas defesas entre os postes que duvido que o Adan as fizesse
SCP
2024-03-30 05h17m por moumu
Boa reviravolta, era importante para manter a estrelinha de campeão, por outro lado o SLB não parece em nada superior a este SCP que foi a jogo sem 3 peças importantes mas mesmo assim têm bastantes soluções.
Jogo
2024-03-30 00h58m por pedrinho_dgl
Resultado justo, peca por escasso. Apesar de comecar em desvantagem, nao se notou nervosismo nem ansiedade. A equipa foi bastante madura e chegou à vantagem com naturalidade. Na 2 parte o Sporting controlou o jogo por completo. Nao me lembro de ver um Sporting tão tranquilo em vantagem minima. O Estrela nao criou oportunidades na 2 parte.
Em relação a arbitragem, foi um jogo muito duro por parte do Estrela, demasiadas faltas, o árbitro devia ter mostrado mais cartões. O unico ...ler comentário completo »
Quanto aos destaques
2024-03-30 00h03m por futebol11fc
Claramente Trincao e Geny que formaram uma ala direita extremamente dinâmica e desequilibradora, Dani Bragança também com um jogo de grande qualidade, sempre com muito critério com bola e, sem ela, cresceu muito como jogador (intensidade na pressão e ocupação de espaços) e uma palavra para Viktor Gyokeres, não marcou desta, mas foi dos melhores jogos que fez a jogar nos apoios, quase como pivot, a deixar quase sempre a bola de primeira em boas condições para os colegas. Paulinho bem a a...ler comentário completo »
Exagerado
2024-03-30 00h00m por futebol11fc
As críticas a Franco Israel, faz 2 defesas que duvido muito que o Adán atual fizesse (uma a cabeceamento de Kialonda Gaspar e outra no remate que deu o canto que vai levar ao 1-0 para o Estrela), é um GR com potencial, que já revela muita qualidade entre postes, a nível de reflexos e até com os pés. Onde ainda falha, e já se tinha visto contra a Atalanta, é nas saídas da baliza, tanto a punhos como pelo chão (em que nesse jogo da Atalanta em casa, apesar do mau passe do Edu, penso que ...ler comentário completo »
Taremisu
2024-03-29 23h43m por Maxaqueen
Até considero que a posição de guarda-redes é uma prioridade na próxima temporada, mas no golo de hoje do Estrela acho exagerado carregar as culpas todas para cima do Israel.
Houve uma carambola no meio da área, ele acerta na bola e ressalta num adversário e depois aparece outro jogador do Estrela sem marcação a cabecear à vontade.
Parece-me ter havido culpas repartidas do Israel e do Diomande, que era o homem mais próximo do marcador do golo, e parece-me exageradas essas cul...ler comentário completo »
Na humildade e na luta
2024-03-29 23h36m por Buzioscp
Esta equipa pelo futebol que pratica e pela união que se lhe nota tem todas as condições para conseguir a dobradinha este ano. É na humildade e na luta jogo a jogo que poderá conseguir os seus grandes objectivos. Vamos respeitar o SLB mas não existe outra possibilidade que não ir a final da taça e ganhar em Alvalade para o campeonato. O resto é paisagem.
FL
Matheus reis
2024-03-29 23h33m por fllcortez
O matheus não tinha levado amarelo?
Vermelhissimo
2024-03-29 23h11m por Tobin
Dois penalties por assinalar a favor do Sporting, sobre o Trincão e Gyokeres.

GR são horríveis
2024-03-29 23h04m por Taremisu
É algo onde é imperial investir para o próximo ano. . . vitória mais que justa que peca por escassa. . . Dos 3 grandes foi sem margem para dúvida a equipa que mais controlou e dominou o jogo. . . O Estrela na segunda parte tem 0 remates. . . Isso diz muito do domínio e controlo que o Sporting demonstrou hoje. Bom Jogo de Trincão, boa gestão do 11 e uma menção para grande jogo do Bragança!

A nível da arbitragem existe um penalti por assinalar. . . Parece-me que a intensidade ...ler comentário completo »
Israel
2024-03-29 22h49m por Geralt
Continuem a dizer que eu não percebo nada disto .

Ele até pode vir a ser o melhor guarda redes do mundo. . . Mas neste momento não dá uma para caixa com as mãos . E quando defende larga sempre a bola .

Mas siga . 3 pontos . Valeu a nossa eficácia

OUTRAS NOTÍCIAS

Euro
Convocados
Lateral contou com um ano ao mais alto nível
Numa cerimónia realizada durante a manhã de segunda-feira, Luis De La Fuente, selecionador espanhol, revelou os pré-convocados para o Europeu 2024 que se vai ...