betano
    FC Porto eliminou o Nacional da Taça de Portugal

    Não ganharam para o susto

    2021/01/12 20:46

    Esteve muito perto de haver Taça na Choupana. O FC Porto teve de se esforçar para bater um Nacional atrevido e que esteve na liderança durante muito tempo. A expulsão de Rui Correia acabou por condicionar os insulares, que jogaram grande parte da segunda parte com menos um jogador. 

    Evanilson salvou o dragão bem perto do fim, Oliveira e Taremi confirmaram uma vitória (2x4) bem sofrida, que podia ter deitado por terra a defesa da Taça de Portugal. Rochéz e Riascos marcaram para os insulares.

    Opções responderam à oportunidade

    O estado do relvado, o clássico em três dias e a habitual gestão a que Taça convida. Motivos de preocupação não faltaram a Sérgio Conceição na preparação para a partida. Foi quase de forma natural que o técnico apresentou mais de metade da equipa alterada, em relação à última vitória no campeonato. Mais surpreendente foi a permanência de Corona, talvez o portista mais influente, ele que tinha saído queixoso desse mesmo jogo.

    Ainda que com as alterações, intensidade foi algo que não faltou a um Dragão com pressa de resolver a eliminatória. E quando se fala deste FC Porto, essa intensidade é uma característica muito distintiva e esteve presente logo ao apito inicial, com uma pressão em todo o terreno. Bem cientes da intenção do Nacional em ter bola e sair a jogar de forma construída, os visitante iam, à vez, obrigando o adversário a abdicar dessas ideias. 

    Luis Díaz materializou o domínio em golos ©Catarina Morais / Kapta +
    Luis Díaz, uma das caras novas no onze e desequilibrador do costume, começou por aparecer no jogo desde bem cedo. Com a ala, praticamente, à sua mercê, devido à incapacidade (ou instrução) de Sarr subir no terreno, o colombiano correu e dançou até que... marcou. Numa altura em que o Dragão vivia um bom momento, Nanu encontrou o camisola 7 no outro flanco, que voltou a trocar as voltas a Rúben Freitas e rematou em arco para o primeiro, aos 22 minutos.

    Ao Nacional tinha faltado algum atrevimento nas outras partidas frente aos grandes e não foi por falta de executantes de qualidade. Frente ao Sporting tinha ficado a incapacidade de aparecer em zonas perigosas, mas Riascos tratou de mudar isso. Partiu para cima de Sarr e encontrou Rochéz na área, que, com uma simulação de corpo, tirou Pepe do caminho e atirou a responder da melhor forma, no primeiro remate à baliza.

    Na teoria, o mais difícil estava feito para o Nacional, que conseguiu aguentar o primeiro murro, mas os dragões foram capazes de reagir bem e voltar a assumir um domínio ainda mais consequente e perigoso. A diferença foi que Leite e Díaz (outra vez ele) não conseguiram acertar enquadrado. 

    E tudo o cartão levou...

    O momento que marca o jogo ©Catarina Morais / Kapta +
    O recomeço voltou a trazer um FC Porto mais forte e com olhos na baliza adversária. Mais velocidade nos processos e chegada à área, só que, mais uma vez, com pouco critério. Intenção não faltava, é certo, a mesma de resolver rápido, mas sem acerto. E a velha máxima do futebol, aquela que acerta muitas vezes, voltou a fazer estragos. 

    Não marcou o dragão, aproveitou o Nacional. Gorré partiu para cima de Pepe e virou tudo para Riascos, solto de marcação. O colombiano, habituado a marcar na Taça, encheu o pé de intenção e rematou para o segundo dos insulares.

    Aos 62', o momento que marca o jogo. Toni Martínez cai numa disputa com Rui Correia e, ainda que tenha havido contacto, ficou a ideia que a carga foi legal. António Nobre assim não entendeu e expulsou o central dos insulares, por acumulação de amarelos. Na situação, o VAR nada podia fazer, por não ter sido direto. 

    Se as diferenças já eram muitas, com um a menos, ainda mais acentuadas ficaram. Sérgio Conceição arriscou tudo para continuar a caminhar na Taça e até tirou um central para ir atrás do golo. Com a avalanche normal nestas situações, os insulares ainda aguentaram até perto do fim, mas um FC Porto já sem tática, com três avançados na frente, viu Evanilson rematar para o empate no primeiro toque na bola. Antes do fim, oportunidade para mais um lance polémico, desta vez com a queda de Taremi. Pareciam haver razões para assinalar, mas Nobre nada assinalou.

    Ao primeiro toque e ao cair do pano ©Catarina Morais / Kapta +
    Não é justo comparar o que as duas equipas conseguiram fazer no prolongamento, até porque acabou por acontecer o esperado. Muito mais azul num conjunto de camisolas alvinegras entregues à sua própria área. A defesa do Nacional apenas conseguiu atrasar um golo que chegou no fim da primeira das duas partes. Sérgio Oliveira apareceu na área, numa desatenção, e rematou para o terceiro. 

    Até ao fim, mais um golo portista, com Taremi a fazer o quarto e Thill a desperdiçar uma grande penalidade mesmo em cima do apito final. Vitória para o FC Porto, pelo que fez, a carimbar a presença na próxima ronda da Taça.



    U Terça, 12 Janeiro 2021 - 18:00
    Estádio da Madeira
    António Nobre
    2-4
    a.p.
    Bryan Róchez 25'
    Brayan Riascos 62'
    Luis Díaz 22'
    Evanilson 88'
    Sérgio Oliveira 101'
    Mehdi Taremi 115'
    Estádio da Madeira
    Estádio da Madeira
    Portugal
    Choupana - Funchal
    Lotação5 200
    Medidas105 x 68
    Inauguração1998
    FaseOitavos-de-Final
    Lances Capitais
    Sérgio Oliveira bate o canto e a bola vai à barra! Que oportunidade para os visitantes!
    22´
    GOLO FC Porto!
    Luis Díaz marca
    Luis Díaz marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    25´
    GOLO Nacional!
    Bryan Róchez marca
    Bryan Róchez marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    30´
    Diogo Leite (FC Porto) atira ao ferro!!! Que grande momento!!!
    62´
    GOLO Nacional!
    Brayan Riascos marca
    Brayan Riascos marca o seu 5º golo na prova (3 jogos)
    88´
    GOLO FC Porto!
    Evanilson marca
    Evanilson marca o seu 1º golo na prova (2 jogos)
    101´
    GOLO FC Porto!
    Sérgio Oliveira marca
    Sérgio Oliveira marca o seu 1º golo na prova (3 jogos)
    115´
    GOLO FC Porto!
    Mehdi Taremi marca
    Mehdi Taremi marca o seu 3º golo na prova (3 jogos)
    119´
    Vincent Thill (Nacional) falha a grande penalidade!
    A Chave

    Minuto 65: Rui Correia vê o segundo amarelo e é expulso, deixando o Nacional reduzido a dez elementos, numa altura em que liderava o marcador

    O Árbitro

    Arbitragem muito negativa de António Nobre. O árbitro errou várias vezes, todas elas em decisões fulcrais. Primeiro na expulsão ao Nacional, em que parece não haver razão para falta, depois num lance em que Taremi parece ser derrubado em falta. Jogo para esquecer. 

    O Melhor
    Emoção até ao fim

    Apesar de todas as circunstâncias à volta do jogo (e dentro também), Nacional e FC Porto foram capazes de disputar um bom jogo de futebol, com oportunidades, defesas, bons momentos... em campo. Das três equipas, alvinegros e azuis e brancos foram os grandes destaques do fim de tarde na Choupana. 

    O Pior
    Festa manchada

    Tinha tudo para ser uma boa representação da festa da Taça de Portugal, mas os lances polémicos de António Nobre começaram a festa, mas dos bancos. Muitos protestos de ambos os lados, representantes de cada banco pegados uns com os outros e, no geral, tudo muito feio fora de campo.

    Forma
    Nacional
    2020/2021
    15J
    5V
    4E
    6D
    19-22G
    FC Porto
    2020/2021
    24J
    19V
    2E
    3D
    57-23G
    Sabia que...by playmaker stats
    2.º jogo consecutivo do FC Porto a marcar 4 golos
    4.º jogo consecutivo em que o FC Porto marca 3 + golos
    10.º jogo consecutivo em que o FC Porto marca 2 + golos
    16.º jogo consecutivo do FC Porto sem perder
    Mais de 8 anos de depois, o Nacional volta a perder em casa na Taça: curiosamente, a última vitória tinha sido frente ao FC Porto, em novembro de 2012
    8.ª vitória consecutiva do FC Porto frente ao Nacional
    Na Taça Portugal, o último guarda-redes do FC Porto a defender um penalti tinha sido Helton, frente ao Boavista, em 2015/16
    Desde 2018/19 que um guarda-redes do FC Porto não defendia uma grande penalidade: Casillas, frente ao Lokomotiv, na Champions
    FC Porto volta a eliminar o Nacional na Choupana: é a 3.ª vez que acontece, em 3 eliminatórias
    FC Porto nos quartos de final da Taça pela 4.ª época consecutiva: nas 3 últimas chegou sempre, pelo menos, às meias-finais da prova
    Última vez que o FC Porto foi a prolongamento na Taça de Portugal: frente ao Sporting, na final da prova, em 2018/19

    Fotografias(45)

    Taça de Portugal: Nacional x FC Porto
    Taça de Portugal: Nacional x FC Porto
    Sondagem

    RESULTADO SONDAGEM

    NACIONAL
    EMPATE
    FC PORTO

    Comentários

    Gostaria de comentar? Basta registar-se!
    motivo:
    MA
    CarracaFCP
    2021-01-13 18h14m por Markes88
    É justo. Ver se abstenho sim. . . . desculpa a trapalhada. . .
    MA
    CarracaFCP
    2021-01-13 17h25m por Markes88
    Quem eu vi fazer o gesto para ir ao chão foram o preparador físico Eduardo Oliveira e o treinador de GR Diamantino.

    Não tenho imagens disponíveis, mas foi o jogo da supertaça frente ao Benfica, depois de estarem a ganhar. . .

    Quando pedem para eles irem ao chão, é estar atento aos jogos porque sem público dá para ouvir por vezes, e isso não foi exclusivo a esse jogo. . . .

    Eu não estou a inventar nada, mas sem provas concretas percebo que pelo menos aqui é dificil de poder indicar mais do que isto. . . .
    MA
    francisquinho34 2
    2021-01-13 16h59m por Markes88
    Isso do Artur também é condenável claro. . . . normalmente os treinadores optam pelo GR porque implica que o jogo pare mesmo por ser, precisamente, o GR. . . . .

    Mas aí acontece mais nas equipas pequenas, equipas à Lito Vidigal Petit etc. . . . se acontece num jogo de um Grande, é porque o adversário é outro Grande ou o Braga, e um deles está a ganhar. . . . e não que isto sirva de justificação, é como é nestes casos, qualquer equipa a ganhar tende a perder mais tempo, e ...ler comentário completo »
    MA
    CarracaFCP
    2021-01-13 16h36m por Markes88
    Levado a sério? Então diz-me lá se uma equipa tecnica pode ser levada a sério quando pede aos seus jogadores para se mandaram para o chão? Há imagens disso, e com a pandemia dá para perceber totalmente o que pedem aos jogadores. Até o gesto do ir ao chão com as mãos faziam. . . .

    Ter-me lembrado dessa frase que escrevi tem tudo a ver com o registo do banco do Fcp, relacionar um piscineiro com o que pedem aos jogadores, porque ele já o fazia no Rio Ave. . . . .

    ...ler comentário completo »
    MA
    franscisquinho3 42
    2021-01-13 16h09m por Markes88
    Aí dou-te razão. Há o bom e o mau dos jogadores sempre. . . . O Taremi finaliza bem e apesar de mergulhador, nos Grandes, dadas as circunstâncias de protecção do clube Grande pelos árbitros, dá muito jeito ter esse tipo de jogador, para mal dos clubes pequenos. . . .

    Eu entendo o porquê de falarem geralmente no Jonas e no Cervi porque ganhavam muitas faltas que eram piscinas, mas raras vezes, pelo menos no caso do Jonas, Cervi não me lembro, ganharam penaltis, que acab...ler comentário completo »
    MA
    CarracaFCP
    2021-01-13 16h02m por Markes88
    Mas todas essas cartilhas são verdadeiras. É preciso ser do Benfica ou do Scp para perceber que Otávio é um fiteiro (já no empréstimo ao Vitória o era, no Fcp teve é de aprender a defender mais. . . ), que o Pepe além de fiteiro esbracejador já teve muitas paragens cerebrais à assassino (as no Real Madrid então valeram-lhe suspensões) e idem aspas para o Felipe, mesmo que esse fosse em muito menor escala que o Pepe? O que não faltam é aqui adeptos que ao longo dos anos constataram isso, de ...ler comentário completo »
    MA
    *
    2021-01-13 15h42m por Markes88
    Aliás, 32 penaltis convertidos, 4 falhados em 5 épocas.

    https://www. transfermarkt. pt/jonas/elfmetertore/spieler/ 50143
    MA
    francisquinho34 2
    2021-01-13 15h37m por Markes88
    O Jonas dispôs de 25 penaltis pelo Benfica no total de competições (ver no transfermarket), marcou 22 vezes em 5 épocas. Foi ele que sofreu todos? Não.

    Queres comparar os números? O Jonas, em 183 jogos, 8 penaltis sofridos.

    Queres comparar com o Taremi? Eu até dou de barato que o Jonas por vezes se atirava, mas não esteve em tantos lances, por comparação, com o Taremi em duas épocas, que em Rio Ave e Fcp se não igualou, anda muito perto e há-de bater esta...ler comentário completo »
    Quem acredita
    2021-01-13 15h04m por wutangclan
    Em marco pina so pode ser anti. Este marco pina foi colocado na cmtv por um clube e esta aí a defender interesses de um clube.
    MA
    Taremi
    2021-01-13 15h02m por Markes88
    Não vai acontecer, mas com tanto mergulho vamos lá acreditar que começa a levar amarelos por simulação para aprender que o futebol é possível meter a mão nas costas do adversário, na Inglaterra e outros países até se riam com as palhaçadas deste artista, ele parece levar um golpe de kung fu a cada vez que vai ao chão. . . .

    Só com amarelos em cima é que começa a jogar limpo. E muitos mais ficam por mostrar ao banco portista com os incentivos a dizerem aos jogadores para irem ...ler comentário completo »
    BLA BLA BLA
    2021-01-13 14h57m por PORTO__INVICTUS
    Tanto paleio, tant letra, e ainda não estamos em 1'. . .

    Agora imaginem quando isso acontecer. . 😂

    Ainda só estamos a meio de Janeiro, caaaalma. . :)
    Não ia dizer nada mas. . . .
    2021-01-13 14h57m por OLobomau
    Gosto de ver a ginástica mental para justificar alguns lances. Aprende-se todos os dias.
    A verdade é que o que aconteceu ontem é culpa da falta de qualidade da arbitragem portuguesa.
    Não há critérios nenhuns, a começar pelo disciplinar. E isso afecta todos. Umas vezes prejudica, outras vezes beneficia. Umas vezes levas amarelo por um lance, a seguir num lance idêntico já não há amarelo. É uma lotaria.
    Em relação ao VAR é o costume. Não intervém quando tem de in...ler comentário completo »
    Azia
    2021-01-13 14h54m por moreno07
    Ontem fomos beneficiados na expulsão do jogador do nacional, que para min não era (não tenho palas)
    No entanto não foi assinalado penalti sobre o taremi (pra min também não era penalti) e ainda tivemos um penalti contra mesmo a acabar. . Como fomos assim tão beneficiados então?
    Percebo que haja 1 milhão de sportinguistas e adeptos do benfas na notícia até porque os próximos 2 jogos são contra eles, por isso normal. . E se acham que o benfas e o sporting não tem sido beneficiado...ler comentário completo »
    franscisquinho3 42
    2021-01-13 14h45m por Romagnoli___30
    Mentiroso?
    Então acabaste de me dar razão (ainda falta aí outros meios de comunicação também).
    No cômputo geral de todas as opiniões o Porto foi beneficiado.
    Mas como disse já anteriormente, qualquer portista que veja futebol como é e sem clubite admite que foi beneficiado ontem.
    E com isto termino este assunto porque já se estendeu por demasiado.
    Concluindo. . .
    2021-01-13 14h36m por AcaroInformatico
    Nossa Senhora deve ser escrito com letra maiúscula. . .

    Os FCP's nunca vêm um lance em que sejam beneficiados. . . e quando se aproximam de admitir esse beneficio, vêm logo com a história da carrochinha que tanto adoram. . .

    - Somos Porto, somos nós contra o mundo.
    - Somos sempre prejudicados e os outros são mais beneficiados do que nós
    - Se isto é beneficio é porque merecemos
    - O SLB ontem teve 50 penaltis a favor que não eram e 50 penal...ler comentário completo »
    Romagnoli___30
    2021-01-13 14h31m por Romagnoli___30
    O que eu quis foi basicamente recolher várias opiniões de diferentes orgãos de comunicação relacionados com o futebol para poder ter uma opinião mais generalizada sobre os lances de ontem e que no final deu para se perceber que o Porto foi beneficiado.
    Mas isso até os próprios portistas admitem, pelo menos aqueles que olham para o futebol abstendo-se de clubismos.
    carraça
    2021-01-13 14h31m por Devespensar
    agente ja sabe que gostas de ganhar não interessa como. importa é ganhar. podem estar a espetar fatos e regras na vossa cara, que vão dizer «ele é do benfica»
    ver a bola. . .
    2021-01-13 14h29m por AcaroInformatico
    Ver a bola com óculos azuis. . . é o passatempo preferido dos FCP's! Mas isto já assim é desde os tempos da Nossa senhora. . .

    Nos anos 90, havia um comentador chamado Poncio Monteiro, que infelizmente já faleceu, que dizia analisando um lance nítido de falta na área do FCP. . .

    "Penalti. . . ?!? Estão a ver algum penalti. . . ?!? O árbitro por acaso marcou para que seja penalti. . . ?!?"

    Alguns anos mais tarde. . . temos o Aníbal Pinto a argu...ler comentário completo »
    Heimdallr
    2021-01-13 14h16m por MisticaEncarnada
    Isso acontece com todos os clubes, principalmente os de maior expressão.
    Mas toda a gente tem direito a ter opinião
    Entreguem a taça aos meninos
    2021-01-13 14h12m por Heimdallr
    Porque eles não se calam. . .

    É uma coisa impressionante, mas que já tinha reparado há muito tempo. Os portistas neste espaço acham que sabem mais de futebol e das leis de jogo, que todos os outros juntos. Não aceitam uma opinião contrária à deles e, atacam em grupo aqueles que não concordam com eles - até chegam a atacar outros portistas -, há insultos e tentativas de rebaixar outras pessoas, apenas e só por não concordarem com a cartilha azul e branca. Quem anda por aqu...ler comentário completo »
    SO
    . . .
    2021-01-13 13h39m por SomosPorto1989
    "Espero sinceramente que as direcções de Benfica e Sporting comecem a falar, porque estas arbitragens já enjoam. "

    Que bonito, tão amiguinhos que são agora. Têm sido beneficiados mas basta o Porto ter um jogo em que é beneficiado e acham que têm lata para vir falar. Ainda hoje choram o lance do Zaidu e ontem o gajo do Nacional é expulso por uma falta idêntica mas é curioso como no primeiro a opinião dos jornais era unânime que foi bem ajuizado agora já é um argumento válido, ...ler comentário completo »
    LAMACHA
    2021-01-13 12h34m por MisticaEncarnada
    Por acaso penso que gostam de jogar contra nós, já sabem que ganham. . .
    LAMACHA
    2021-01-13 11h47m por MisticaEncarnada
    Mas por acaso o Benfica ou o Porto já estão na final ou nas meias finais para jogarem um contra o outro?
    Esta malta que dá tudo por garantido. . . também achávamos todos que nas meias finais estariam Sp. Braga, Sporting, Benfica e Porto. Um já caiu, vamos ver se não cai mais alguém.
    Tenho noção de que o Porto é favorito mas primeiro deixem-nos jogar os jogos que faltam
    Jornalismo subserviente
    2021-01-13 11h47m por johnmartin
    Toda a crítica é unanime. . . pelo que li. . . só este jornalista, na sua tese crítica, é muito simpático, com o F. C. Porto, tem que ser, senão como sobrevivia este site nortenho, da publicidade e da fúria do serginho. . . . . portem se bem, meninos do Norte
    JOGO
    2021-01-13 10h16m por orgulhovermelho
    O que dizer? Mais um jogo, mais uma arbitragem escandalosa, ninguém faz nada. Expulsão inventada, golo irregular com braço do Taremi na jogada. Já no prolongamento o Zaidu faz uma falta para 2º amarelo e o árbitro mandou jogar. Não fosse isso seriam eliminados da taça de Portugal. Espero sinceramente que as direcções de Benfica e Sporting comecem a falar, porque estas arbitragens já enjoam. E assim continua a equipa com mais penaltis na Europa.

    OUTRAS NOTÍCIAS

    ANDEBOL | Portugal defronta o Brasil no Mundial 2025
    Andebol
    Segundo jogo da fase de grupos
    Não há tempo a perder. Depois da vitória tranquila diante dos Estados Unidos da América, Portugal volta a entrar em ação no Mundial 2025, mas agora diante do ...