placardpt
Portugal vence Suécia em Alvalade

Não há Cristiano, há Diogo Jota!

E ao terceiro jogo apareceram os golos! Depois dos nulos diante Espanha e França, Portugal recebeu e venceu a Suécia (3x0), no Estádio de Alvalade, seguindo na liderança do Grupo 3 da principal divisão da Liga das Nações, ao lado da seleção gaulesa.

Vitamina J

Na ausência Cristiano Ronaldo - o capitão, recorde-se, testou positivo à covid-19 e ficou de fora do último encontro de Portugal nesta paragem dos campeonatos para os compromissos das seleções - houve muito Jota, curiosamente o homem escolhido para render CR7 no tridente ofensivo, ao lado de João Félix e Bernardo.

Ao contrário dos dois últimos jogos, a equipa de Fernando Santos partia para este jogo com a clara ideia de que era favorita à vitória. Mesmo sem a sua principal referência, o conjunto português apresentava maiores argumentos, tanto do ponto de vista individual como coletivo. E isso ficou clarividente desde muito cedo.

Logo aos dois minutos, Diogo Jota protagonizou a primeira grande oportunidade e, dois minutos volvidos, William Carvalho tirou tinta ao poste da baliza à guarda de Robin Olsen. Ouviu-se um ligeiro bruaá vindo das bancadas, suficiente para matar as saudades de um futebol com público. Neste caso, foram cinco mil pessoas em Alvalade, precisamente o dobro das que marcaram presença no duelo contra a Espanha.

Os avisos estavam feitos, a predominância em termos de posse e qualidade de jogo era evidente, e o golo apareceu de forma natural pelo pé esquerdo de Bernardo Silva. A bola passou por Bruno Fernandes e Jota antes de chegar ao camisola 10 para um remate que levou a bola para o fundo da baliza sueca.

Ainda antes do apito para o intervalo, Portugal dilatou vantagem, por intermédio de Diogo Jota, muito bem assistido por João Cancelo. Tudo natural. O melhor da Suécia? Dois falhanços de Marcus Berg. Impressionante.

João Félix surgiu como falso 9 ©Kapta+

Muralha Patrício e... Jota!

Sem um único remate enquadrado com a baliza portuguesa, a Suécia apareceu mais perigosa no segundo tempo e forçou Rui Patrício a apresentar-se ao trabalho numa noite mais fresquinha em Alvalade.

O guarda-redes do Wolverhampton, até então um mero espectador do encontro, defendeu, a dois tempos, um cabeceamento de Marcus Berg, aos dois minutos da segunda parte, e depois esticou-se todo para negar o golo a Claesson. Não teve muito trabalho, mas sempre que foi chamado disse presente. Perfeito!

Não aproveitou a Suécia para reduzir a diferença, mesmo depois das alterações efetuadas no ataque, aproveitou, pois bem, Portugal para 'matar' o jogo. Mas antes disso, houve ainda tempo para um desperdicío clamoroso de João Félix no frente a frente com Olsen. 

Por fim, Diogo Jota apareceu, mais uma vez, para vestir o fato de protagonista e fechar as contas do jogo, após receber um passe delicioso de William Carvalho. Dois golos e uma assistência... para mais tarde recordar!

Com este resultado, Portugal mantém a liderança do Grupo 3, em igualdade pontual com a França, que venceu na Croácia (1x2).

Ver também



U Quarta, 14 Outubro 2020 - 19:45
Estádio José Alvalade
Srdjan Jovanovic
3-0
Bernardo Silva 21'
Diogo Jota 44' 72'
Estádio José Alvalade
Lotação50 095
Medidas105 x 68 m
Inauguração2003
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo 3
Lances Capitais
21´
GOLO Portugal!
Bernardo Silva marca
Bernardo Silva marca o seu 1º golo na prova (4 jogos)
44´
GOLO Portugal!
Diogo Jota marca
Diogo Jota marca o seu 2º golo na prova (4 jogos)
72´
GOLO Portugal!
Diogo Jota marca
Diogo Jota marca o seu 3º golo na prova (4 jogos)
A Chave

Minuto 72: Diogo Jota recebeu um passe de William, tirou vários adversários do caminho, e rematou para o terceiro da partida, o segundo da conta pessoal.

O Árbitro

Nada de muito extraordinário a apontar ao trabalho do sérvio Srdjan Jovanovic.

O Melhor
Dia de Jota

Excelente exibição de Diogo Jota! Fernando Santos confiou no jogador do Liverpool para ocupar a vaga de Cristiano Ronaldo e a resposta dificilmente poderia ter sido melhor: dois golos e uma assistência!

O Pior
Suecos de pólvora seca

Uma primeira parte completamente desinspirada do ataque da Suécia, com zero remates enquadrados com a baliza portuguesa, que complicou claramente a posição dos suecos na partida.

Forma
Portugal
2020/2021
4J
3V
1E
0D
9-1G
Suécia
2020
3J
3V
0E
0D
4-1G
Sabia que...by playmaker stats
Portugal chega aos 10 pontos no Grupo 3 da Liga A e garante a manutenção na principal divisão da UEFA Nations League.

É a primeira vez que atinge as 3 vitórias numa fase de grupos da prova
Portugal e Geórgia são as únicas seleções invictas na UEFA Nations League.

A seleção das quinas tem 7 vitórias, 3 empates, 18 golos marcados e apenas 5 sofridos
É a 2.ª vez que Fernando Santos está 4 jogos consecutivos sem sofrer golos ao comando da Seleção A portuguesa (2017 e 2020).

A melhor série da equipa das quinas são 8 jogos consecutivos sem sofrer e aconteceu há 21 anos (1999)
Portugal e Dinamarca igualam recorde da Inglaterra com o máximo de 3 jogos sem sofrer na Liga A da UEFA Nations League.
Portugal volta a igualar a Suécia em número de vitórias (7) nos confrontos entre as duas seleções.

Nos últimos 12 encontros perderam apenas uma partida e venceram seis.
Pela primeira vez em 20 partidas, Portugal conquista duas vitórias consecutivas frente à Suécia sem sofrer golos.

O máximo de jogos sem sofrer golos frente aos suecos foram 3 jogos resultado de dois empates e uma vitória
Portugal continua invicto em 2020:
> 5 jogos
> 3 vitórias
> 2 empates
> 9 golos marcados
> 1 golo sofrido
> frente a 3 equipas top-10 França (2.º), Espanha (7.º), Croácia(8.º) e Suécia (18.º)
Portugal nos últimos 365 dias realizou 8 jogos:
> 5 vitórias
> 2 empates
> 1 derrota (vs Ucrânia)
> 18 golos marcados (2,25 G/J)
> 3 golos sofridos (2 vs Ucrânia e 1 vs Croácia)
Portugal goleou pela 6.ª vez nos últimos 10 jogos.

Foi a 18.ª vitória por 3+ golos de diferença em 76 partidas de Fernando Santos, o treinador com mais jogos e a 3.ª melhor % de vitórias com 62% (-3% que Humberto Coelho que é o líder)
Diogo Jota é o 2.º jogador mais jovem de Portugal a bisar e assistir numa partida no s.XXI:
2005 C. Ronaldo (v Rússia), Alvalade (19 anos)
2007 C. Ronaldo (v Bélgica), Alvalade (22 anos)
2020 Diogo Jota (v Suécia), Alvalade (23 anos)

Fotografias(20)

UEFA Nations League: Portugal x Suécia
UEFA Nations League: Portugal x Suécia
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
PORTUGAL
EMPATE
SUÉCIA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
PauloFutre10_
2020-10-15 16h55m por MisticaEncarnada
* perto dos 100%
PauloFutre10_
2020-10-15 16h54m por MisticaEncarnada
Com uma eficácia perto dos 100 o resultado teria ficado em 6-3 ou 7-3 ou 7-4 por isso a diferença também não era muita. Agora, os "ses" são importantes não no imediato, porque no imediato o que conta é ganhar, mas para os próximos jogos é importante. . . se fosse contra uma França ou uma Alemanha, ou um Brasil, Argentina, etc, com avançados de classe exactamente nos mesmos sítios onde estavam os jogadores da Suécia, provavelmente teríamos sofrido pelo menos 2 golos e essas situações têm de se precaver.
Gprof_isBack
2020-10-15 16h04m por MisticaEncarnada
Subscrevo, faltou esse e faltaram outros de certeza!
Portugal - Suécia
2020-10-15 15h32m por MisticaEncarnada
Foi uma agradável surpresa este jogo, embora não tenha gostado muito dos médios. A defesa este exposta algumas vezes e julgo que isso se deveu, em parte, a falhas no meio campo e alguma falta de velocidade. Gostava de ter visto um médio mais rápido, assim como era por exemplo o Maniche, a ligar melhor o meio campo com o sector mais ofensivo.
Individualmente não gostei muito da exibição do Félix mas ele não é jogador para jogar ao meio e muito menos recuado onde se viu algumas vez...ler comentário completo »
RSoares66
2020-10-15 14h00m por Bracara_Avgvsta
Eu disse "Depende sim da abordagem do treinador. "
Só por eu gostar de ver a seleção jogar assim já sou fanático ? Todos os dias aprendemos algo novo . . .

"foram jogos completamente diferentes. No primeiro tivemos uma equipa a meter os 10 jogadores que tinha lá atrás a fechar a baliza. Um ataque móvel aí não faria qualquer sentido. "
Não faz sentido se a equipa adversaria fechar bem os espaços. O segundo golo foi na entrada da área da suécia onde nenhum jogado...ler comentário completo »
HA
Brettes1965
2020-10-15 13h41m por Halibut
Já outro dia falei do Covid e não percebia como havendo um jogador contaminado que esteve em contacto com todos os outros, um fica em isolamento e os outros vão a jogo. . . Ok, fazem-se testes diários, mas por exemplo o Ronaldo no jogo contra a França já devia estar com o Virus e depois fez outra vez testes e apareceu positivo, o Virus podia estar ainda em incubação, isto passa-se com os restantes jogadores que estiveram em contacto com ele, quer Portugueses assim como Franceses, quem ga...ler comentário completo »
bludouro
2020-10-15 12h37m por Chama_Gloriosa
Li o texto sim. Achei chocante o que me contaste, principalmente sobre 1/5 das crianças não saberem quem é o pai biológico(se não estou em erro).
É triste saber que outros seres humanos sofrem apesar de viverem num país rico, mas muito desigual. É curioso que o tal internauta arrogante não me respondeu desde então. . . o que se terá passado?
RSoares66
2020-10-15 12h02m por Bracara_Avgvsta
"Mas ainda não respondeste à minha pergunta: que treinador do mundo seria selecionador nacional e sentaria o Ronaldo no banco?" Nenhum! O Cristiano Ronaldo é um jogador móvel ou prefere chutar, fintar e esperar pelos cruzamentos ?
Depende sim da abordagem do treinador. Ronaldo é melhor contra Espanha, França, Alemanha por razões obvias.

"Não criamos mais perigo propriamente do que aquele que criaríamos em qualquer outro Portugal - Suécia. Vencemos com naturalidade por...ler comentário completo »
bludouro
2020-10-15 12h00m por Chama_Gloriosa
Ontem tínhamos conversado sobre os adeptos Ingleses. . .
Parece que o Karma funciona de formas um bocadinho estranhas:
Portugal 3 vs 0 Suécia (sem CR7)
Inglaterra 0 vs 1 Dinamarca
HA
Seleção
2020-10-15 11h44m por Halibut
Até me esqueci de Trincao!! Outro grande talento, são tantos.
HA
Seleção
2020-10-15 11h42m por Halibut
Nas alas temos muitos e bons jogadores. . . Não me lembro de haver tantas opções com esta qualidade.

Atualmente na Selecção A.

Rafa, Jota, Bernardo, Ronaldo (Jota também a 2º avançado, Bernardo a médio ofensivo e Ronaldo a ponta de lança). . .

Ainda podemos convocar: Guedes, Gelson, Pedro Neto, Podence, Jovane, Ivan Cavaleiro, Rony Lopes. . . . . . . ainda com vários miúdos que podem vir a aparecer como Jota, Fábio Vieira, Joelson et...ler comentário completo »
HA
ReturnoftheEagl e
2020-10-15 11h30m por Halibut
Concordo contigo na integra, também já tinha dito o mesmo.

Félix é muito bom jogador como 2º avançado, e se jogar com Danilo/William ainda se pode mostrar mais, porque o meio campo com estes dois defensivamente fica mais equilibrado, não tem tanta qualidade nas transições mas defensivamente cumpre, o Bruno Fernandes completa bem o meio campo porque é um todo o terreno, defende e ataca o jogo todo, coisa que o Félix não faz e acho que não são características dele, também a...ler comentário completo »
tcb9277
2020-10-15 10h45m por zlatan_21
O próprio CR já disse que o Mundial'2022 será o último evento onde ele representará a Seleção Nacional.
kropotkin
2020-10-15 10h43m por zlatan_21
Neste momento, para mim, o João Félix não tem lugar no 11 inicial.
O Diogo Jota está em muito melhor forma do que ele.
tcb9277
2020-10-15 10h40m por MisticaEncarnada
Vamos ver. . . ele é um tipo orgulhoso, também não deve querer acabar muito tarde se isso significar acabar a carreira com 15 golos por época. Não me parece que queira jogar até ao ponto de ser suplente e terminar a carreira de modo mais "apagado".
Se manter os números, que já se percebeu que para ele são muito importantes, até aos 37/38 anos é possível que termine lá para os 39 se não tiver lesões graves.
ReturnoftheEagl e
2020-10-15 10h37m por cramos
Nisso concordo, mas estamos a falar no momento atual. O kropotkin (e outros) não convocaria o Felix tendo ele as suas razões (bem compreensiveis). Eu convocaria-o porque vi muitas coisas boas nele (e ainda vejo algumas no A. Madrid) e espero poder vê-las na nossa seleção. Também tenho grandes esperanças nesse miudo.

O futuro do rapaz não está em questão, está sim a sua capacidade de trazer algo à seleção neste momento.
CR7 até aos 40 anos?
2020-10-15 10h10m por tcb9277
Acredito que possa perfeitamente continuar a jogar até essa idade.

E também acredito que continue a ser bastante útil na Seleção Nacional, porque não temos melhor matador que ele quando precisamos de golos.

A questão é saber se ele estaria disposto a permanecer na Seleção até ao ponto de ter estatuto de suplente que entrava para resolver os jogos…

Qualidade para isso ele teria com certeza, mas em termos mentais não acredito que ele se motivasse da...ler comentário completo »
kropotkin
2020-10-15 09h06m por cramos
Não sei se podemos chamar o Felix barrete. Não corresponde ao valor pago por ele, nisso não tenho dúvidas, mas se tivesse custado 40M provavelmente não levava tantas em cima. Para mim o barrete vem claramente dos 120M.

Vi alguns jogos do A. Madrid e o rapaz até joga bem, tentando puxar a equipa para a frente, e isto no campeonato espanhól, que não é qualquer um. Tenho a certeza que pode enquadrar bem na seleção (que é o que me interessa realmente) e jogar bem desde que e...ler comentário completo »
cramos
2020-10-15 08h50m por kropotkin
Se o futebol não fosse uma encenação com pouco desporto e muitas influências, o João Félix não tinha lugar nem no banco. É um jogador igual a muitos outros que andam por aí. Pode vir a tornar-se num excelente avançado no futuro, pode ganhar 10 bolas de ouro ou ocupar na história um estatuto superior ao do Maradona e outros, mas hoje, em Outubro de 2020, é apenas um grande barrete.

Em relação ao Cristiano Ronaldo, concordo contigo. Não sei se por culpa própria ou pelo que...ler comentário completo »
kropotkin
2020-10-15 08h39m por cramos
No banco. A meu ver Felix deveria jogar na mesma posição de Bruno Fernandes, e pessoalmente prefiro este último. Porque não rodar os dois quando se joga 3 jogos em 7-8 dias por exemplo, ou um substituindo o outro durante o jogo.

Considero o Felix um bom jogador que poderá dar muito à nossa seleção, mas nunca como extremo ou último homem lá na frente. Os 120M pesam-lhe cas costas e parece que tem de ser sempre titular, o que não é o caso. Tem de ser apenas mais um que pode...ler comentário completo »
WA
FIFAforever_ret urns2
2020-10-15 08h18m por wamaral
Hm, por isso é que o Maradona veio com aquela de Xupa e sigue xupando. Era ossos de frango.
Quanto ao Felix, a comparar suas capacidades com outros convocáveis, tem lugar no banco para jogar uns minutos e até pode jogar a titular em provas menores como esta para ganhar calo porque ninguém morre se nao ganharmos isto, e podia-se aproveitar para tentar enfiar mais um ou outro jogador mais jovem.
Para já, é aproveitar o Jota que para além da qualidade está numa fase em que a s...ler comentário completo »
Portugal
2020-10-15 08h00m por Bracara_Avgvsta
Como tinha dito anteriormente, Portugal joga melhor sem Ronaldo. Vitoria mais que merecida! Em termos defensivo não estivemos assim tão bem. Muita gente critica o William Carvalho mas é um grande jogador.
zlatan_21
2020-10-15 06h41m por kropotkin
E onde é que o Fernando Santos vai colocar o Félix?
Halibut
2020-10-15 06h33m por zlatan_21
Uma exelente opção para a Seleção nos próximos jogos.
CR já se sabe e é normal que não tenha a explosão, velocidades e resistência física como de à 4/5 anos, por isso, seria sensato que ele jogasse na posição 9 e aproveitar o facto de o Diogo Jota estar já um senhor jogador para jogar na ala.
Markes88 (Félix/JVP)
2020-10-15 06h26m por kropotkin
Não concordo nada com o a tua comparação do Félix com o João Vieira Pinto. O Félix com o Ronaldo joga mal, sem ele joga pior, a 9 não se adapta, a extremo não tem velocidade, mais atrás desaparece, . . . já o JVP jogava bem em qualquer lado e não precisava de desculpas. Lembro-me bem da última época que fez no Benfica, era o único jogador de qualidade no plantel e nem por isso deixava de fazer boas exibições. O João Félix até pode tornar-se num bom jogador no futuro, mas para já não pa...ler comentário completo »

OUTRAS NOTÍCIAS

Basquetebol
Mavericks derrotados em casa
1, 2, 3,...aí está mais uma vitória dos Boston Celtics. de Neemias Queta, que, nesta madrugada de quarta para quinta-feira, venceu na visita ao reduto dos Dallas Mavericks por ...