Adam Silver, Comissário da NBA, anunciou, esta quinta-feira, numa conferência de imprensa conjunta com Andreas Zagklis, Secretário-Geral da FIBA, que os dois organismos estão a explorar a criação de uma nova liga europeia conjunta.
Numa conferência de imprensa conjunta, onde os dois dirigentes expuseram que os dois organismos estão, oficialmente, a explorar a possibilidade de criar esta nova liga europeia, ambos foram respondendo às questões dos jornalistas presentes, levantando um pouco o véu sobre a mesma.
Adam Silver começou por referir que a resposta obtida no mercado sobre esta possibilidade de nova liga conjunta foi positiva, adicionando que isto é o resultado de conversas tidas nos últimos tempos com a FIBA sobre parcerias estratégicas. Andreas Zagklis, por sua vez, referiu que a direção da FIBA votou unanimemente em avançar com este projeto.
Nesta fase, o projeto está ainda numa fase embrionária, a ideia passa por ter uma liga composta por 16 equipas, sendo que 12 terão um lugar «permanente» e os restantes quatro lugares teriam subidas e descidas, para «respeitar o modelo europeu». Precisamente por causa desse desejo de respeitar o modelo europeu, os jogos terão 40 minutos, em vez dos habituais 48 da NBA.
Quanto a quem serão esses clubes, ambos os dirigentes não avançaram com nomes, mas adiantaram que haverá essa discussão com os clubes pela Europa no futuro próximo - a imprensa europeia adiantou a possibilidade do PSG e Manchester City entrarem no projeto.
Segundo a imprensa americana, a liga está a preferir acordos com investidores europeus, fora da esfera dos atuais 30 donos das equipas da NBA.