Ninguém tira a Grécia deste Euro, nem os Checos. Ponto final. A Grécia venceu a Rússia por 1x0, enquanto que a a República Checa venceu a Polónia por igual resultado. A Rússia passou de grande esperança a equipa eliminada, enquanto que os polacos choram o afastamento do Euro, em sua casa.
Polónia dá o palco, checos fazem a festa
Foi um jogo muito pobre em termos de espectáculo para o qual em muito contribuiu a postura defensiva de ambas as equipas, em vários períodos do jogo em Wroclaw. Valeu o golo de Jiracek, aos 72 minutos. Ele mesmo, o checo que tinha dito que a Polónia era candidata «ao título», marcou o golo que afasta os polacos da próxima fase.
A Polónia com um esquema que privilegiou o ataque apoiado, não soube aproveitar as debilidades na construção de jogo dos checos, que tinham nos seus médios ofensivos as suas melhores unidades.
Aos oito minutos, o polaco Kuba conseguiu fugir dentro da área e quando ia rematar permitiu a «mancha» a Petr Cech. Dois minutos depois foi a vez de Robert Lewandowski que teve uma grande ocasião de golo. Plasil perdeu a bola em zona proibida e o avançado do Borussia Dortmund, de pé esquerdo, atirou ao lado.
Daí em diante o jogo passou por várias fases onde se assistiu a alguns passes errados de ambos os lados. O ritmo, esse, foi caindo com o avançar dos minutos.
Polónia não volta dos balneários, checos não perdoam
Ao intervalo, os jogadores baixaram aos balneários com um nulo.
No regresso para os segundos 45 minutos, os polacos não existiram. Sem chama, sem alma, os «homens da casa» deixaram crescer os checos.
Aos 63 minutos os comandados de Michael Bílek deixaram uma ameaça aos polacos. Tomás Sivok surgiu ao segundo poste a cabecear bem perto de Tytón, mas o guarda-redes polaco estava no sítio certo. O aviso ficou cravado na baliza polaca e aos 72 minutos Petr Jirácek marcou mesmo o golo.
O polaco Murawski perdeu a bola no meio-campo, deu origem a um contra-ataque perfeito da Rep. Checa, com Baros a deixar para Jiracek que cortou para dentro e de pé direito rematou para o 1x0.
Até ao final, a Polónia ainda tentou reverter a situação, mas a República Checa fechou, e bem, os caminhos para a baliza de Cech.
O susto para a Rep. Checa chegou no último suspiro de jogo. É que os checos quase ficavam de fora do Euro com uma grande ocasião de Kuba, que um jogador checo tirou em cima da linha.
Surpresa grega em Varsóvia
A maior das surpresas aconteceu em Varsóvia, onde a Rússia caiu aos pés da Grécia. Um golo do ex-benfiquista Karagounis, no segundo minuto de compensação da primeira parte, valeu a vitória por 1x0 aos gregos, que assim seguem para os quartos-de-final.
O golo da noite que despoletou a euforia da equipa de Fernando Santos nasce de um lançamento lateral, com um defesa russo a lançar o médio grego, que atirou a valer para o fundo das redes russas.
A primeira grande ocasião foi da Grécia, com Katsouranis, ao primeiro poste, a desviar com perigo. Respondeu a Rússia, com uma excelente ocasião de Arshavin, a rematar à entrada da pequena área, com defesa de Sifakis.
A primeira parte foi dominada pelos russos, que voltaram a estar perto do golo com um remate de Kerhzakov. No entanto, a história é conhecida, com Karagounis a fazer o golo da vitória grega, aos 47 minutos, ele que falha os quartos-de-final, por castigo.
Os checos passam em primeiro, os gregos em segundo. Polónia e Rússia ficam de fora.