*com Pedro Silva
Na terceira presença europeia da curta história, o Bruno's Magpies FC desafiou o destino e, pela primeira vez, ultrapassou a 1ª pré-eliminatória da UEFA Conference League. Após derrubar o Derry City, a equipa com sede em Gibraltar vai ter pela frente o histórico FC Kobenhavn, numa epopeia difícil de imaginar aquando da sua fundação em homenagem a um Pub.
Uma ideia que partiu de Louis Perry, fundador do clube, então com apenas 18 anos que, ao saber que não tinha lugar nos clubes locais, decidiu ele mesmo mexer os cordelinhos. De forma arrojada, batizou o seu próprio projeto com o nome do bar onde mais tempo passava com os amigos e... o que parecia ser um conceito irrealista floresceu sem parar.
Com a ajuda financeira da família, o clube abriu portas, começando por ganhar calo na 2ª divisão de Gibraltar. O nome do clube inclui Magpies, alcunha do Newcastle, já que Mick Embleton, primeiro treinador do clube, era adepto do conjunto inglês e amigo próximo de Alan Shearer.
Com apenas 11 anos de história e depois da injeção de capital por parte da Chestertons - empresa imobiliária - os Magpies participam atualmente na 1ª Divisão de Gibraltar.
Na temporada passada terminaram a campanha no último lugar do pódio, posição que deu acesso as provas da UEFA, depois dos carimbos consecutivos em 2022/23 e 2023/24.
Com uma Taça de Gibraltar no currículo, o Brunos's Magpies agigantou-se diante dos irlandeses do Derry City e vai repetir nova experiência internacional, desta feita com duelo marcado para o Parken - na 2ª mão - recinto onde o gigante dinamarquês já viveu grandes glórias.
À procura de contrariar o favoritismo nórdico, a turma gibraltina parte sem temor de novo êxito e para apimentar o desafio, arranca a eliminatória junto dos seus adeptos.
Se tal for conseguindo, bebidas não devem faltar no sítio do Rochedo...
*Artigo atualizado após publicação a 3 de julho