placardpt
Cristiano Ronaldo foi decisivo

Não era preciso sofrer tanto, mas está cumprido

Depois do balde de água fria que foi a estreia contra o México, Portugal fez o que tinha de fazer no segundo jogo e venceu, sem convencer. Um golo cedo, uma exibição que a espaços foi muito positiva e três pontos que colocam a seleção lusa com um pé nas meias-finais.

Portugal mostrou ser muito melhor que a Rússia. Teve oportunidades para transformar esta vitória em algo mais claro, mas acabou a sofrer atrás e com William Carvalho, Danilo Pereira, Bruno Alves e Pepe a defender. CR7 voltou a ser decisivo e mesmo sem ter sido brilhante, Portugal teve em Akinfeev o maior obstáculo a uma possível goleada. A Rússia tem vontade, tem organização, mas não tem arte para muito mais.

Marcar cedo sem dar continuidade

Bruno Alves jogou no lugar de Fonte ©Getty / Francois Nel
A superioridade portuguesa foi evidente desde o primeiro minuto. Com Bernardo Silva sempre a procurar a bola e os desequilíbrios, o golo de Portugal chegou cedo. O jogador do Manchester City furou da direita para o meio, abriu em Guerreiro que se redimiu do erro frente ao México com um cruzamento perfeito para o golo de Cristiano Ronaldo de cabeça.

Era o início ideal para uma equipa que tinha de provar que é realmente uma das favoritas à conquista desta prova. A equipa estava confiante, trocava bem a bola e aproveitava a exibição sempre em crescendo de André Gomes. Ainda assim, faltavam as oportunidades. Só perto do fim da primeira parte Cristiano Ronaldo voltava a ameaçar o golo, perdendo o duelo para o inspirado Akinfeev.  

A Rússia tinha aversão a ter bola. Preferia entregar todo o controlo a Portugal tentado explorar (sem sucesso) as transições rápidas. Falta capacidade criativa aos russos e se contra a Nova Zelândia isso acabou por não se notar, contra Portugal isso foi gritante. Mesmo quando a equipa portuguesa caiu na sua exibição, no final da primeira parte, a equipa anfitriã não conseguiu criar perigo. 

Akinfeev adiou festejos e deu esperança

©Getty / Francois Nel
Percebeu-se que Portugal entrou com vontade de decidir o jogo rapidamente, mas teve de enfrentar um guarda-redes russo muito inspirado. Primeiro foi André Silva e depois foi Cristiano Ronaldo a verem o guardião brilhar e negar um segundo golo que parecia estar iminente.

A vontade portuguesa foi-se perdendo aos poucos e o susto sofrido a meio da segunda parte por Somolov começou a preocupar Fernando Santos. O selecionador via a equipa a controlar o jogo com bola, mas via também um decréscimo na agressividade, muito fruto do desgaste de Adrien Silva. 

Começou a ser mais importante para Portugal segurar a vantagem do que procurar o segundo golo. Danilo Pereira e Gelson Martins entraram em campo para o lugar de Adrien e André Silva e a equipa lusa começou a recuar. Os russos fizeram o que podiam fazer e colocaram jogadores para a frente explorando a estratégia do pontapé para a frente.

Só nos descontos surgiu uma oportunidade para a Rússia e, sinceramente, era totalmente desnecessário ver Fernando Santos sofrer tanto, tal a superioridade portuguesa. O apuramento para as meias-finais está quase conseguido ao estilo Fernando Santos. Sem convencer, mas a apresentar resultados.



U Quarta, 21 Junho 2017 - 16:00
Otkrytie Arena
Gianluca Rocchi
0-1
Cristiano Ronaldo 8'
Otkrytie Arena
Lotação45 360
Medidas105x68m
Inauguração2014
FaseFase de Grupos
GrupoGrupo A
A Chave
Aos 8 minutos surgiu o melhor lance de Portugal e também o decisivo. Bernardo Silva criou o espaço, abriu em Guerreiro que entregou a bola na cabeça de Cristiano Ronaldo. O capitão fez o que sabe fazer melhor e decidiu o jogo.
O Árbitro
Errou ao não expulsar Georgiy Dzhikiya por agressão a Pepe na segunda parte.
O Melhor
Mudanças no meio-campo resultaram
As entradas de Adrien Silva e Bernardo Silva foram extremamente importantes para os melhores momentos de Portugal no jogo. Juntamente com William Carvalho e André Gomes, o médio do Sporting e o extremo do Manchester City deram uma intensidade e capacidade de criação de jogo bastante agtradável. O cansaço de Adrien foi retirando alguma capacidade a meio da segunda parte, mas podemos dizer que Portugal começou a ganhar este jogo pelas opções de Fernando Santos e pelo meio-campo.
O Pior
Final de jogo demasiado recuado
É certo que a vantagem era magra, mas a imagem que vai ficar da partida é que Portugal acabou o jogo a sofrer e demasiado recuado. Doi médios defensivos metidos entre os centrais deram um sinal negativo aos jogadores portugueses e um sinal de esperança aos russos. Podia ter saído bem caro a Portugal esse recuo demasiado vincado.
Forma
Rússia
2016/2017
6J
2V
2E
2D
9-7G
Portugal
2016/2017
10J
7V
1E
2D
31-8G
Sabia que...by playmaker stats
Seleções europeias que ganharam pelo menos um jogo nas Confederações:
França
Espanha
Alemanha
Itália
Turquia
Dinamarca
Rússia
PORTUGAL
Das 6 vezes anteriores que Portugal terminou a 2.ª jornada dos grupos de uma fase final com pelo menos 4 pontos, qualificou-se
Cristiano Ronaldo marcou o golo da vitória da Seleção pela 12.ª vez, a 4.ª em fases finais
Entre golos e assistências, Cristiano Ronaldo esteve presente em 100 golos pela Seleção (74G + 26 A
Depois de ter vencido a Rússia pela Grécia em 2012, Fernando Santos volta a derrotar os russos nas fases finais
Portugal diante do anfitrião numa fase final:
1966 D
1984 D
2002 D
2006 D
2008 D
2016 V
2017 V
11.º jogo consecutivo de Portugal sem perder em fases finais
3.ª vitória de Portugal sobre a Rússia/União Soviética em fases finais:
1966
2004
2017
1.ª vez que Portugal marca e vence a Rússia/União Soviética em solo russo
4.ª vitória de Portugal sobre a Rússia, em 8 jogos
Portugal vence pela 1.ª vitória na Taça das Confederações

Fotografias(15)

cristiano ronaldo,jogador,russia,equipa,portugal,confederacoes 2017,t. confederacoes
russia,equipa,portugal,confederacoes 2017,t. confederacoes,stanislav cherchesov,treinador
Sondagem
RESULTADO SONDAGEM
RÚSSIA
EMPATE
PORTUGAL

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
NO
Nova Zelândia. . .
2017-06-22 11h51m por norbertofaria
. . . não será assim tão fácil, como deixaram transparecer alguns comentários. Portugal tem de estar no seu melhor para ganhar. Ainda ontem no jogo com o México, só as perdidas do Chris Wood, é que salvaram o México. O México também fez poupanças e ia-se "queimando". Portugal com os melhores frente à Nova Zelândia! Força Portugal!!!
NO
portugal
2017-06-22 09h55m por notaartistica
apesar de tudo foi um bom jogo da seleçao, o problema foi a definiçao dos lances. Portugal fazia tudo bem em campo, defendida, pressionava, desequilibrava, rodava o jogo, fez quase tudo bem, so que quando chegava a altura do ultimo passe ou do remate havia sempre qualquer coisa que falhava. fomos melhores em tudo mas há 2 jogadores que para mim estiveram muito acima dos outros, bernardo e adrien. um a partir tudo o que é dos outros, o outro a juntar as nossas peças todas. da russia ...ler comentário completo »
Portugal x Nova Zelândia
2017-06-22 08h34m por ZRAUGUS
Rui Patrício (ou Beto)
Nelson Semedo
Luís Neto e José Fonte(ou Bruno Alves)
Eliseu
Danilo
João Moutinho
Gelson e Pizzi
Cristiano Ronaldo e André Silva
RJ
Seleção
2017-06-22 01h50m por RJAR8
Adrien melhor em campo!
Continuação
2017-06-21 23h57m por dava
Ainda bem que temos o William e o Danilo a trincos! Fomos CAMPEOES EUROPEUS com o William no meio campo. Ele é mau? Acham que não tem realmente valor?? È so a minha opinião!
Epa
2017-06-21 23h55m por dava
eu sou benfiquista, mas não tenho duas palas nos olhos. Faz me confusão o pessoal dizer que o Cedric não vale nada ou que o Semedo não vale nada! Sao os dois grandes laterais! O Cedric defende melhor que o Semedo! Agora o Semedo ataque melhor que o Cedric! Nos temos é sorte de termos estes 2 laterais! Não é por ser Benfiquista, que não posso apreciar jogadores que foram do Sporting! Em relação ao William, ele tem boas qualidades ( apesar de ser um jogador que não aprecio muito ) mas não deixa de ser bom!
Começou. . .
2017-06-21 23h15m por unihark
A leitura da epístola. . .
MA
ELISEU
2017-06-21 21h44m por Mata-Mata
Eliseu vai ser o heroi! Acreditamos nele, alias ele nunca nos deixou mal, bora Eliseu!
dragaopausado
2017-06-21 21h44m por RDArhgsar
Andre Gomes hoje jogou bem , muito melhor do que contra o Mexico . . .
alias hoje gostei mais dele do que do Adrien , reforço HOJE . . .
Leon
2017-06-21 21h42m por RDArhgsar
Danilo é superior ao William em tudo menos no passe . . . ~
É titular de caras nesta seleção . . .
Já o Adrien é sem duvida muito , mas muito melhor que Moutinho . . .
andre gomes
2017-06-21 20h37m por dragaopausado
é confrangedor vê-lo jogar
LE
JAOF
2017-06-21 20h35m por Leon9999999999
Limitado por lesão? Essa é nova , o danilo estava muito bem tanto que quando era para defender o resultado ele entrava sempre. Simplesmente fez um jogo vergonhoso contra a Islândia e não calçou mais essa é que é essa. Mas ainda bem que assim fomos campeões europeus.
HA
empate
2017-06-21 20h25m por Halibut
mexico seria ideal. . . bastava depois vencer a nova zelandia
ED
Tou a ver
2017-06-21 19h43m por eduscp11
Que é preciso ter cuidado com esta Nova Zelâdia
LE
William
2017-06-21 19h40m por Leon9999999999
Tem tanta piada ver alguns utilizadores a "baterem" no WC, principalmente que ele é lento.
Vou recordar vos que o William cepo foi campeão europeu DENTRO DO CAMPO e nessa competição só não jogou o primeiro jogo enquanto o GOD danilo aqueceu o banco durante a competiçao inteira. Contra factos não há argumentos! Outra é dizerem que o Moutinho é melhor que o Adrien , só me fazem rir.
Grande jogo do Bernardo, não sei como um treinador consegue abdicar de um jogador como este.
Malta
2017-06-21 19h09m por qwer80
Isto da rotatividade é muito bonito mas não se esqueçam que ainda não estamos qualificados! Uma não vitória contra a nova zelândia pode comprometer as nossas aspirações nesta competição
ED
4lfredo
2017-06-21 19h09m por eduscp11
É bom que a Alemanha hoje ganhe. Se a Alemanha hoje ganhar os 3 segundos classificados ficam iguais:
P. GM. GS
Eslováquia. 3. 3. 3
Portugal. 3. 3. 3
Itália 3. 3. 3
BA
Gelson
2017-06-21 19h06m por Bane
Não sei porque estais a falar tão mal dele, se a bola não chegava a ele como queriam que ele criasse grandes jogadas? Não faz sentido!
correção no meu onze
2017-06-21 19h05m por RQ7T
Não era para por o Nani mas sim o André Silva.
J_
Adeus ao sonho das Confederações
2017-06-21 19h04m por J_L2008
Se em condições normais já era MT difícil ganhar a taça das confederações, com Eliseu a lateral esquerdo é impossível, é mau demais e infelizmente parece que o meu Benfica vai renovar mais um ano com este manco.
eduscp11
2017-06-21 19h03m por 4lfredo
Sem dúvida. Esperemos para ver o que faz a Alemanha. Mas o que é certo é que a Itália já nos ajudou.
ED
Portugal sub21
2017-06-21 19h02m por eduscp11
A derrota da Italia ''ajuda'' Portugal
qwer80
2017-06-21 19h01m por senhor-doctor
Sim eu sei, mas disseste que querias ver um futebol mas atractivo e quis dizer que com Fernando Santos era difícil.
Sim tambem estava a esperar que o Gelson "partisse a loiça" mas como disse ele só teve duas bolas com dois russos a frente dele, e nas duas vezes não estava em boas situacoes para fazer o que sabe. Mas sim, devemos ver mais de Danilo e Gelson contra Nova Zelândia
11 para o Próximo jogo
2017-06-21 19h00m por RQ7T
Rui Patrício
Cedric
J. Fonte
Bruno Alves(Pepe é um jogador em risco para falhar as meias finais)
Eliseu(Guerreiro ao que parece sofreu uma fratura)
William Carvalho
J. Moutinho(Adrien é um jogador em risco para falhar as meias finais)
Gelson(Bernardo Silva é um jogador em risco para falhar as meias finais)
Quaresma
Ronaldo
Nani
Eliseu vai ser o herói
2017-06-21 19h00m por ZRAUGUS
Como nos melhores sonhos até podia marcar um golo de pontapé de bicicleta, mas só para ser mais épico vai ficar isolado e faz uma LAMBRETA passando a bola sobre o GR adversário e depois pára a bola sobre a linha e empurra-a com aquela parte do fundo das costas que mais lhe pesa.

Eliseu, Eliseu, Eliseu!!! :)

OUTRAS NOTÍCIAS

Seleção AA Feminina
Alterações no pódio
A Seleção Nacional Feminina continua no 21º lugar do Ranking FIFA. A lista, divulgada esta sexta-feira, mantém a equipas das Quinas entre as 13 melhores a nível ...