Bélgica venceu e está tudo em aberto

Muito amor por este grupo E

Como não adorar este grupo E? A Bélgica corrigiu o resultado da jornada 1, venceu a surpreendente Roménia por 2-0 e deixou o grupo num autêntico alvoroço, visto que à entrada para a 3ª e última jornada, todas as seleções têm três pontos, algo que aconteceu pela 1ª vez na história dos Europeus. Está tudo em aberto.

Num grupo E a surpreender, Bélgica e Roménia precisavam de pontos e fechavam a 2ª jornada da fase de grupos. Mais desesperada, a Bélgica mexia no onze inicial, com Tedesco a chamar Vertonghen, Theate, Lukebakio e Tielemans. Do lado romeno, a única alteração era a titularidade de Valentin Mihaila, no lugar que pertencia a Florin Coman.

Melhorias em desespero

Já era sabido, mas Tedesco passou claramente a mensagem que era preciso mais e melhor com as mexidas efetuadas no onze inicial e a resposta dificilmente podia ser melhor. Logo aos 2', depois de um bom trabalho coletivo, Lukaku fez de pivot, serviu Tielemans à entrada da área e este rematou para o 1-0. Que forma de arrancar.

A Roménia até se mostrou corajosa e atrevida depois do golo, criando perigo na bola parada e obrigando Casteels a um par de intervenções. Além disso, os romenos tentaram pressionar alto e em bloco, o que dificultou por vezes, mas também permitiu à Bélgica ter muito espaço para a transição quando desbloqueavam essa primeira linha. Como o miolo romeno pressionava em bloco, quando era ultrapassado, a defesa ficava bastante desprotegida.

Aí, os belgas iam criando cada vez mais perigo, especialmente pela esquerda, onde Doku ia fazendo vida difícil a Ratiu, e foram explorando bem os vários corredores, apanhando os romenos em contrapé, mas pecaram na finalização - Nita bem entre os postes, depois do 1-0 - e a vantagem mínima manteve-se até ao intervalo. Nota, no entanto, para a pressão belga mais bem conseguida e uma defesa mais organizada do que no jogo da jornada 1.

Matreirice de candidato

A vantagem era curta e a Roménia tinha uma palavra a dizer, como mostrou no arranque da 2ª parte. Os comandados de Edward Iordanescu entraram bem mais intensos na troca e disputa de bola, conseguindo arrastar os centrais belgas com as descidas de Denis Dragus e criaram duas belas chances nos primeiros cinco minutos. Davam sinais de vida e o jogo ficava mais imprevisível.

Percebendo isso, e mostrando maturidade tática, a Bélgica procurou ter bola, para baixar o ritmo e impedir a reação romena. Isto permitiu à Bélgica crescer e voltar a assumir às rédeas, o que fez com que voltasse a surgir o espaço entre setores que se tinha visto na 1ª parte, visto que a Roménia continuava pressionante. Aos 64', aproveitando esse espaço, De Bruyne desmarcou Lukaku nas costas da defesa de forma exímia e este faturou, mas o VAR encontrou fora de jogo e o avançado belga voltou a ficar-se pelo quase. O jogo continua, assim, em aberto e, logo a seguir, Dennis Man quase marcava num erro enorme de Onana, mas Casteels agigantou-se na baliza.

Mais uma vez, a Roménia respondeu bem e conseguiu algumas aproximações e oportunidades - quase sempre na meia distância -, mostrando o atrevimento que a tem caracterizado, mas acabou por sofrer um «murro no estômago» aos 80', quando Casteels bateu o pontapé de baliza, houve um desvio de cabeça e De Bruyne foi isolado na cara do golo e não perdoou. Estava feito o 2-0. 

Um erro de Faes quase relançou o jogo na ponta final, mas Casteels fez bem a mancha e a Bélgica acabou por vencer, deixando o grupo E num autêntico alvoroço: à entrada para a 3ª e última jornada, todas as seleções têm três pontos. A Bélgica vai defrontar a Ucrânia, enquanto a Roménia defronta a Eslováquia.



U Sábado, 22 Junho 2024 - 20:00
Rhein Energie
Szymon Marciniak
2-0
Youri Tielemans 2'
Kevin De Bruyne 80'
Rhein Energie
Lotação50 000
Medidas105m × 68m
Inauguração1923
FaseFase de Grupos
JornadaGrupo EJornada 2
A Chave

As mexidas de Tedesco para este jogo foram bem pensadas e facilitaram a adaptação ao atrevimento romeno. O golo chegou cedo e isso permitiu um maior à vontade para o resto do jogo.

O Árbitro

O polaco Szymon Marciniak teve uma boa exibição, sem nada grave a apontar. O golo anulado a Lukaku é milimétrico e dos que questionam as atuas leis de fora de jogo, mas o polaco apenas seguiu as indicações em vigor.

O Melhor
Ajustes belgas

A Bélgica tinha deixado a desejar na jornada 1, mas ajustou o necessário, ficou mais segura, pressionou melhor e saiu por cima. Veio com a lição estudada. Continua a mostrar algumas fragilidades, mas as melhorias são evidentes.

O Pior
Atrevimento desmedido

A Roménia foi fiel a si mesma, foi corajosa, pressionante e atrevida, mas de forma desmedida. Era necessário ajustar taticamente para impedir o crescimento belga em certas fases e só vimos isso no arranque da 2ª parte.

Forma
Bélgica
2023/2024
6J
3V
2E
1D
9-3G
Roménia
2023/2024
6J
1V
3E
2D
6-6G
Sabia que...by playmaker stats
Apesar da derrota, a Roménia continua na liderança do grupo
1.ª vitória da Bélgica nesta edição do Euro 2024
Sondagem

RESULTADO SONDAGEM

BÉLGICA
EMPATE
ROMÉNIA

Comentários

Gostaria de comentar? Basta registar-se!
motivo:
jsilva77
2024-06-23 16h06m por tcb9277
Imagina o Lukaku ser um jogador com "hype".

Ele é muito criticado, mas o que é certo é que leva 85 golos em 115 jogos pela seleção.
Bélgica - Roménia
2024-06-23 14h34m por AngelEyes
Um dos melhores jogos deste europeu. Tive o prazer de ver do início até ao fim e que jogatana do De Bruyne! Joga e faz jogar. O Tielemans também esteve a um bom nível e o Faes, que é um defesa que não aprecio muito, também esteve a um ótimo nível, tal como o Vertonghen. O Doku é um dos melhores desequilibradores do mundo. Imprevisível e sempre perigoso. O Lukaku não jogou mal, mas farta-se de falhar golos teoricamente fáceis e matou um jogada de perigo que podia ter sido o 3-0. Eu apos...ler comentário completo »
Ucrânia
2024-06-23 13h50m por carlosferrari266
Também gostaria imenso que passasse, mas infelizmente é pouco provável. Talvez um empate baste, desde que haja um vencedor no outro jogo do grupo. Atenção que Portugal, se passar os oitavos pode vai defrontar nos quartos o vencedor do duelo entre os segundos dos grupos D e E. Se fosse hoje seria advindo de um França-Bélgica, portanto. . .
Espero que a Ucrania
2024-06-23 13h16m por OJaime_Pacheco
Vença na última jornada.
Aquele povo merece todas as alegrias que conseguir.
Bélgica
2024-06-23 02h11m por moumu
Boa vitória, penso que em principio vencem a Ucrânia e passam o grupo.
Merecido!
2024-06-23 01h32m por BlackCat
Triunfo merecido da Bélgica, que necessitava de ganhar e foi claramente melhor.
Os belgas entraram forte e logo aos 2 minutos inauguraram o marcador, numa boa jogada coletiva, bem concluída por Tielemans, num belo remate de fora da área. Até ao intervalo, manteve-se a supremacia belga, com os romenos apenas a assustarem numa ou outra transição.
No início da 2ª parte, a Roménia tentou assumir o controlo do jogo, mas abriu bastantes espaços para as rápidas transições ofens...ler comentário completo »
JS
Gosto bastante
2024-06-22 22h40m por jsilva77
Desta seleção da Roménia, gostava que passassem . . . Quanto à Bélgica, acho muita parra e pouca uva, com jogadores daquela qualidade . . . Já Lukaku, sinhores . . . É jogador para tirar um homem do sério, define mal e marca um em dez, inacreditável o hype deste senhor . . .
TI
Grupo E
2024-06-22 22h10m por tink
E se na última jornada empatarem nos 2 jogos, vai haver uma equipa a acabar em 4o, com os mesmos pontos que o primeiro e com mais pontos que alguns terceiros lugares e vai ficar pelo caminho. Neste caso será a Ucrânia a ficar fora

OUTRAS NOTÍCIAS

Amigáveis
Desaire em jogo amigável
Extremamente desfalcado devido às férias de jogadores que participaram no Campeonato da Europa e Copa América, o Liverpool saiu derrotado frente ao Preston North End ...